Logo provisório. Se algum designer quiser nos ajudar a melhorá-lo, toda ajuda é bem vinda 🙂
O Instituto Infância Azul é um projeto da Hospitalaria da ARLS Arcanum Arcanorum, 4269 (GOSP-GOB) idealizado pelo irmão Márcio Amaro e localizada no Templo AyaSofia, cujo objetivo é oferecer para as crianças menos favorecidas a oportunidade de, desde pequenos, receberem a estimulação necessária para vencer as dificuldades que sua situação lhes impõe.
Publico alvo
Crianças com déficits nas áreas sensório-perceptiva, motora, cognitiva, emocional, de comunicação e de adaptação social, objetivando reduzir ou eliminar desvios de padrões de desenvolvimento.
Pacientes vinculados a programas de saúde e residentes dos bairros próximos a associação. A principio será realizado atendimentos nos setores de Fonoaudiologia, Psicologia e futuramente Terapia Ocupacional.
Procedimento
Os serviços prestados pela Associação vão caracterizar-se como serviço de proteção social especial para crianças com deficiência, (Serão atendidas crianças com diagnóstico de Deficiência Intelectual (DI) associada ou não a outras patologias (Síndromes, Encefalopatia Crônica Não Progressiva, Mielomeningocele entre outras) Proporcionando condições favoráveis e recursos necessários para o atendimento de diversos tipos de deficiência, A maioria dos usuários deste Projeto deve ser encaminhada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), Policlínica, médicos e outros. Este processo inicia-se através de uma triagem com toda Equipe Multidisciplinar (Fonoaudióloga, Psicóloga e Terapeuta Ocupacional) para definição e conduta de tratamento.
FONOAUDIOLOGIA – O Trabalho de Fonoaudiologia tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento da fala e da linguagem para melhoria de suas funções e processos de aprendizagem nos diferentes contextos de comunicação.
PSICOLOGIA – O Trabalho de Psicologia tem por função contribuir no processo de avaliação de forma interdisciplinar, fornecendo dados básicos para a organização dos atendimentos, orientação ao paciente, as famílias e aos professores, contribuindo para o equilíbrio e ajustamento nas relações entre paciente, professor, família, e comunidade.
TERAPIA OCUPACIONAL – Trabalha a independência da criança em suas atividades de vida prática e vida diária, promovendo maior autonomia como cidadão comum. Trabalha também a coordenação motora fina, coordenação viso motora integrada ao processo de alfabetização.
Conclusão
A idéia e ter uma instituição que trabalhasse estimulação essencial em crianças com algum comprometimento mental e neurológico, desde pequeno, para que o atraso no seu desenvolvimento fosse o menor e menos significativo possível.
Nosso Objetivo é ser uma entidade beneficente sem fins lucrativos, reconhecida como de utilidade Pública.
Juntaremos voluntários que acreditem na proposta e com dedicação, amor e comprometimento irão contribuir de forma decisiva para que o projeto seja uma referência no acolhimento, assistência e competência profissional dentro da área.
Respostas de 12
Olá, seria interessante também oferecer os serviços de orientação pedagógica para estas crianças. Uma pena eu ainda ser graduando em Pedagogia. 🙂
Great job! 🙂
Quais as formas de contribuição aceitas?
Grande iniciativa!Sou do Rio Grande do Sul, gostaria de saber se existe alguma forma de ajudar no projeto mesmo a distância.
Desavenças a parte. Muito bacana esse trabalho assistencial da ARLS Arcanum Arcanorum. Sei da importância que tem isso, pois meu irmão tem síndrome de asperger e, logo, essas entidades filantrópicas nestas horas fazem toda a diferença.
Apesar de discordar de algumas coisas de você e de alguns outros colunistas, o reconhecimento foi inevitável.
Precisar de uma força… tamo junto Marcelão.
Admiração e respeito!
Parabéns!
Possuo um filho autista! Parabéns pelo projeto, ficarei de olho para possíveis suportes.
Excelente iniciativa!
E quem é de longe consegue ajudar?
Qual o contato do Instituto? Tem email?
Muito bom!
Muito obrigado.
Sucesso é a unica possibilidade! o/
Magnifica iniciativa. Mesmo a distância, com certeza encontrarei um meio de colaborar com esse projeto.
Parabéns
Nossa… fiquei muito feliz com essa iniciativa!!
Sou formada em pedagogia, trabalhei por quase 6 anos em uma unidade do método Kumon e sempre me dediquei aos alunos que tinham deficit de atenção, coordenação motora, portadores de síndrome de down entre outras…
Hoje não trabalho mais nesta área mas gostaria muito de colaborar com este projeto, mesmo que seja apenas aos sábados (se possível).
Desejo muita luz, pois o sucesso já é certo!!!
Adoravel iniciativa! Meus sinceros votos de sucesso!
a parte de T.O. os voluntários nescessarios são apenas terapeuras ou pessoas ‘normais’ também podem ajudar!? Assim com oficinas de de reciclagem lúdica, contação de história, oficina de nutrição criativa…. Me interessei, gostaria de conhecer mais sobre o projeto.
Boa noite.