Entrevista com Marcelo Del Debbio no Novo Aeon


Entrevista concedida por Marcelo Del Debbio a Kayque Girão e Natasha Lacerda entre 02/05 e 21/06 de 2012 e.v.. Marcelo, é um arquiteto luso-brasileiro, escritor e ocultista. É membro da Maçonaria e de outras Fraternidades Iniciáticas, autor de 42 livros de R.P.G. e da Enciclopédia de Mitologia.”.

@MDD – esta foi uma das entrevistas mais bacanas que já participei. As perguntas foram de alto nível e pudemos explorar muito bem alguns temas relacionados à Thelema, Arcanum Arcanorum, RPG e Verdadeira Vontade.
Vale muito a pena dar uma lida.

Entrevista com Marcelo Del Debbio no Site Novo Aeon

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 25

  1. Muito boa a entrevista. Valeu a leitura. É incrível como sempre tem alguma coisa a mais para aprender. Nem que seja um detalhe.

  2. Salve DD,

    Muito bacana a entrevista. Gostaria muito de dar um RPG para meu sobrinho de 10 anos, para ele praticar e desenvolver suas potencialidades de imaginação e visualização e não ser tão travado como o tio dele. rs

    Como não entendo nada de RPG, algumas dúvidas básicas: tem idade mínima para começar? Alguma obra mais indicada para crianças da idade dele? Ele já poderia ter acesso aos RPGs Arkanun e Trevas?

    Ele já é um devorador de livros do Harry Porter. Já é um grande começo.

    @MDD – Arkanum e Trevas são recomendados para maiores de 16… o ideal para ele seria a série RPGQuest, que trata de Mitologia Grega, Templários, batalhas mais coloridas e com personagens no estilo tolkien. Voce pode encontrar estes livros na http://www.lojaderpg.com.br

    1. Se me permite me meter na conversa de vocês, eu recomendaria o Castelo Falkenstein! Pra mim o mais belo, lúdico e educativo sistema de RPG já criado.
      Abraços

  3. Bem esclarecedor. Não conhecia muito a Filosofia da Thelema fora a Verdadeira Vontade. Vou começar a ler o Liber OZ e reler o Libel Al e pesquisar mais as divindades thelêmicas pra compreender os rituais. Muito boa a entrevista, realmente de nível, quase uma aula. Parabéns ao Espaço Novo Aeon e à você Marcelo.

  4. Tio DD,
    Sei que o comentário tá meio que deslocado do post…
    Mas por favor, poderia comentar um pouco a respeito da Deeksha, a bênção da unidade.
    Procurei algo na net e vi alguns comentários contrários principalmente em sites americanos.
    Minha cidade tem um grupo de Deeksha, e fui convidado para participar. Pelo que vi, é uma forma de passe mediúnico com influências hindus….mas fico com pé atrás de participar….
    Por favor, se puder esclarecer algo a respeito, agradeço.

    @MDD – Nao conheço o suficiente para poder opinar.

  5. Gostei muito do que você falou sobre o S.A.G, eu estava chegando a essa mesma conclusão tem algum tempo, mas agora você acabou de me convencer daquilo que eu acreditava. Mas ainda permaneceu dúvida se ele(S.A.G) é parte imanente de apenas tiphareth? Ele(S.A.G) pode se apresentar através de outros arquétipos da arvore da vida, ou isso também são os outros “anjos” que no final são manifestações ubíquas de seus próprios arquétipos cabalísticos ulteriores, isto é, estão em contato com nossos arquivos akáshicos e por conhecerem nossa verdadeira vontade tendem a nos guiar para as verdadeiras potências sefiróticas dentro de nós mesmos?

  6. Muito interessante e bem formulada a entrevista me esclareceu muitas dúvidas principalmente sobre thelema e o Arcanum Arcanorum , sua explicação sobre o liber Al vel legis foi sensacional é algo que eu já tinha uma concepção e a sua explanação sobre o assunto fez com que fique mais claro em minha mente.

    Marcelo gostaria de participar do Arcanum Arcanorum mas ainda não participo de nenhuma ordem isso não teria alguma influência ou problema ?

    @MDD – nenhum.

  7. Sobre o S.A.G deu a impressão (pelo menos entendi) que ele é a tb chamada “supra-consciência” (que seria, segundo essa interpretação das pessoas que a chamam de “supra consciência”, o “verdadeiro eu” da pessoa, a sua verdadeira consciência e mente, o espírito que está animando aquele corpo, a centelha divina, entre outro nomes, que “fala” com o corpo e a mente material “atuais” depois de estes (o corpo e mente materiais) vencerem certas limitações -travas- impostas pela encarnação), como ela é chamada por outras pessoas. Claro que isso é uma das interpretações pessoais, pois como o Del Debbio falou, cada pessoa vê essa comunicação de formas diferentes e tb a interpreta de uma forma diferente.

    Claro que se eu estiver falando besteira, que me perdoem, pois ainda sou bastante noob em certos coisas (apesar de me interessar pela espiritualidade desde criança). De qualquer forma extremamente interessante e reveladora essa entrevista.

    Abraços.

  8. Excelente Entrevista. Excelente Lembrete.

    “…nada do que vocês fizeram até hoje em suas vidas está longe da Verdadeira Vontade de vocês. Podem ser aparas de outras vidas, resgates ou tentativas limitadas por outros fatores como dinheiro ou necessidade, mas se você imaginar que sua essência é uma jóia lapidada e que estamos no estado de gemas brutas, cada ação que fazemos é um pequeno golpe de lapidação…”

  9. Marcelo, fiquei interessado em ler “O Livro da Lei para o Povo Suplicante”, mas nao achei na net onde comprar. Tb nao achei o blog Jayr Miranda, onde vc disse que teria o livro pra baixar.

    vc poderia me indicar o endereço do blog e algum site onde venda o livro, ou apenas o autor e a editora para que eu possa encomendar se ele nao estiver esgotado.

    @MDD – acredito que nao haja versao impressa dele para venda. Teremos de esperar o Jayr postar. eu anunciarei no blo, com certeza, quando ele postar.

  10. Qual é a proximidade da A.’.A.’. com a maçonaria?

    @MDD – Nenhuma. Apenas que ambas derivam da estrutura da Árvore da Vida em seus rituais.

  11. Excelente entrevista, vale muito a pena ler…
    Parabéns Marcelo pelo teu trabalho!
    Abraços,

    Ana Paula

  12. Olá Marcelo, gostei muito de sua entrevista. Mas o que me deixou bastante confusa, talvez nem seja esta a exata palavra, foi a carta de Marcelo Motta. Você poderia fazer algum comentário a respeito.
    Abs.

  13. eu considero o S.A.G. como um jogador de rpg. Ele tem vários personagens que coexistem ao mesmo tempo, sabe o que deve fazer na quest para se dar bem, sabe o objetivo e fara de tudo para atingi-lo. Se os esforços trarão resultados, isso só depende dos status, qualidades e defeitos, perícias, equipamentos, etc que seu personagem possui.

  14. Exelente!
    Tava precisando ler umas coisas que foram ditas nessa entrevista, muito esclarecedor. Meus parabéns pelo trabalho que vem realizando, Marcelo.

  15. Del Debbio, a respeito do SAG.
    Vc sabe alguma coisa se o SAG de uma pessoa muda com algum tempo, se é EU no futuro,então não deveria mudar, mas se é UM EU, então pode vir a mudar.
    Pergunto isso pois, quando eu, vc ou qualquer um que estamos na busca, eramos apenas um animal sem tanta razão, um bovino, um cachorro, algo desse naipe, tínhamos um SAG, que é o mesmo de hoje? Ou o SAG é o “apenas” um Veda que cuida de cada raça animal?

    obs: Sei que meu SAG já mudou, tive um breve contato pra perceber isso, mudanças de vibrações, influências.

    @MDD – Pela lógica, ele evolui também. Pelo budismo tibetano diz-se que nosso SAG teria um SArCG (Sagrado Arcanjo Guardião) que seria o SAG do SAG… se somos nós mesmos, me parece claro que ele também evolui e, não apenas isso, mas também seria capaz de tentar contactar a si mesmo (você mesmo) no futuro do futuro kkk (soma isso ao fato que tempo não existe e está pronto o quebra-cabeças!)

    1. Mas não é tão complicado assim se você pensar que no final,toda consciência é a uma só.
      Se o universo é Deus e esta em contante transformação,nada mais natural,né.É comum os espiritualistas ficarem falando de “sermos todos Um”,mas nem todo mundo pra pra pensar o que isso realmente significa xD

    2. Quantas formas de contato com o SAG você conhece? Essa da Arcanum Arcanorum não seria a única certo?
      E com relação ao contato, é pré-requisito para tal a constante prática de determinado número de exercícios, ou ele pode acontecer por ‘sorte’? E sim, sorte é o melhor termo pra descrever isso. Eu conheço uma pessoa, que ou ela é louca demais ou enxerga longe demais.
      Se você pudesse falar um pouco a respeito de formas de contato com o SAG, acredito que muita gente gostaria de saber, gente que é kardecista, umbandista, católico, crente, frater da amorc e por aí vai.
      obrigado.

      @MDD – Cada pessoa vai ter o seu proprio metodo, nao existe receita de bolo. O que o AA faz é indicar exercicios que desenvolvam a percepção do SAG e facilitem a cada um encontrar sua maneira individual de contacta-lo.

    3. Marcelo, a respeito do SArG, em nenhum outro local eu encontrei alguma referência a essa denominação, essa linhagem do Budismo Tibetano que vc encontrou embasamento, dados, para explanar a respeito, qual é o fundador, ou onde eu posso encontrar alguma obra que trate a respeito disso?
      Ou esse ensinamento que vc recebeu foi passado em alguma conversa que vc teve com algum iniciado? Seja conscin ou consciex.

      @MDD – Tudo o que eu aprendi sobre budismo tibetano eu aprendi com um monge, direto, em conversas e grupos de estudo. A linhagem deles é direta do Ramakrishna.

  16. Marcelo, não sei se vc sabe, mas o livro, Deuses Atômicos, foi traduzido pelo Jayr, fiquei feliz de vc ter tido a oportunidade de conhecer ele.

    @MDD – Sei sim. o Jayr é o autor do melhor livro sobre Thelema que eu já li: Livro da Lei para o Povo suplicante. infelizmente não está a venda, estou vendo com o Mozart e o pessoal da FRA autorização para divulgá-lo aqui no blog ou postar em capítulos. Me disseram que ele está preparando o livro em versão pdf para distribuir gratuitamente no blog dele. Vamos torcer.

    1. Creio que vc deve saber tb, ele é uma das pessoas que mais entende de astrologia, ele sabe fazer o mapa da vida de uma pessoa, sei que ele demora um mês +- para fazer isso, e não é para qualquer pessoa. Vou achar esse livro que vc indicou, e quando eu ler te mando algum comentário a respeito.

  17. MDD, tenho uma dúvida recorrente… Imaginemos que a minha Verdadeira Vontade seja ser Professor e poder transmitir informação. É possível que eu venha a “rejeitar” a minha Vontade por causa de situações traumáticas? Por exemplo, passei por um período muito ruim numa escola, que me deixou em depressão e me tirou toda a vontade (com “v” minúsculo) de dar aula e, após sair dela, eu simplesmente rejeito qualquer coisa relacionada à pratica de lecionar….

    Ou eu SEMPRE vou me sentir empolgado com qualquer coisa que se relacione com a minha VV?

    (são 5:30 da manhã e não estou conseguindo me expressar direito… perdão pelas idéias confusas =P )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas