O Mabon é celebrado no Equinócio de outono que ocorre por volta 20 de março no Hemisfério Sul e por volta de 20 de setembro no Hemisfério Norte. Mabon é o Equinócio do outono e marca o festival da segunda colheita.
Agora o Sol caminha mais rapidamente em direção ao inverno. A fraqueza do Deus já se faz sentir, e enquanto os estoques se enchem de grãos e alimentos, as plantações vão aos poucos sendo colhidas e desaparecendo.
O Mabon é a época de colher, festejar e agradecer pelas bênçãos provenientes da Terra e ao mesmo tempo, aceitar que o Deus está entrando em seu período de recolhimento e morte.
No Panteão Celta, Mabon, também conhecido como Angus, era o Deus do amor, e por essa razão, nessa noite também devemos pedir harmonia no amor e proteção para as pessoas que amamos.
Em Mabon, comemoremos as graças
É tradição reunir os amigos para um jantar, a fim de celebrar a fartura e comemorar. Mabon é o festival de ação de graças Pagã onde lembramos as conquistas alcançadas. Por isso, uma das tradições deste Sabbat é colocar um taça com vinho ao meio da mesa do almoço ou jantar e deixá-lo passar de mão em mão enquanto cada pessoa presente faz seus agradecimentos e desejos de felicidade.
Também é costume em Mabon voltar a atenção as nossas casas, consertando objetos estragados, restabelecendo os estoques ou simplesmente fazendo uma faxina. É comum em algumas tradições realizar uma bênção na casa no dia de Mabon.
O Mabon é um tempo de equilíbrio, gratidão e agradecimento, é quando podemos meditar sobre nossas escolhas e agradecer tudo que obtivemos no ano que passou. A morte do Deus está por vir pois ele doou todos os seus poderes aos humanos através das colheitas. Sejamos gratos pela sua bondade e pela generosidade da Terra.
Durante os Equinócios o dia e a noite possuem o mesmo tempo de duração.
Uma resposta
muito bom.