Resolvi fazer uma pesquisa com meus amigos sobre aquilo que a sociedade considera um comportamento normal. A seguir, listo alguns destes absurdos com que convivemos todos os dias, porque a sociedade considera normal:
1] qualquer coisa que nos faça esquecer nossa verdadeira identidade e nossos sonhos, e nos faça apenas trabalhar para produzir e reproduzir.
2] ter regras para uma guerra (Convenção de Genebra).
3] gastar anos fazendo uma universidade, para depois não conseguir trabalho.
4] trabalhar de nove da manhã as cinco da tarde em algo que não dá o menor prazer, desde que em 30 anos a pessoa consiga aposentar-se.
5] Aposentar-se, descobrir que já não tem mais energia para desfrutar a vida, e morrer em poucos anos, de tédio.
6] Uso de botox.
7] Procurar ser bem-sucedido financeiramente, ao invés de buscar a felicidade.
8] Ridicularizar quem busca a felicidade ao invés do dinheiro, chamando-o de “pessoa sem ambição”.
9] Comparar objetos como carros, casas, roupas, e definir a vida em função destas comparações, ao invés de tentar realmente saber a verdadeira razão de estar vivo.
10] Não conversar com estranhos. Falar mal do vizinho.
11] Sempre achar que os pais estão certos.
12] Casar, ter filhos, continuar juntos mesmo que o amor tenha acabado, alegando que é para o bem da criança (que parece não estar assistindo as constantes brigas).
13] Criticar todo mundo que tenta ser diferente.
14] Acordar com um despertador histérico ao lado da cama.
15] Acreditar em absolutamente tudo que está impresso.
16] Usar um pedaço de pano colorido amarrado no pescoço, sem qualquer função aparente, mas que atende pelo pomposo nome de “gravata”.
17] Nunca ser direto nas perguntas, mesmo que a outra pessoa entenda o que se está querendo saber.
18] Manter um sorriso nos lábios quando se está morrendo de vontade de chorar. E ter piedade de todos os que demonstram seus próprios sentimentos.
19] Achar que arte vale uma fortuna, ou que não vale absolutamente nada.
20] Sempre desprezar aquilo que foi conseguido com facilidade, porque não houve o “sacrifício necessário”, e, portanto não deve ter as qualidades requeridas.
21] Seguir a moda, mesmo que tudo pareça ridículo e desconfortável.
22] Estar convencido que toda pessoa famosa tem toneladas de dinheiro acumulado.
23] Investir muito na beleza exterior, e se preocupar pouco com a beleza interior.
24] Usar todos os meios possíveis para mostrar que, embora seja uma pessoa normal, está infinitamente acima dos outros seres humanos.
25] Em um meio de transporte público, jamais olhar diretamente nos olhos de uma pessoa, caso contrário isso pode ser interpretado como um sinal de sedução.
26] Quando entrar no elevador, manter o corpo voltado para a porta de saída, e fingir que é a única pessoa lá dentro, por mais lotado que esteja.
27] Jamais rir alto em um restaurante, por melhor que seja a história.
28] No hemisfério norte, usar sempre a roupa combinando com a estação do ano; braços de fora na primavera (por mais frio que esteja) e casaco de lã no outono (por mais quente que esteja).
29] No hemisfério sul, encher a árvore de natal de algodão, mesmo que o inverno nada tenha a ver com o nascimento de Cristo.
30] À medida que for ficando mais velho, achar-se dono de toda a sabedoria do mundo, embora nem sempre tenha vivido o suficiente para saber o que está errado.
31] Ir a um chá de caridade e achar que com isso já colaborou o suficiente para acabar com as desigualdades sociais do mundo.
32] Comer três vezes por dia, mesmo sem fome.
33] Acreditar que os outros sempre são melhores em tudo: são mais bonitos, mais capazes, mais ricos, mais inteligentes. É muito arriscado aventurar-se além dos próprios limites, melhor não fazer nada.
34] Usar o carro como uma maneira de sentir-se poderoso e dominar o mundo.
35] Dizer impropérios no trânsito.
36] Achar que tudo que seu filho faz de errado é culpa das companhias que ele escolheu.
37] Casar-se com a primeira pessoa que lhe oferecer uma posição social. O amor pode esperar.
38] Dizer sempre “eu tentei”, mesmo que não tenha tentado absolutamente nada.
39] Deixar para viver as coisas mais interessantes da vida quando já não tiver mais forças para tal.
40] Evitar a depressão com doses diárias e maciças de programas de TV.
41] Acreditar que é possível estar seguro de tudo que conquistou.
42] Achar que mulheres não gostam de futebol, e que homens não gostam de decoração.
43] Culpar o governo por tudo de ruim que acontece.
44] Estar convencido de que ser uma pessoa boa, decente, respeitosa significa que os outros vão pensar que é fraca, vulnerável, e facilmente manipulável.
45] Estar igualmente convencido que a agressividade e a descortesia no trato com os outros é que são sinônimos de uma personalidade poderosa.
46] Ter medo de fibroscopia (homens) e parto (mulheres).
47] Finalmente: achar que a sua religião é a única dona da verdade absoluta, a mais importante, a melhor, e que todos os outros seres humanos neste imenso planeta que acreditam em qualquer outra manifestação de Deus estão condenados ao fogo do inferno
– Paulo Coelho
Respostas de 39
Jah eh o segundo texto q vc posta que eu ja li.
Muito louco essas coincidencias.
Abracos
Depois de ler o texto to me sentindo um verdadeiro E.T… a verdade sobre a sociedade está explicita ai..
Brilhante cara!!
=]
Sinceramente dos livro do sPaulo coelho que li os dois que , realmente, gostei foi Brida e O alquimista.. são livros, especiais pra mim. Os oids úncios que não li foram O Vencedor está Só, e O dêomônio…, então não posso elogiá-lo além desses dois livro. eu acrescentaria uma quadragésima oitava posição
48) Achar que o que os outros países crêem ser bom, ser aplciado a você também.
Mto bom texto. O Paulo Coelho não é nenhum Augusto dos Anjos, nem nenhum Machado de Assis… Mas também não é tão ruim quanto dizem por aí. Ele é mediano, ao meu ver.
Nota: Li pouca coisa dele. “O Manual Prático do Vampirismo” e “O Demônio e a Srta. Prym”, e só.
@MDD – dadas as devidas proporções, o Paulo Coelho fez o que eu faço nessa coluna… abre as portas para as pessoas que não teriam contato com o ocultismo, só que ele faz isso em escala industrial !!! Se 0,01% dos que leram os livros dele começaram a estudar a sério, já são quantos na conta?
rapeiz, o q q é isso: http://www.magiadourada.com.br/ ?
@MDD – ainda não conhecia este site, mas alguns dos colaboradores eu já conheço pessoalmente e são pessoas muito sérias em seus estudos.
Gostei do post e por motivos pessoais, como vc deve entender amei a no. 44. Só acho que faltou vc colocar como tópicos que as pessoas consideram normais e que são estupidezas, mas socialmente aceitáveis – Homens transarem com o maior número de mulheres possíveis, mesmo que elas nada representem pra eles, mas pq socialmente serão considerados mas viris…. Outra muito boa seria: Homens que temem um relacionamento baseado em amor, por acharem que ficarão vulneráveis e por isso (socialmente aprovado), preferem fugir do amor e se envolver só fisicamente com mulheres que aceitem só o sexo e que abram a mão do amor….concorda comigo?
Eu ri e algumas coisas, muitas outras eu mesmo pratico… é a vida, vivendo e tentando melhorar (ao alto e avante ou sei lá o que).
Não sou fã dos livros do Paulo Coelho, por gosto mesmo. Não me sinto envolvido com a história. Mas esse texto é interessante mesmo. Até porque, na maioria são coisas que realmente são normais. Se alguém com calma pensar, não tem o menor sentido não enfeitar com algodão árvores de Natal, xingar no trânsito,porque aparentemente aquilo é território livre para essa prática e entre outros.
Uma correção: tem dois números 12. Na verdade é um 12 e um 12ª.
Putz… texto maneiro mesmo…
Vontade de repassar pra Deus e mundo 😛
(e me pergunto: Onde estava o tópico 13? Quem transformou o 13 em 12ª? Você, ou veio assim do original, do Paulo Coelho?)
Abraço, Marcelo.
(Er, agora que vi o post original do Paulo… Ele mesmo que trocou 13 por 12ª)
Obrigado Tio MDD!
Paulo Coelho eu li O Alquimista.
Achei o livro fantástico.. mas por favor MDD.. responde essa:
“Fantasia” não é só fantasia?
Como contos… como RPG… como Mitologia… não é tudo fantasia? Tudo histórias de “mentirinha” ?
Depois de conhecer vc..rs.. quer dizer.. seu blog.. comecei a dar mais importancia em mitologia por exemplo.. fui em uma livraria.. dei umas olhadas… mas me diz, porque isso é importante?
Obrigado Tio!
De fato, grande lista.
Mas é um assunto demasiado extenso, é meio que pretensioso colocar essas coisas em itens. É como dizer que certos hábitos valem menos que outros, e na sociedade que vivemos é trabalhoso fugir deles, pelo modo como eles são colocados. Vivemos no país das calças jeans e dos letreiros em inglês.
Olá Tio,
Gostei do post. O que mais gostei foi da 42.
Que o ano do boi seja ótimo.
Desejo-lhe fortuna
Li quase tudo que o Paulo Coelho publicou… foi assim que começei a “duvidar mais” das coisas… vc comparou os livros dele com sua coluna/blog… a diferença é que você deixa claro sobre o que estamos lendo, mas nos livros do PC ele passa as mensagens sem dar muitos nomes… são romances “com vários brindes”… tem várias pessoas que leem e não percebem o ocultismo em alguns livros…
…realmente, se 0,01% perceber algo mais e for procurar…
Gostei do texto, ele mostra de uma forma simplificada como viveriamos melhor se não tivessemos preocupações idiotas!!!!
Todos os itens valeriam um comentário a parte, mas um especial sempre me esculhambou as ideias…
Fazem vinte e cinco anos, mais ou menos (e olha que eu só tenho trinta), que eu tento entender o item 16. Por que é que uma gravata faz um homem? Acho que mesmo com todo o conhecimento científico e filosófico acumulado pela humanidade até hoje é possível responder a uma imbecilidade desta.
Por que não tem o número 13?
Algum tipo de frescura? Ou erro mesmo?
@MDD – deve ser de propósito… tem a 12 e depois a 12A…
Bom texto…
Algumas coisas da lista já não faço mais, poucas eu ainda pratico e apenas uma ou outra eu não sabia e percebi agora.
quanto ao Paulo Coelho, nunca li os livros dele, mas parece que literariamente falando, ele e um excelente escritor. Só por isso ele já devia ter seu reconhecimento no Brasil.
Infelizmente a grande maioria aqui prefere admirar ídolos do esporte ao invés de intelectuais.
Sem querer soar preconceituoso, acredito que na média a população brasileira é inculta.
MDD, podemos associar o nível intelectual de um país com o seu desenvolvimento?
Nota: Não sou patriota (até porque acho que determinar sua personalidade pela latidude e longitude de onde você nasceu é no mínimo burrice), mas não sinto vergonha de ser brasileiro, pelo contrário, acho que, aqueles que se “salvam” são motivo de grande orgulho.
Obrigado, Marcelo, por esse texto.
Eu estava precisando ler isso. Realmente, muito obrigado, me ajudou muito.
Quanto ao Paulo Coelho, eu adoro os escritos dele, e gosto dele como pessoa. Não sei porque essa “perseguicao” que ele sofre aqui no Brasil. Não dá pra entender.
Na verdade, comecei a gostar de Ocultismo com “O Diário de um Mago” e “O Alquimista.”
Obrigado a você também, Paulo Coelho !
Abraço a vocês.
“12] Casar, ter filhos, continuar juntos mesmo que o amor tenha acabado, alegando que é para o bem da criança (que parece não estar assistindo as constantes brigas).
12ª] Criticar todo mundo que tenta ser diferente.”
Tá com um erro na numeração aqui.
@MDD – acho que foi de proposito… alguma briga com o numero 13…
Questão de Gosto,
Não gosto de nenhum livro do Paulo Coelho.
E vc Disse uma vez que não conhece muito a obra de Carlos Castañeda (Que é Brasileiro), na minha modesta Opinião anos luz na frente do Paulo Coelho sobre magias, ocultismo, dimensões, etc …..
@MDD – concordo… mas se o Paulo Coelho escrevesse como o Castaneda, ele nunca venderia a quantidade mitologica de livros que vende, nem atingiria as tiazinhas donas de casa que o PC atinge… Cada texto de acordo com seu publico… ou você acha que meus textos apresentados na OTO, na Rosacruz e na Maçonaria começam com “olá crianças” ???
@Turbs
Porque? Se identificou com algun(s) itens da lista? 😉
Para ajudar o pessoal que ainda está perdido com o fato do 13 não estar na lista, procurem por Paulo Coelho e Zagallo no google e vocês vão entender.
Não gosto muito de Paulo Coelho, maaaaaas curti o texto, repassarei pra muitos amigos capitalistas por aí ^^
Tio DD, por que nessa lista não tem o item de número 13?
E realmente, tem coisas muito comuns que são absolutamente sem sentido…
Nem vou começar a listar senão a coisa fica grande. ¬¬’
Thanks again.
12ª] Criticar todo mundo que tenta ser diferente.
A número treze não está errada,ele colocou de propósito. Pra mostrar como nós sempre criticamos, ou apontamos e falamos , que está errado quando alguem tenta fazer algo diferente. É nossa mania de seguir padrões pré-determinados pela sociedade. : )
Como não iria me identificar?
Hauahuahuahauhauhauahua
Mas não é possível dar valor, medidas a essas coisas.
Você dá valor à distâncias, “tempo”, localidade. Mas é impossível dar valor aos valores. Enfim, a priori, me dê o valor, a medida, que apetece aos homens. ;D
@Gabriel Bagre
Cara, que vontade de imprimir vastos dessa maravilha e pregar nos enormes óculos escuros chanel de muitas pessoas melhores por ae… Virado pro rosto delas.
Paulo Coelho, o todo de bom pra ti.
E Marcelo, valeu por responder o e-mail, espero o post dos livros.
Abração.
“Texto do meu irmão de algumas ordens Paulo Coelho, que estranhamente é elogiado pelos críticos em todos os países do mundo, menos no Brasil.”
Igualmente criticado em todos os paises e elogiado aqui no Brasil. Não faça isso, seja justo e não generalize, por favor.
Li esse texto no livro “O Vencedor Está Só”…muito interessante
Se parar para pensar…a lista cresce muuuuito mais que isso….
Obrigado pelo post
Me diga com quem tu andas,
que te direi
se eu vou.
“14] Acordar com um despertador histérico ao lado da cama.”
Queria muito saber como eu paro de praticar esse item!! Não tem como meu corpo acordar sozinho 5:30h, e olha que eu costumo dormir 19:30 ou 20h
3] gastar anos fazendo uma universidade, para depois não conseguir trabalho.”
Eu queria fazer filosofia… note que o numero três leva ao sete:
“7] Procurar ser bem-sucedido financeiramente, ao invés de buscar a felicidade.”
Alem da pressão dos meus pais que são os mais sabios do mundo por terem vivido tanto (eu não falo isso para eles ahaha) me leva a fazer direito ao invés de filosofia.
Acho que o pior de tudo é ridicularização das pessoas, em todo lugar, pelo seu jeito de pensar, ou pela forma de agir, religião e etc. O que te faz colocar uma mascara toda vez que se sai de casa; os únicos momentos de liberdade são aqueles onde me encontro na solidão, principalmente nos sonhos. (exagerei um pouco : ).
Sensacional!!
Deveria estar na página principal, vale a pena ler TODOS OS DIAS.
Boa escolha do texto, DD. O Paulo Coelho não está na minha lista de escritores favoritos, porém, reconheço o trabalho dele (“O Diário de um Mago” foi um dos primeiro livros que li, aos 9 anos, e é realmente bem interessante), e dizer que ele só produziu porcaria é uma generalização muito grave. Aliás, a maioria das pessoas que falam mal do trabalho dele o fazem por ignorância, por serem pseudo-intelectuais mesmo, pois nunca leram sequer um livro dele e mesmo assim o criticam porque é “cool” falar mal dos “ignorantes-da-massa-que-lêem-Paulo Coelho”.
Abraço!
Pax et lux.