Em 1930, a União Astronômica Internacional dividiu o céu em 88 constelações com fronteiras precisas. Desta forma, cada direção no céu pertence necessariamente a uma (e apenas uma) delas. As novas contelações foram definidas e batizadas, sempre que possível, seguindo a tradição proveniente da Grécia antiga, e seus nomes oficiais são sempre em latim.
Cada Constelação possui suas próprias características, lendas em diversos países e estrelas principais com atribuições de sorte ou azar.
Vou propor um estudo para vocês. A cada semana, separarei 8 constelações com o que consegui reunir na Wiki de ocultismo e passar uma lição de casa. Vocês vão buscar nos sites informações sobre a origem de cada constelação, imagens, curiosidades sobre as estrelas principais, teorias ufologicas, etc… o que vocês conseguirem encontrar para complementar (pode ser tradução de sites gringos).
Coloquem os textos que forem encontrando nos comments e eu vou repassando para a Wiki. Desta maneira, ao final destas 11 semanas, teremos a melhor referência de Constelações da net em Português e todos teremos aprendido bastante sobre mitologia, constelações e sobre o céu. Que tal?
As Constelações desta semana são:
– Andromeda
– Antlia, a máquina pneumática
– Apus, a ave-do-paraíso
– Aquarius, aquário, o carregador de água
– Aquila, a águia
– Ara, o altar
– Aries, o carneiro
– Auriga, o cocheiro
Uma resposta
MDd, tire me uma dúvida.
O teu paradigma/estética/arcabouço cultural e magistico da astrologia hermética leva em consideração no mapa natal e trânsitos a influencia das estrelas ditas “fixas” estudados por ptlomeu, alvitas e Robson, bem como as partes árabes de Ibn Ezra Al biruni?
Há espaço para essas interpretações, e correlações à Kabbalah, tarot, etc? Se sim, as correlações tem que se dar com relacao a posição real das estrelas no firmamento e ou da disposição das mesmas nas constelações que representam os signos zodiacais?
É esquizoterice?
@MDD – Não tem nenhuma relação com a Kabbalah e nem nunca consegui achar uma explicação que me parecesse convincente. Uma vez um Exu me disse que as estrelas formam portais com os alinhamentos planetários, do tipo “condutores” para trazer e levar espíritos que estão encarnando/desencarnando para os outros sistemas planetários, mas nunca conversamos novamente sobre esse assunto, então nao aprofundei.