Espessura do Ártico tem redução dramática

Primeiro, o gelo do Ártico perdeu área. Agora, uma análise de dados coletados por satélite revela que ele também nunca foi tão fino. Inclusive no inverno. A espessura do gelo sobre o mar despencou para até 49 centímetros em alguns pontos. O estudo da University College London oferece a primeira prova definitiva de que o volume de gelo no Ártico está em acelerada redução.

Este ano, pela primeira vez na História, tanto a Passagem Noroeste quanto a Nordeste estiveram abertas no verão (no Hemisfério Norte) facilitando a circunavegação do Ártico num nível nunca observado.

Estima-se que a abertura simultânea das duas passagens não ocorria há 125 mil anos Em 2005, a Passagem Nordeste se abriu, enquanto a Noroeste permaneceu fechada. No ano passado, a situação se inverteu. Mas recentes imagens de satélite, feitas pela Nasa, mostraram que este ano a Passagem Noroeste também se abriu.

Calota ártica pode continuar a diminuir

O novo estudo revela uma redução dramática da espessura da calota de gelo no inverno de 2007. Desde 1990, quando começaram os registros da espessura do gelo, essa é a primeira vez que se observa uma diminuição significativa. O Ártico é importante para o equilíbrio climático de todo o planeta. Mudanças na região podem alterar a salinidade do mar e as correntes oceânicas, com impacto planetário.

— Essa é a primeira vez que se pode garantir que o volume de gelo realmente diminuiu. Medições por satélite são mais confiáveis e comparamos nossos dados com informações de campo coletadas, por exemplo, por perfurações, navios e aviões — explicou Seymour Laxon, um dos autores do estudo.

A análise foi publicada na revista “Geophysical Research Letters”. Ele levanta a possibilidade de que a perda de gelo poderá se acelerar porque a temperatura da água do mar tem subido. O verão de 2008 no Hemisfério Norte teve a segunda menor extensão de gelo sobre o Oceano Ártico, superior apenas à cobertura observada em 2007. Os pesquisadores chamaram a atenção para o fato de que a elevação temperatura do mar no Ártico tem sido mais significativa do que a do ar.

A coordenadora do estudo, Katharine Giles, do Centro de Observação Polar da universidade londrina, disse que é precipitado afirmar que o gelo do Ártico continuará a encolher porque se o próximo inverno for excepcionalmente frio parte da calota irá se recuperar. Durante cinco invernos, de 2002 a 2006, a espessura do gelo ártico se manteve relativamente estável. Mas em 2007 declinou abruptamente. No oeste do Ártico, que vem sofrendo perdas maiores a cada verão, o impacto foi ainda maior.

O Departamento de Meteorologia do Reino Unido considerou os dados preocupantes. Vicky Pope, pesquisadora do departamento e uma das principais assessoras sobre clima do governo britânico, disse que há um declínio claro: — As mudanças observadas nos últimos dois anos podem até ser causadas por flutuações naturais, como correntes oceânicas ou ventos. No entanto, há um claro declínio nos últimos 30 anos e nós podemos ver ali a ação humana.

De acordo com a pesquisa britânica, em média, o Ártico perdeu 26 centímetros de espessura. Esse tipo de medida é considerada mais confiável do que o de área porque a espessura varia bem menos.
(O Globo, 29/10)

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 15

  1. [ironia on] Que derreta! Precisamos produzir bens de consumo, multiplicar o dinheiro… querem viver como os homens da caverna, voltar à Idade Média?? [ironia off]

  2. Como Biólogo, já ouvi coisas do tipo… ” Esses Cientistas não têm mais o que inventar”; “A função de vocês é estudar o crescimento da grama”; “Ahhh vai estudar bichinho, vai!!!”; “Estou mais preocupado com a minha conta bancária”; “Até acontecer alguma coisa eu já morri, dane-se”, etc, etc, etc…

  3. As pessoas se dizem tão inteligentes… acho estranho delas não perceberem que o dinheiro é uma das coisas mais virtuais que existem.

    Talvez lhes falte a “razão da vida” para assumirem que o dinheiro é um meio, não o fim.

    @MDD – sábias palavras. Esta também é a razão pela qual “pedir por dinheiro” em magia nunca funciona direito…

  4. Nibiru, planeta xupão, planeta X, o que seja, está aproximando!!!

    2012 aproxima-se, mudanças estrambóticas acontecerão!

    “Se puder fazer o bem, em qualquer ocasião que seja, faça, mesmo quando não puder procure fazer.”

    Wake up!!!Remember!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas