São Patrício (386 — 17 de Março de 493) foi um missionário cristão e santo padroeiro da Irlanda, juntamente com Santa Brígida de Kildare e São Columba.
Nascido na costa oeste da Grã-Bretanha, a pequena localidade galesa de Banwen é frequentemente referida como seu lugar de nascimento, embora haja muitas hipóteses sobre este facto. Quando tinha dezesseis anos foi capturado e vendido como escravo para a Irlanda, de onde escapou e retornou à casa de sua família seis anos mais tarde. Iniciou então sua vida religiosa e retornou para a ilha de onde tinha fugido para pregar o Evangelho. Converteu centenas de pessoas, muitas delas se tornaram monges. Para explicar como a Santíssima Trindade era três e um ao mesmo tempo utilizava o trevo de três folhas e por isso o mesmo tem papel importante na cultura Irlandesa. Foi incentivador do sacramento da confissão particular, tal como conhecemos hoje, visto que antes o mesmo era realizado de forma comunitária. Um século mais tarde essa prática se propagou para o restante da Europa.
Muito reverenciado nos Estados Unidos devido ao grande número de imigrantes irlandeses. Em Manhattan, Nova Iorque, há uma catedral com o seu nome, sede da arquidiocese da metrópole. No dia 17 de março há diversas comemorações na Irlanda e nos Estados Unidos, conhecidas como paradas de São Patrício, onde ocorrem festejos e desfiles em memória do santo, sendo essa a principal forma de afirmação do orgulho dos imigrantes e descendentes de irlandeses na América.
Respostas de 6
Ele também é considerado o responsável por levar a produção de licores para a Irlanda e Escócia , no caso o precursor do whisky….muitos comemoram isso pelo valor social da bebida porém naquela época a bebida era considerada uma grande descoberta medicinal , ajudando os enfermos a lidar com a dor de doenças e tratamentos ” cirúrgicos” e também como restaurador em geral , tais licores eram tb chamados ” aqua vitae”.Tinham grande valor religioso.
Vale lembrar que o whisky foi inventado na Irlanda e na Escócia foi aprimorado!!
Abçs!!
E bora tormar cerveja para comemorar! =)
Que ironia hein… enquanto isso…
Chefe da Igreja da Irlanda pede perdão por ocultar casos de abuso sexual no clero
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1533090-5602,00.html
Não compreendi o contexto xD
Isto está aqui porque razão? Não se encaixa lá muito com os temas que costumam ser abordados aqui.
Marcelo,
não entendi essa. Qual a correlação?
abraços
salve salve
para entender melhor o porque do dia de são patrício… tenta ir num pub em são paulo e dá uma olhada no quanto de $ da noite…
é o mesmo mecanismo das maiorias das outras datas comemorativas que temos hoje… girar o capital!
e não é que eu não participe… as datas onde o alcóol tá no meio são as minhas preferidas!
=D
mas é que a motivação não está alinhada com a criação!
estamos trabalhando/meditando/esperando para melhorar isso!