Postado originalmente no S&H,
10 Partiu, pois, Jacob de Berseba, e foi a Harä;
11 E chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pós por seu travesseiro, e deitou-se naquele lugar.
12 E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela;
13 E eis que o SENHOR estava em cima dela, e disse: Eu sou o SENHOR Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaac; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência;
Genesis 28:10-13
Aproveitando o final da quinta temporada de LOST e seu enigmático personagem Jacob, o Teoria da Conspiração decidiu fazer um post especial sobre Oráculos. Para começarmos o texto, nada mais justo que explicarmos o simbolismo contido na Escada de Jacob e as bases para quase todas as Ordens Esotéricas Antigas (incluindo o próprio templo no qual o enigmático Jacob reside). A partir da estrutura do Templo, temos as bases dos primeiros Oráculos.
Jacob
A Bíblia nos relata que Jacob (ou Jacó, para os brasileiros), em sua viagem para Harã, precisou repousar e utilizou-se de uma pedra como travesseiro. Em seus sonhos, ele viu uma escada que avançava da Terra até o Reino dos Céus, e que os Anjos subiam e desciam através dela, levando e trazendo as mensagens até Deus.
Como sabemos que toda a Gênesis é simbólica e ocultista, cujos textos são alegorias para textos herméticos e iniciáticos relacionados com a Kabbalah, precisamos primeiro entender quem foi Jacó e qual sua importância para as principais religiões mundiais.
Jacó é neto de Abraão, filho de Isaac e irmão de Esaú. Jacó teve doze filhos e uma filha de suas duas mulheres, Léia e Raquel, e de suas duas concubinas, Bila e Zilpa. Ele foi o antepassado das doze tribos de Israel. Seus filhos são Rúben, Simeão, Levi, Judá, Dã, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom, José e Benjamim e sua filha era Diná. As doze tribos de Israel tem relação direta com os Doze Signos do Zodíaco, mas isso é assunto para outra coluna.
A Escada de Jacó
A Escada de Jacob é uma alegoria para a estrutura completa da Árvore da Vida, entrelaçada em seus quatro mundos (Atziluth, Briah, Yetzirah e Assiah), formando uma complexa estrutura que se assemelha aos degraus de uma escada em espiral.
Os 72 anjos da Kabbalah, ou “Emanações do Nome de Deus” são os anjos que aparecem simbolicamente no sonho de Jacob, trazendo as perguntas e respostas dos magistas que utilizam-se deste sistema oracular. A Escada também simboliza a subida iniciática do Mundo Material até O Mundo Primordial.
Esta pedra usada por Jacob é tão importante esotericamente que até os dias de hoje, NENHUM soberano é coroado na Inglaterra se não estiver sentado sobre ela. A chamada “Stone of Scone” (atualmente localizada na abadia de Westminster) é usada desde tempos imemoriais, tendo registros anteriores ao século VIII de seu uso na coroação dos reis britânicos. Como eu já havia falado em outro Post, ela faz referência à pedra na qual a espada do Rei Arthur está cravada e serviu como um dos exemplos para os textos originais da lenda do rei (além, claro, do seu simbolismo tradicional como Malkuth e o ponto de partida para a Iniciação à Escada de Jacó).
A Escada passa pelos quatro mundos: o Mundo Material (representado pelo elemento Terra, pelo naipe de ouros e pela távola redonda), o Mundo Mental (representado pelo elemento ar, pelo naipe de Espadas e por excalibur), o Mundo Emocional (representado pelo elemento água, pelo naipe de copas e pelo Santo Graal) e finalmente pelo Mundo Espiritual (representado pelo elemento fogo, pelo naipe de paus e pelo Cajado de Merlin).
O Templo de Hermes-Toth
A partir da escada de Jacob, podemos estruturar os templos antigos segundo a própria Árvore da Vida. Como já discutimos em posts anteriores, a Construção dos Templos (e posteriormente das catedrais, igrejas templárias e finalmente templos maçônicos) reflete a Árvore da Vida.
Em LOST, quando é mostrado o Templo de Tauret (creio que a estátua seja da deusa hipopótamo Tauret, a deusa protetora dos renascimentos, que auxilia Horus em sua luta contra Set), ele segue o mesmo padrão dos templos iniciáticos (bola dentro da equipe do J.J. Abrahams). Fiz uma montagem ao lado para que vocês possam acompanhar.
Nos templos antigos, o centro do templo refletia TIPHERET, a chama dos Illuminati (não vou mais explicar nem o que é Tipheret nem o que é Illuminati, vocês que procurem nos posts antigos). Nos primeiros templos, era representado por uma fogueira; nos templos simbólicos mais modernos (rosacrucianos, maçônicos, templários e thelêmicos) é representado pelo livro da Lei (uma bíblia nos templos maçônicos). Da mesma maneira, a estrutura central do templo era escorada por quatro pilares (representando Mercúrio, Vênus, Marte e Júpiter – Hod, Netzach, Geburah e Chesed).
Nos templos modernos, estes pilares não precisam mais necessariamente exercer a função de sustentação, e finalmente, o teto aberto, que permite a observação das estrelas (e que hoje normalmente é apenas pintado simbolicamente nas lojas).
A partir da estrutura dos templos e dos quatro pilares, os Iniciados estudavam o primeiro de todos os Oráculos, chamados de Geomancia. A escolha do nome Jacob parece muito apropriado para uma entidade que parece estar no passado, presente e futuro tudo ao mesmo tempo agora; como os Oráculos.
A Geomancia
Suas origens remontam à África, embora tenham MUITAS semelhanças com o I-Ching chinês. O próprio Jesus Cristo (Yeshua) é retratado em diversos Apócrifos como tendo “escrito nas areias” antes de responder aos questionamentos de alguns homens que o procuravam. Como Essênio, é muito claro que ele era também um Mestre de Geomancia.
Não vou explicar os detalhes de como a Geomancia funciona. Quem quiser ler a respeito eu fiz um post específico sobre Geomancia no meu blog. Basicamente, consiste em se riscar traços na areia em um estado alterado de consciência e depois decodificar a mensagem recebida.
A Geomancia tradicional funciona com base na estrutura simbólica da Árvore de Jacob, ou seja, utiliza-se quatro níveis qu,e através da meditação, resultam em símbolos que podem ser codificados como “zeros” ou “uns”. A partir destas combinações temos desde (1-1-1-1 – Via) até (2-2-2-2 – Populus), cada um associado aos sete planetas tradicionais (mercúrio, vênus, marte, júpiter, saturno, lua e sol) e o dragão (cauda e cabeça) que representa a própria escada de Jacob. Cada planeta aparece em seu aspeco solar (yang) ou lunar (yin), totalizando 16 combinações possíveis.
Como a seqüência divinatória completa envolve também os quatro mundos (espiritual, emocional, mental e físico), temos um total de 16 x 4 = 64 combinações (curiosamente e “coincidentemente” o mesmo resultado dos trigramas do I-ching…). Mesma coisa, nomes diferentes…
Urim e Tumim
De acordo com a visão judaica, o Urim e Tumim remonta ao Sumo Sacerdote de Israel. A placa peitoral que utilizava era dobrada ao meio, formando um bolso onde ficava um pergaminho contendo o nome de Deus. Este nome fazia com que certas letras gravadas sobre as pedras preciosas acendessem de acordo com as questões perguntadas. Aquele que desejava uma resposta (apenas questões de relevância dentro da comunidade israelita poderiam ser perguntadas) ia ao sumo sacerdote . Este virava-se para a arca da aliança, e o inquiridor de pé atrás do Sumo-Sacerdote fazia a pergunta em voz baixa. O sumo sacerdote, olhando para as letras que se acendiam, era inspirado para decifrar a resposta de Deus. Estes utensílios foram utilizados até a destruição do Primeiro Templo, quando pararam de funcionar.
Geralmente os cristãos crêem que Urim e Tumim fossem duas pedras colocadas no peitoral do Sumo Sacerdote de Israel, contendo em uma face resposta positiva e em outro resposta negativa. Fazendo-se a pergunta, jogavam-se as pedras, e de acordo com os lados que caissem era confirmado uma resposta negativa, positiva ou sem resultados.
Alguns personagens bíblicos e, posteriormente, diversos rabinos, utilizavam-se de duas pedras, uma branca e uma negra, que ficavam em um saco especialmente preparado, para fazer as vezes de oráculo. Podemos encontrar diversas referências bíblicas a respeito deste antigo método oracular (Exodo 28:30, Levítico 8:8, Números 27:21, Deuteronômio 33:8, Samuel 28:6, Esdras 2:63 e Neemias 7:65).
As pedras brancas e negras faziam também o papel dos traços na areia, e por sua praticidade, começaram a ser usadas também como um auxílio à Geomancia. Ao invés de riscar os traços na areia, o consulente pegava em um saco pedras brancas ou negras e fazia as combinações necessárias (de maneira semelhante às moedas do I-ching).
Com a associação das letras e números do alfabeto hebraico (também chamada Gematria), os Pitagóricos e alguns Oráculos utilizavam ossos esculpidos para representar estas letras (que por sua vez também representavam planetas, signos e elementos, e todas as gazilhões de informação que cada elemento desses simboliza).
Os Dados e os Dominós
Muita gente se pergunta qual seria o elo de ligação entre o Urim e Tumim, as Runas e o Tarot. A resposta, por mais prosaica que pode parecer, sempre remete aos inocentes e singelos jogos (e nunca vamos nos esquecer dos vícios dos Jogos de Azar… “seres humanos, profanando tudo o que encontram pela frente desde 4.000 AC”). Dados como oráculos e utilizados como jogos de azar são registrados desde o Mahabharata até os Salmos (salmo 22:18, “repartem entre si minhas vestes, e sobre minha túnica lançam sortes”). Para substituir as duas pedras de Urim e Tumim, eram arremessados dois dados, numerados de 1 a 6. O número de combinações possíveis é de 21 (1-1, 1-2, 1-3, 1-4, 1-5, 1-6, 2-2, 2-3, 2-4, 2-5, 2-6 e assim por diante) totaliza 21 (com algumas jogadas com maiores possibilidades do que outras, os chamados “duplos”, entre eles o famigerado “Snake eyes”, equivalente ao arcano do Diabo).
Os dominós nada mais são do que estas 21 jogadas de dados colocadas lado a lado. Posteriormente, alguns jogos de dominó passaram a contar também com uma das casas vazias, para simular o lançamento de apenas um dado, elevando o total de possibilidades para 28.
Tudo o que restou desta transição nos baralhos modernos foi justamente as figuras da corte, que aparecem “divididas” ao meio, tal qual as peças de dominó.
As Runas
Das 16 pedras originais, os nórdicos desenvolveram a estrutura que ficou conhecida como “Elder Futhark”. As primeiras referências que temos do uso de runas datam de 150 DC. Composta de 24 letras, parcialmente adaptadas do alfabeto grego e do romano. Todo mundo pensa que runas eram exclusividades nórdicas, mas pouca gente sabe que existiam também jogos de runas baseadas no alfabeto Etrusco, composto de 20 símbolos. As runas, chamadas não por acaso de “folhas de Yggdrasil”, foram os segredos passados para Odin durante os nove dias que ficou espetado pela própria lança na “Árvore dos Mundos” (nove dias, nove esferas descontando Malkuth…)
Cada uma das 24 runas representa um Caminho dentro da Árvore da Vida, mais duas runas que representam Yesod e Malkuth. Além disso, cada conjunto de runas possui sua própria mitologia envolvendo diversos deuses nórdicos.
Os celtas tinham sua própria versão das runas, apesar de utilizarem-nas apenas por um curto período de tempo, quando os vikings invadiram a Irlanda, que usavam também para confeccionar talismãs. O problema é que as runas celtas eram tradicionalmente esculpidas em galhos cortados de macieiras, o que fez com que pouquíssimos exemplares ficassem preservados nos museus. Os nórdicos entalhavam suas runas em pedras, o que fez com que exemplares intactos chegassem até os dias de hoje.
A Magia prática rúnica se assemelha muito à magia ritualística cabalista, sendo (na minha opinião) mais simples para um magista iniciante de trabalhar.
Geomancia, Gematria e Tarock
No Egito, especialmente Alexandria, estava o berço dos Illuminati e os maiores avanços esotéricos e científicos. Quando os Mamelucos tomaram o controle daquela região (vamos ver isso mais em detalhes quando eu chegar nas Cruzadas), eles tomaram muitos dos conhecimentos dos Sufis (os místicos islâmicos), especialmente seus conhecimentos de Astrologia e Oráculos (que já vinham sendo desenvolvidos desde o século XI, com al-Ghazali). Este conhecimento passou posteriormente para os Templários, Cátaros e Rosacruzes.
Da combinação da Gematria (as 22 letras e números do alfabeto hebraico) somados ao conceito dos 4 Mundos (que eram representados simbolicamente pelos 4 elementos, como já vimos anteriormente) e as dez esferas, temos as primeiras impressões de um oráculo que era chamado de “Tarock Mamluk”. Os protótipos dos primeiros conjuntos de Tarot.
O primeiro registro a respeito de um deck de tarot consta de 1376, em Bern, na Suíça (justamente os católicos banindo qualquer tipo de “adivinhações” da cidade). Os decks mais antigos que se tem exemplares são os Visconti-Sforza (produzido por volta de 1450-1490 e já com os tradicionais 78 Arcanos, embora nenhum museu do mundo tenha mais do que trinta deles em sua coleção), da família de ocultistas italianos que foram patronos de ninguém menos que o Grão Mestre Leonardo daVinci (1452-1519); o tarot de Visconti de Modrone (produzido por volta de 1466) e o Brera-Brambilla, confeccionado por Francesco Sforza em 1463 (Francesco Sforza foi mencionado no “Príncipe”, de Maquiavel e serviu como modelo para uma das mais famosas estátuas do Leonardo DaVinci).
O Tarot de Marselha
Ao contrário da crença popular, o “Tarot de Marselha” não faz parte da primeira leva de tarots que apareceram no ocidente nos séculos XIV e XV. Seu nome origina-se no capítulo XI do livro “O Tarot dos Boêmios” em 1889, escrito por ninguém menos que o dr. Gerard Encausse (Papus) e baseado nos tarots de Noblet (1650) e Dodal (1701). Uma das características principais deste tarot é conter a Papisa Joana no lugar da Sacerdotisa.
E do século XVIII até o dia de hoje, milhares de tipos diferentes de tarot foram criados. Uns bons, a imensa maioria cópia ou plágio dos tradicionais e um monte de porcaria… mas isso é assunto para uma coluna só de tarot, e voltarei a abordar este tema quando chegarmos à Arthur Waite, Aleister Crowley e a Golden Dawn.
Respostas de 14
MDD,Num dos ultimos trabalhos do Raul Seixas,ele escreveu a musica “Pedra do Genesis”.
No a musica começa com uma breve narração,onde ele fala de um bau no fundo do oceano guardando um segredo almejado por “Sábios,Alquimistas e Conquistadores”.Então ele diz ter conhecido o “báu”,e que chegou a conclusão que a busca de séculos por ele foi em vão.
No decorrer da Musica ele fala coisas como:
“A Escada do seu velho sonho/Que vai dar sempre onde começou”
“A chave do maior poder que não vale um chiclete que alguem mascou”
Da a entender que o Raul se decepcionou com os anos de estudo de ocultismo que teve,que de algum modo,foi tudo inutil.
Vc sabe alguma coisa sobre isso MDD,ou ha outro significado nessa letra?
A 2ª imagem dese post, não tem 1 maiorzinha!?
Para mim, este é um dos melhores posts do tio DD, desde que começou a trabalhar no Teoria da Conspiração (tanto a coluna quanto o site). Divino! =)
Mais uma vez vejo as runas aqui, gostei, apesar de um erro que ja se repetiu em uma outra postagem sua MDD: a confusão entre a cultura celta e germânica, aqui você diz:
” Das 16 pedras originais, os celtas e os
nórdicos desenvolveram a estrutura que
ficou conhecida como “Elder Futhark”.”
Bem, os celtas nunca usaram as runas, exceto por um periodo muito breve de quando os vikings invadiram a Irlanda.
@MDD – Opa. Valeu pela dica. Ja corrigi la.
Del Debbio, no livro a Golden Danw de Israel Regardie ele ensina alguns metodos de Geomancia, mas não diz especificamente que voce tem que estar em transe…diz para ter uma concentração razoavel. Aproposito voce consegue entrar em transe rapidamente, eu sei que o transe nada mais é que a atenção focalizada mas como entrar nesse estado rapidamente como se fosse algo comum.
@MDD – É para isso que serve o exercício da vela.
Ao olhar a escada de jacó, vi uma relação com a Astrum Argentum.Estaria a Astrum Argentum e os estudos de Aleister Crowley baseados na escada de jacó?
Caro Marcelo,
Li recentemente um texto da Teosofia (Isis Unveiled part 2 chapter IX, H.P. Blavatsky) e não entendi uma passagem, na qual é explicado o motivo do zodíaco ter 12 signos, enquanto antigamente haviam somente 10, e que nessa mudança está oculta a chave da compreensão de inúmeros segredos.
Eu revisei cuidadosamente e meditei sobre o assunto, mas não encontrei o nexo.
Você conhece essa doutrina? O que recomenda ler (ou meditar) para entender melhor?
a luz!!!! a luz!!!! onde vai dar tudo isso?????????? haaaaaaaaaaaaaa
Existe alguma relação do transe com aquela sensação de que quando pensamos fixamente em alguma coisa (cotidiana mesmo) desligamos os sentidos primários e “viajamos”? Por que isso acontece comigo mais do que eu gostaria.
@MDD – sim, isso chama “Contemplação” (Comtemplari… observar o Templo) e é uma forma de meditação. Para isso que as estátuas e pinturas de deuses foram feitas, não para serem adoradas…
Marcelo, como você é bem experiente e já leu vários livros, imagino que possa me ajudar, se não for incomodo, claro. Eu queria saber qual sua opnião sobre dois livros e se eles tem bons fundamentos.
O primeiro se chama Cabala, escrito por Juan de Garten, esse livro é amarelinho e tem um 7 bem grande na capa. O segundo é A Cabala Teúrgica, escrito por Jean-Louis de Biasi.
Segue um link para a capa do segundo http://www.madras.com.br/Default.aspx?cd_produto=1391
@MDD – O Cabala Teurgica é muito bom. Foi um dos livros da Madras que eu escolhi pra colocar na http://www.lojaderpg.com.br . O outro eu não conheço.
MDD, se tiveres o arquivo grande (pra poder dar zoom e ler) da escada de Jacó, coloca o link, por favor.
http://axismundi.spheresoflight.com.au/content/images/Jacobs-Ladder.jpg
Não é a mesma coisa :/ mas da para comparar…
T+
Assisti Anjos da Noite 4 no cinema, e eles deram o nome do lobisomen que estava tomando injeções pare ser imune a prata de Jacob, e me veio a cabeça o Jacob também lobisomen do Crepúsculo.
Alguma relação entre Jacob e lobisomen?
Ou os produtores do Anjos da Noite cairam na besteira de utilizar o mesmo nome do lobisomen do outro filme?
@MDD – Ou crepusculo copiou na cara-larga… só porcarias, anyway…
Tio DD
O Aegishjalmur é, entre todos, o simbolo que mais me intriga e disperta interesse. Você poderia me dizer o que ele realmente representa ou qual o verdadeiro poder dele?
93 93/93