O Litha é celebrado no Solstício de Verão que ocorre por volta de 20 de dezembro no Hemisfério Sul e 20 de Junho no Hemisfério Norte. Litha representa o apogeu do Sol.
Na noite de Litha – Solstício de Verão – fadas, duendes e toda a sorte de elementais correm pela Terra, celebrando o fervor da vida. Este é o dia mais longo do ano, porém a partir daqui as noites serão maiores do que os dias, trazendo paulatinamente o inverno à Terra.
O Litha era celebrado com grandiosas fogueiras pelos povos da Europa. As fogueiras representam o grande poder do Rei Solar e concediam mais energia ao astro para que o Verão durasse mais tempo de forma que o inverno não fosse tão rígido.
O Litha também era comemorado nos tempos antigos com jogos e festivais. O corpo e o físico são reverenciados nesta data. Nesse dia o Sol atingiu a sua plenitude. O Deus chega ao ponto máximo de seu poder. Este é o único Sabbat em que às vezes se fazem feitiços, pois o seu poder mágico é muito grande.
Uma resposta
Só para fins de curiosidade o sol entra em Capricórnio no dia 21/12 às 20:23 (via astro.com) (e não sei se ele considera o horário de verão XP)