Feliz dia de Hel

Hoje, 10 de Julho, é o Dia da deusa nórdica Hella ou Hel, a senhora de Niflhein, o mundo subterrâneo formado por gelo e fogo vulcânico.
Hel, cujo nome originou a palavra inglesa inferno, tinha uma aparência aterrorizante, com metade de seu corpo em decomposição, toda corroída por doenças. Para seu reino de nove círculos iam todos os mortos, com a exceção daqueles que morriam em combates e que eram levados pelas Valquírias para Valhalla, o castelo do deus Odin. Niflheim tinha um local de repouso para os “bons”, enquanto outra parte servia para a purificação ou expiação daqueles que tinham vivido de forma errada ou vil. As tribos germânicas chamavam Hel ou Holda ou Bertha e acreditavam que ela acompanhava Odin na “Caça Selvagem” para recolher as almas errantes e levá-las para recuperação em seus reinos, à espera de uma nova encarnação.
Celebração da deusa da morte Skadi, a padroeira da Escandinávia, que reinava sobre o gelo e a neve do extremo norte da Europa. Ao contrário de Hel, Skadi era bonita e inspirava os poetas e os xamãs com suas criações e previsões oraculares.
Na antiga Rússia, comemorava-se Snegurotchka, a deusa da neve, transformada, posteriormente, na Donzela da Neve, personagem de um conto similar à Branca de Neve alemã.

Vi no Teia de Thea.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 11

    1. Falando nisso, Marcelo. Como você consegue essas correspondências? Você conversa com as entidades incorporadas em médiuns magistas mais experientes?

  1. Engraçado que outro dia eu estava lendo sobre “La Santa Muerte”, a Deusa azteca que é cultuada no México sobre uma roupagem de santa católica ( pra desespero da ICAR ), e me perguntava se não seria um culto à Pomba-Gira, (até ponto riscado La Santa Muerte tem).

    Parece que Exus e Pombas-gira estão por ai há muito mais tempo do que se pode imaginar.

  2. DD, eu sei que já devem ter te pedido isso várias vezes mas será que você poderia fazer um post sobre o livro do Apocalipse de João? É quase impossível entender alguma coisa mas deve ter muito conhecimento esotérico.

  3. Boa tarde, o texto acabou me chamando atenção e se me permite eu gostaria de fazer alguns adendos:

    Primeiramente que Hel é senhora de Helheimr, Nifelheimr é o reino do gelo primodial e das brumas, que de certa forma fica separado, o mundo subterrâneo de fogo vulcanico e do fogo primordial seria Muspellheimr.

    Aqueles que não iam para Valhalla, eram guiados ao Folkvangr, porem é dito que há uma segunda forma de se chegar a Valhalla, que é atravessando a força assim como Thor o faz (tido como o deus de menor refinamento espiritual devido a sua absurda força), os que falham no segundo metodo são guiados a Helheim e Hela os recebe como mãe e não como carrasca.

    Skadi era a deusa do inverno e mais notavelmente da caça com arcos, não tinha relação com a morte, apesar de que o gelo é associado a tal.

    Sim, eu sei que a fonte primária é o livro da Mirella Faur, e infelizmente é o tipo de livro que não tem muito embassamento pra falar de paganismo nordico. A coisa mais comum em meios de neo paganismo é esta “mistureba” de informaçãoes.

  4. Então apartir de agora o DIGMASTIC faz sua despedida, doente sem saber quantos dias viverá, viveu sua vida e aprendeu que aprenderá mais e para sempre amará tudo que soma e multiplica a vida eterna, amém!!!

  5. MDD.. qual a fonte ? estamos debatendo aqui em um Grupo Astru e o pessoal na verdade diz que a informação de que o Dia de Hel é 10/07 é incoreto, e é encontrado em dois livros bem criticados.. ( Livro magico da lua de D.J Conway. pag.167. ) e um outro da Mirella.. pra complementar oq o pessoal ta debatendo lá :

    1° Nunca ouvi falar sobre 10 de julho de dia de Hell, se fosse um festival ritual pagão etc… provavelmente teria a alcunha de blót e provavelmente seria uma data ligada a um época do ano, provavelmente inverno (se tivesse existido um culto fixo a Hel).

    2° Hel é senhora de Helheim; que é englobado por Niflheim reino do frio e das brumas, nevoas eternas etc… nada de fogo vulcânico … ai já é uma descrição de Muspelheim.

    3° Para seu reino de nove círculos iam todos os mortos
    Nunca ouvi falar de nove círculos de Hel, mas flexionando o raciocínio parece que autor tentou inserir a ideia dos 9 círculos do inferno na parada.

    4° O a ideia que o autor coloca de purgatório (“outra parte servia para a purificação ou expiação daqueles que tinham vivido de forma errada ou vil” & “levá-las para recuperação em seus reinos”) não é de origem nórdica ou pagã.

    5° “Celebração da deusa da morte Skadi, a padroeira da Escandinávia” ….. U.U Why????????

  6. Já sei dois. Caveira = Samedhi e Rosa Caveira = Hella. Você não pensa em fazer um diagrama ou uma tabela de correspondências das entidades umbandistas não? Seria muito útil pra estudos. Pelo menos pra mim. 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas