Hellboy é jovem em relação a outros quadrinhos e, apesar disso, conseguiu muito destaque e fama.
O gênio por traz dele é Mike Mignola , que fez algo totalmente original , colocando um ser que sempre é ligado ao “mal” (demônio) fazendo o “bem” , tendo uma vida dedicada a ser herói e resolver casos ligados ao sobrenatural ao redor do mundo.
A história começa em 1944 , Hellboy era um pequeno demônio , filho de um dos príncipes do inferno com uma bruxa , ele veio para terra quando o Monge Rasputin abriu um portal para o inferno perto do final da Segunda Guerra Mundial , com o objetivo de dar início ao projeto Ragnarock para usar magia negra para ganhar a guerra.
Metade demônio e metade criança , com cauda , pequenos chifres , pele vermelha e um braço direito enorme a pequena criaturinha é encontrada pelos aliados nas ruínas de um local longe do ritual dos nazistas e ganha o nome de Hellboy.
Mesmo sendo “diferente” é adotado pelo professor Trevor Bruttenholm , estudioso de paranormalidade , membro da sociedade paranormal britânica e conselheiro de assuntos desse tipo do presidente Roosevelt.
Por ser um demônio ele se tornou adulto rápido e depois se torna um agente da Bureau de Pesquisas e Defesa Paranormal , organização do governo fundada pelo Professor Trevor na mesma época em que Hellboy é encontrado , o objetivo era combater os planos dos nazistas ocultistas e posteriormente resolver casos paranormais ao redor do mundo.
Lá ele trabalha com diversos agentes , alguns bem singulares como Abe Sapien um homem anfíbio com poderes telepáticos , Liz Sherman uma mulher que possui a capacidade de produzir fogo , Roger o homúnculo e Johann Kraus um homem que possui apenas o corpo ectoplasmico.
Mas chega de spoiler né???
Mike Mignola escreve um tanto devagar o que faz existir uma quantidade não muito grande de edições de Hellboy e no Brasil menos ainda , mas uma quantidade até razoável , algumas bem curtas, fora as histórias solo da Bureal.
Cada edição é uma obra de arte , principalmente as capas , fora os traços de Mignola um estilo muito original.
As histórias de Hellboy giram em torno de contos , lendas urbanas ou não , folclores , mitologias , fatos históricos e ocultismo , tudo isso de várias partes do mundo .
Hellboy também é um “Ocultista Fodão” pois nem sempre resolve as coisas com porrada , mas também com magia.
Como foi dito essa hq envolve fatos históricos , como ter como personagem o monge Rasputin que realmente existiu entre outras personagens.
Baba Yaga , bruxa do folclore russo aparece em algumas histórias , também aparecem lobisomens , vampiros , zumbis , demônios , humúnculos , fantasmas , dragões e outros diversos tipos de criaturas.
Além disso também temos um assunto muito explorado , os nazistas e ocultismo , a sociedade Thule(que realmente existiu/existe) e que Hitler patrocinava pesquisas relacionadas a ocultismo.
Também explorando lendas urbanas como foi dito por exemplo a existência de uma área do governo especializada em assuntos paranormais , uma base militar estilo área 51.
Misturando suspense , aventura , terror e ficção científica Mike Mignola cria Hellboy , mostrando que ele entende de ocultismo também.
Também não podemos esquecer os dois filmes dirigidos Guillhermo del Toro (Labirinto do Fauno) ,Hellboy e Hellboy II e o Exército Dourado e também tem animações e aparentemente o terceiro filme está sendo produzido.
Quem interpretou Hellboy foi Ron Perlman , uma escolha muito boa e quem interpretou Abe Sapien foi Doug Jones que também se encaixou muito bem no papel.
Respostas de 19
Adoreii a postagem…. Como sempre conteudos interesantes que prendem o leitor.
Adoro esse Blog….?
Área 51 é um dos nomes atribuídos à área militar restrita no deserto de Nevada, próxima ao Groom Lake, Estados Unidos. É uma área tão secreta que o governo norte-americano só admitiu sua existência oficial em 1994, e ainda com muitas restrições. É muito provável que seja uma das bases de testes aéreos mais sigilosas. Como por exemplo, é considerado que o avião invisível ao radar F-117 foi desenvolvido nesta base. Alguns grupos que discutem fenômenos extranormais atribuem a um “envolvimento” e “contato” da força militar americana com extraterrestres. SERÁ
Acho interessante essas informações, mas eu acreditei que o ocultismo das obras seria analisado nessa coluna. Será que entendi errada a proposta ou me enganei?
@Yuri – Por hora ainda não vai ser assim , mais pretendo fazer isso mais para frente , por hora estou indicando para o pessoal ler algumas que tratam superficialmente do tema , depois outras mais avançadas.
Ainda assim não dá para tratar de todas as hq´s desse modo , apenas séries curtas , por exemplo Hellblazer tem mais de 200 edições fica meio complicado e mesmo se eu selecionasse alguns capitulos ficaria algo meio vago.
Mais vou ver se consigo fazer o que você disse com o Mundo de Edena de Moebius para o mês que vem.
Obrigado pelo seu toque!
@V. Vitali, acho que o objetivo no momento é mais apontar quais quadrinhos tem ocultismo inserido, para que assim os próprios leitores achem as refêrencias. Como falar de uma obra se as pessoas não conhecem? Talvez mais tarde ele volte a falar de Hellboy mais detalhadamente depois que o pessoal já tiver lido.
E também nem todas as refêrencais são herméticas, as vezes contar algumas dela pode estragar a história da HQ.
PS: Tem um capítulo de Hellboy onde contém refêrencias sobre a goétia.
PSS: Yuri, Interessante como cada integrante da B.P.D.P. tem um singularidade, séra que foi por mera “coincidência” isso? E qual o significado do simbolo da B.P.D.P.?
@Yuri – Muito bom seu comentário , veio a calhar!
Se formos ver os personagens principais cada um representa um elemento.
Hellboy -> Terra
Abe Sapien -> Água
Liz Sherman ->Fogo
Johann Kraus -> Ar
E Roger Homúnculo o quinto elemento.
Quem sabe dê até pra colocar cada um em um ponto da Arvore da Vida se pegarmos todos.
Já o símbolo da B.P.D.P , lembra a Goétia também , veja os símbolos :
O círculo
O triângulo
A espada
eita!
esse símbolo da B.P.D.P me lembrou os símbolos das relíquias da morte de harry potter!
goétia em harry potter! WTF!
Não esqueça de ver também os links nas “Postagens Relacionadas” (acima), que tem muito mais coisa no blog dele que não cabe em apenas um post aqui no TdC.
Yuri, por que então não comenta o ocultismo das obras mais ou menos como o DD tava fazendo com os posts de Supernatural? Assim a galera fica escolada no ocultismo contido, no caso de obras seriadas, do arco comentado no post em particular. Só uma sugestão. hehehehe!
Abraços!
@Yuri – Eu estava esperando mais tempo para fazer isso , mas acho que vou começar mês que vem pegando O mundo de Edena de Moebius e fazer os apontamentos relacionados ao ocultismo , não é certeza , as vezes posso mudar o título.
Mas também tenho que continuar fazendo as indicações , para o pessoal que não conhece muito ler e posteriormente apresento um estudo da obra!
Abraços!
http://www.4shared.com/document/YQs6r-Ux/Franz_Bardon_-_Frabato_the_Mag.html?
Vc citou a Thule, leia esse livro que é quase uma autobiografia do Bardon, e sua relação com a Thule.
@Yuri -Obrigado , vou ler!
Hellboy é o Spawn que deu certo hehehe
@Yuri – Pois , é tanto no filme como na HQ.
Quem sabe um dia Guillermo del Toro refaz ele.
Interessante,eu gosto mais de desenhos do que quadrinhos.esse quadrinho é ate legal XD
@Yuri – Tem hellboy em desenho 😀
Você esqueceu de dizer que infelizmente os filmes são uma bost@.
@Yuri – Se for comparar com outras adaptações em quadrinhos nem tanto.
O interessante em Hellboy é a questão do livre-arbitrio, Porque todo demônio q ele encontra diz para ele: “Você tem que libertar o Dragão e bla bla bla” ai ele vira e diz: ” Comoiquié, a vida é minha eu faço o que eu quiser”.
E como vc disse tbm é legal todo o folclore q o Mike coloca nas hqs
Belo trabalho! ^^
Sensacional, acredito que sendo para apresentar lendas e folclores não existe HQ melhor que Hellboy, mas até onde eu sei não estão mais sendo publicadas aqui no Brasil as últimas edições, triste =/.
E os filmes eu gostei de ambos, acredito que ficaram um tanto quanto diferentes da HQ, mas não perderam o toque de Hellboy (o Mignola tava presente na criação dos dois roteiros).
Quebrado o código do misterioso Copiale Cipher
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=codigo-misterioso-copiale-cipher&id=010150111027
adoro seu blog, Y………. mto mto bom :}
Ah sim, entendi a proposta agora. Muito bom, estarei esperando. 🙂
Em hellboy e o exercito dourado, no final tem um “anjo” que pede pra moça escolher entre deixar hellboy morrer ou fazê-lo viver e arcar com as consequências , aquele “anjo” é mto sinistro, tem relação com alguma entidade?
@Yuri – Não sei se tem relação com alguma entidade em particular , possivelmente aquele “anjo” é a morte dele (óbvio) , mas personificada.
Segundo alguma cultura , que não lembro qual , cada pessoa tem seu anjo da morte , pronto para levar a pessoa na hora.
Tem outra coisa interessante lá também , se eu não me engano ele está calculando a posição dos planetas.
Caso descobrir mais atualizo aqui Ok?
Ameeeei, eu não sabiia nem metade do que ta escrito ali *-*
Taanta coisa bacana na história do Hellboy que eu neem imaginava
Voou procurar os quadrinhos *-*
Muito boa a matéria yuri !!!!Parabéns