Saiba mais sobre os Guardiões na Umbanda e no Espiritismo ouvindo o primeiro podcast do Conversa Entre Adeptus.
Saudações Caros Irmãos de Fé!
Inicio pedindo licença a todos os irmãos que me acompanham e orientam pela esquerda para falar em vossos nomes, saudando suas forças e solicitando que iluminem minhas ideias!
Exu ainda é um grande tabu da religião de Umbanda. Historicamente foram discriminados e mal compreendidos por membros de outras religiões e até mesmos por praticantes e sacerdotes de Umbanda, e vejo até hoje alguns desses preconceitos perturbarem a mente de simpatizantes e médiuns dessa linda religião, inclusive, chegando a atrapalhar na incorporação dester irmãos devido a bloqueio que criam pela ideia negativa que possuem desta Entidade.
A ideia que muitos ainda possuem é de que Exus são espíritos involuídos, de pouca luz e presos em vícios carnais, pela utilização do Fumo e do Marafo nos seus trabalhos e também pelo seu comportamento dito “debochado”, devido às estrondosas gargalhadas que costumam dar durante seus atendimentos. Todas essas características, vistas pelos ignorantes de seus fundamentos, contribuíram para o sincretismo errôneo dos Exus com o Diabo da Igreja Católica, causando medo em muitos e facilitando seu uso como bode expiatório pelos Neo Pentecostais.
Essas mesmas ideias, inclusive, levaram alguns irmãos de Umbanda, ainda não compreendendo o trabalho destes, a contribuírem com este movimento de “crucificação” dos Exus. Como foi o caso do médium Aluizio Fontenelle, que, em 1966, escreveu um livro que compara Exus com os demônios da Goécia, prestando um enorme desserviço a Umbanda e atrasando por alguns anos a compreensão destas entidades, além de dar vazão a mente humana para representa-los através daquelas imagens de corpo vermelho, com pés de bode e rabos em flecha, que até hoje são vistas em algumas terreiros ou casas do gênero…
Muito distante de todo esse folclore criado em seu entorno estão os verdadeiros Exus, Espíritos de humanos desencarnados que, após compreenderem e consertarem os erros e desvios que cometeram à Lei Maior enquanto encarnados, aceitaram assentarem-se ao lado esquerdo do Criador e trabalharem como Executores desta Lei que agora compreendem. São espíritos que trabalham, sim, NA escuridão, porém, EM PRÓL da LUZ, a serviço do Orixá Ogum, senhor da Lei e dos Caminhos, e na vibração do Orixá Exu, senhor da Vitalidade.
Quando falamos em esquerda estamos falando em polaridades. Na Direita, nosso racional e consciente, atuam os Caboclos, Pretos Velhos, Erês, Boiadeiros, Baianos…, linhas de trabalho que são habitadas por espíritos de diversas origens, responsáveis por trabalhar a polaridade positiva dos Orixás ao qual representam, irradiando suas energias. Já os Exus atuam na Esquerda, nosso emocional e inconsciente, trabalhando a polaridade negativa de todas essas linhas, e são responsáveis por absorver e esgotar a negatividade que atinge a nós encarnados, quebrando demandas e desmanchando magias negativas. Mesmo que as quebras de demanda sejam feitas por espíritos da Direita, é através dos Exus que elas são descarregadas, e são eles os responsáveis por encaminhar os espíritos sofredores que atormentam os encarnados, de acordo com a Lei Maior e com o seu merecimento, aos seus devidos locais no Astral.
Outro papel importante desses trabalhadores da fé é zelar pela segurança dos Templos durante os trabalhos (de todos os tipos, inclusive igrejas!), evitando que os mesmo sejam perturbados por espíritos de pouca luz ou até mesmo evitando que seus frequentadores levem consigo cargas negativas que podem prejudica-los. Além disso, os Guardiões da Lei Maior, como também são conhecidos, auxiliam na segurança dos Espíritos que trabalham em zonas Umbralinas. Se você já leu algum livro de André Luiz ou Emmanuel já deve ter visto eles comentarem sobre estes Guardiões, que na Umbanda recebem o nome de Exu. Simples assim.
Existem diversos argumentos utilizados por aqueles que desconhecem o trabalho dos Guardiões para inferioriza-los. Um argumento que li outro dia é de que “se os Exus fossem espíritos de luz, não se comportariam de forma grosseira e falando palavrões”. Outro argumento também muito comum é comparar os Exus de Lei (como são chamados aqueles que trabalham sobre a benção de Pai Oxalá) com aquilo que se manifesta em certas Igrejas Neo Pentecostais e que utilizam nomes simbólicos das falanges de trabalho dos Exus (Caveira, Omulú, Tranca Ruas), como se assim o fossem. Duas falácias sem tamanho que vamos desmistificar aqui.
Primeiro, eu concordo que falar palavrões talvez não seja uma “atitude de espíritos de luz” (embora isso ser fruto de nosso preconceito, mas vamos concordar…), e assim não fazem os Exus! Eu já presenciei algumas destas cenas desagradáveis e já ouvi histórias muito piores sobre comportamentos equivocados de médiuns que se dizem incorporados com seu Exu de Trabalho. O que acontece é que, na maioria das vezes, não existe Exu nenhum incorporado ali, é apenas o subconsciente do médium que acredita estar incorporado e pratica atos que julga (ou leu, ouviu falar…) serem o comportamento de um Exu. Outras vezes a entidade até está presente, mas o animismo do médium comete atos que não correspondem ao seu comportamento, atrapalhando e prejudicando o trabalho da mesma.
No segundo caso, usei o temo aquilo pois creio que existam dois tipos de manifestações nestas Igrejas: As sérias e as teatrais. Nas manifestações sérias, o que ali se auto denomina Exu, na verdade, são espíritos de pouca luz, espíritos obsessores que, por decorrência de alguma afinidade, acerto de contas ou algo do tipo, perturbam a vida daquela pessoa, que na maioria das vezes possui algum grau de mediunidade não conhecido. Estes espíritos, quando se manifestam nas sessões, apresentam-se com nomes de Exus pois creem ser estes nomes de seres das trevas, da mesma forma que acreditavam e acreditam ainda alguns. Quanto às manifestações teatrais, prefiro não comentar…
Eu poderia me estender por diversas páginas esclarecendo mitos e lendas sobre estes irmãos e sobre como seu trabalho é realizado, mas vou deixar um canal aberto para que vocês leitores coloquem aqui suas dúvidas em relação aos Exus. Se você ouviu alguma história fantástica ou tem alguma dúvida sobre eles, por favor, comente aqui e eu responderei com maior prazer, dentro daquilo que eu conheço e do resultado dos meus estudos, pesquisas e diálogos com estes Executores da Lei Maior.
Para complementar, eu recomendo a todos que tenham interesse neste Mistério de Deus que leiam o livro O Guardião da Meia Noite, obra psicografada por Pai Rubens Saraceni que auxilia na compreensão do trabalhos dos Exus.
Laroyê Exu! Salve os Exus, Executores da Lei Maior e Trabalhadores Fieis de Deus.
Exu é Mojubá!
Respostas de 48
Profundo respeito aos Cumpadres e Cumadres da Umbanda. Em verdade, são os policiais do carma. Agora queria fazer um pequeno adendo aos comentarios, verdadeiros sobre os Irmãos e irmãs da Rua, é que ainda existe um detalhe de que Eguns(Quiumbas) se disfarçam de Exu, iludindo muitos mediuns desavisados.
tem um livro do Robson Pinheiro que se chama: Legião… fala muito sobre esses guardiões… muito bom!
Eu já li o livro, agora tô lendo Tambores de Angola do Robson Pinheiro. Realmente se esclarece muita coisa no Guardião da Meia Noite. Eu mesmo há alguns anos atrás ficava com o pé atrás com a Umbanda somente por causa dos Exus. Mudou por causa do Tranca Rua de um amigo meu. Fico extremamente feliz, mesmo não sendo umbandista, de frequentar terreiros quando posso. Salve meu Pai Oxossi! Salve as Sete Linhas da Umbanda!
Laroyê Exú!
Salve povo de rua! Salve Maria Padilha!
muito bom o texto. parabéns 🙂
Que maravilha, bem esclarecedor.
Peterson, tenho uma pergunta pra você;
a uns meses atrás fui em algumas reuniões abertas ao público de uma ordem que prefiro não citar o nome, e me disseram que normalmente um médium que incorpora, na outra vida ele vira algum tipo de deficiente mental, tipo tem epilepsia e etc.
isso procede?
Que ordem é essa?????
A tendencia de um medium que usar suas faculdades de forma benéfica é evoluir, na verdade não so o medium… pode vir sim com problemas mentais ou qualquer outro tipo de deficiência mas somente se isso for algum tipo de expiação que a pessoa tem que passar para poder atingir a evolução. Mesmo pq essas doenças mentais nem sempre tem origem espiritual, pode tb ser causada pela propria pessoa ou pela falha de outra (uma mãe que bebe durante a gravidez, um medico irresponsável e etc)
Assim com o irmão que escreveu esse belo texto recomendo ler o guardião da meia noite lá fala um pouco sobre essa situação.
@Peterson: Bem colocado André. O que pode acontecer é que este irmão tenha usado sua mediunidade de forma negativa, para cometer o “mal” a outro irmão ou aproveitar-se disso para qualquer outra coisa que não a sua missão de amor ao próximo. De outra forma, a mediunidade é exatamente o oposto, é uma forma de acelerar a finalização do processo de expiação através do trabalho dedicado ao Criador!
Existe entidades enfatizadas noutras religiões que são esses guardiões que chamamos de exus?? Quais???
@Peterson: Victor, em todas as culturas temos a presença dos Guardiões, basta você prestar atenção… Temos a figura dos gárgulas na Igreja Católica, dos Leões no Budismo… Todas figuras relacionadas ao afastamento das entidades negativas… No caso da Umbanda, esse trabalho vai além de simplesmente “proteger” (embora existam Exus especialistas nessa função) e contemple também a orientação e o esgotamento da negatividade adquirida por alguns irmãos…
Primeiramente, parabéns pelo post. Segundo, eu gostaria, se possível, que você falasse um pouco das Pombagiras que, afinal de contas, também atuam na Esquerda. Eu consigo compreender os trabalhos que os Exus fazem, mas tenho uma dificuldade em entender o trabalho das Pombagiras na Esquerda.
Obrigada.
@Peterson: Obrigado pelo elogio Kamila. Bem lembrada, vou preparar um post falando sobre as Giras!! Obrigado pela dica!
Axé!
Minha experiência pessoal me ensinou que :
Exu é o nome do Orixá, é uma divindade ou um arquétipo. Os espíritos (em geral de pessoas que já morreram e foram viver em outro estado de consciência) que trazem a vibração deste arquétipo, que é andrógino, incorporam nos médiuns se apresentando como exus ou pombas- giras.
Pensando em pomba-gira como entidade da Umbanda pode-se compreênde-la como aquela que vibra a energia da Vontade (e os exus como vibração do Vigor).
Vontade e Vigor juntos permitem a Manifestação. Trazem para o mundo material o que antes era Imaterial. Em outras palavras, a energia do Vigor, vibrada pelos exus, associada à energia da Vontade, vibrada pelas pombas-giras, apresentam a energia do Orixá Exu ao nosso nível de compreensão.
Por isso este Orixá é também associado a Hermes, a Hod, a Mercúrio. São todos conhecidos por serem mensageiros do divino. E o que isto quer dizer?
É pela vibração desta energia, que em última análise acessamos o divino dentro e fora de nós, nossa Vontade e a manifestamos, cumprindo nosso papel na Criação, que é o de tornar Manifesta nossa Essência única, que é uma ínfima e completa parte da emanação do que ainda é Imanifesto.
As pombas-giras se apresentam de forma em geral sensual, porque esta é a manifestação da Vontade mais clara aos seres humanos, a vontade do corpo físico. Mas elas podem nos ajudar a reconhecer as vontades de nosso corpo emocional, mental ou espiritual e nos ensinam que não há juízo de valor entre os corpos que didaticamente nos constituem, isto é, o caminho para manifestação da Verdadeira Vontade pode dar-se predominantemente por um ou mais corpos, sem haver superioridade em nossos possíveis caminhos.
As pombas-giras também nos ensinam que Vontade e Verdade são sinônimos, – sim, Verdadeira Vontade é um pleonasmo para acentuar a força destas duas palavras 🙂 e também nos ensinam a nos tornarmos Senhores e Senhoras de nossas vontades e não escravos delas.
Portanto as pombas-giras trabalham a energia do Querer, e irradiam o poder daquele ser que Sabe o que quer. Querer é Poder.
@Peterson: Excelente colocação Luiza, porém eu tenho uma leitura um pouco diferente com relação a questão “sexualidade manifesta” das bombo giras. Fora o fato delas lidarem diretamente com a parte emocional/intuição (Oxum/Netzach), existe a distorção e inferiorização secular da mulher e seu potencial. Com relação ao Orixá Exu, a vertente que estudo considera também a existência do Orixá Pomba Gira tratando exatamente desta energia de Vitalidade/Vontade.
Obrigado pelo comentário, vou utiliza-lo também como referência para o texto sobre as bombo giras.
Fico contente que assim fique claro que esta é sua visão pessoal, assim como a minha também é.
E que como existem Universos diferentes, inclusive no que se refere ao papel feminino em uma realidade tecnicamente compartilhada entre mim e você…
E axé para to@s nós!
Vc vai chegar a falar sobre a Maria Padilha…essa linha assim como a dos Exus também é muito descriminada…as vezes escuto falar sobre o ”Demonio” Exu e uma ”prostituta” chamada Maria Padilha…se for uma ofensa ao mesmo que me deculpem mas só reproduzir aquilo que escutava…bem sobre os exus já está desmitificado e tenho certeza que sobre a falange de maria padilha também tem algo errado…o texto foi esclarecedor parabéns!
@Peterson: Vou preparar um texto sobre as giras sim, só preciso terminar um curso que estou fazendo com o Alexandre Cumino que me dará maior embasamento, inclusive história, para falar sobre elas.
Obrigado pela sugestão!
Saravá!
Peterson, desculpe-me a assertividade, mas você já incorporou uma pomba-gira ou um exu? Acho que isso traz mais entendimento, apesar de que já aprendi muito com livros e estudos também 🙂
@Peterson: Luiza, ainda não tive a incorporação plena, acredito que isso possa sim mudar alguns conceitos, e estou ansioso para tal.
Por enquanto me baseio nos meus estudos e no convívio com outros médiuns de incorporação e entidades, mas a partir da sua experiência vejo que não estou muito distante do que você sente…
Detalhe: eu não discordo que a apresentação das pomba giras sejam sensuais, apenas tentei trazer um outro ponto de vista, pois geralmente confundem sensualidade com sexualidade e dai descamba para a pomba gira/prostituta.
Saravá!
Fico feliz em saber, principalmente vindo de alguém com conhecimento, que aquilo que eu vinha refletindo acerca da Umbanda é condizente com a sua opinião. A princípio, eu até pensei que estava dando “inventando” respostas pras minhas dúvidas, mas vejo que tais respostas confirmam-se por si mesmas.
De fato, nas igrejas, ocorre isso mesmo: animismo, sugestão psíquica, onde pessoas problemática associam seus conflitos aos “demônios” por sugestão dos pastores, e, também, aqueles espíritos que se apresentam como x ou y, e consequentemente, “queimando o filme” dos exus e companhia. Sem falar que os tais sintomas de possessão estão mais para sintomas de mediunidade… Aí já viu, né?
Fico contente em saber que superei a egregóra protestante, pois o quanto eu já falei contra entidades como exu, pomba-gira, etc… Coisa de iurdianos!!!
No mais, é isso. Excelente texto. Bem esclarecedor.
@Peterson: Obrigado pelos elogios Jeferson. Que bom que o texto serviu para lhe auxiliar em seu raciocínio, que certamente já estava sendo influenciado por algum companheiro da Esquerda.
Quanto as manifestações nas Igrejas, há muito sim de obsessão real, mas claro, que nenhuma feita por algum Exu de Lei. O problema que o subconsciente da maioria ainda assimila a imagem destes irmãos com a do que há de negativo e “do mal”, e o nosso trabalho é mostrar a real face desses trabalhadores da Lei.
Saravá!
Peterson, beleza?
Será que você poderia falar nos próximos posts sobre o propósito dos trabalhos magísticos da Umbanda, como saber se algum centro umbandista está de fato trabalhando corretamente, a confiabilidade daquilo que nos diz as entidades, etc.
@Peterson: Existem N trabalhos magísticos dentro da Umbanda, o que vale é sempre a intenção. Você pode ver uma vela preta sendo usada em um terreiro para o bem e em outro para o mal, de acordo com a intenção colocada na ação (a dita magia negra, e lembrando sempre que a Umbanda SÓ FAZ O BEM).
Perdi meu preconceito em relação à umbanda graças ao pouco que li de W.W. Da Matta e Silva, porém, como este autor frisa muito a Umbanda esotérica e pelo fato de ser um profundo conhecedor de hermetismo também, fiquei imaginando se os ambientes umbandistas aqui são realmente sérios… Acredito que desde que a “umbanda” trabalhe com amarração do tipo amorosa e trabalhos desse tipo “negro”, contra à vontade alheia, já posso descartá-la, certo?
@Peterson: Exatamente. A Umbanda séria apenas pratica o bem, sem nenhuma ação negativa contra a Vontade de ninguem.
Fiquei meio “assim”, e de fato não investiguei a fundo o caráter do trabalhadores de um centro onde fui. Além de ignorar um trabalho que deveria fazer que envolvia algo como fazer a cabeça, recordo-me de alguma citação sobre minha coroa, etc… Tudo isso por um pouco de medo, devido a minha ignorância, dúvida acerca daquele centro umbandista (sê de caráter mais esotérico ou apenas “mundano”) e pela opinião de um xamã que me disse que o trabalho era bobeira, etc, etc
o trabalho consistia em uma cabeça de cera, sendo cortada em 4 partes, a formar uma cruz, para eu inserir nela meu nome escrito e derramar cerveja preta sobre a mesma… Oferecer a Xango numa pedreira, e outras coisinhas, como acender uma vela, etc…
Só que fiquei sabendo que um ritual parecido havia sido praticado bem antes disso, e quem falou sobre isso foi uma médium com a qual minha mãe me consultou… Não me recordo ao certo, se o trabalho era contra mim (para me deixar louco ou coisa do gênero) ou contra a minha mãe…. Eu o associei contra mim, devido a minha mediunidade não desenvolvida…
Há problema de eu não ter feito o mesmo? Eu ainda poderia fazê-lo? Como entender o propósito desse tipo de trabalho, pra evitar, por exemplo, que ocorra outra coisa?
@Peterson: É complicado tecer alguma opinião sobre a necessidade ou não deste tipo de trabalho apenas sobre esse relato. Eu sugiro que você procure um outro terreiro ou uma entidade incorporada que você tenha confiança e questione sobre isso…
Incredible story there. What happened after? Thanks!
Parabêns pelo excelente post. Só gostaria de compartilhar algumas interpretações e informações…
Daemon é um espírito guardião. Mais uma vez temos uma deturpação do uso da goécia. A função de um demônio também é de guarda e de instrução, o problema é a maldade do próprio ser humano que corrompe conceitos originais.
Exus podem trabalhar na mesma linha da Goécia, mas isso não quer dizer maldade ou coisa parecida, de novo eu friso a interpretação errônea dos que trabalham.
Os Exus e Pombogiras são fonte de proteção, conhecimento, saúde, fertilidade e crescimento, e não um monte de bandidos desencarnados.
Não sei se o Irmão Peterson concorda comigo. Se eu estiver equivocado por favor me diga. Só estou repassando conhecimento que adquiri de alguns Exus.
O mais interessante que me foi ensinado é que os Exus também tem pro função proteger você de VOCÊ MESMO. E te colocar de frente com o que você tem de pior, enfrentar o seu mal… Pq eles se comportam de maneiras diferentes com pessoas diferentes?
Laroyê Senhor Exu, ninguém tira nossa saúde, riqueza e sabedoria!!!
Paz e Luz..
@Peterson: Obrigado pela contribuição caro irmão, eu acredito de os Exus possam sim ter alguma correlação com entidades evocadas a muitos séculos, que tiveram seu sentido e funções deturpadas pela mente doentia de nós encarnados e acabaram por “abandonar” tais símbolos, como creio que seja o caso da Goétia.
Quanto a serem fontes de conhecimento e não bandidos e concordo plenamente. Os verdadeiros Exus que conheci são grandes mestres amáveis e sábios, prontos a nos ensinar, nos auxiliar da forma que for de acordo com nosso merecimento e “capacidade”.
A ação que você descreveu soa muito como a forma que nossos Exus Naturais interagem conosco, mas isso é assunto para um próximo post…
Obrigado por contribuir!
Laroyê!
Excelente texto. Obra que auxilia na desconstrução dos pré-conceitos! E aproveitando, eu tenho a seguinte dúvida: Qual a diferença entre Exú (não o Órixa) e Catiço?
Olá,
Gostei muito do texto, mas fiquei com uma dúvida. Se me lembro bem, li em algum lugar aqui no blog o DD falando sobre Linhas de esquerda e de direita e deu o significado contrário do que foi exposto no texto. Posso esta enganado, mas poderia confirmar se o correto é esse do texto mesmo?
Grato
Jonas
@Peterson: Jonas, o conceito apresentado no texto é o que me foi apresentado na vertente de Umbanda que estudo e analisado a partir da atuação das entidades, sejam de direita ou de esquerda… É preciso checar a fonte do MDD para saber o porque da sua visão inversa.
Peterson, encontrei a fonte, lembrei que foi em uma entrevista.
O link da entrevista é ess: http: //www.thelema.com.br/espaco-novo-aeon/thelemitas/entrevista-com-marcelo-del-debbio/
E ess é o trecho q ele fala:
“Espaço Novo Æon: Você disse que não se considera 100% Thelemita, por seguir uma via do Pilar do Meio que é Sameck. Pode nos falar mais a respeito desse caminho particular e que tanto define sua expressão pessoal de Verdadeira Vontade?
Marcelo Del Debbio: Tradicionalmente (não fui eu quem fez esta divisão, claro) existem três caminhos: o da Mão Esquerda, que é voltado ao Estudo e a Razão; o Caminho da Mão Direita, que é o Caminho da Devoção e do Sentir; e o Caminho do Meio, que engloba um equilíbrio de todos. Dentro destas definições, eu me enquadro no Caminho do meio, pois não existe um todo sem a luz e a escuridão. Acredito ser necessário dominar todos os aspectos da magia para podermos realmente chegar a uma iluminação e compreendermos tudo o que está acontecendo nessa Orbe. Como estudioso das religiões e ordens magísticas, não me atenho a nenhuma doutrina, mas sim tento compreender qual seria a “Origem” delas… tento não medir a água em Celsius ou Fahrenheit, mas estudar por quê ela está borbulhando ou congelando. Desta maneira, se eu seguir alguns estudos do Crowley, porém seguir os textos de San Martin ou Ramakrishna, isso me faria deixar de ser 100% Thelemita. Creio que na essência, todos os exemplos que dei acima convergem para o mesmo ponto, por detalhes diferentes ajustados a cada cultura.”
Vlw pela atenção
Abraço
@Peterson: Poisé, aqui o MDD está falando sobre os caminhos da árvore da vida e não sobre a Umbanda… o que eu posso afirmar é que nela a Esquerda lida com a Emoção e a Direita Razão… talvez ele mesmo possa explicar e correlacionar estas questões…
Salve, Peterson!
Primeiramente, parabéns pelo seu trabalho, paciência e atenção para conosco, estudantes iniciantes.
Confesso que, ao ler o texto, também ”travei” alguns minutos nessa parte, lembrando primeiramente da correlação com a Árvore da Vida. Mas, tentando ajudar um pouco o Jonas, acredito que tenhamos, nós, estudantes, de termos discernimento e cabeça aberta pra outras correlações…no fundo, podem ser a mesma coisa, mas com outra nomenclatura.
Não dá pra ”firmar” Esquerda x Direita dogmaticamente, como primeiramente alguns de nós acabamos por fazer, dada a facilidade que alguns de nós já têm em tentar fazer associações com a Árvore da Vida. Fazendo essa associação logo de primeira, é possível que percamos alguns pontos muito importantes e, talvez, vitais, de mensagens.
A Árvore da Vida é um senhor recurso didático, mas no fundo temos que ”sentir” o que está sendo dito/escrito/ouvido, na minha juvenil opinião.
Abraços.
@Peterson: Saulo, obrigado pelo elogio e comentário, também me considero um iniciante e não vejo como tratar os irmãos de forma diferente, mesmo que fosse “experiente”.
Quanto a sua relação Direita x Esquerda eu concordo plenamente. Criou-se um péssimo costume aqui no TdC e Mayhem de apontar como errado tudo aquilo que contradiz o que acreditamos, de uma forma praticamente evangelizadora, dogmática e conservadora, algo totalmente contraditório para livres pensadores e muito semelhante as doutrinas pregadoras que tanto criticamos.
Obrigado pela sua lucidez e contribuição!
Saravá!
Salve!!
Trabalho maravilhoso e muito esclarecedor. Para nossa felicidade existem post tão maravilhoso como este para iluminar nossas mentes e nos mostrar que temos muito que estudar. É com muito orgulho que abracei a nossa Sagrada Umbanda e nela estou procurando meu desenvolvimento espiritual e mediúnico (fique afastado mais de 30 anos) para poder praticar a caridade e sua plenitude. Desde muito pequeno desenhava tridentes de varias formas e só há pouco tempo descobri que eles representam estas fantásticas entidades.
Salve tua força, salve tua luz!!
@Peterson: Muito obrigado pelo comentário Iran, são esses retornos que nos incentivam a cada vez mais trabalhar em prol da dismistificação da Umbanda.
Muita luz no teu caminho!
Saravá!
Peterson fiquei com uma dúvida e fico grato caso possa responder.
Ao ler esta passagem:
“Quando falamos em esquerda estamos falando em polaridades. Na Direita, nosso racional e consciente, atuam os Caboclos, Pretos Velhos, Erês, Boiadeiros, Baianos…, linhas de trabalho que são habitadas por espíritos de diversas origens, responsáveis por trabalhar a polaridade positiva dos Orixás ao qual representam, irradiando suas energias. Já os Exus atuam na Esquerda, nosso emocional e inconsciente”.
Eu fiquei com uma dúvida de direção, rsrsrs.
Você disse que os Exus atuam na esquerda, no emocional, inconsciente e as outras entidade na Direita, no racional e consciente. Isso é em relação a árvore da vida? A coluna da esquerda e da direita?
Mas não seria o inverso? O da direita a representação do emocional e a esquerda do racional?
Isso me lembrou os hemisférios do cérebro também.
Como meu conhecimento sobre a árvore da vida e sua relação com a representação da psique humana é parco então peço que me explique um pouco mais sobre estas relações que você faloud e direita e esquerda e sem tem relação com o que eu associei.
Obrigado desde já.
@Peterson: Cara, essa pergunta já rolou aqui e eu realmente não sei responder. Até onde eu percebi não está relacionado com a árvore da vida. O Rodrigo Grola tem um estudo de correlação da Umbanda com a Kabbalah no Mayhem em que ele gira a árvore em 90 graus para encaixar os arquétipos, mas eu não sei até que ponto isso é válido…
Uma coisa que você pode pensar é “qual é o lado direito e o lado esquerdo da árvore?” digo isso porque, se você se colocar na posição da árvore (o que é feito no RMP) o lado direito dela É O PILAR DO RIGOR, o que fecharia com a afirmação acima.
Tudo é uma questão de ponto de vista…
Caro irmão, fui poucas vezes em giras na Umbanda, mas sempre me vem a dúvida do: será que o médium tá incorporado mesmo ou será que é só subconsciente? Eu não gostaria de “fazer testes” e acabar ofendendo um ou outro, mas existe uma maneira de saber ?
@Peterson: Caro irmão, infelizmente não há nada “latente” que indique que o médium está incorporado ou é apenas animismo. O que eu aconselho é não chegar falando da sua vida para um médium que você ainda não confia e nem mesmo se encantar com respostas padrões (como: Você vai passar por um grande problema).
Faça testes sim, mas testes sutis, baseado nas respostas da entidade/médium e nas suas crenças. Não você chegar perguntando algo muito “mirabolante” ou desafiando a entidade, ou ela vai ignora-lo ou vai lhe dar um grande esporro. Também não é porque ela é um trabalhador do astral que necessariamente saberá tudo sobre Kabbalah, astrologia e etc. Além disso, geralmente eles percebem as coisas de forma muito diferente de nós, então, falar em Áries para eles pode ser algo que para eles, pelo astral, não faça o mesmo sentido que para nós (e isso é bem comum).
A melhor forma de saber se um local é sério é indo a uma gira de Exus. Com as informações do texto acima, seu bom senso e intuição vai dar para perceber se são mesmo Exus ou Kiumbas disfarçados. Se os trabalhos de Exu forem sérios, a chance da casa ser séria é muito grande. De resto, é tentativa e erro.
Boa sorte na sua caminhada!
Saravá!
Bom conselho esse de não falar sobre vc mesmo, as vezes o melhor a fazer é salda a entidade e pedir proteção, mesmo pq muitas vezes antes da gente falar, a espiritualidade já “leu” o que nos queremos.
Outra coisa que me ja foi falado em sessões de estudo tanto no kardec quanto na umbanda, a entidade so pode fazer uso daquilo que esta na cabeça do médium, pode deixa algumas informações mas é muito importante que o médium estude para evoluir e melhorar sua conexão com o mundo espiritual.
abraço.
Prezado Peterson, uma(s) dúvida(s) que tenho ,
Fequentei durante um tempo um centro kardecista, gostaria de “aventurar” em algum centro de umbanda branca:
Posso visitar, e se “conforme uma vez o MDD falou, aonde jogam buzius e cartas, e cobram por isso talvez o local não seja de caridade, seria isso?
@Peterson: Salve Murilo! Se algum lugar cobrar pelas CONSULTAS com as entidades, saia correndo pois não é Umbanda. Com relação aos búzios, ele também não tem relação direta com a Umbanda, é mais utilizado pela Candomblé e pelo Batuque de Nação. Geralmente ele é cobrado sim, e isso não significa que o terreiro não seja de caridade, pois são 2 coisas distintas. O que nunca deve ser cobrado são os passes nas sessões e conversa com as entidades, da mesma forma que acontece nos Centros Espíritas.
Posso tomar passes sem me ligar a egrégora?
@Peterson: Pode sim, sem problemas. Tome cuidado apenas com entidades que perguntam muitos detalhes sobre sua vida pessoal ou saem falando coisas muito genéricas, do tipo “tem alguém fazendo trabalhos contra você”, “você está sofrendo demanda, tem que fazer trabalho para desmanchar” e coisas desse tipo.
E as seções com atabaques ? Afetam mesmo os Chakras?
@Peterson: Afetar no sentido de estimular, sim, principalmente o base, mas isso é algo positivo, ao meu ver. Os atabaques auxiliam principalmente os médiuns no transe mediúnico, não vão lhe prejudicar em nada. Talvez você ache estranho no começo, mas eu acho maravilhoso. Alguns terreiros, principalmente os que seguem fielmente a linha do Zélio, não os utilizam.
Devo “simplesmente” seguir a minha intuição?
@Peterson: Sempre! Sua intuição é a voz do seu coração e a orientação dos seus mentores. Vá sem medo, aproveite a experiência e depois volte aqui para contar como foi!
Um Abraço
@Peterson: Boa Sorte na jornada! Saravá!
Obrigado , Peterson , sempre muito solícito com todos que tem dúvidas, irradia compaixão !!
Grande Abraço
@Peterson: Obrigado Irmão, esse é um dos objetivos da busca pelo conhecimento: poder auxiliar aqueles que possuem menos que nós, como já nos ensinou o Caboclo das 7 Encruzilhadas.
Salve sua Força!
Algum colunista ou algum leitor sabe me explicar a origem do simbolo da umbanda? me refiro ao circulo, ao triangulo e a cruz
@Peterson: Raphael, eu creio que existam diversos significados para o uso desses 3 elementos, em especial, por serem símbolos de força muito antigos. O próprio Ramatis atua em uma linha denominada “Ordem da Cruz e do Triângulo”, 2 dos elementos usados.
Uma das respostas que encontrei foi a seguinte:
“O símbolo da Umbanda estaria concentrado em um conjunto formado pelo circulo. o triângulo e a cruz. Fundamentou esse consenso o fato de que esses elementos estão presentes em todos os pontos riscados das entidades que militam na Corrente Astral de Umbanda, além de representarem, individualmente, os seguintes aspectos: ? O Circulo representa a unidade, o mundo, o universo, simbolizando desta forma a universalidade da Umbanda;
? O Triângulo concentra os 3 planos de atuação das entidades na Umbanda e também o ternário manifestado, uma vez que o triângulo é o primeiro polígono que pode ser inscrito na circunferência;
? Finalmente temos a Cruz simbolizando a Lei Divina, o Sagrado que rege os princípios da Umbanda.
Esses elementos seriam grafados em azul, a representar o nosso céu, ou seja, a Aruanda, pátria da Umbanda, e estariam sobrepostos em um pano branco, representando a paz e a união consubstanciadas em Oxalá.”
Espero que tenha explicado.
Saravá!
Prezado irmão,
Não sou um estudante de longa data de Umbanda, mas por conhecimento de diversos tipos de energia consigo relaciona-las com a linha das entidades de Umbanda. Uma coisa que chama a atenção é a capa do Exu.
Tenho minha própria interpretação devido ao Trono da Vitalidade que eu comparo com o Mundo de Atziluth da Kabbalah, mas ainda é uma especulação. Portanto pode me ajudar a entender o simbolismo e a explicação para a capa de Exu ser preta por fora e vermelha por dentro sendo a doutrina de Umbanda e/ou da Magia Divina?
Obrigado,
Leo.
@Peterson: Leonardo, a explicação que o Irmão Alexandre Cumino me deu sobre o uso das cores Branca, Preta e Vermelha relacinada aos Exus foi a seguinte:
Branco representa o alto e é irradiador universal. Vermelho representa o meio, a lei e a justiça. Preto representa o embaixo e é o absorvedor universal.
Se não me engano… é porque como falangeiros de Mercúrio executores da Lei, eles canalizam um misto das energias de Geburah/Ogum/Executor/Vermelho e Binah/Xangô/Lei/Preto. Acho que o Marcelo citou isso aqui uma vez.
@MDD – Isso.
Olá, achei por acaso este site. Queria saber como os umbandistas vêem Jesus. O que Ele representa, como sem relacionam com Ele. Curiosidade.
@Peterson: Gilson, na Umbanda Jesus Cristo é sincretizado com Oxalá, regente do Trono da Fé e responsável por desperta-la nos seres humanos. Embora todos os Orixás, que são fragmentos da energia de Deus, terem o mesmo peso e importância, Oxalá é considerado por muitos o Pai de Todos os Homens, e por isso, acaba ganhando um destaque maior do que os demais. A maioria dos terreiros de Umbanda possui uma imagem de Jesus Cristo no topo do Altar, de braços abertos, abraçando todos aqueles que ali procuram.
Para nós ele não é “o filho de Deus”, mas sim, parte dele. É o mestre maior que já passou por esse plano.
[Não sei se vai ficar duplicado pois postei antes no celular e não carregou].
Ok, estamos entendendo então que Jesus não é Oxalá, certo?
@Peterson: Jesus NÃO É Oxalá, isso é um Sincretismo religioso que vem lá dos tempos da Senzala. São sincretizados pela correlação energética de ambos, por trabalharem com a energia do Trono da Fé. Orixás são energias, Jesus foi um espirito de luz que encarnou com um proposito de trazer a Lei ao conhecimento dos homens.
Bom, usando suas palavras, sendo Ele o maior mestre que já passou por este plano, seus ensinamentos são verdades – é o que podemos concluir. Também o que sabemos sobre Jesus provem dos escritos de seus discípulos e para cada um individualmente, sua experiência pessoal com Ele.
@Peterson: Essas conclusões são suas. Seus ensinamentos são verdade, porém, foram distorcidos desde os primórdios. O principal ensinamento do Mestre foi Amar ao próximo como a nós mesmos, e o que vemos por templos a fora são pessoas que não amam nem a si, quem dirá aos outros. Os discípulos trouxeram as SUAS visões, o que não significa ser a transcrição fiel dos ensinamentos do mestre, fora que, dos 12, só usaram 4…
Se acreditamos que Ele é o maior mestre é pq também acreditamos no que está escrito na Bíblia. Considerando isso como vcs entendem as passagens:
@Peterson: Uma coisa é o mestre, outra é o que os homens, movidos por suas paixões, compreenderam e escreveram sobre ele. A bíblia, como as obras de Kardec, pertencem a um contexto histórico temporal, e precisam ser adaptados a realidade do agora, sem considerar o fato de que ela é um livro alegórico e metafórico, e como tal, precisa ser compreendido assim.
Quanto as citações abaixo, retirar partes da bíblia de seu contexto e tentar julgar alguém por tal é no mínimo hipocrisia, ou você acha que uma mulher que trai o marido deve ser linchada em praça pública? Há uma explicação para cada uma das metáforas listadas abaixo, mas não vou me estender a tal pois não é este meu objetivo nem mesmo o de entrar em uma guerra santa.
Na Umbanda não existe pecado nem mesmo um livro sagrado. A Lei Maior deve ser seguida da sua forma, e aqueles que não a fizerem, atentarão contra si mesmos, e suas ações hão de gerar reações até que o equilíbrio se reestabeleça. Respeito as palavras que expôs abaixo, mas elas não se enquadram no que estamos discutindo aqui. Não há como comparar uma religião com os fundamentos de outra.
Como disse o Mestre! “Há várias moradas na casa de meu Pai, e se assim não fosse, eu lhes teria dito.”
Jo 14-6 :
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
II Coríntios 11: 14 e 15:
E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz. Não é muito, pois, que também os seus ministros se disfarcem em ministros de justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.
I Crônicas 10:13:
Assim, morreu Saul por causa da sua transgressão
cometida contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, que ele não guardara; e também porque interrogara e consultara uma necromante
Peterson, longe de mim iniciar uma guerra santa. Não sei se me expressei mal ou se deia entender isso. É que o mais comum é vermos de forma alardeada propaganda anti espiritismo, inclusive de ex adeptos deste credo (que por sinal tornam-se muitas vezes os mais veementes). Imaginei que aqui poderia ouvir pontos de vista que fugissem do lugar comum.
Em tempo, de fato a bíblia é cheia de alegorias e precisa ser lida considerando seu contexto histórico e cultural. Entretanto, acredito eu, que verdades são atemporais. Os textos que eu citei não foram pinçados na intenção de julgar. Não sei se vc entendeu a parte que escrevi “Considerando isso como vcs entendem as passagens:”. Caso queira comentar contextualizando eu gostaria de ler.
Acho interessante ter um livro sagrado. Isso diminui (mas não elimina) a possibilidade de interpretações diversas e sujeitas as paixões de quem propaga a crença. Pelo que eu percebi nos posts desta página isso ocorre com muita frequência (acho que maior) no espiritismo. Os adeptos estão sujeitos a serem ludibriados por sacerdotes (cabe a palavra?) mal intencionados ou mal preparados ou mesmo pelos próprios espíritos que se disfarçam (como comentado nos posts). Os cristãos tbm estão sujeitos a sacerdotes falsos porém eles possuem um livro sagrado.
Mas tem uma resposta que vcs não deu e que eu gostaria muito mesmo de ler: Como vcs se relacionam com Jesus (a pessoa ou o espírito)? Sendo o Maior Mestre, cabe na umbanda ou algum tipo de relacionamento direto com Ele como afirmam os cristãos ser possível?
@Peterson: Quem dera se os livros sagrados livrassem mesmo os homens das paixões e distorções. O que vemos hoje são falsos profetas em praticamente todas as religiões. Não é exclusividade das religiões espíritas ou do contato com o astral, pois vemos diversos pastores e padres que não possuem tal relação e mesmo assim possuem a capacidade de ludibriar seus seguidores, e a existência de um livro sagrado, em certos casos, apenas facilita essa “dominação”.
Os Adeptos de verdade não serão ludibriados por sacerdotes e muito menos por entidades, pois sabem diferenciar as entidades de luz das ludibriadoras.
Como eu disse anteriormente, Jesus é considerado um dos grandes mestres que passaram por este plano, e Umbanda, sendo uma RELIGIÃO CRISTÃ, põe em prática seus Verdadeiros ensinamentos de amor ao próximo e respeito mútuo. Quanto a relação com ele, se dá através do sincretismo com Oxalá ou a devoção a sua figura de mestre ascenso, mas isso pode variar entre as vertentes.
: “Ninguém vai ao pai senão por mim”?
Algumas interpretações dizem: Ninguém vem ao pai senão por mim.
Uma das mais monstruosas aberrações produzidas pela teologia ocidental é o conceito de heresia. É a maior distorção possível nos ensinamentos dos grandes instrutores da humanidade. Buda teve o cuidado de transmitir a seus discípulos: “Não acrediteis em nada que ouvis se isso não passar pelo crivo de vossas consciências. Não acrediteis nem mesmo no que estou dizendo, se isso não tocar profundamente em vossas almas”. Jesus ensinou algo semelhante, porém numa direção aparentemente diferente: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, e ninguém vai ao Pai senão através de mim”. Teólogos interpretaram essa mensagem como uma sentença sectária e exclusivista, devido às inevitáveis dificuldades de tradução. No caso do aramaico falado por Jesus, além da necessidade de tradução, havia o problema de transliteração de uma língua que adota outro tipo de caractere. Quem buscar a fonte original do aramaico ou do hebraico, verá que Eu Sou (Aheieh) é um dos nomes divinos e um dos princípios ativos da alma humana, significando “aquele que é”. Com isso, a frase passa a ter o seguinte significado: “Ninguém vai ao Pai (Iaveh) se não se tornar aquilo que é”, ou seja, se não buscar encontrar sua essência íntima que faz parte da natureza do Pai,e que, em última análise, é o próprio Pai manifestado em nós e através de nós. Em outro versículo, Jesus afirma “Eu e o pai somos um”, significando que já havia realizado sua natureza essencial e se tornado um com a fonte de toda a vida. Como todas as escrituras sagradas de todas as religiões, A Bíblia comporta diversas leituras e diversos ângulos de interpretação.
leia o texto completo: http://www.sociedadeteosofica.org.br/bhagavad/site/livro/cap84.htm
@Peterson: Concordo plenamente, e foi a isso que me referi quando afirmei que a Bíblia é um livro metafórico e temporal. Sua leitura literal induz a diversos preconceitos e distorções da verdadeira essência da palavra do Mestre.
Guilherme, Não sou versado em apologética mas se tiver interesse em conhecer, este site mostra idéias que valem a pena serem, ao menos, conhecidas:
http://www.apologia.com.br/2007/10/como-cristo-pode-ser-o-unico-caminho_11.html
http://www.apologia.com.br/2007/03/evangelismo-persuasivo-em-uma-cultura_28.html#more
Queria tirar uma dúvida em relação ao fumo e bebidas que as entidades usam; pois sei que vc estuda profundamente a umbanda.
A minha dúvida surgiu devido as essa leitura da obra do Matta e Silva que diz: Pergunta: Por que os guias fumam?
Resposta: A fumaça do charuto e do cachimbo substitui o defumador cujo
objetivo real é limpar o ambiente e as pessoas de vibrações negativas.
Não é, como os leigos julgam, um vício ou uma prova de inferioridade do
espírito.
Pergunta: E sobre o uso do álcool e bebida?
Resposta: 1º) O álcool é um dos elementos empregados como processo para
afugentar certos espíritos que não resistem a seu cheiro, como por exemplo: os
obsessores renitentes.
2º) O uso de certas bebidas pelas entidades espirituais que trabalham, em missão
no terra a terra, em dias festivos, é somente como confraternização com seus
médiuns e nunca por vício. Fora isso, é que os médiuns, abusando do dom
consciente, gostam de molhar a garganta.
Eu concordo com a questão de defumar e limpar o ambiente com charuto e cachimbo, mas não seria ideal tragar e usar cigarros normais com marcas populares. seria melhor fazer o “pé duro”.
Sobre a bebida acredito que o álcool não afasta entidades da forma que foi dito, pois acho que faz é atrair os eguns viciados. A não ser os exus que sabem direcionar a energia da cachaça.
o que vc diz sobre isso?
@Peterson: Guilherme, recomendo a leitura deste texto, que explica uma versão um pouco diferente do que dito por Pai Mata. Cabe lembrar que muito foi sendo descoberto e melhor compreendido nos últimos anos sobre a Umbanda, e talvez, algumas coisas escritas por Pai Mata precisam ser reavaliadas sobre a luz dos conhecimentos atuais. Não é desmerecer o seu trabalho, que foi e é valioso para o nível que chegamos, mas como toda obra, precisa ser revista de tempos em tempos.
Caso ainda tenha dúvidas, questione novamente e terei o prazer de elucidá-las, dentro, claro, das limitações do meu conhecimento.
Saravá!
Só não concordo com essas partes do texto:
Quando tomado aos goles, em pequenas quantidades, proporciona uma excitação cerebral ao médium, liberando-lhe grande quantidade de substâncias ativadoras cerebrais, acumulada como reserva nos plexos nervosos (entrelaçamento de muitas ramificações de nervos), a qual é aproveitada pelos guias, para poderem trabalhar no plano material.
Deste modo, quando o médium ingere pequena quantidade da bebida, suas idéias e pensamentos, brotam com mais e maior intensidade. É também uma forma em que a entidade se aproveita este momento para ter maior “liberdade de ação”.
Isso não vale para médiuns em desevolvimento porque?
1=Sabemos que o uso do álcool é prejudicial ao médium em desenvolvimento, sendo utilizado mais pra médiuns experientes.
@Peterson: O texto não fala em médiuns em desenvolvimento, e sim, em entidades trabalhando. Até que seu Exu se apresente, risque ponto e esteja “firmado”, dificilmente ele terá acesso a bebida alguma.
2=A bebida de álcool como é muito forte, serve mais pra trabalhos com descargas fortes dos exus.
@Peterson: Não necessariamente. Pretos Velhos, Marinheiros, Boiadeiros, Baianos e Malandros também o utilizam. Não existe restrição de uso, assim como, também não é pré-requisito para o trabalho de nenhuma entidade. Pode prejudicar alguns andamentos, mas não inviabiliza.
3=Espíritos superiores não utilizam bebida com álcool. Então, contradiz essa parte do texto que ajuda na parte cerebral, liberdade de ação etc. Não tem muito haver, pois não é obrigatória para boas manifestações.
@Peterson: Superiores e inferiores é uma questão de ponto de vista. Você já incorporou alguma entidade? Se não, como pode afirmar que o álcool não influencia na mesma? Lembre-se que o álcool é um elemento de uso magístico a muitos séculos, O HOMEM é que deturpou seu uso e o transformou em vício. Sempre é preciso lembrar que a sociedade é que condena e distorce o uso de certos elementos, e não o astral que o faz. Qualquer GUIA sabe muito bem manipular os elementos sem correr nenhum risco, os “médiuns” despreparados é que costuma fazer lambança.
Mas o resto ta legal.
Acredito que o Pai Matta deve ter clareado mais essa questão em outras obras. Vou pesquisar mais. Agradeço a ajuda!
@Peterson: Na verdade, Pai Mata “peca” na superficialidade com que aborda alguns assuntos em seus livros. Na época em que ele os escreveu, a convenção era passar os fundamentos “de pai para filho”, portanto, algumas questões práticas dificilmente serão encontradas nesses livros, o que em nada elimina sua importância para o meio umbandista.
Superiores e inferiores é uma questão de ponto de vista. Você já incorporou alguma entidade? Se não, como pode afirmar que o álcool não influencia na mesma?
Não é uma questão de ponto de vista. O hermetismo mostra bem essa questão de planos superiores e inferiores em evolução. O Problema é que o pessoal relativar demais; criando outros conceitos.
Existem os magos brancos como os magos negros.
Sim Peterson, há dez anos “incorporei” algumas entidades, quando freqüentava certos terreiros que já falei, justamente onde me decepcionei e fui enganado. Tive que me retirar.
As primeiras entidades foram da vibração de Oxossi o seu João Maranbaia e Ronpe Mato. Talvez você conhece.
Foi muito interessante essa experiência. Mas não incorporava por completo, aquele foco vibracional tomava só pela metade, pois; ouvia e escutava um pouco, sentia meu sistema nervoso vibrando muito, como era um médium de começo, a voz da entidade quase não saia, ficava meio “Robótico” com aquele ser me controlando. Depois fui me corrigindo. Percebi o que influencia muito em uma boa incorporação é um bom banho de ervas obedecendo a lua, também a retirada de bebida álcolica, sexo tem que ter regra, pois nunca você vai ter boa sensibilidade, e quanto memos sitonizar com o astral superior, e quando trabalhava não me ofereciam bebidas com álcool,e sim, refrigerantes e cafés. Lembrando que existem entidades que não precisam de álcool, são grandes espíritos iluminados que quase não baixam, pois não encontram um médium capaz de sintonizar com sua vibração superior.
Quando começaram a oferecer álcool em bebida, vi a vibração mais pesada e o suor frio do corpo escorrendo. Então, acredito que quem usa mais, são os guias de vibração material ainda, que precisam desses elementos.
Eu te falei que ainda vou visitar um terreiro de umbanda branca, mas esta em reforma ainda. Contei que minha amiga falou sobre entidades de lá, que eles só usam água de coco e suco de uvas, pois as entidades sabem que esses elementos já resolvem problemas nos seus trabalhos.E existe outras formas de descarrego sem usar álcool. Como ervas e pólvora etc.
Outra vez, na época quando visitava alguns terreiros, eu estava na corrente cantado e uma corrente me “pegou”, sem eu esperar, ela apagou meus sentidos, só depois “acordei” com um amigo me segurando. Daí, hoje em dia, após ler os livros de Matta, percebi que sou médium de incorporação, mas que precisa desenvolver para aos poucos ir sendo apagado a consciência. Seria médium semi-inconsciente.
Por isso, acredito muito na umbanda e tenho um amor por ela, apesar de ter abandonado. Acredito que a culpa é dos dirigentes e não dos guias.
Lembre-se que o álcool é um elemento de uso magístico a muitos séculos, O HOMEM é que deturpou seu uso e o transformou em vício. Sempre é preciso lembrar que a sociedade é que condena e distorce o uso de certos elementos, e não o astral que o faz. Qualquer GUIA sabe muito bem manipular os elementos sem correr nenhum risco, os “médiuns” despreparados é que costuma fazer lambança.
Sim o álcool em si, mas não a bebida popular que atrai muitas mortes, brigas, sofrimentos e enriquece muito rrsss…
O álcool é útil para várias coisas.
As bebidas como marafa, são as mais pesadas, por isso é ideal para exus. Cerveja e outras é mais leve, mas não quer dizer que são perfeitas.As entidades quando bebem, eles “cruzam” ou consagram para retirar a “energias” inferiores dos fabricantes etc.
Lembrei de uma entidade que quando baixava, bebia Campari, dizendo que era especifica para um tipo de trabalho magístico. Ela se chamava Rei de Nagô. Você já ouviu falar?
Veja essa visão que é bem interresante e corresponde com a sua:
Porque algumas entidades na Umbanda bebem e fumam?
A Umbanda, seus médiuns, os espíritos que nela trabalham e, em particular, os espíritos que trabalham na linha de Exu são alvos de muitas críticas devido ao uso da bebida alcoólica e do fumo durante seus trabalhos. Essas críticas baseiam-se no conhecimento, com o qual concordamos plenamente, de que o vício e a mediunidade responsável são incompatíveis.
Por isso, a Umbanda é comumente associada a espíritos ainda muito apegados à matéria e/ou a médiuns despreparados e de precária estrutura moral. É claro que temos entidades que por estarem em um plano ainda próximo ao da terra guardam os vícios de uma encarnação recente, bem como médiuns que se utilizam das entidades para se embriagarem. Mas isso não é regra, não é porque uma entidade bebe e fuma que ela é um espírito inferior, o fumo e a bebida também fazem parte da caracterização da entidade e ajuda na comunicação entre a entidade e consulentes que associando, por exemplo, um preto-velho que fuma cachimbo ou um Exu que bebe marafo como legítimos e, portanto, dignos de confiança e respeito.Muita das vezes, mesmo pessoas cultas podem levantar dúvidas quanto à legitimidade da comunicação mediúnica quando ela não envolve o uso desses instrumentos de caracterização da entidade (nos quais se incluem, também, a mudança de voz ou de postura física do médium, embora esses elementos tenham suas devidas funções, como se explicará melhor em outra oportunidade). Essa caracterização das entidades é fundamentada em processos culturais desenvolvidos desde os tempos antigos e presentes no surgimento da Umbanda e facilitam que o médium iniciante reconheça e assimile a personalidade da entidade, permitindo que a entidade se expresse sem maior influência da sua personalidade, já que o médium se torna mais flexível a uma realidade psíquica estranha à sua.
Dentro do conceito elemental, o fumo é uma defumação direcionada, que traz além do vegetal, os quatro elementos básicos (terra, água, ar e fogo) para trabalhos de magia prática. O Sopro por si só traz efeitos terapêuticos e espirituais muito valorosos e eficazes nos trabalhos de cura e limpeza, que somado ao poder das ervas é potencializado muitas vezes em resultados largamente vistos durante os trabalhos de Umbanda. Já o Álcool é do elemento água, provindo de um vegetal (a cana), que se sustenta na terra, altamente volátil no ar e considerado o “Fogo líquido”, de fácil combustão. Tanto o Fumo quanto o Álcool são utilizados para desagregar energia negativa, queimar larvas e miasmas astrais, e no caso do Álcool para desinfetar e limpar no externo e no interno já que pode ser ingerido.
O fumo, Tabaco, o álcool são considerados um “Elemento de Poder”, usados há milênios pelos povos indígenas, considerado sagrado com larga utilização em seus trabalhos de cura.Tudo que é sagrado traz o divino e as virtudes para nossas vidas, sempre que profanamos algo sagrado atraímos a dor e o vicio. Assim o mesmo tabaco e o álcool que cura em seu aspecto sagrado também vicia e traz a dor quando utilizado de forma profana.
http://www.estrelladomar.com.br/sincretismo_11.html
@Peterson: Não é uma visão minha, é um princípio magístico e, consectivamente, um fundamento da religião. Qualquer um que compreenda um pouco sobre magia consegue entender o uso de diversos elementos dentro da Umbanda. Aliás, independente da concordância ou não, quem conhece um pouco de magia prática pode inclusive conceber o porque do uso do sangue animal em alguns rituais de diversas religiões, mas isso é outra história…
O preconceito não está na magia, está na constituição social do indivíduo. “Faz o que Tu queres, há de ser tudo da Lei.”
Em impotese alguma, o sangue, é um elemento positivo dentro da magia. Na minha opinião. Se alguém comenta ou inventa, é porque acha que tudo pode, tudo da certo, tudo é permitido. Pois na magia, existe regras e leis.
Estudar e praticar magia sem ocultismo, que é bem diferente os dois termos, seria “cair no poço”.
Há perigos na magia queiram ou não entender.Não estou me referindo à você.
Voltando o assunto, vc não comentou nada do texto anterior, quando falei da minha experiência na umbanda.
Na sua opinião, Umbanda seria uma Religião ou apenas um sistema de magia?
Grato pela resposta.
@Peterson: Positivo e Negativo são polos apenas, forças antagônicas, nada mais. “Tudo é permitido, mas nem tudo é oportuno. Tudo é permitido, mas nem tudo edifica.” – 1 Coríntios 10:23.
Diferente da religião, a magia é a ativação consciente das forças de acordo com a Vontade do magista. Tudo pode ser feito, mas tudo tem um preço. Se o magista quiser ativar certas forças para objetivos que vão contra o livre arbítrio de alguém, assim ele o pode fazer, mas arcará com as consequências de tal. É como li outro dia: “quanto mais eu leio sobre magia, mas eu penso que ela não deveria ser usada”, e é daí que saem as pilhas de kiumbas que o MDD citou alguns tempos atrás.
“Umbanda É Religião, e portanto só pode fazer o Bem, ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE O BEM.” – Alexandre Cumino.
Toda religião trata de magiem de alguma forma ou em algum nível, portanto, a Umbanda também é uma religião magística, e eu ressalvo que nela a magia é prática e fundamental.
Saravá!
Gilson, esqueça o papai do ceú que colocaram na sua “Cabeça” , leia todos os artigos desse blog e os livros básicos para começar.
Ta na hora de sair da matrix ! kkkkkk
Estou no campo das idéias. O teu comentário sugere arrogância.
Boa noite (ou bom dia, já me perdi no horário heheh), Peterson!
Ultimamente tenho me interessado bastante sobre a Umbanda e tenho tentado ler tudo o q me aparece sobre ela (sou muito grato pelo meu espírito curioso/buscador). Mas, no meio de tantas coisas q li, me surgiu uma dúvida, quem toca os atabaques? São médiuns também? Eu poderia tocar um, caso frequentasse um centro e me dedicasse aos trabalhos dele?
Pergunto pq sou músico e desde sempre tenho uma afinidade muito grande com percussão e ritmo (apesar de não ter estudado/desenvolvido instrumentos puramente nessa linha).
Abraços e muita luz!
@Peterson: Salve Tiago!
Quem toca os atabaques são os Ogans, e é considerada também uma manifestação da mediunidade, pois os mesmo são intuídos e orientados para a manifestação musical da energia necessária no terreiro. Não significa que um Ogan precise incorporar, mas essa atribuição também é considerada mediunidade.
Eu acredito que você possa tocar sim. Nem todos possuem essa mediunidade e afinidade com o toque na gira, mas não custa nada tentar né?
Converse com o Dirigente da casa que frequenta e manifeste o interesse de participar das atividades, creio que não haverá problemas. Não sei na sua cidade, mas por aqui é bastante difícil encontrar um Ogan!
Saravá!
Tive um sonho muito louco esta noite, estava caminhando e entrava num “centro espirita” que tinha 2 mulheres vestidas de ciganas, parecia um lugar “agradavel” MASSSS , depois de um tempo aparecia uns três homens vestidos com capas pretas e chapéu, e eu talvez pelo meu preconceito em relação a exus, sentia um medo , então quando comecei a escutar ao fundo um barulho de tambores, sai correndo que nem crente foge de umbandista..rsrsrsrs Isso seria um preconceito meu?
Ainda não tive oportunidade de sair visitando centros umbandistas
Lembrando que sigo uma vertente mais kardecista e Budista (muito superficialmente mais sigo) rsrsrsrsrsr
Saravá Peterson!!
@Peterson: Saravá Murilo!
Sonho interessante em? Eu diria que talvez você precise começar a visitar algum terreiro e abandonar esse pré-conceito! =)
Pow Peterson, já ta virando rotina, nunca fiz projeção astral nem nada, agora esta noite sonhei de novo chegava numa casa muito bonita e uma mulher de saia verde aguardava na chegada, ela me perguntava “voce tem boas intenções?” eu diz sim tenho, como não vi nenhuma imagem nem congá , fui até os fundos da casa (muito bonita por sinal) e lá tinha uma especie de tenda com alguns tambores, mas nenhum congá, e o que chamou mais a atenção foi a “casinha do bará” rsrssr que ficava em outro canto! enfim depois não lembro de mais nada. rsrsrsrs
Sonho Lucido?
Imaginação?
Projeção ?
Abraço
Murilo
@Peterson: Corre logo para um terreiro no físico, pois no astral você já está frequentando! 😉
A Umbanda esotérica cita que a Umbanda é distinta e com 3 níveis onde também nesta se manifesta guias, protetores com maior ou menor grau de consciência. Sendo assim o 1 nivel de umbanda irá possuir almas de um grau de consciência menor, o 2 intermediário e o 3 nível onde se encontra a Umbanda Esotérica almas de níveis de consciência maior, onde não basta somente o médium incorporar ele têm que evoluir tb, aprender e saber das chaves de atraçao e repulsao de forças magisticas, tb o vocabulario e as açoes de tais entidades a este nivel correspondem a ele, Onde sao mais refinados.
@Peterson: Eu discordo dessa hierarquização. Isso é só uma forma de tentar elitizar e segmentar ainda mais nossa religião. Em qualquer “nível”, o primeiro desenvolvimento mediúnico é o pessoal. O primeiro espírito a ser incorporado é o seu mesmo.
Bom dia irmao o que é um exu tronado? muito axe
@MDD – Exu tronado é um nome que se dá ao Exu que senta no trono daquela falange… Tipo um “chefão”… eles NUNCA incorporam ou descem na terra.
Olá! Eu frequento de vez em quando alguns terreiros,eu só não me iniciei na umbanda ainda,pq não encontrei um terreiro que eu realmente goste e concorde com as regras e procedimentos do local,mas um dia eu acho que encontro um de acordo comigo hehehe.Então,duas vezes que eu fui ,em terreiros diferentes,falaram que sou ogan,eu fiz algumas aulas de bateria,amo percussão,sei um pouquinho de atabaque etc.Na ultima vez que fui,o pai de santo olhou pra mim e disse pra eu ir tocar,eu nem tinha falado nada que eu tocava,e nem demonstrei que amo tocar atabaque,e ele adivinhou isso rs;eu não manjo muito de técnicas,mas na hora que to tocando é como se eu soubesse e pronto,o ritmo flui naturalmente,e eu me sinto ótima tocando,algumas entidades desse terreiro,uma pomba gira e um exu disseram que já era pra eu tá no meio da gira,tocando e até incorporando,falaram outras coisas da minha vida e acertaram a maioria.A umbanda é algo que me fascina desde pequena,e percussão tambem,amo um batuque,o exu desse terreiro que fui disse que quando eu ouço um bom batuque eu até me arrepio,e ele tem toda razão,no geral eu amo músicas que tenham percussão,principalmente percussão um pouco mais “pesada”.Gostaria de sugerir uma postagem sobre ogan,atabques nos terreiros,e tambem sobre percussão e a relação com chacra base etc,pois pelo que li ,percussão estimula o chacra base,e esse chacra é relacionado com sexo e energias mais ativas,certo?Será por isso que eu tenho meus instintos sexuais um pouco intensos,e tambem sou meio brava demais?tem alguma coisa a ver ou to doida?Provavelmente por isso eu me simpatizo muito com exus e pomba giras?(já que essas entidades/orixás tem essa caracteristica sexual mais intensa,não que isso seja ruim, claro) Essas caracteristicas minhas não me atrapalham,até acho legal,to perguntando de curiosidade mesmo,e pra vcs aqui do site ,pois entendem bem do assunto.
Axé pra todo mundo!
O Livro “O Guardião da Meia Noite” foi um pouco difícil de achar aqui em São Paulo! Nos sebos que costumo ir em Pinheiros estava em falta, assim como em duas Saraivas que visitei.
Para minha agradável surpresa consegui achar na amazon.com por 14,90! Chegou perfeito e em dois dias! Estou ansiosa para iniciar a leitura. Espero aumentar meus conhecimentos. Assim que terminar posto aqui de novo!