Lammas também conhecido por Lughnashad é celebrado em 1º de agosto no Hemisfério Norte e 02 de fevereiro no Hemisfério Sul. Lammas é o Sabbat da primeira colheita, momento em que os primeiros grãos eram colhidos, pães eram feitos e a fartura era vista em todas as casas.
Como fazer o ritual de Lammas
O Lammas , que ocorre entre o Solstício de Verão (Litha) e o Equinócio de Outono (Mabon), marca o fim do Verão e o início da época da primeira das três colheitas anuais, uma época de agradecimento aos Deuses por tudo o que colhemos. Agradece-se ao que foi bom e também ao que pareceu ruim, pois no hermetismo crê-se que tudo o que acontece na vida faz parte do caminho evolutivo de cada um – aproveite este Sabbat para meditar sobre o significado dos seus obstáculos, e perceba que você é o que é hoje exatamente pelas experiências que viveu.
Durante o Lammas oferendas de agradecimento aos Deuses eram feitas, grãos eram consagrados para serem plantados posteriormente e o Deus era celebrado como o Senhor dos grãos que fazia o seu primeiro sacrifício para nutrir os filho da Deusa.
Uma das tradições deste Sabbat é fazer uma boneca de milho ou trigo e colocá-la em algum lugar da casa para representar a Deusa como a Senhora da colheita. Acredita-se que isto assegura a continuidade da abundância em nossas vidas.
Lugh, o maior guerreiro celta
Lammas é o festival celta que homenageia o Deus Celta do Sol Lugh, (o maior guerreiro dentre os celtas, pois derrotou os gigantes que exigiam sacrifícios humanos). Ele agora se transforma no Deus das Sombras, e envelhece conforme doa sua energia vital às sementes para que a vida seja sustentada, enquanto a Mãe se prepara para assumir o papel de Anciã.
O nome Lammas significa “A Massa do Pão”, que representa o alimento (geralmente pão ou bolo ou qualquer outra massa) feito com os grãos, que representam a colheita, e repartido (como alimento sagrado) entre os membros do coven, da família ou mesmo entre amigos. Já Lughnashad significa “Jogos de Lugh”, pois competições esportivas e recreativas eram realizadas em sua homenagem, dado o fato de Ele ser tão valoroso guerreiro.
Esse poderoso ritual enfatiza a relação do fogo com os Deuses da vida e a centelha da criação. Lammas é o tempo de dar gratidão pelo que você começou a receber e sacrificar o que você puder para receber mais, pois deixar ir aquilo já não serve mais é o melhor combustível para a concretização dos nossos sonhos, já que tudo nessa vida é um ciclo.