Há o Ocultismo na Ordem DeMolay, em seus paramentos, suas falas, sua história, seus movimentos, na Sala Capitular, seu Brasão, em tudo que consiste o Ritual.
Hoje fazem 699 anos que Jacques DeMolay foi queimado em Paris, assim como hoje a Ordem DeMolay completa 94 anos de existência, e os assassinos de DeMolay, a Ignorância, o Fanatismo e a Tirania, continuam atuando em nossos meios.
Cada DeMolay e Maçom que se interesse pelo oculto deve dedicar seu tempo ao despertar espiritual, assim quando alcançarmos o ocaso de nossas vidas, olharemos para trás e contemplaremos um trabalho bem feito. Através do esoterismo vamos incentivar esse despertar. Temos todas as chaves necessárias dentro da Ordem DeMolay.
ESOTERISMO DEMOLAY
Há um axioma hermético cujo o entendimento é a base para qualquer conhecimento esotérico. Escrito nas Tábuas de Esmeralda cuja autoria é atribuía a Hermes Trismegistus, esse ensinamento ecoa por todas as Religiões e Organizações Iniciáticas Tradicionais do Mundo, e diz o seguinte: “O que está embaixo é como o que está em cima e o que está em cima é como o que está embaixo.”
Não podemos fundamentar nenhum conhecimento esotérico dentro da Ordem DeMolay sem antes entender esse axioma.
Os Rituais baseiam seus ensinamentos na jornada do Sol no Céu e comparam com a jornada do homem na Terra. Essa analogia entre Sol e Homem é fundamentada através desse axioma hermético, sendo o Sol o que está em cima, o homem o que está em baixo. Esse ensinamento reflete a mais antiga sabedoria que se repete em todas as religiões e filosofias do planeta: o estudo do Homem como meio de conhecer os segredos do Universo. É o primeiro passo a se dar no Esoterismo dentro da Ordem DeMolay.
Para o Hermetismo, Deus é todo o Universo em manifestação, e cada átomo, cada célula, cada ser humano é uma pequena manifestação desse Universo (ou Microcosmo, “o que está em baixo”) criados sob as mesmas Leis. Dessa maneira Deus, que é o Todo Universal (ou Macrocosmo, “o que está no alto”) e o Homem são semelhantes em suas maneiras de existirem. Encontramos o mesmo axioma em Gênesis 1:26: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”. Nossos Rituais deixam bem claro esse ensinamento quando compara nossas vidas e a trajetória do Sol.
Dessa maneira o homem é o próprio Templo que contêm os segredos de Deus e do Universo, e desse princípio é que a arquitetura da Sala Capitular representa a trajetória do Sol no céu, e representa o corpo humano ao mesmo tempo. Muito bem coloca Franz Bardon: “O homem é a imagem verdadeira de Deus, portanto ele foi criado segundo o retrato do Universo. Tudo o que se encontra no Universo numa escala maior, reflete-se no homem numa escala menor. É por isso que o homem é definido como um microcosmo, em contraposição ao Universo como macrocosmo.”
O principal objeto de estudo dentro do esoterismo DeMolay é o próprio homem. Por esse caminho chegamos ao estudo da Astrologia, da Cabala, dos Princípios Herméticos, Psicologia, da Jornada do Herói, entre outros, sempre dentro do Ritual.
O Ritual dos Trabalhos Secretos foi desenvolvido através de um padrão lógico e místico ao mesmo tempo. Lógico porque existe um fundamento em todo o Ritual, não sendo este arbitrário. Místico pois seu efeito é espiritual. Por exemplo, os estágios da vida são lembrados a nós em toda reunião, tudo que nasce um dia morre. Aqueles que se apegam a matéria sofrerão, pois com o tempo verão que tudo é passageiro, já aqueles que se dedicam ao espirito terão uma passagem mais tranquila ao chegar no ocaso de suas vidas. É a lógica e o misticismo em atuação nas Cerimônias.
Os DeMolays tem material de sobra para se aprofundarem nessa incrível jornada mística que só tem a acrescentar em seus trabalhos Capitulares e em suas vidas diárias. Esses caminhos são de vital avanço para aqueles que querem descobrir os mistérios da existência que podemos encontrar dentro da Ordem. Preconceitos de Esoterismo dentro da Ordem DeMolay são assuntos ilógicos.
Esoterismo, Ocultismo e Hermetismo são sim parte da Ordem DeMolay. Não vamos perder tempo comprovando ou discutindo isso com alguém que queira impedir nosso caminho, dedicaremos nosso tempo a apresentar material para estudo dentro dessa Sublime Ordem que foi materializada por grandes homens e por uma egrégora já existente a tempo indeterminado.
Não ousaremos nem queremos ser pretensiosos, os estudos que serão apresentados não serão nada mais que um ponto de apoio aos irmãos que querem conhecer e trilhar esse caminho. Nosso objetivo é abrir uma janela que não poderá ser fechada, pois “Os lábios da Sabedoria estão fechados, exceto aos ouvidos do Entendimento” e “Quando os ouvidos do discípulo estão preparados para ouvir, então vêm os lábios para enchê-los com sabedoria”.
Acreditamos em Frank Sherman Land que disse: “É o princípio que importa”, e acreditamos na importância do Esoterismo. Quanto mais cedo essa janela for aberta, mais completo será o combate contra aquilo que avilta e depõe contra a juventude.
Respostas de 7
Encontramos a analogia do Sol/Homem também do enigma da Esfinge:
Quem que no amanhecer se apóia em 4 patas, no meio-dia apóia-se em duas patas e no entardecer se apóia em 3 patas? A resposta é o homem, que em sua mais tenra juventude se engatinha em 4 patas, em seu pino, no auge de sua via de força se apóia em 2 patas, e no fim da vida, já necessitando de apoiar-se em um cajado, se apóia em 3 patas (duas pernas e o cajado)….
A analogia entre o Sol e os estágios da vida do homem é clara nesse enigma…
GOSTARIA DE SABER SE ESTA ORDEN É SEPARADA DA MAÇONARIA OU É MAIS UM RITO
@Leo: É uma ordem paramaçônica para homens de 12 a 21 anos. Portanto não é separada, pois é patrocinada por ela.
OBRIGADO LEO JA TENTEI ENTRAR NA MAÇONARIA AQUI DE MINHA CIDADE PARANAVAÍ /PARANA MAS POR SER INTERIOR É MUITO DIFÍCIL EM MINAS GERIAS ERA MAIS FÁCIL . CONHECI O PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS EMPRESÁRIOS MAÇONS DO BRASIL ELE DISSE QUE SE EU ESTIVE EM BELO HORIZONTE ME A JUDARIA MAS AQUI EM PARANA VAI EU TENHO QUE FAZER DOIS ANOS DE MORADIA FIXA AINDA
Tinha vontade de participar da Ordem demolay, mas acredito que já estou com a idade um pouco avançado, pois esse ano farei 20 anos.
@Leo: Antes dos 21 sempre há tempo.
ótimo post Irmão, nessa gestão no me cap estou tentado fazer os Irmãos perderem o preconceito com esoterismo, porque nunca tiveram contato com isso
Queria que me recomendasse algo que eu possa apresentar eu meu cap, mas que seja leve, não muito impactante, para dar um início nesse estudos
Também gostaria de saber que livros sobre cabala ou hermetismo você recomenda para entender melhor o ritual e esses conceitos
@Leo: Irmão, o TDC tem um arquivo enorme desses conteúdos. Se quiser algo mais específico fala que eu tento arrumar. Veja também o site desse artigo, http://www.esoterismodemolay.com.br, que foi criado para esse fim.
E um dos melhores que vi para entender ritualística e cabala é Cabala Teúrgica da Madras Editora.
Incrível a sincronicidade. A uns dias atrás, descobri que vão abrir, pela primeira vez, um capítulo demolay aqui em São Raimundo Nonato, PI. E como eu queria entrar, não sabia se poderia, com minha idade (tenho 18). Mas esses comentários do Leo caíram como uma mão na luva. Obrigado.
E ai , Mateus , iniciou na Ordem ?