Podemos encontrar na Bíblia:
“Quando por alguém fores convidado às bodas, não te reclines no primeiro lugar; não aconteça que esteja convidado outro mais digno do que tu; e vindo o que te convidou a ti e a ele, te diga: Dá o lugar a este; e então, com vergonha, tenhas de tomar o último lugar. Mas, quando fores convidado, vai e reclina-te no último lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, sobe mais para cima. Então terás honra diante de todos os que estiverem contigo à mesa. Porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.”
(Lucas 14:8-11)
Mas, suponhamos que a pessoa siga este “preceito” e procure sempre se humilhar e se rebaixar, procurando (ou criando) situações do tipo, desse jeito ela não estaria criando uma vibração (e egrégoras) que atrairão ainda mais situações correlatas, que impediriam, assim, o seu crescimento?
A questão aqui é que vc não vai “procurar” se humilhar. Jesus mesmo falou que aquele que procura dar uma de coitadinho na verdade está é com orgulho daquela condição (ou seja, falsidade):
“Quando jejuardes, não vos mostreis contristrados como os hipócritas; porque eles desfiguram os seus rostos, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, para não mostrar aos homens que estás jejuando, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.”
(Mat 6:16-18)
O que devemos buscar é a humildade VERDADEIRA, sem buscar recompensas que não a da evolução do espírito. Daí quando se diz “aquele que se humilhar será exaltado” não será exaltado por nós, aqui na Terra… poucos homens humildes, como Chico Xavier, conseguiram o reconhecimento em vida. Quantos e quantos permanecem anônimos por aí, fazendo seu trabalho sem alarde? Então não espere grandes benefícios “do alto” com sua atitude de humildade, porque você vai ser testado e humilhado, testado e humilhado… e se você ainda tiver algum pensamento de recompensa, você com certeza se irritará e abandonará essa postura que não era a sua verdadeira postura diante do mundo.
No verso 64 do Tao Te Ching vemos alguns trechos:
“Quem se apega a algo o perderá.
Por isto, o sábio não é egocêntrico, e por isto nunca falha.
Não se apega a nada, e por isto não perde nada.
O único desejo do sábio é não ter desejos.
Não deseja nada o que a outros é desejável.
Nem deseja inteligir objetos de inteligência.”
Tudo resumido no verso 9 do mesmo Tao Te Ching:
Quem faz grandes coisas, e delas não se envaidece,
Esse realiza o céu em si mesmo.
A questão aqui é: se quiser ser grosso como o Joselito, que seja! É a sua personalidade. Você pode até conquistar alguém demonstrando alguma humildade (por interesse), mas o fato é que você não vai ser uma pessoa melhor com atitudes calculadamente humildes. Se você jogar pra debaixo do tapete suas falhas (relegando-a ao inconsciente) não vai encontrar a força oposta que lhe possibilitará a correção (por bem ou por mal). Assuma suas fraquezas, seu ego, suas tendências, e a partir daí procure controlá-los, até um ponto em que suas deficiências possam ser eliminadas naturalmente.
Respostas de 7
O ego nos sugere pensamentos e comportamentos, que muitas vezes nos fazem sentir até vergonha de nós mesmos. Encarar esses pensamentos com autoculpa ou mesmo tentando ignorar que eles surgiram, não adianta e pelo que tenho lido por aí, só piora as coisas. O ideal seria aceitar que o pensamento existe e não dar bola para ele, sem culpa. Será que essa prática diária faz com que, a longo prazo esses pensamentos egóicos vão perdendo força e diminuindo?
Interessante…
Mas e se o cara simplesmente se humilha, por personalidade mesmo? Tipo um Joselito as avessas?
Já fui muito chamado de arrogante em ambiente de trabalho pelo meu jeito de ser, calado e introspectivo, e nunca tinha entendido o porque. Aos poucos a gente se toca e tenta mudar o curso das coisas. Final das contas, não resta adivinhar o que os outros querem e sim o bom e velho foda-se.
Como é que pode um negócio desses ontem mesmo em vi um vídeo do MD e pensei, “Esse cara é muito humilde”. Eu quero aprender esse poder também (invasão de pensamentos). Deve ser coincidência.
Interessante, lembrou-me a Teologia da Cruz de Martin Luther (Lutero): http://www.cetevap.org.br/recursos/artigos/169-martinho-lutero-a-teologia-da-cruz-em-contraste-com-a-teologia-da-gloria6.html
Pergunta: Você fala frequentemente em viver, ter experiências, e ainda assim ser como nada. O que é esse estado de conscientemente ser como nada? Isso tem algo a ver com humildade, estar aberto para a graça de Deus?
J. Krishnamurti: Ser conscientemente qualquer coisa não é ser livre. Se estou consciente de que sou não ganancioso, de estar além do ódio, certamente eu não estou livre da ganância e do ódio. Humildade é algo do qual não se pode estar consciente. Cultivar a humildade é cultivar a autoexpansão negativamente. Consequentemente qualquer virtude que é deliberadamente cultivada, praticada, vivida, obviamente não é uma virtude. É uma forma de resistência; é uma forma de autoexpansão, que tem a sua própria gratificação. Mas não é mais virtude. Virtude é meramente uma liberdade na qual se descobre o real. Sem virtude, não pode haver liberdade. A virtude não é um fim em si mesma. Agora, não é possível, por um esforço consciente e deliberado, ser como nada, porque então isso é outra conquista. A inocência não é resultado de um cultivo cuidadoso. Ser como nada é essencial. Assim como um copo só é útil quando vazio, assim somente quando se é como nada, é possível receber a graça de Deus, a Verdade, o que você quiser.
The Collected Works vol V, p 301
Se você se determina a meditar, não será meditação. Se você se determina a ser bom, a bondade nunca florescerá. Se você cultiva a humildade, ela deixa de existir. Meditação é como a brisa que entra quando você deixa a janela aberta; mas se você a deixa aberta deliberadamente, deliberadamente a convoca, ela nunca aparecerá.
The Only Revolution India Part 6
A humildade pode ser praticada? Certamente, estar cônscio de que você é humilde não é ser humilde. Você quer saber que chegou. Isto indica – não indica? – que você está ouvindo a fim de conseguir um estado particular, um lugar onde nunca será perturbado, onde encontrará infinita felicidade, permanente alegria. Mas como eu disse anteriormente, não há chegada, existe apenas o movimento de aprender e essa é a beleza da vida. Se você chegou, não há nada mais. E tudo a que chegou, ou a que quer chegar, não só em seu negócio, mas em tudo que você faz; então você é insatisfeito, frustrado, miserável. Senhores, não existe lugar para se chegar, existe apenas este movimento de aprender que se torna doloroso só quando há acumulação. Uma mente que está ouvindo em completa atenção nunca buscará um resultado porque está constantemente se abrindo; como um rio, ela está sempre em movimento. Tal mente está totalmente inconsciente de sua própria atividade, no sentido de que não há perpetuação de um ego, de um “eu”, que está buscando atingir um fim.
J. Krishnamurti, The Book of Life
resumindo: humildade acontece quando não há você, ninguém pode ser humilde, quando não há mais alguém aí, então humildade surge com todas as outras virtudes naturais da ausência de um eu, enquanto há um eu, um alguém, um centro separado, um individuo, uma história, uma alma, um espirito evoluindo, colecionando virtudes, eliminando falhas, uma pessoa(melhor ou pior, tanto faz)a VERDADEIRA humildade está soterrada, por essa identidade, por essa ilusão de alguém que pode ser humilde ou grosso, não há ninguém pra assumir fraquezas, falhas, tendencias ou então tentar controla-las, melhorá-las, esse você, que escolhe, controla, atua, precisa morrer, é o único meio, essa autoimagem, boa ou ruim, precisa desaparecer, não há você, o que há, não se identifica, não possui forma, não tem nome, não é alguém, não é nenhum conceito, nem tudo nem nada, ver isso é o fim desse “alguém”, esse “alguém” é todo o problema, mas tentar resolver esse problema ainda é alimentar a existência desse “alguém”, ainda é um movimento desse alguém, apenas fique quieto, não faça nada, não se identifique com um espirito em evolução, não considere humildade melhor que grosseria, não as separe, não as julgue, apenas observe, sem escolha.
“Seu dever é SER, e não ser isso ou ser aquilo. “Eu sou o que eu sou” resume toda a verdade. O método é “fique em silêncio”. O que significa o silêncio? Significa destrua-se, pois qualquer forma é causa de problemas.” Ramana Maharshi
neste momento, não se identifique com absolutamente nada, com nenhum nome, com nenhuma forma, nem mesmo com nada, e observe, o que resta? o que acontece?
Semelhante ao pensamento de Castañeda sobre a humildade do mendigo e a humildade do guerreiro.