Texto de Alexandre Cumino, publicado no Jornal Nacional da Umbanda Ed. 35
Quais são afinal os fundamentos da Umbanda?
O fundamento de uma religião é sua base, seu alicerce, a razão fundamental de sua doutrina e ritual.
Na Umbanda ouvimos falar muito nesta palavra “fundamento”, em contextos como: “tal coisa tem ou não fundamento”, “isto é um fundamento da religião”. A palavra é usada e manipulada a revelia e, neste contexto, se perde o significado de fundamento e confunde-se o fundamento do todo (coletivo) com fundamentos das partes (individuais).
Para definir quais são os fundamentos da religião de Umbanda é preciso antes definir o que é Umbanda e, neste ponto, já encontramos uma dificuldade enorme para a maioria das pessoas que creem na definição detalhada de doutrina e ritual. No entanto, devemos definir quais são as linhas mestras da Umbanda, o simples e básico, para depois, então, identificar seus FUNDAMENTOS BÁSICOS. Sabemos que a Umbanda possui unidade e diversidade. Na unidade está o básico que faz identificar, ou não, Umbanda; e na diversidade está a liberdade ritual e doutrinária de cada grupo, “umbandas”.
Na unidade está o todo e na diversidade estão as partes. O todo é algo comum a todas as partes.
Logo, fundamentos básicos são aqueles que estão presentes em todas as suas partes, no todo.
Respostas de 2
Olá! Existe alguma compilação de endereços de terreiros “confiáveis” prá cidade de São Paulo que seja facilmente acessível? Quero visitar um, mas não sei se saberia identificar se o local é adequado ou se é uma “armadilha”… O simples fato de não fazer isso ou aquilo já me comprovaria que o ambiente é sadio? Ou só indo “in loco” prá saber?
Porque encruzilhada? Qual é o fundamento? fazer trabalhos de exù na encruzilhada, porque encruzilhada aberta ; fechada.
Por favor divenda este mistério para mim. Obrigado!!!!