Por Adilson Berno, do Projeto Mayhem
FMA é um anime baseado em magia e alquimia. Como tal, a autora coloca em seus personagens principais as características de cada parte da Árvore da Vida. Veja a explicação de cada esfera abaixo (AVISO: contém pequenos spoilers):
– Malkuth – Amestris = O desenho do mapa de Amestris representa Malkuth, com as quatro divisões representando os quatro elementos. O nome do país remete a Hermes Trismesgistos.
– Yesod – Izumi Curtis = A mestra dos irmãos Elric, representando a sacerdotisa, o inicio da caminhada espiritual, a iniciação. Depois de muita insistência por parte dos irmãos Elric, Izumii decide treiná-los e lhes ensinar alquimia, mas primeiro os deixa sozinhos em uma ilha. (Os testes dos iniciados.)
– Hod – Winry Rockbell = A esfera de Hod por representar o intelecto e estar ligado à tecnologia, Winry expressa essa esfera, pela sua capacidade de aprender com facilidade e colocar em prática (esplendor) a tecnologia dos automails, que são a sua vida, tanto que quando ela chega em Rush Valley, fica encantada com a tecnologia dos automails e fica por um tempo ali para aprender mais.
– Netzach – Alphonse Elric = Calmo, bondoso e paciente, ele representa muito bem Netzach (um dos aspectos da esfera é a tolerância). Com seu comportamento amoroso e carinhoso, ele acaba se deixando levar emocionalmente durante o anime. Todos acham que ele é o Alquimista de Aço por causa da armadura, mas esse título pertence ao irmão dele, Edward, que conseguiu esse título após entrar para o exército.
– Tiphereth – Edward Elric = Mesmo sendo a história dos irmãos Elric, Edward se encaixa em Tiferet, por sempre assumir a responsabilidade de toda a situação que ele encontra (compaixão). Um exemplo disso é depois que eles fazem a transmutação humana, ele se sente responsável pela situação do Alphonse. No final do anime ele se sacrifica mais uma vez, ou seja, sacrifica seu conhecimento sobre alquimia para poder vencer o Homunculo do frasco. Outra parte interessante que pela minha visão se encaixa como “A Noite Negra da Alma”, é quando Edward vai desenterrar os ossos da transmutação humana que ele fez, pensando ser os ossos transmutados de sua mãe.
– Geburah – Roy Mustang = Ele é o estereótipo de Geburah, trabalha tanto com seus defeitos (pavio curto, impaciente) e com sua qualidade (sua ambição é chegar ao posto de Fuhrer – diligência), usa o elemento fogo.
– Chesed – Maes Huge = É o melhor amigo de Roy Mustang, e um pai exemplar. Ele se comprometeu em ajudar Roy a atingir o posto de Fuhrer, ficando logo atrás dele. Sempre trabalharam juntos, porém em postos distintos. Aqui podemos ver o trabalho das duas esferas entre si, a diligência de Geburah – Roy – Posto Fuhrer e Chesed – Maes – Pai Atencioso.
– Daath – Pequenino do Frasco = Tudo aquilo que temos que encarar e trabalhar em nós mesmos, nossos defeitos, representados pelos homunculos criados por ele, os tuneis e os imensos encanamentos que levam ao subterrâneo, ao interior da cidade. As nossas Oitavas Baixas estão representadas pelo Pequenino do Frasco.
– Binah – Scar = Revoltado pela dizimação de seu povo, começa a buscar vingança, e quer destruir a todos os envolvidos no massacre de Ishval, usando sua vingança como uma forma de justiça (pilar da severidade). Após se envolver mais com os outros personagens do anime, passa a usar a alquimia que aprendeu para a construção, para a vida. Aqui vemos o que o anime passa: “A alquimia consiste em três passos: compreensão, destruição e reestruturação”. Depois que Scar “compreende” o que a alquimia significa, ele deixa de “destruir” (o braço de seu irmão transplantado nele) e passa a “construir, reestruturar” (o outro braço coberto de tatuagens).
– Chokmah – Van Hohenheim = Uma figura masculina, barbada (Cabala Mística – Dion Fortune). Representa a Sabedoria, a força bruta que gera vida (no corpo dele contem metade das almas da população de Xerxes). Sábio e muito velho, teve tempo de conversar com todas as almas dentro de si, mais de 3000 almas.
– Kether – A Verdade = Um local branco, sem noção de espaço, tempo, apenas uma figura representa quem acessa essa esfera, com se fosse um negativo da pessoa/ser que a acessa. “Eu sou a existência que vocês chamam de ‘Mundo’. Sou o ‘Universo’. Sou ‘Deus’.
Respostas de 27
Deixa eu acabar de catar meu miolos no chão!!!!!!!!!!! Esse anime é muito irado!!!!!!!!!!!!
naum li, mas to muito empolgado pra entender, eh um dos melhores animes que existem no meu ponto de vista… Muito obrigado por fazer este post!!!!!!!!!!!!!!! *-*
Nossa muito bom, acho que esse foi o melhor, esse anime é muito bom também!
Há livros que em cada leitura se percebe algo novo, Fullmetal Alchemist possui esta mesma característica.De tempos em tempos releio o mangá ou assisto o anime e sempre percebo algo novo que a princípio talvez não tivesse as chaves necessárias para a sua compreensão.
Obrigado pelo reconhecimento MDD!
Paz e Luz!
Muito bom, já assisti o anime completo as duas versões e sem sombra de dúvidas foi um dos melhores,além de abordar o ocultismo de uma forma madura e direta apesar de lúdica.
Ótimo trabalho quem montou o diagrama, esse mangá é excelente mesmo! Um detalhe BEM legal é que nos Portais da Verdade tem representada a Árvore da Vida, e é uma diferente para cada personagem.
Na verdade só alguns portais tem a árvore da vida desenhados. Outros tem figuras tiradas de livros ocultistas antigos.
Muito bom… Já era f desse manga, agora sou mais ainda…
Queria saber, tem como colocar na Árvore da Vida patentes militares??
@MDD – talvez… eu precisaria conversar com um militar pra entender como essas patentes funcionam. Acho que seria mais por função do que por patente pura…
O nome do país remete a Hermes Trimegisto? Como? Amestris não era a mulher de Xerxes, rei da Pérsia (que também é um nome de outro país no anime).
Td nesse anime tem referencia com ocultismo, dificil descobrir o que não tem…
Sim, bem lembrado Emerson!
Então, eu fiz a Árvore baseado no Anime, e Xerxes é um País que existiu no anime, e, como eu disse antes, a minha intenção era fazer a Árvore baseada no anime e não no contexto histórico humano.
Amestris, pelo menos na minha visão, pode ser um anamagrama ou parte de um anagrama de Trismesgistos (Hermes Trismesgistos):
A “MES+TRIS” = “TRIS+MES”+GIS+TO.
Espero que eu tenha conseguido passar o meu raciocínio. =)
mto foda! eu to pra assistir essa série ainda, mas já ouvi coisas fantásticas!
queria ver uma relação de Avatar: The Last Airbender x Kabbalah
E o mais importante meus amigos, os 7 defeitos capitais em forma de Homúnculus !
Seria legal fazer a Árvore da Vida do “Death Note”!
isso se encaixa perfeitamente com toda a historia do anime e acaba até mesmo fechando umas lacunas aberta. Mas em sobre a kaballa, os círculos de transmutação são originalmente de magia e não da kaballa em si? no anime normal do FMA tem o relogio de alquimista que é sua identificação e até lhe concede poderes, ele tbm pode ser visto como um sigilo de cada alquimista ?
tem um manga que mostra a kaballa durante seu enredo e faz referencias aos demônios (que na verdade são cientistas), não é muito conhecido mas compreendi o um pouco o significado da kaballa por meio dele.
http://mangareader.com.br/Online/666satan-capitulo-76/18792-mundo-shonen#5
Acredito que sim, os círculos de transmutação são de magia, no sentido de saber como trabalhar determinada energia, pois é dito no anime como funcina um círculo de transmutação: Círculo=Energia em movimento, Sigilo dentro do Círculo=Material que se está trabalhando/o que se quer fazer.
Estudando Kabbalah e a Árvore da Vida, pode-se compreender melhor como utilizar a magia, visto que o “Pai” dos homúnculos, em um determinado episódio, está sentado em seu trono e lendo um livro com uma figura da Árvore da Vida.
Os relógios que os alquimistas recebem do Exército já contém um sigilo, que é o sigilo do próprio Exército. Do meu ponto de vista, o relógio dos alquimistas servem como uma ferramenta que o liga à Egrégora do Exército.
Caro tio MDD,
Eu tenho muito interesse em tudo relacionado a gnose (não a samaeliana, mas sim de outras correntes e principalmente os textos antigos gnósticos – Evangelhos de Nag Hammadi, Evangelho de Judas, e recentemente estou lendo a Pistis Sophia) e recentemente surgiu-me uma dúvida… dá pra relacionar os Aeons com a estrutura da árvore da vida? Por que nesses livros geralmente são ditos 12 ou 13 Aeons (em alguns casos já ouvi 24 Aeons), e a árvore da vida tem 10 esferas e 22 caminhos…. então eu penso: Qual relação que poderíamos fazer entre Aeons e Cabala? Outro ponto, no plano astral, o que seria esses Aeons? Universos Paralelos? Níveis de Consciência?
Seria possível realizar um post comentando a respeito? Agradeço a atenção!
Será que daria para fazer uma árvore da vida assim com os personagens dos Simpsons?
@MDD – até daria, porque toda história acaba caindo nos arquétipos, mas os Simpsons não foram escritos tendo em vista a Árvore… pela quantidade de personagens, fica fácil escolher os arquétipos de cada um, mas não seria DE PROPOSITO como é o caso do Full metal.
MDD, legal saber que daria pra fazer a árvore dos Simpsons. Eu tenho curiosidade pelo menos saber quem seria Kether e onde ficaria a Lisa Simpson?
DD sempre surpreendendo. Acho muito maneiro estas associações entre Cabala e tudo o mais. Os cabalistas ortodoxos jamais aceitarão este tipo de coisa, mas não dá para negar que este é é um exercício excelente para se entender melhor as manifestações cabalísticas. Eu mesmo estou pensando em começar fazer minhas experiências com as associações cabalísticas. Estou pensando em fazer uma Árvore da Vida relacionada ao anime Rouroni Kenshin. Quando ficar Pronta eu gostaria da sua opinião. De repente até dá para postar aqui.
Outra referência do anime é em relação ao nome do personagem Van Hohenheim. Paracelso ou Paracelsus é pseudônimo de Philippus Aureolus Theophrastus Bombastus von Hohenheim.
Ótimo post!!!
a única coisa que não está certo (pelo menos verídicamente) é que a população de Xerxes que está dentro de Van Hohenheim é de 500 mil e mais um pouquinho.
Apesar de que no anime da a entender que a população de Amestris é muito maior, mas é apenas 5 vezes a população de Xerxes, chegando a 5 milhões.
sarve chefia.
conhece o Persona 4? melhor jogo de ps2 da minha opinião, com muita kabalah, taro e psicologia no meio. se você conhece, rola um post do tipo com os personagens do jogo?
Alphonse em Netzach…
Deusas relacionadas ao amor e a beleza também costumam ser encaixadas nessa esfera.
Uma das maiores dificuldades que tenho em entender a cabala é que me parece abstrato demais. Parece que depende mais da visão subjetiva de quem faz a comparação.
O Crowley, por exemplo, coloca Zeus em Kether. Isso não faz muito sentido. Faria mais sentido colocar o Caos.
Mas em fim, acho que tenho que estudar mais para entender melhor.
Por mais que pelo nome “Verdade” fique em Kether, eu achei que ficaria por ali no Abismo, como Binah ou Daath. Sempre que eles tentam “entrar” no Reino do Deus através da transmutação humana eles se deparam “com eles mesmos” e pagam um sacrifício. Onde eu entendi errado?
posso estar errado, mas acredito que a verdade é incognoscível e inefável tal como o TODO e por isso fica em kether, além de inalcançável pelo ego ela irradia toda a realidade abaixo, sendo mais preciso relacionar Daath a conhecimento.
e o tal sacrifício é a morte do ego, após esse martírio nos fundimos com o TODO, somos um com Ele, e é Ele que passa a agir através de nós