Feliz Saint Patricks Day

O Dia de São Patrício (Saint Patrick’s Day, em inglês, e Lá ’le Pádraig u Lá Fhéile Pádraig, em irlandês), é a festa anual para celebrar o santo, que foi um missionário cristão considerado o fundador da Igreja Católica na Irlanda. É normalmente comemorado no dia 17 de março, feriado naquele país. Nesse dia há desfiles pelas ruas das grandes cidades irlandesas. As pessoas vestem-se de verde e pintam os tradicionais trevos de três folhas na face. O verde é associado ao dia de St. Patrick porque é a cor da Primavera, da Irlanda (considerada a Ilha Verde) e do trevo.
O trevo era utilizado pelo santo para explicar como a Santíssima Trindade representava o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Com o passar do tempo, as conotações religiosas da comemoração do Dia de São Patrício foram ficando cada vez mais distantes, e a data passou a ser uma celebração da amizade e da cultura irlandesa.

Nascido na costa oeste da Grã-Bretanha, a pequena localidade galesa de Banwen é frequentemente referida como seu lugar de nascimento, embora haja muitas hipóteses sobre este fato. Quando tinha dezesseis anos foi capturado e vendido como escravo para a Irlanda, de onde escapou e retornou à casa de sua família seis anos mais tarde. Iniciou então sua vida religiosa e retornou para a ilha de onde tinha fugido para pregar o Evangelho. Converteu centenas de pessoas, muitas delas se tornaram monges. Para explicar como a Santíssima Trindade era três e um ao mesmo tempo utilizava o trevo de três folhas e por isso o mesmo tem papel importante na cultura Irlandesa. Foi incentivador do sacramento da confissão particular, tal como conhecemos hoje, visto que antes o mesmo era realizado de forma comunitária. Um século mais tarde essa prática se propagou para o restante da Europa.
A crença popular atribui a São Patrício o desaparecimento das cobras da ilha onde fica a Irlanda sendo a razão de em algumas gravuras do santo ele aparecer esmagando esses animais com seu cajado. Mas a Irlanda nunca teve cobras… as cobras a quem as gravuras se referem eram os Druidas.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 17

  1. data passou a ser uma celebração da amizade e da cultura irlandesa.
    “o beudo que habita em mim saúda o beudo que habita em você”

  2. Legal a história, uma pena que ele como São Tiago sejam lembrados por terem expulsado/matado outros povos não cristãos, mas ainda sim é uma história de superação a dele, de escravo a evangelizador.

    1. Nessa questão que você considerou, é engraçado que a gente nota a relação entre opressores e oprimidos.

      Saindo um pouco do contexto da história de São Patrício, mas aproveitando o gancho pra uma reflexão, cabem algumas colocações, afinal a gente mesmo repete isso no nosso dia a dia, desempenhando os dois papéis.

      Daí vale pensar:

      – Em quem ou Aonde está o problema?
      – Está no (papel desempenhado de) opressor ou no (papel desempenhado de) oprimido?
      – E o oprimido não tem nenhuma parcela de culpa por se deixar vibrar nessas condições?
      – E como é a relação interna do opressor consigo mesmo?
      – Nessa questão, qual dos dois é o mais desprotegido?

      Acho que vale repensar um pouco nessas coisas, porque a gente acaba pegando pra si problemas que os outros projetam em nós e isso acontece desde a infância. Ontem eu conversei com uma psicóloga que é amiga minha e ela disse que 99% das crianças “problemáticas” não têm problema nenhum. Elas são super sadias e simplesmente assumiram os papéis que os pais e o contexto familiar deram para elas, porque a família em si precisa personificar esse arquétipo para ficarem bem. Afinal, se o problema é o “Joãozinho” ou a “Maria”, ninguém alí precisa olhar para si. E a gente realmente traz isso para outras relações, seja esperando reconhecimento, aprovação das pessoas, sendo a ovelha negra, enfim…

      Mas a exemplo de São Patrício, também dá para repensar e analisar como seria possível transgredir isso – “de escravo a evangelizador”.

  3. Hoje também é dia do Jejum de Ester, que prepara para o Purim.
    Aliás, Purim neste ano coincide com o início da primavera.

  4. E ele contribuiu para acabar com boa parte da cultura celta…
    mas mesmo assim, hoje é dia de comemorar!

    Slainté!

  5. Essa imagem lembra muito o padroeiro da igreja católica de minha cidade, que por sinal também tem origem Irlandesa; São Donato.

  6. Putz… achava São Patrick um cara tão simpático antes de saber dessa perseguição às “serpentes da sabedoria”… engraçado que hoje mesmo, conversando com um de meus melhores amigos e católico praticante, eu pgtei, de brincadeira, se ele não foi algum druida importante que a ICAR maquiou e transformou em santo…

    mas eu sabia que ia ter druida na história!

  7. Quando eu penso que poderíamos ser muito mais livres, sábios e felizes sem a hostilidade e ódio de determinadas religiões, sinto um desespero!!!
    Conhecimentos de milhares de anos foram destruídos por conta de uns poucos que se consideraram melhores, engoliram um monte de mentiras e as reproduziram.
    Nisso não enquadro nenhuma religião específica. praticamente todas agem como se sua verdade fosse absoluta e merecesse mais destaque.
    Será que, juntos, podemos mudar, pelo menos, as nossas próprias vidas???
    Espero que sim, por isso estou aqui…

  8. Acho que vale repensar um pouco nessas coisas, porque a gente acaba pegando pra si problemas que os outros projetam em nós e isso acontece desde a infância. Ontem eu conversei com uma psicóloga que é amiga minha e ela disse que 99% das crianças “problemáticas” não têm problema nenhum. Elas são super sadias e simplesmente assumiram os papéis que os pais e o contexto familiar deram para elas, porque a família em si precisa personificar esse arquétipo para ficarem bem. Afinal, se o problema é o “Joãozinho” ou a “Maria”, ninguém alí precisa olhar para si. E a gente realmente traz isso para outras relações, seja esperando reconhecimento, aprovação das pessoas,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas