Exercícios de Visualização

Já postei anteriormente o Exercício de Visualização desenvolvido pela Golden Dawn para treinar seus neófitos em uma das maiores e mais importantes qualidades de um magista, que é a capacidade de visualização. A GD recomendava que seus aprendizes fizessem este exercício pelo menos uma vez ao dia, por um período de 30 dias.
Eu acredito que possamos melhorar isso.

[UPDATE] Se voce nao acompanhou ou não fez os exercícios básicos, comece pelos Exercícios Preparatórios!

Para tanto, desenvolvi um Exercício de Visualização diário, aqui no Blog do Teoria da Conspiração, para melhorar e desenvolver a criatividade, imaginação e capacidade de visualização de meus leitores, pois esta é a base de conexão com Yesod e, portanto, base de qualquer treinamento magístico, seja ele o RMP, Templo Astral, Sonhos Lúcidos ou Projeções.
O exercício segue os mesmos moldes da Golden Dawn e do Arcanum Arcanorum. Só que, ao invés dos 4 objetos tradicionais (Cubo negro, octaedro amarelo, esfera azul e tetraedro vermelho), o TdC propõe a visualização de 3 objetos em cada exercício: Um objeto sólido; um objeto oco, preenchido por algum líquido; e um objeto brilhante, cuja luminosidade interferirá nos outros.
A diferença é que, com a ajuda dos Probacionistas do AA, criamos um programa que gera mais de 5 bilhões de objetos aleatórios, o que torna este exercício mais dinâmico e com desafios diários para sua imaginação.
No lado esquerdo do blog vocês verão um botão intitulado “Exercício de Visualização”. Quando clicarem nele, abrirá uma janela branca com texto em preto (sem nenhuma imagem, para não distraí-los do exercício) descrevendo seu desafio diário. Pode ser feito via ipad ou celular também.
Façam o exercício com calma, sem pressa… cada exercício deve demorar em torno de 3 a 5 minutos cada vez que fizerem… não “imaginem” os objetos, mas sim VISUALIZEM cada um deles. Sintam a textura, o cheiro, o peso, o tamanho, a luminosidade, mexam com eles nas mãos…

Recomendo que façam este exercício uma vez por dia, ou a cada visita no blog; não tem problema nenhum em repetir duas ou três vezes ao dia. Vamos ver como vocês ficarão após alguns meses…

Este post tem 19 comentários

  1. Roberts

    Desafio aceito!

  2. Felipe laufey

    Muito obrigado pelos exercicios Del debbio

    alguma dica extra pra quem pratica artes marciais?

    @MDD – Faça os katis, formas e demonstrações em sua mente. Sente na cadeira e, mentalmente, simule uma luta, técnica, forma, etc…

  3. Marcos Oliveira

    Outra idéia: já pensou em criar uma app para smartphone desse gerador de exercício?
    Seria bem legal tê-lo sempre à mão! Bem mais fácil pra cumprir a meta de realizá-lo diariamente! =D

    @MDD – É uma ideia… se alguem souber como faz, me manda um email.

    1. Ramon

      Gostei pra caramba. Imagina você numa fila, no ônibus…tem tanto lugar que você é “obrigado” a ficar esperando sem fazer nada, ou nada que preste.

    2. Marcos Oliveira

      Infelizmente eu não manjo…
      Por enquanto eu criei um atalho pra página aqui na tela inicial do meu Android e funcionou legal, sorteando direitinho.
      Já foi um jeito de eu parar de dar desculpa pra não fazer diariamente. Mas o legal do aplicativo seria ele ter o banco de dados offline, pra realmente poder abrir em qquer fila de banco ou busão, como disse o Ramon.

  4. AAAAndrade

    No dia eu que eu resolvo levar mais a sério os exercícios da primeira monografia do Átrio esse post aparece… interessante.

    1. Marcos Oliveira

      E a primeira Mono é importante pra todo o resto da caminhada! São os exercícios que você vai usar pra sempre! Palavra de Probacionista!
      Ou seja: tem que levar a sério ela mesmo! Não tem outro jeito!

  5. William

    “mexam com eles nas mãos”

    Eu mexo, sinto a textura, peso, etc. com mãos imaginárias, como descrito nos exercícios: “imagine sua mão… “, as mãos físicas ficam nos joelhos o tempo todo.
    A recomendação é que se utilize as mão físicas?
    Já que utilizar mãos imaginárias meio que implica na visualização das mesmas também além dos objetos, isso seria um desgaste desnecessário? Embora eu não dê muita atenção a visualização das mãos, apenas as imagino e sinto enquanto as utilizo.

  6. olauju

    o exercício de visualização do grau de átrio pode ser trocado por esse???

    @MDD – Sim. Este é o exercício que você faz depois que conseguiu dominar o da monografia 01, que é o da Golden Dawn.

  7. Fabio Fujihara

    Acabei de ler o livro o poder do habito e ele cita o nadador olímpico Phelps que em seus treinamentos fazia exercícios de visualizações similares ao que são sugeridos aqui, bem nem preciso dizer quantas medalhas de ouro o cara ganhou ,alias são tantas que nem sei.

  8. Everton

    Esse exercício deve ser praticado diariamente ou não?

  9. João Alberto

    MDD, já ouviu falar sobre o Palácio da Memória de Matteo Ricci? Visualização é isso?

  10. Eduardo

    Como é um objeto de uma cor transparente em outra cor? por exemplo: “uma bola de quartzo negro transparente na cor verde” ou “uma taça de prata transparente na cor laranja”.

    @MDD – É proposital pedir objetos impossíveis para excitar a imaginação. Você não consegue imaginar uma taça de prata transparente na cor laranja?!?!?! a textura, peso e aspecto argento, e a cor em um laranja transparente… rsrsrs

    1. Eduardo

      Isso eu consigo, mas tem uns que são “uma taça de prata na cor prata transparente na cor laranja” ou “uma bola de ferro preta transparente na cor amarela”, mas acho que entendi agora, na dúvida eu tenho tentado imaginar um prata alaranjado ou um preto amarelado, as vezes eu misturo as cores, as vezes faço um jogo de reflexos entre elas.

      1. Jonathan

        Oi eduardo,

        Não sei se é exatamente assim, mas tenho imaginado isso de uma forma que fica bem coerente pra mim. Utilizando o exemplo de uma taça de prata, que seja de cor preta e transparente. Eu imaginaria todas as propriedades da prata nesta taça, como peso, frieza do metal, textura.. Depois, imagina que foi passado uma tinta preta nela. Logo, teriamos uma taça de prata que é preta, faltando só a transparência. Então, eu imagino igual um layer do Photoshop, onde se controla a opacidade da camada. Baixando a opacidade, voce tem um material transparente. Espero que ajude! Abraços

        1. Eduardo

          Obrigado por tentar ajudar, mas não é essa a minha dúvida, acho que não coloquei a pergunta de uma maneira muito clara, encontrei nas minhas anotações o exercício que tive dificuldade, e ele diz assim “cálice de quartzo roxo transparente na cor laranja” , se eu imaginar um cálice de quartzo laranja e transparente, aonde fica o roxo? Se pedisse uma taça de prata transparente na cor preta eu entenderia, mas se como no exemplo que dei pedisse algo como “uma taça de prata verde transparente na cor preta”?

          @MDD – Quando li a descrição eu imaginei um calice de quatzo que, dependendo do angulo de visao que eu fazia, ficava em tons roxos ou laranjas. Ajuda?

  11. Morgana Vizapok

    No lado esquerdo do blog vocês verão um botão intitulado “Exercício de Visualização”. Quando clicarem nele, abrirá uma janela branca com texto em preto (sem nenhuma imagem, para não distraí-los do exercício) descrevendo seu desafio diário.

    o Link ainda esta ativo? aonde?, ali nos exercicios apenas encontro:
    Vela
    Visualização Chacras
    Cruz Cabalistica
    Templo Astral
    RMP

    @MDD – No outro lado esquerdo do blog… http://www.daemon.com.br/js/exercicio_visualizacao.htm

  12. Guilherme

    Ontem tive paralisia do sono e tive a idéia de praticar visualização durante a experiência.
    Tudo ficou muito mais fácil e fluido.

  13. Daniel Braga

    Inspirado pelo dia de Netzach em Malkuth no Ômer desse ano, resolvi começar o exercício de visualização e o exercício da vela, que vinha postergando há algum tempo.
    Me surgiu uma dúvida e gostaria de saber mais a respeito do exercício de visualização, de alguém mais experiente no mesmo.
    Em algum momento a proposta do exercício é a de visualizar os objetos de modo que não seja perceptível a diferença entre os objetos da visualização e os que estão diante da pessoa antes do início do exercício?
    Realizá-lo de olhos abertos tem sido uma tarefa um pouco complicada, e a parte olfativa tem sido mais complicada ainda, mas por enquanto estou só no segundo dia de exercícios.
    Caso haja algum tipo de conselho que ajude nesse processo, ficaria feliz em recebê-lo.
    Grato desde já, por todo o trabalho que é prestado por aqui. Abraços!

Deixe uma resposta