Feliz Ano Novo !!!

O estudo da Mecânica Celeste, como se sabe, abrange a parte da astronomia que se ocupa da observação e determinação do movimento dos astros. E foi o físico e matemático inglês Isaac Newton [1642 – 1727] que, ao enunciar a lei da gravitação universal, contribuiu para se ampliar o interesse pelo estudo dos fenômenos do céu.
O nosso planeta, ou a Nave Terra, além da rotação, isto é, girar em torno de si mesmo, gira em torno da estrela Sol descrevendo uma eclíptica, ou órbita, que se conhece pelo nome de translação. O primeiro movimento determina o tempo e o ritmo dos dias, e o segundo, a ocorrência, entre muitas outras configurações, dos anos, equinócios e solstícios.

Hoje, o Sol estará ingressando em Áries. Esse instante, no hemisfério norte, marca o início da primavera; e no hemisfério sul o do outono. É uma das data em que o Sol, cortando o equador celeste, determina uma igualdade de duração de tempo para o dia e a noite.

As lendas e tradições dos povos do chamado período helenístico [influência da cultura grega], estão muito associadas à atividade humana, especialmente a agrícola. Procurando manter-se sempre em harmonia com as leis da Natureza e do Cosmos, nossos antepassados, frente a tais fenômenos, celebravam festas e ritos apropriados à ocasião, e adotaram, ao norte do equador, o equinócio da primavera como data para o início do Ano Novo Solar. Aliás, a constelação de Áries, primeira do Zodíaco e facilmente localizável no céu, já era conhecida pelos babilônios. Cerca de 2.500 anos a.C., diante da freqüência de tais fenômenos, eles fixaram o início do ano, justamente, nessa época.

O calendário romano, antes da reforma determinada por Júlio César [101 – 44 a.C], tinha início no mês de março. Este calendário, ou Juliano, em data bem posterior [1582] foi revisto e atualizado pelo gregoriano, que é usado até hoje em quase todos os países do mundo.

No entanto, um grande número de sociedades esotéricas, entre elas incluindo-se a Fraternitas Rosicruciana Antiqua, fundada por Huiracocha, mantêm a multimilenar tradição de comemorar o Ano Novo no mês de março, ocasião em que tomam deliberações para o período seguinte, elegem e consagram novos dirigentes que, em singular cerimônia, assumem o compromisso de manter os elevados ideais da Ordem, bem como o de servir altruisticamente à humanidade.

Na primavera, o movimento aparente do Sol é indicado como um novo nascimento. Nesse período parece que a vida se renova na Terra, pois recebe novas e mais poderosas energias transmitidas pelos raios solares e os benefícios adicionais gerados pela posição harmônica dos planetas que compõem o sistema heliocêntrico.

“Ostara”, entre os antigos povos escandinavos, era a deusa da primavera. Considerada como símbolo da ressurreição de toda a Natureza, era ardorosamente cultuada no início da estação das flores. Em homenagem à deusa, adotaram o costume de promover a troca de ovos coloridos, chamados de “ovos de Ostara”, como emblema de renovação da vida. Essa pratica, mais tarde, foi adotada nas comemorações da Páscoa cristã, com o mesmo significado.

O cristianismo, ao celebrar a Páscoa dias após o equinócio da primavera, tem por objetivo a identificação do ressurgimento do vigor da Natureza com a Ressurreição de Jesus, o Salvador, enquanto a comunidade judaica, nessa mesma época, comemora a festa da colheita da cevada e a festa da liberdade, em memória da redenção dos escravos israelitas do jugo egípcio.

Para os hebreus, o regozijo do equinócio, ou da Páscoa, tem um nítido significado de memorial, pois deve marcar o início de uma nova era, ou o tempo da libertação, com o inicio de uma nova vida, conforme relato no segundo Livro do Antigo Testamento [Êxodo 12:1-14].

Da mesma forma que esses fatos históricos, ainda hoje celebrados de modo alvissareiro, e por certo muito significativos para o mundo ocidental, as ordens esotéricas, especialmente a Maçonaria e a Rosacruz, em consonância com os mitos e lendas religiosas, cultuam a morte e a ressurreição dos Heróis Solares e festejam, solenemente, a chegada do Equinócio Vernal em data mais ou menos coincidente com a simbólica morte de Cristo, o Sol Invictus.

Os episódios lembrados durante o transcurso do Ano Novo Rosacruz, ao serem examinados sob o ponto de vista do equilíbrio e da harmonia cósmica, da união consciente do homem com a natureza, deverão contribuir para que o Adepto possa, convicto dos postulados do Código de Vida que abraçou, meditar e compreender, com extrema alegria, que a saúde física do corpo, sempre revitalizada, é de fundamental importância para a transmutação de idéias velhas em novos e mais proveitosos conceitos sobre o significado de sua vida.

Frater Dionísio Reis, FRA, AMORC

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 25

  1. Feliz Ano Novo a todos!!!

    Só lembrando: “A Páscoa é um feriado móvel que serve de referência para outras datas. É calculado como sendo o primeiro domingo após a lua cheia seguinte à entrada do equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 22 de março e 25 de abril.” (Wikipédia)

    Engraçado perguntar aos cristãos ferrenhos o porque a data do nascimento de Jesus é certa (25 DEZ) e a data da morte e ressurreição é cada ano uma! Sem saber que estão comemorando festas com base em acontecimentos astrológicos ficam perdidinhos.

    Quem ainda não viu, procura nos Tags daqui o ZeitGeist que explica essa relação entre as essas festas cristãs e os eventos astrológicos.

    Abraços !

  2. “O calendário romano, antes da reforma determinada por Júlio César [101 – 44 a.C], tinha início no mês de março. Este calendário, ou Juliano, em data bem posterior [1582] foi revisto e atualizado pelo gregoriano, que é usado até hoje em quase todos os países do mundo.”

    Olá, feliz ano novo…

    Qual a importancia de se mudar o calendário, pq faze-lo?

    Abraços e muita paz.

    -IN OMNIA PARATUS-

  3. Ótimo texto,

    Essa rosacruz da imagem não é como a trdicional da amorc, o modo como a raiz da rosa sobe pela cruz tem haver com o desenvolvimento dos chakras? ou é viagem minha ?

    Parabéns pela iniciativa dos mapas e sigilos.

  4. Marcelo, sem ter relação direta com esse assunto, eu queria pedir para você postar sobre o Sefirat Ha Omer e sobre o que deve ser feito em cada dia.

    Também li muito sobre o fim do calendario maia, em 21-12-2012, que será um dia que ocorrerá uma precessão. Tirando a história sensacionalista de fim do mundo é algo muito interessante, então eu queria saber se esse fim do calendário é porque o Sol estará em uma posição “aparentemente diferente” ou se essa data representará algo maior acompanhando a mudança do eixo da terra. Eu gostaria muito de ter mais informações sobre a precessão.

  5. Acompanho sua trajetória no sedentário, desde o primeiro post! sempre aguardando o post seguinte, é interessante se sentir intimo de alguém que nem sabe da minha existência, não estou divulgando meu nome, porque sou uma pessoa pública, e esse é o meu primeiro comentário (já escrevi milhares, mais sempre apaguei no final, e nesse exato momento ainda não se vou conseguir clicar em “enviar”).
    Bom, meu pai foi iniciado na Maçonaria bem antes de eu nascer, na mesma época em que minha mãe foi na Rosa Cruz, mais nunca entraram em detalhes comigo e nem responderam minhas indagações, com o passar do tempo fui me acostumando, e passando a ler seus arquivos confidenciais, paguei alguns cruzeiros para um homem me ensinar a abrir cadeados para ter acesso aos livros dos meus pais, quando tinha seis anos de idade (1993). Desde então, não me sinto psicologicamente confortável para debater com os dois. Acontece que os dois deixaram as Ordens (entraram na igreja evangélica, e por estarmos tratando de uma cidade pequena, passam a receber criticas que você já deve imaginar de vários leigos! Cada uma viu!? mais ainda hoje recebemos varias cartas, convites e visitas de vários maçons, e dizem sempre que aguardam seu retorno, que seu nome não sairá do quadro, que o venerável continua pagando sua parte… e outras coisas mais… rsrs)
    Por favor, me responda se puder…
    1- Lilith foi a primeira mulher de Adão?

    @MDD – de acordo com algumas vertentes judaicas, sim. Mas dependendo do que você quer saber, ela é uma alegoria para o Qlipoth reverso de Malkuth.

    2- O verdadeiro paradeiro de Caim e suas crianças

    @MDD – o reino das alegorias, pois estas crianças que você quer saber já reencarnaram várias e várias vezes…

    Você já deve imaginar onde quero chegar, é realmente, ainda tenho esperanças e estou disposto a tudo!

    Perdoe-me por usar um e-mail falso
    No próximo comentário colocarei o verdadeiro e citarei este para que saibas que sou eu!

    @MDD – Não precisa… se preferir, escreve direto para o meu email marcelo@daemon.com.br

    Desde já agradeço pela atenção!
    E, como diriam os antigos egípcios, vida longa e saudável!

  6. O calendário foi revisto por Julio Cesar, até onde sei, por pura questão de ego… Julio Cesar queria ter um mês em sua homenagem… O calendário até então tinha apenas 10 meses… Julio Cesar então adicionou mais um mês (Julius), que era o seu nome… mais tarde um outro imperador chamago Augustus também queria um mês com seu nome no calendário… mas como Julius tinha 31 dias, Augustus não aceitou ter 30 dias em seu mês. Por isso, quando contamos o numero de dias nos ossos das mãos, em Julho e Agosto contamos 31 para cada um… Posso ter falado besteira, mas até onde sei é isso…

  7. A lebre de Eostre tem ligação com Ostara? Se sim, como se explica esse lado profético dela, se ela é a deusa da primavera (fertilidade) e símbolo da ressureição? Eu tenho a concepção que apenas com deuses voltados para isso (profecias, destino, etc) é que tinha esses rituais para prever o futuro/sorte…

    @MDD – Era possível fazer previsões examinando as entranhas de um coelho. Esta era a parte “profética” do arquétipo de Eoste.

  8. A cruz de lorraine junto á rosa…pode ser considerado um simblo da Rosa Cruz???

  9. Puts!!!!
    No dia do ano novo eu adoeço!! isso n deve ser um bom sinal (hehehehe)
    Feliz ano novo galera!

  10. DK, o fato da precessão ser natural eu compreendi, também a situação de que essa mudança trará efeitos climáticos, eletromagnéticos etc. O que eu queria entender é se ela traz grandes mudanças à astrologia e ciências afins. Gosto de saber todas as visões diferentes para um mesmo fato.
    Obrigado pelo vídeo.

  11. Por isso que eu não consigo começar o ano antes de março esmo odiando carnaval, por mais que queira nunca da nada certo.

  12. Tio como e que se consegue fazer previsões através das entranhas de um animal ou da borra do café? como se da isso?
    abraço!

    @MDD – Do mesmo jeito que as bolas de cristal. Através da intuição. É um sistema totalmente diferente dos oráculos racionais, como o tarot ou as runas. Ou você nasce sabendo ou não… não tem como “aprender” a ler essas coisas…

  13. MDD, o você acha sobre a “escravidão” (ou “servidão”) dos judeus para com os egípcios. Um povo tão avançado como estes teriam “escravos”? (ou teriam servos?)

  14. Marcelo e todos pensadores do grupo!

    Eu reservo momentos do tipo a vigésima sexta hora do dia para entrar neste espaço e aprender cada dia mais neste verdadeiro Fórum.
    Abraços

  15. O texto é muito bom, mas é melhor se informar melhor à respeito do nome verdadeiro da Fraternidade , bem como de seu fundador . Ah! a verdadeira Ordem rosacruz não cultua a morte , apenas entende a finalidade. E acorrelação com a Maçonaria também gera dúvidas: à menos que vc esteja se referindo à uma “outra Ordem Rosacruz”, existem várias que “usam” esse nome , mas apenas uma é Tradicional. Um Abraço!

    @MDD – Estou muito bem informado, recomendo que você pesquise mais sobre as seis linhas RC que existem no Brasil. A “verdadeira” Ordem rosacruz é invisível; o que existem por ai são facetas públicas ou discretas da senda. E justamente a “tradicional” é a mais fraquinha e menos fiel aos preceitos RC de todas.

  16. @MDD – Estou muito bem informado, recomendo que você pesquise mais sobre as seis linhas RC que existem no Brasil. A “verdadeira” Ordem rosacruz é invisível; o que existem por ai são facetas públicas ou discretas da senda. E justamente a “tradicional” é a mais fraquinha e menos fiel aos preceitos RC de todas.

    “tradicional” = AMORC???

  17. Muita paz pra você meu caro amigo Del Debbio!!! Gostaria de saber se a Amorc tem reuniões públicas para pessoas com problemas sérios de saúde e espirituais, auxiliando-as, ajudando-as, e se existe alguma possibilidade de cura para estes sérios problemas? Pois estou muito necessiitado, já fui em vários lugares, inclusive igrejas evangélicas, sem resultados, preciso de ajuda. Meu nome é Rogério, moro no município de Belford Roxo RJ. Um abraço e fique na paz!!!

    @MDD – eu acho que não, mas eles possuem um grupo de auxilio espiritual, que pode ser acessado pelo site da AMORC.

  18. Sophie, algo “tradicional” geralmente é o mais antigo, então acho que no caso das Ordens Rosacruzes discretas seria a Fraternidade Rosa Cruz de Max Heindel.
    Fr Marcelo por favor me corrija se estiver errado.

  19. Por “invisivel”, voce se refere aos mestres invisíveis?

    Esta, espero não chegar tão cedo – rs

  20. @MDD – Estou muito bem informado, recomendo que você pesquise mais sobre as seis linhas RC que existem no Brasil. A “verdadeira” Ordem rosacruz é invisível; o que existem por ai são facetas públicas ou discretas da senda. E justamente a “tradicional” é a mais fraquinha e menos fiel aos preceitos RC de todas.

    MDD, Desculpe o pouco conhecimento, mas estou lendo.. lendo…
    Nao quero criar polemica, se for o caso me responda por e-mail, qual é a “verdadeira” e “tradicional” ?

    @MDD – Todas e nenhuma. Não existe uma linha contínua desde o século XVI pois volta e meia todos os grupos tinham de se separar e começar tudo de novo em outras cidades, com outros nomes. Os princípios rosacrucianos são os mesmos em todas, o que varia são os rituais e o método de estudo. Conheço todas as seis linhas e todas elas são sérias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas