Exercícios Práticos – Música e Respirações

Um outro exemplo da aplicação da música no ocultismo e vice-versa é o Ritual Gnóstico do Pentagrama. Esta é uma das práticas essenciais e básicas da IOT (Illuminates of Thanateros) e é uma adaptação dos tão já conhecidos Ritual Menor do Pentagrama / Ritual do Pilar do Meio (Golden Dawn/OTO)… No RGP primeiramente a intenção é a libertação de qualquer simbolismo pré-existente, afim de que o magista possa entrar em contato com o Self e assim obter o sucesso desejado em qualquer operação mágica.

Ele se inicia com a respiração profunda e mentalização de radiâncias em cinco centros vitais de nosso corpo (relacionados completamente com os chakras citados anteriormente). Cada radiância é acompanhada com a vibração de uma vogal e deve causar uma sensação específica no momento de sua entoação. As vogais são vibradas como mantras no momento da exalação (técnica conhecida como pranayama) Conforme descrito em sua concepção “. O corpo deve ser tocado como um instrumento musical, com cada parte ressonando de acordo com um tom.”

Realizado tal processo, deve-se traçar em sentido horário um pentagrama para cada um dos quatro cantos (leste, sul, oeste, norte). Ao concluí-los, deve-se novamente voltar ao início e entoar novamente as vogais.Segue o procedimento do ritual:

1) De pé, para qualquer direção que prefira.

2) Inspire profundamente. Exale lentamente, sustentando o som “I”, enquanto visualiza uma energia radiante na região da cabeça.

3) Inspire profundamente. Exale lentamente, sustentando o som “E”, enquanto visualiza uma energia radiante na região da garganta.

4) Inspire profundamente. Exale lentamente, sustentando o som “A”, enquanto visualiza uma energia radiante na região do coração e dos pulmões, que se espalha para os membros.

5) Inspire profundamente. Exale lentamente, sustentando o som “O”, enquanto visualiza uma energia radiante na região da barriga.

6) Inspire profundamente. Exale lentamente, sustentando o som “U”, enquanto visualiza uma energia radiante na região entre a genitália e o ânus.

7) Repita o 6). Então o 5), 4), 3), 2), repetindo de trás para frente, até chegar à cabeça.

8) Inspire profundamente. Exale lentamente, repetindo o mantra IEAOU, enquanto desenha o pentagrama no ar, com o braço direito. O pentagrama deve ser visualizado com muita nitidez.

9) Vire para o próximo quadrante e repita o 8), então, desenhe os pentagramas restantes com os mantras e as visualizações, até chegar ao ponto de partida.

10) Repita os números 2) até o 7), inclusive.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 20

  1. Oi Tio Marcelo…
    Encontrei a descrição deste mesmo ritual no blog AD ROSAM PER CRUCEM (http://frfalgus.blogspot.com/2007/12/rituais-de-banimento.html). Gostaria de saber: qual é a diferença entre desenhar o pentagrama com o braço esquerdo ou o braço direito?
    Porque aqui tu diz que é pra fazermos com o direito, e nesse outro link a descrição do rito é exatamente igual mas com o braço esquerdo.
    Saudações!

  2. Tio Marcelo,

    por que quando eu entro num estado de profunda concentração enquanto estou meditando, ou no início de exercícios de imaginação eu começo a bocejar muuuito, sendo que eu praticamente só posso respirar através dos bocejos, inspirando e expirando ar?
    Essa grande vontade (e execução) de bocejos tem alguma explicação?

    @MDD – seu corpo se acostumando com essas energias circulando de maneira nova. Continue com os exercícios que seu corpo se ajusta rapido a isso.

  3. Colegas leitores, confesso que quero e preciso muito praticar estes exercícios, porém em minha casa é impossívellllll, alguém aí sabe me dizer algum lugar em Santo André em que possa ir para pratricar estes exercícios livre de interrupções, que seja calmo? PLEASE me dêem sugestões mesmo ñ nessa cidade.

    Obrigada.

  4. Pingback: jar.io
  5. Marcelo!

    Muito obrigado! Este exercício foi sensacional! Não só a visualização correu bem, como o bem estar posterior é evidente. Muito obrigado!

    Abração,
    Gustavo

  6. Marcelo, vi recentemente no site da iot, recomendando fazer o rgb com o braço esquerdo e em uma outra lista de caos, com a estrela do pentagrama voltada para baixo. Em uma grupo de um povo ligado a cih, falaram que o pentagrama com a ponta voltada para baixo era como colocar os elementos acima do espírito, porém crowley não afirmava que tb era um símbolo do infinito? Qual a função das diferentes formas (esquerdo / direito & pra cima / pra baixo)?

  7. @MMD Poderia nos dar algumas dicas sobre que cor visualizar em cada radiância e nos pentagramas?
    Gostaria de saber se somente uma “luz branca” vindo de Kether e passando pelo corpo surgiria o mesmo efeito ou é melhor fazer analogias aos Chakras.

    @MDD – Luz branca e radiante. A soma de todas as energias e que representa a emanação de Kether.

  8. Marcelo,
    estou fazendo o RGP orientado por um membro do IOT. Ele me passou o ritual um pouco diferente do que você citou: Os pentagramas são criados com a mão ESQUERDA e vira-se no sentido ANTI-HORÁRIO para desenhá-los. É uma variação?

    @MDD – Pergunta se ele sabe o por quê dessa modificação. Se ele explicar e te convencer, boa sorte 🙂

    1. MDD,

      Por favor,

      Eu também vi isso no site do IOT: mão esquerda e sentido anti-horário.

      Existe uma razão para essa modificação ou é indiferente?

      @MDD – Métodos diferentes… funciona, desde que você não misture. Cada RMP deve ser feito dentro do método daquela egrégora.

      1. DD, eu andei pesquisando para entender o significado do pentagrama invertido (que é a forma como eles nos passam no IOT), mas só achei significados satânicos.

        Confesso que não fico muito a vontade com isso.

        Teria como você me dar alguma palavras sábias (de conforto ou esclarecedoras)?

        @MDD – Corra para as montanhas kkkkk

        1. Então o que aconteceu nesse caso?? 1-A IOT que ele está realmente é autêntica e o exercício autêntico da IOT é assim (com o pentagrama invertido)?? 2-É perigoso pelo mesmo pentagrama ser usado no satanismo?? 3-Pq realmente ele deve correr para as montanhas: pelo motivo de ser uma roubada disfarçada de IOT, ou pelo RMP da própria IOT ser errado?? 4-Ou ainda, seria que vc estivesse dizendo para ele correr desses significados satânicos e tanto faz se ele ficar na IOT ou não??

  9. MDD,

    Conhece ou já ouviu falar das Frequências de Solfeggio?

    Andei pesquisando a respeito e encontrei algumas informações, mas não muito confiáveis, daí queria saber de você… hehehe

    Abraço!

    1. Estou respondendo isso milhões de anos depois, mas é porque eu estava relendo o exercício e fiquei com a mesma duvida. Queria saber se a ideia é essa mesma.

      Mas imagino que sejam exercícios com objetivos diferentes. O Ritual Menor de Banimento do Pentagrama tem a intenção” de “desinfetar” um ambiente astral”

      Já o Ritual Gnóstico do Pentagrama teria como objetivo a “libertação de qualquer simbolismo pré-existente, afim de que o magista possa entrar em contato com o Self e assim obter o sucesso desejado em qualquer operação mágica”

      Cada um tem uma especialidade/foco diferente. Seria isso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas