Hemisfério Norte: 1o de Agosto
Hemisfério Sul: 2 de Fevereiro
Conhecido como Lughnasadh, Véspera de Agosto e Primeiro Festival da Colheita, o Sabbat Lammas é o Festival da Colheita. Nesse Sabbat (que marca o início da estação da colheita e é dedicado ao pão), os Bruxos agradecem aos deuses pela colheita com várias oferendas às deidades para assegurar a continuação da fertilidade da terra, e honram o aspecto da fertilidade da união sagrada da Deusa e do Deus.
Lammas era originalmente celebrado pelos antigos sacerdotes druidas como o festival de Lughnasadh. Nesse dia sagrado, eles realizavam rituais de proteção e homenageavam Lugh, o deus celta do sol. Em outras culturas pré-cristãs, Lammas era celebrado como o festival dos grãos e o dia para cultuar a morte do Rei Sagrado.
A confecção de bonecas de Corn (milho/trigo) (pequenas figuras feitas com palha trançada) é um antigo costume pagão Bruxos modernos como parte do rito do Sabbat Lammas (no hemisfério norte usa-se trigo). As bonecas (ou bebês da colheita, como são chamadas algumas vezes) são colocadas no altar do Sabbat para simbolizar a Deusa Mãe da colheita. é costume, em cada Lammas, fazer (ou comprar) uma nova boneca de milho e queimar a anterior (do ano passado) para dar boa sorte.
Os alimentos pagãos tradicionais do Sabbat Lammas são pães caseiros (trigo, aveia e, especialmente, milho), bolos de cevada, nozes, cerejas silvestres, maçãs, arroz, cordeiro assado, tortas de cereja, vinho de sabugueiro, cerveja e chá de olmo.
Incensos: aloé, rosa e sândalo.
Cores das velas: laranja e amarela.
Pedras preciosas sagradas: aventurina, citrino, peridoto e sardônia.
Ervas ritualísticas tradicionais: flores da acácia, aloé, talo de milho, ciclame, feno grego, olíbano, urze, malva-rosa, murta, folhas do carvalho, girassol e trigo.
Ritual do Sabbat Lammas
Comece marcando um círculo com cerca de 3m de diâmetro. Erga um altar no centro do círculo, voltado para o norte. Sobre ele, coloque uma vela da cor apropriada do Sabbat. à esquerda (oeste) da vela, coloque um cálice com água (preferivelmente água fresca de chuva ou água de uma fonte de montanha) e uma bandeja ou prato à prova de fogo, contendo uma boneca nova de milho e uma do Sabbat Lammas do ano anterior. à direita (leste da vela), coloque um incensório com incenso de sândalo ou de rosa, e um prato com sal, pó ou areia para representar o elemento Terra. Diante da vela (sul) coloque um punhal consagrado e uma espada cerimonial consagrada.
Salpique um pouco de sal para consagrar o círculo e, então, começando pelo leste, trace o círculo com a ponta da espada cerimonial, movendo-a de modo destrógiro, enquanto diz: COM O SAL E A ESPADA SAGRADA EU CONSAGRO E TE INVOCO, OH CíRCULO DE MAGIA E LUZ DO SABBAT. SOB O NOME SAGRADO DA DEUSA E SOB A SUA PROTEçãO INICIA-SE AGORA ESTE RITUAL DO SABBAT.
Coloque de volta no altar a espada cerimonial. Acenda a vela e diga: NESTE CíRCULO CONSAGRADO DO SABBAT EU VOS CONJURO, AGORA, OH ESPíRITOS SAGRADOS DO ANTIGO E MíSTICO ELEMENTO FOGO.
Acenda o incenso e diga: NESTE CíRCULO CONSAGRADO DO SABBAT EU VOS CONJURO, AGORA, OH ESPíRITOS SAGRADOS DO ANTIGO E MíSTICO ELEMENTO AR.
Segure o punhal na mão direita e, com a ponta da lâmina, trace um pentáculo (estrela de cinco pontas) no sal, pó ou areia e diga: NESTE CíRCULO CONSAGRADO DO SABBAT EU VOS CONJURO, AGORA, OH ESPíRITOS SAGRADOS DO ANTIGO E MíSTICO ELEMENTO TERRA.
Mergulhe a lâmina do punhal no cálice com água e diga: NESTE CíRCULO CONSAGRADO DO SABBAT EU VOS CONJURO, AGORA, OH ESPíRITOS SAGRADOS DO ANTIGO E MíSTICO ELEMENTO áGUA.
Coloque o punhal de volta no altar. Pegue a boneca nova de milho e coloque-a à direita da vela, e diga: OH SENHORA DA COLHEITA, EU TE AGRADEçO POR NOS SUSTENTAR NAS PRóXIMAS ESTAçõES E PELA GENEROSIDADE DESTA COLHEITA. ASSIM SEJA.
Pegue a antiga boneca de milho e queime-a na chama da vela. Coloque-a na bandeja ou prato à prova de fogo. Enquanto ela queima, recite o seguinte verso mágico do Sabbat: SENHORA DA COLHEITA DO PASSADO, QUEIME AGORA. à DEUSA VóS DEVEIS VOLTAR. ABENçOAI-ME COM A SORTE E O AMOR DO DEUS E DA DEUSA ACIMA. ASSIM SEJA!
Encerre o ritual afastando os espíritos elementais, apagando a vela e desfazendo o círculo em movimento levógiro com a espada cerimonial. Enterre as cinzas da antiga boneca de milho, como oferenda à Mãe Terra, e guarde a boneca nova para o próximo Sabbat Lammas.
Fonte: ‘Wicca – A Feitiçaria Moderna’, de Gerina Dunwich
Respostas de 11
Se for a 1a vez que faço o ritual, o que posso usar no lugar da “boneca antiga” ?
Marcelo, será que não rola fazer estes rituais de sabbath em grupo? No caso, o grupo de hermetismo?
Dia 2 de fevereiro também é o dia de Iemanjá. Qual a corelação entre os dois?
@MDD – Por conta do sincretismo de Iemanjá com a Nossa Senhora dos Navegantes, que por sua vez veio da adaptação portuguesa do século XV de Nossa Senhora das candeias (velas), que veio da tradição das Virgens Vestais (as columbas, portadoras do fogo sagrado) cuja festa é a de Candlemas, que é comemorada dia 2 de Fevereiro no hemisfério Norte…
MDD,
Qual é a finalidade dos rituais de Sabbat como esse? Isto é, além de celebrar a colheita e sustento? (acho que já não sou um agricultou há algumas gerações… rsrs).
@MDD – A colheita ocorre em todos os aspectos da vida…
Ao ler sobre o Lammas , lembrei-me de um filme chamado SACRIFICIO com o ator Nicolas Cage, onde o personagem (Cage) descobre que tem uma filha e que mora com a mãe numa ilha .Essa ilha é dominada por mulheres e os homens são apenas instrumentos de reprodução e trabalhos pesados , e a lider é uma senhora (como se fosse uma colmeia de abelhas, é isso que dá a entender).Toda a trama é uma armadilha para atrair o personagem para que esse seja sacrificado no elemento fogo em um ritual da colheita .
No final da filme dá a entender que as mulheres saem da ilha a procura de homens , engravidam e deposi usam a criança como isca para atrair o pai para que este seja sacrifica em ritual da colheita.
Sei que é ficção , mas voce saberia dizer se a estória é baseada em algum ritual antigo?
Qual ordem você recomendaria pra quem tem interesse em estudar mágia?
oi, Marcelo, uma dúvida da dúvida
Vc disse que o “efeito” do sabbat é em todos os aspectos da vida. Dúvida, “quem colhe vento, semeia tempestade” se isso for verdade não significa que a colheita será só de coisas bacanas e “boas”, certo?
abraços fraternos
Tem alguma importancia se não for feito no dia certo??
@MDD – Os solstícios e equinócios são portais extremamente poderosos, esta é a razão pela qual todas as culturas possuem suas principais festividades nestas épocas… mas voce pode agradecer ao universo as coisas que conquistou sempre, não tem dia específico.
Sempre pensei que o milho fosse americano, como ele pode ter aparecido antes do descobrimento sendo utilizado pelos celtas?
@MDD – A palavra “corn” significa milho, mas também trigo, daí a confusão que muita gente faz, porque chamam de “bonecas de milho” na wicca (e eu sempre privilegio o google nos posts).
Tem uma versão easy para nós meros cidadãos urbanos, coisa básica mesmo, só para agradecer, ou cada um faz seu agradecimento de sua própria maneira…
Além dos dias que são estremamente conhecidos, existem horários de picos dos festivais?
abraços