É importante que se habitue a este exercício, ao que inclusive se lhe deve dar um caráter ritual. Pode ser que as distintas fases respiratórias não possam ser realizadas exatamente de acordo com o mesmo número de pulsações. Por exemplo: que a aspiração e a retenção precisem tempos diferentes, bem como a expiração e o vazio subseqüente. No entanto, tanto os movimentos número 1 (aspiração), como o número 3 (expiração), devem ser feitos em tempos iguais. Assim, a retenção e o vazio (fases números 2 e 4) devem se efetuar em igual tempo. A saber, que se a aspiração é realizada em seis pulsações, a expiração deve corresponder a esse mesmo número. Igualmente, se a retenção se faz em quatro pulsações, o vazio se efetuará no mesmo tempo.
Seria muito conveniente que esta respiração começasse a ser para você como uma forma ritual, à qual pudesse recorrer em qualquer momento, distinguindo nitidamente do mundo da respiração ordinária este outro espaço, no qual você efetua seu exercício. Ao se acostumar a fazê-lo à vontade, começa o organismo a reconhecer outra possibilidade de si mesmo. Se no princípio teve alguma dificuldade, não abandone. E reitere os esforços para consegui-lo. Lembre-se de que o segredo desta prática radica em expulsar totalmente o ar que possa ter em seus pulmões, na fase número 4, produzindo-se assim uma morte simbólica, à qual necessariamente tem de seguir um renascimento marcado por uma nova respiração. Lembre também que os exercícios têm de se efetuar aspirando o ar pelo nariz e expulsando-o pela boca. Se você consegue com estas práticas uma certa perfeição, poderá ampliar um pouco os minutos do dia para lhe dedicar, e inclusive exercitar-se nela em distintas ocasiões de sua jornada, e não só em seu gabinete de trabalho e em postura ritual. Se você consegue incorporar esta nova respiração a momentos determinados de seus horários ordinários, adquirirá uma certa mecanicidade em sua prática e execução. Isto tem valor, já que você está controlando à vontade sua recepção e entrega de energias, e sua respiração já não é algo inconsciente, arbitrário e casual, senão algo consciente, ordenado e efetivo. Ainda que não o tenhamos percebido, demos um pequeno grande passo para a concentração de nossos esforços na busca e reedificação de outras realidades adormecidas. Reitere e habitue-se a estes exercícios, que facilitarão outras muitas potências latentes em seu interior. Por certo, antes de se entregar a estas práticas, tem de ter um mínimo de relaxamento e tranqüilidade indispensáveis.
Respostas de 7
o/
Marcelo se existem tecnicas de respiração , controle de energia espiritual ,posturas etc dentro do budismo , mas independente das artes marciais.
Queria tmb se possivel que vc me recomendasse um bom livro em lingua portugese sobre budismo , pra quem ta começando a conhecer .
VLW \o
Aprendi esse tipo de exercício a pouco tempo, 2 anos acho eu, mas era acompanhado de mantras a serem emitidos durante a expiração.
Del Debbio gostaria também de tirar uma duvida, uma prática que venho executando a algum tempo, como um exercício de desaceleração do ritimo, onde um percuso que faria em 1 minuto, tento estender esse tempo em até 10 minutos, observando a tudo ao redor e reações do próprio ser, a experiência é deverás gratificante e quanto práticada é possivel ver a diferença entre nosso ritimo habitual acelerado e o do exercício, pareçendo o segundo o real natural.
Marcelo, esta errado se expirar pelo nariz? Eu aspiro me concentrando em 4 pulsações, retenho no pulmão mais 4 pulsações, expiro pelo nariz em 4 pulsações e matenho a pausa em mais 4 pulsações. Nesse momento sinto uma certa agonia como se estivesse no fundo de um lago tentando subir para supefície. No inicio a sensação e essa mesmo ou eu estou fazendo errado?
@MDD – A sensação é esta mesmo… está correto.
Tio Marcelo,
Devo intercalar os 4 exercícios entre dias ou fazê-los todos dos dias? Quanto tempo para cada exercício? Cada exercício tem um horário apropriado (manhã, tarde, noite)? Como conciliar os exercícios com o ciclo lunar?
Andréa.
Tio DD, ando fazendo o exercicio de chakras que vc passou e quando imagino o meu chakra muladhara em vez de vermelho ela está branca e brilhante,isto significa alguma coisa?
@?????????
Um livro muito bom que li sobre o budismo é o : Budismo – Psicologia do autoconhecimento do autor Dr. Georges da Silva e Rita Homenko
para quem ta começando é muito bom!
Sou instrutora de hathayoga e ensinamos a mesma técnica aos alunos, da respiração de 4 tempos. A diferença é que no yoga ensinamos que o ideal é respirar pelo nariz e expirar também pelo nariz. Esta técnica, além de ter um efeito calmante, é a mais adequada, pois o nariz tem filtros que aquecem o ar e é a parte do corpo ideal para usar na respiração.