Força, Sabedoria e Beleza

Texto do irmão Carlos Raposo

Interpretações Filosóficas e Esotéricas dos Três Pilares (extrato)

Oswald Wirth, um dos maiores simbolistas franceses modernos, escreveu em sua obra “O Ideal Iniciático” que a edificação espiritual da Maçonaria repousa sobre as três Colunas simbólicas denominadas: Sabedoria, Força e Beleza.

A Sabedoria, diz ele, é a mãe das ideias geradoras das formas. É a inteligência que concebe o projeto da edificação, ordena o caos dos projetos confusos, representando-se com clareza a obra conforme ela deve ser realizada. Cria no espírito e determina as formas materiais destinadas à realização objetiva e, finalmente, traça o plano que será executado.


A Força é a fiel servidora da ideia que manda e dirige. Terminado o modelo invisível, a Força executa as concepções elaboradas dominando as energias rebeldes. Mas, para que a construção possa ser terminada satisfatoriamente, é indispensável que a Força obedeça docilmente às instruções da Sabedoria para que o trabalho resulte coordenado, sólido e prático.

A Beleza encarrega-se de tornar agradável, adornar e rematar o trabalho executado. É ela a Idealidade, a fada que embeleza a vida e a faz amar, apesar de suas misérias e de sua crueldade.
(ASLAN, Nicola. “Estudos Maçônicos Sobre Simbolismo”, Editora Aurora, Rio de Janeiro: 1980; pp 144-145)

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 4

  1. Meio fora de tópico, mas vi um assunto na net, alguém sabe se é sério mesmo essa coisa de zumbido no ouvido e glândula pineal, ou é só história pra boi dormir?

  2. Oswald Wirth escreveu muito sobre a maçonaria, realmente foi uma referencia e cada vez mais estou buscando informações e livros dele. Obrigado por compartilhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas