Fotamecus

Por Fenwick Rysen no trigésimo segundo dia da Confusão de 3163 YOLD traduzido por Timóteo Fnord Pinto, no grupo msngroup2387@hotmail.com no décimo sexto dia da Confusão de 3174 YOLD retirado do link chaosmatrix.org

O que é o tempo, senão a variedade de uma coisa?
– Austin Osman Spare

História
Fotamecus era originalmente um sigilo criado na primavera de 1996 quando eu mostrava ao Profeta Louco algumas técnicas de sigilação. O Profeta Louco guardou o papel que havíamos usado para a demonstração e começou a usar ele enquanto estava dirigindo; o intento do sigilo era para “Forçar o Tempo a se Comprimir”. Ruben, um amigo nosso, entrou nessa, e eles dois começaram a dar energia para o sigilo.

Fotamecus cruzou a linha sigilo/servidor depois que Ruben e o Profeta Louco assistiram ao show do Metallica em Sacramento, no qual se diz que Quinn sorriu e teria olhado maldosamente para a multidão e murmurado “gnose livre…” antes de se abrir para canalizar [energia] e se entregar ao mosh. Durante a volta, despejaram toda a energia em excesso em Fotamecus, e voltaram para casa com metade do tempo que eles normalmente levariam.

Fui informado disso e fiquei intrigado, e durante a Peregrinação no Death Valley (três dias numa van com sete magos do caos) Fotamecus foi posto à prova: o grupo dirigiu grande energia à ele para que nos ajudasse a cobrir o caminho de Santa Rosa (norte de San Francisco) ao Death Valley mais rapidamente.

Na primeira parada da viagem todos olhamos para o relógio depois de entrar em Vallejo. Quinze minutos mais tarde havíamos viajado quinhentas milhas, através do MacArthur Maze (o mais vertiginoso encontro de rodovias conhecido pelo homem), isso no tráfego do dia de Ação de Graças. O segundo carro que ia conosco se perdeu imediatamente atrás de nós, e eles não haviam parado de dirigir. Nunca pararam. Desperdiçamos 45 minutos em Livermore antes de voltar para a estrada e coincidentemente nos encontrarmos com o segundo carro novamente.

Havia ali um efeito que se manifestava de apenas um lado.

As últimas três entradas em I-5 antes de Bakersfield, que deveria ter tomado uns 15 minutos, tomaram perto de uma hora. Tempo comprimido, tempo expandido.

Para nós, expandido num dos trechos mais cansativos da estrada na Califórnia.

Neste ponto, vários dos meus amigos e eu sentamo-nos e fizemos alguns trabalhos sobre Fotamecus, tornando-o um servidor viral: ele poderia criar cópias de si mesmo. Nós unimos os Fotamecus em uma rede de modo que se um comprimisse o tempo, mas não quisesse que ele se
expandisse, isso passava a ser dever de outro Fotamecus na rede. Eles todos trabalham junto com as várias cópias de fora, e o melhor é que funciona.

Sigilos
Fotamecus era um sigilo que depois se tornou consciente e se tornou um servidor.

Modificações foram feitas no sigilo original de modo a torná-lo um servidor viral. O sigilo do servidor viral Fotamecus segue à esquerda.

A palavra “Fotamecus” em si é o sigilo mântrico original a partir do qual foi criado o sigilo gráfico. Além de se concentrar no sigilo gráfico, existe a possibilidade de se focar pela audição entoando o sigilo mântrico “fo-tuh-meh-kus” (N.T. Como o texto original é em inglês, a leitura aproximada para isso é “fo-tiuh-méh-kius”).

Instruções de Uso

Criando e usando uma nova cópia:
1. Estique seu dedo indicador;

2. Trace o sigilo de Fotamecus – pode ser no ar, ou em algum meio físico. Ao mesmo tempo em que você desenha o sigilo, visualize um raio de luz octarina saindo de seu terceiro olho (N.T. O terceiro olho é Adjna, cuja cor é lilás) em direção ao seu indicador enquanto desenha o sigilo. Deixe a cópia octarina brilhando aonde você a desenhou;

3. Use o Fotamecus, focando no sigilo atrás de você, enviando-lhe muita ou pouca energia (como preferir), juntamente com a intenção de expandir ou comprimir o tempo. E, como sempre, siga o princípio “Lixo dentro, Lixo fora”, dando a ele a energia que necessita;

4. Instrua Fotamecus de como ele deveria reciprocamente esticar/comprimir o tempo. Por exemplo, se ele expande o tempo para você, pergunte a ele como contratá-lo na próxima vez que você dirigir para algum lugar. Se você comprimiu tempo, peça a ele para expandi-lo na próxima vez na hora de acordar, dando-lhe mais tempo para subir. Ou a coisa mais fácil de fazer é pedir para que passe a expansão/compressão para outro servidor na cadeia viral, deixando alguém que precise, usá-lo;

5. Sente-se (afaste-se) e veja o que acontece!

Pegando uma petição de ajuda de um servidor Fotamecus distante:
1. Acalme sua mente por um momento;

2. Envie uma chamada com sua mente, pedindo para Fotamecus vir e te ajudar, dizendo a ele brevemente se o que você precisa de tempo expandido ou comprimido;

3. Continue fazendo o que estava fazendo, e veja se funciona.

Notas
• Quando se usa Fotamecus, é mais fácil simplesmente mandar energia durante o intento de comprimir ou expandir o tempo. Fotamecus é bastante inteligente e cuida do resto.
• Depois de carregar, não se preocupe com ele. Fotamecus parece trabalhar melhor se você se esquece que ele está trabalhando por aí. A maioria dos efeitos são notados mais tarde: “Ei, faz só quinze minutos e meu CD já tocou duas vezes…”
• Existem algumas pessoas que, depois de trabalharem com Fotamecus, obtiveram algum sucesso com visualizações envolvendo puxar o tempo controlando o seu fluxo através de si mesmas e melhor que ele. Mas Fotamecus parece ficar irritado se você começa a fazer seu trabalho melhor do que ele, então não espere que o servidor trabalhe bem novamente se você começar a controlar o tempo por si mesmo. Não que você vá precisar dele nesse ponto.
• Talvez a melhor imagem para representar Fotamecus seja um relógio sendo esmagado por uma marreta. Relógios trabalham com o premissa de que o tempo é estável e mensurável. Fotamecus trabalha com a premisssa de que o tempo é instável e maleável.
• O servidor é bastante trabalhador, serviçal, e de uma personalidade dócil. Sua personalidade dócil e compreensiva é provavelmente devida em grande parte aos seus pais: sete amigos caoístas da faculdade enfiados numa van para uma longa viagem durante o dia de Ação de Graças, da Bay Area até o Death Valley em 1996. Olhando para quem ele viria a ser quando estava “crescendo” (desenvolvendo as partes anteriores de sua personalidade que estavam ainda não formadas e deixadas para espontaneidade), é difícil imaginar que ele poderia vir com algo além de “fácinho”.
• Por favor, me mande e-mail com quaisquer questões, comentários e histórias interessantes [N.T. o email do criador do artigo é fenwick@chaosmatrix.com, como consta no link do qual retiramos o texto].

Esse texto está registrado sob uma licença Creative Commons 2.5, e sob os seguintes termos: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/br/

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 35

  1. Por essa eu não esperava. Post surpresa!
    Minha primeira experiência com o Fotamecus foi num dos cursos do MDD aqui em Curitiba. No meio da aula, ele desenhou o sigilo lá no cantinho da lousa (deve ter uma foto lá no facebook). E eu pensando: “mas o que é aquilo?” Mas nem perguntei na hora. Só posso dizer que foi meio esquisito. Foi muito conteúdo dado em muito pouco tempo. Parecia ter passado no mínimo o dobro do tempo. Enfim… o treco funcionou mesmo… pelo menos na minha consciência.

      1. Claro, Rafael

        Mas eu não uso o fotamecus. Só experimentei naquele dia. Mas estou a disposição.
        .

    1. Verdade Marcio, se for o mesmo curso eu também estava presente e, realmente, o curso pareceu ter levado bem mais tempo do que pareceu. A sensação que eu tive é que aquelas 8 horas foram quase 16 horas de estudo…

  2. * “fo-tuh-meh-kus” (N.T. Como o texto original é em inglês, a leitura aproximada para isso é “fo-tiuh-méh-kius”).

    não exatamente: neste caso não se trata do U de united (iu) mas sim do U de but, cup (como um ‘a’ breve) , então a pronúncia seria algo como “fo-tâ-mé-câs”

  3. Caros irmãos,
    onde posso receber mais esclarecimentos sobre a luz octarina?
    Gostei muito, MUITO do Fotamecus.
    Mas não entendi direito esta relação de expansão/compressão.
    Se eu expando o tempo, 1h leva meia e se eu comprimo, meia hora leva 1?
    Se eu quiser, por exemplo, estudar em meia hora o conteúdo que eu levaria duas horas para estudar, devo expandir ou comprimir o tempo?
    Desde já, muito obrigado pela atenção!
    Que todos tenham tempo para realizar todas suas aspirações e ainda se divertir no caminho =D

    1. Acho que é o contrário. Se você expandir 1h, ela vai correr no período de 2h. Se você comprime 2h, ela vai passar em 1h.

      Comprimir faz passar mais rápido.
      Expandir faz demorar mais.

      Comprimir é bom pra usar no trabalho.
      Expandir é bom pra usar na hora de dormir.

    2. Brother.
      Comigo funciona pensar no tempo como matéria, você comprime para caber mais em um espaço-tempo e expande para vazar deste espaço-tempo. O melhor é esclarecer “duas horas em uma” relaxa que o Fotamecus entende.

      E sobre a Magia Octarina, é um conceito dos livros do inglês Terry Pratchett, utilizado pelo baderneiro do Mago do Caos Peter Carrol para traduzir alguns principios mágicos básicos.
      Sobre a Magia do Caos, a própria linguagem do texto acima faz referência aos Erisianos na Magia do Caos.

    3. Pelo que entendi, um dado tempo pode se expandir ou comprimir sem se alterar… nossa será que acertei? Uma hora podem ser utilizadas ao máximo como se fossem 2h mas o relógio só percorreu uma hora ou o contrário, você pode comprimir o tempo de uma hora em apenas 15 minutos….. mas o relógio marcou 1h certinha….

      Acho que é algo parecido com isso acredito eu…..

      1. @ Ramon, Keller Frater FIM e Cristiano, acho que entendi: comprimo 2h em uma volta do relógio ou expando 1h em duas voltas do relógio, capice?

        gostei muito do fotamecus e estou pensando em me especializar neste sigilo.

        mas ainda tenho algumas dúvidas, então peço encarecidamente que se alguém souber possa me responder as seguintes perguntas, ou indicar fontes para que eu alcançe as respostas caso não queria se comprometer:

        1.
        existiria algum efeito colateral do uso exacerbado, a possibilidade de “viciar” no fotamecus, alguma forma de perder o controle?
        mais abrangente: existe algum perigo?
        é besta, mas tipo se usar o fotameco pra tudo passar mais rapido tipo no filme Click

        2.
        Quando quero utilizá-lo para que tenha abrangência em relação a outras pessoas que sequer sabem de sua existência, por ex., gados (vou fazer uma apresentação que tenho só 15 minutos mas o assunto é muito longo e quero falar meia hora de conteúdo em 15 minutos) como devo proceder? basta eu pedir ao fotamecus e ele se aplica a todos?

        3.
        Como funciona o aspecto viral? Se eu expandir, sou obrigado a comprimir e vice versa, ou posso fazê-lo que alguém irá utilizar o meu “saldo”?
        Por outro lado, devo utilizar saldo dos outros sempre que possível, pelo jeito, mas como saber pra “ver se tem saldo?”

        heheheh

        muito obrigado a todos pela atenção!

        1. Caio,

          1- Penso que a Magia é algo bem natural, e que exista um ajustamento sobre as coisas, assim esses “códigos” que aprendemos são úteis para sacanear a sociedade e o meio social, mas no ambiente natural do mundo, não é um código, e sim uma possibilidade. Pessoalmente não aconselho o uso por exemplo para “passar rápido todas as aulas do professor K” pois pode-se deixar de aprender com o professor K algo que as vezes só ele poderia acrescentar, mas posso entender quem se sinta tentado a usa-lo sempre no trem (eu mesmo sempre me sinto). Enfim, não Penso que haja consequências a lá Click, mas acredito que como tudo, deve se ter em mente Função, Objetivo e Motivação.

          2- Como Professor, ja usei o Fota em sala, sempre que introduzo uma nova matéria eu o uso para cobrir um maior assunto, porém eu preciso me esforçar mais para dar maior dinamismo ja que o tempo se estende, não uso relógios para o Konsensual não sabotar meu intento, se preciso use um cronômetro apenas, ou só fale. Enfim, saio consideravelmente cansado pelo esforço extra, mas como prendo a atenção dos alunos, acredito que o importante é ter o “domínio da situação” no caso de uma palestra é botar seu Vishuda para trabalhar. Funciona, mas acho bom praticar antes, neste exemplo específico que citou aconselho a pedir mais 5 ou 10 minutos para falar.

          3- o Fotamecus foi feito para se virar, não preocupe-se com “saldo inicial”, o primeiro investimento ou empréstimo neste caso vem sempre de você mesmo. A maioria das vezes eu mesmo entrego meu excesso a Cadeia Viral, ou quando não estou especialmente preocupado com o tempo, deixo que o Fota ajuste o tempo a sua maneira, o que pode te dar um tempo extra em uma fila, ou menos tempo curtindo seu happy hour. O ideal é sempre sem bem direto e claro. Para o Fotamecus e para você.

          Eu que agradeço poder colaborar contigo de alguma forma.

  4. Agora o Fotamecus ganha força!hahaha

    Apesar da pouca experiência, Fotamecus sempre me serviu muito bem.
    Ontem, resolvi usar pra algo mais complexo, junto com minha namorada. Queremos que a semana passe logo (sexta-feira seria nosso ultimo dia de trabalho antes da tão esperada férias) e que esse tempo se expanda na próxima. Por hora, ontem e hoje nos deu a sensação de passar bem rápido .
    E uma “coincidência assombrosa” rolou ontem a noite ainda, para nossa alegria. A semana encurtou, trabalharíamos até sexta, mas vamos até quinta apenas, e foi de uma forma muito pouco provável.

    Hail Fotamecus!

  5. Matéria muito interessante, jamais pensei que algo assim fosse possível.
    Como o irmão Caio, eu também não entendi bem esta relação de expandir e comrpir o tempo.

    Obrigado por compartilhar este texto, com certeza vai nos ajudar muito
    Abraços a todos

    1. Pensa em um programa de computador. Por melhor que ele seja desenvolvido, se você entrar com dados toscos, ou incorretos, o programa vai processar aqueles dados e trabalhar em cima daquilo. Vai sair um resultado escroto no final, mas a culpa não é do programa, afinal: Entra lixo, sai lixo.
      Tem que saber pedir e explicar sua necessidade pro carinha 🙂

  6. Salve Frater,

    A unica questão é o que seria mais efetivo ao uso. Se traçar o sigilo toda vez que quiser utilizar (seja fisicamente ou astralmente) OU traçar fisicamente apenas uma vez, e deixa-lo em seu altar por exemplo, e invocar o auxilio daquele especifico selo/sigilo.
    Na segunda opção, li sobre a possibilidade de dedicar alguns Mudras especificios para cada intenção, que seriam “explicados/determinados” durante o traço e sagração inicial de seu sigilo.
    Em uma comparação tosca, seria como um controle remoto.
    Atraves da mentalização especifica e realização do Mudra referente, determinada ação, expansiva ou compressiva e/ou “resetadora” ocorreria.

    Sera que funcionaria melhor desta forma, do que traçar um novo selo toda vez?

    1. Kra, pq vc não testa e vem relatar os resultados aqui?

      Ponha em prática cada opção, anote meticulosamente os resultados, compare esses resultados e então venha apresentá-los aqui…

      rs

  7. Não vou ser hipócrita e dizer “dessa água não beberei” porque já usei o sigilo. E deu certo logo na primeira vez, é interessantíssimo. Fiz o ritual para algo simples, assim que terminei de ler, para testar mesmo. Eu teria que acordar cedo no dia seguinte para uma aula e queria poder ficar mais tempo acordada conversando com meus amigos. No mesmo dia recebi um email da professora cancelando a aula. Como o texto diz, Fotamecus quer algo em troca. E embora não tenha sido relacionado ao tempo, que eu me lembre, a minha professora tinha tido um problema sério em casa. Coincidência? Sei lá … rsss

    Mas fico abismada o quanto as pessoas hoje em dia não sentem mais necessidade de vivenciar o tempo e aprender com ele, mas vivem alucinadas em querer controlá-lo pelo prazer efêmero. Não digo que o prazer efêmero é errado (ou pecaminoso, que seja), não há nada melhor que a sensação de euforia. Mas vejo o tempo como um grande sábio (12ª Arcano do Tarot – O Eremita). E me preocupa a ideia pregada de que o tempo natural é estável, quando eu o vejo totalmente maleável, porém de acordo com o que você faz com a sua própria vida.

    Tenho aprendido muito com Cronos e, pelo menos pra mim é claro, vejo que Fotamecus veio junto com o Louco: ansioso demais.

  8. Conheci o Fotamecus no site “Divagações” do nosso amigo elemental da terra Duende. hehehehe posso dizer que sou um adepto do Fotamecus, Mas sim, há consequências. Uma delas é o vicio, quando você se dá por si está acelerando o tempo todo dia de trabalho. Como disse a Mariana, às vezes, é melhor deixar o Tempo correr naturalmente.

    1. Pois é.
      Eu esperava um resultado de um processo importante e nada dele andar. Peguei o texto para reler e lembrar do sigilo, mas aí parei e pensei: a culpa por estar esperando tanto um resultado foi minha; eu que fiz essa história andar mais devagar. Decidi aprender na pele com as consequências dos meus atos (não foi nada divertido ou fácil).
      E o vício realmente é perigoso … pode-se perder oportunidades preciosas.
      Lembrei daquele filme de comédia “Click”, onde o protagonista compra um controle remoto que controla o tempo. Fica tão viciado que começa a perder as coisas mais importantes da vida.

  9. Saudações a todos. Li todas as respostas, e penso numa possibilidade que esteja ocorrendo no uso desse sigilo,e embora ainda não tenha experimentado (mas com certeza irei experimentar) , seria de certa forma sermos usados pelos autores do sigilo,que criaram um servidor que se tornou uma egrégora, e nesse caso a intenção inicial seria essa, de expandir o poder , através do uso por pessoas “desavisadas”. Não estou criticando ou condenando essa forma das coisas serem realizadas, que em princípio é só uma teoria, mas se assim fosse, me sentiria usado. Só uma reflexão….Um abraço e muita energia.

    1. Isso ocorre com qualquer coisa na vida.
      Se você abrir uma padariapor exemplo, vai faze-lo em busca de um aumento no seu poder aquisitivo, usando para isso o dinheiro de outras pessoas.
      Troca supostamente justa…rs

  10. é possivel ter tido alguma experiencia com fotamecus sem nem ao menos saber de sua existencia, ou mesmo da existencia de sigilos em geral?

    Muitas vezes ao pegar o onibus da faculdade, me atrasava mas quando chegava no ponto, ele estava chegando bem na hora, ele sempre é bem pontual, mas ja aconteceu de me adiantar/atrasar de 5 a10 minutos e ele estava sempre estacionando no exato momento em que chego no ponto.

  11. Ele apenas comprime ? Ou pode expandir o tempo também ? Por exemplo, queria usá-lo para conseguir mais horas de sono ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas