Por Daniel Moricz
Era um fim de semana relativamente tranquilo e durante minhas pesquisas na internet me deparei com a Coluna Teoria de Conspiração no site Sedentários e Hiperátivos. Achei os posts interessantes e no fim das contas acabei devorando o material escrito, e passando para o site do autor, Marcelo Del Debbio, onde encontrei mais uma quantidade sem fim de posts. Marcelo Del Debbio é um cara polêmico, faz suas declarações e indagações com a coragem de poucos.Mas uma coisa é certa… quem lê material de Del Debbio, acaba tendo sua sede por mais conhecimento desperta. O Animus não podia perder a oportunidade de saber o ponto de vista de Marcelo sobre alguns dos assuntos que abordamos aqui. E sendo assim… segue abaixo uma esclarecedora entrevista. Um abraço a todos!
Nascido em 1974, é hoje considerado um dos maiores escritores de Role Playing Games do Brasil.
– Formado Arquiteto pela FAU-USP e com especializações em Semiótica, História da Arte e Urbanismo, Mestre de RPG com ênfase no uso do RPG na Educação e técnicas teatrais aplicadas ao RPG, escritor com mais de 45 títulos publicados e mais de duas centenas de artigos publicados em revistas.
– Autor do site www.deldebbio.com.br e colunista do site “Sedentário e Hiperativo” www.sedentario.org, onde escreve semanalmente sobre ocultismo e filosofia. Autor da Enciclopédia de Mitologia, e Editor chefe da Daemon Editora, a segunda maior editora de livros de RPG no Brasil.
– Membro Maçon, Frater Rosacruz e iniciado em diversas ordens, é conhecedor de Tarô, Runas, Kabbalah e Numerologia formado pelas escolas herméticas mais tradicionais do ocidente.
– Faixa-Preta (10º grau) de Kung Fu, praticante do estilo Louva-Deus Sete Estrelas e professor e praticante de Chi-Kung, modalidade de técnicas de kung fu que lidam com energia interna.
Animus – Com frequência, você indica em seus textos as obras básicas de Alan Kardec como importante estudo para aqueles que buscam o conhecimento. Chico Xavier também é citado algumas vezes de forma positiva. Gostaria de saber como você vê o material psicografado por Chico Xavier, principalmente no que se refere aos “Romances de Emmanuel”, série composta por obras como “Há 2000 anos” e “Paulo e Estevão” onde Jesus é descrito de forma muito mais parecida com o Jesus “Católico” do que com o Jesus “Histórico” ou Yeshua.
MDD – Acredito que tenha tido interferência da egrégora na qual ele estava ligado, ou que seja o ponto de vista daquela entidade/espírito, pois não é porque alguém está no astral que vai ter acesso a todas as informações que tinha no Físico. Muitas informações são passadas de acordo com o que a egrégora deseja e, naquele momento, o espiritismo precisava do apoio dos católicos, que formariam a grande massa dos espíritas de hoje em dia, e uma visão que fosse mais aceitável aos seus olhos seria a melhor forma de ampliar aquela egrégora.
Animus – Jogo rápido… Estaria o espiritismo de hoje muito influenciado pelo catolicismo? Sim ou não? Chico Xavier tem parte nisso? Sim ou não?
MDD – Sim. Muito. O Brasil é um país com mais de 88% de católicos. É natural que a imensa maioria dos espíritas tenha vindo deste movimento, e boa parte deles trazendo os dogmas e preconceitos inerentes de passar a vida toda sem pensar e aceitando o que lhes era imposto. Vejo muitos espíritas venerando Chico Xavier como se ele fosse um Santo Católico (não é “privilégio” dos kardecistas isso… vejo muita gente tendo a mesma atitude na Grande Fraternidade Branca, no Pró-Vida, na Gnosis e em outros lugares). Muito da visão católica se manifestou na tradução dos textos do francês para o português dos livros de Kardec, nas atitudes contra a Astrologia Hermética e contra a Umbanda. Até na visão dos livros do Kardec como se fossem “bíblias” espíritas…
Animus– Ainda no que se refere à obra “Paulo e Estevão”, que conta a história de Saulo de Tarso (São Paulo), durante o texto, Paulo se encontra com o espírito de Jesus e este momento se torna um divisor de águas em sua vida, levando-o a se transformar em Paulo, o apóstolo.
Como seria isso possível se Jesus não havia morrido na cruz, estaria Jesus se apresentando a ele através de projeção astral? E mais, há quem diga que foi Paulo quem criou a imagem de Jesus que vemos hoje. Outros, o tem como um espírito de altíssima elevação. Qual a sua visão de São Paulo Apóstolo?
MDD – É a visão daquela egrégora, que ficaria mais palatável ao público brasileiro e causaria menos problemas. Na verdade, Paulo teve uma visão que seria mais agradável aos romanos, que depois foi abraçada por Constantino, então, por tabela, ele é indiretamente responsável pela visão deste Cristo-Apolo que temos hoje na ICAR e nas evangélicas.
Animus – Fica claro em seus depoimentos o seu descontentamento com a igreja Católica. O passado da igreja Católica realmente a condena, tendo em vista que até mesmo o último Papa, João Paulo, pediu perdão pelas atrocidades cometidas. As igrejas evangélicas, principalmente as caça-níqueis, também não lhe agradam (e a mim também não). No entanto, tenho o prazer de conhecer alguns padres e pastores destas igrejas que são pessoas boníssimas e que trabalham incessantemente em prol do próximo e no bem. Muitas vezes indo fazer caridade onde poucos espiritas, por exemplo, arriscariam ir. Será que estas instituições não tem também seu lado bom? Será que estes padres e pastores não acreditam mesmo no trabalho que está sendo feito como a obra de Deus? Ou será que todos eles tem conhecimento de todo o processo por trás destas instituições, de todas as histórias, que como foi citado no www.sedentario.org, foram inventadas para manter o controle e o poder sobre as pessoas através do medo e ainda assim continuam seguindo em frente? Resumindo, seriam eles controlados ou controladores?
MDD – Existem pastores e padres de boa-fé, que realmente acreditam estar fazendo o trabalho do velhinho barbudo e que conquistarão o seu “espaço no céu” quando morrerem. E fazem o que fazem de coração. Não são muitos, mas existem. Essas pessoas estão se enganando e enganando os fiéis, porque ficam mergulhados em dogmas e serão conflitados com eles quando morrerem. Já vi muitos cardeais e padres fazendo ataques astrais em centros espíritas, ou então revoltados em Igrejas da IURD após sua morte (sendo tratados como falsários de satanás quando conseguiam incorporar em algum médium inconsciente no público, claro!). Alguns são espíritos mais evoluídos que escolheram vir à Terra com pouca instrução para atender justamente a este publico sem estudos ou instrução. Seguem o que chamamos de “Via Úmida” da Árvore da Vida e, após suas mortes no Plano Físico, entenderão sua missão e continuarão o progresso.
Animus– Agora falando sobre os frequentadores das igrejas católicas e evangélicas. É comum ouvirmos nos centros espíritas frases do tipo: “Todos estão exatamente onde devem estar, afinal, não há coincidência”. Segundo alguns espíritas principalmente, se uma pessoa frequenta a igreja evangélica e se submete ao controle através do medo do demônio e ao pagamento de dízimos descabidos, isso é porque se trata de um espírito ainda muito
rebelde, que tem dificuldade em se manter no caminho do bem por si só, e que estas religiões serviriam como um controle necessário a estes indivíduos, para que eventualmente, em outras reencarnações possam buscar a iluminação sozinhos e fazer o bem porque sabem que é o certo. Você concorda com estas afirmações? Até que ponto?
MDD – Concordo sim. É muita pretensão achar que um iletrado ignorante teria capacidade para seguir os Exercícios de Franz Bardon, por exemplo. Para aquela classe de espíritos, é melhor e mais condizente com o estado de consciência dele ouvir um “faça o bem ou vá para o inferno!” que estará mais em sintonia com o que aquelas pessoas entendem. Mais cedo ou mais tarde, migrarão para sendas mais adaptadas ao seu nível intelectual e espiritual.
Animus – O Santo Daime é uma religião tipicamente brasileira, mas conta com influências diversas. O Sacramento utilizado é a Ayahuasca, cuja história remete aos Incas, Maias e quiçá até aos Atlantes. O conteúdo doutrinário sofre clara influência da igreja católica, sendo que os trabalhos principais são realizados em dias de santos, como Santo Antônio e São José. Além disso, diversos hinos, inclusive no principal hinário, do Mestre Irineu, se referem a seguir a linha espirita, a seres espirituais e a reencarnação. Como você enxerga a doutrina do Santo Daime?
MDD – Infelizmente, em muitos lugares acabou virando uma mistureba. A Ayahuasca é uma erva que serve para despertar o Caminho 32, conectando a matéria ao astral. Infelizmente, o ser humano só consegue profanar tudo o que coloca as mãos e conseguiu deturpar até mesmo o uso destes chás como conexão com o divino.
Os piores exemplos são a mistura do chá com cocaína (Santa Clara), Maconha (Santa Maria) e crack (São Pedro) com essa desculpa esfarrapada de entrar em estados alterados de consciência que existem em alguns lugares por ai. Os daimistas não são pessoas más, como as igrejas e até mesmo os espíritas ficam falando, mas em geral são muito pouco estudados e informados sobre o que estão fazendo. Acabam se tornando “crentes de Daime” quando deveriam estudar e pesquisar mais e entender aquilo que estão fazendo ali: suas consequências e implicações.
Se a pessoa estuda e pesquisa; não só vai tomar chá, esse sim acaba conseguindo respostas.
Foi em uma das meditações com ayahuasca que eu consegui enxergar a Arvore da Vida completa, com todos os deuses e todos os encaixes que faltavam no final da pesquisa da
enciclopédia. Sem aquela visão, eu não me animaria tanto a começar a escrever o Blog…
Animus – Falando ainda do Santo Daime, mirações (visões recebidas dentro dos trabalhos) recorrentes entre os participantes são de pirâmides, do Egito antigo e de templos. Como isso pode estar associado ao ocultismo e ao conhecimento milenar da busca por iluminação?
MDD – Pode… ou pode estar dentro da cabeça do sujeito, influenciado pela mistureba que se faz ali. Poucas pessoas têm tantas encarnações assim na Terra para se lembrarem de “pirâmides do Egito” e menos ainda tem autorização para se lembrar destas encarnações tão antigas. A maioria dos que tem essas visões são apenas frutos de fantasia, construções mentais e desejos da própria pessoa.
Animus – Finalmente, gostaria que você falasse um pouco sobre suas obras publicadas, como a Enciclopédia de Mitologia, onde podemos encontrar seus livros e que você deixasse uma dica para aqueles que buscam o conhecimento e a verdade.
MDD – A Enciclopédia de Mitologia é um dos trabalhos mais importantes no meio acadêmico com relação à pesquisa de múltiplas mitologias em uma linguagem fácil e acessível ao buscador. Embora atualmente eu esteja gostando mais de escrever para o Blog (www.deldebbio.com.br) e some mais de 900 textos sobre alquimia, maçonaria, Rosacruz, hermetismo, astrologia hermética e muitos outros assuntos de interesse do buscador que esteja em qualquer senda.
A dica é: nunca pare de estudar… nunca esteja satisfeito com aquilo que falaram para você. Procure conhecer todas as vertentes e todas as posições, mesmo se forem de Ateuzinhos de Dawkins ou Crentes Criacionistas.
Nota do Animus Libertus: Atenção, o uso concomitante de Daime (Ayahuasca) e qualquer outra substância, principalmente ilegal é TOTALMENTE PROIBIDO dentro da doutrina em todas suas vertentes. O verdadeiro Daimista sabe que para alcançar a iluminação e seguir a lei de Deus, primeiramente é necessário estar puro em estado de consciência e seguir a lei dos homens. O uso de qualquer droga juntamente com o Daime não é aprovado pela dotrina e definitivamente não faz parte da mesma.
Respostas de 28
Boa noite.
Li a entrevista agora, bem interessante, mas fiquei com uma dúvida, você falou sobre “”despertar o Caminho 32″” o que seria isso?
É só atravessar o Universo, indo de barca 🙂
Muito boa a entrivista! Gostei bastante de saber mais sobre sua opinião das obra do Chico e sobre o meio evangélico.
“Sincronicamente”li esse artigo sobre as batalhas de´usuários de marcas de computadores diferente cuja mesmo padrão de briga acredito que apere na religião, na política, no futebol, entre outros: http://www2.uol.com.br/sciam/artigos/a_politica_dos_gadgets.html
E foi animai saber da sua visão da árvore da vida! Não imaginava que tinha provado o Daime!
tio, voce estava no metro da linha verde (vila-madelna/paraiso) no dia 13 de abril (quarta-feira) perto do meio dia??
Tinha um cara que era a sua cara, mas estava vestido de maneira muito despojada dai o fato de eu não ter perguntado se era voce ou não.
@MDD – Estava. Indo na direção do Ana Rosa. Sim, eu me visto de maneira comum no dia a dia…
Legal.
MDD – (…) Poucas pessoas têm tantas encarnações assim na Terra para se lembrarem de “pirâmides do Egito” e menos ainda tem autorização para se lembrar destas encarnações tão antigas. (…)
Fiquei curiosa com esse “poucas pessoas têm tantas encarnações assim na Terra”. Quer dizer, pelo que eu estudei a Terra já recebeu (e recebe) imigrantes astrais e exilados de muitos lugares, mas eu sempre achei que a maioria dos espíritos que aqui se encontram começaram sua evolução hominal na Terra mesmo, e portanto estariam encarnando por aqui desde que surgiram os primeiros primos de Homo Sapiens. Você pode me explicar?
(Ai esses “sortudos” que encarnaram no Egito antigo…)
@MDD – É só fazer as contas… temos 7 bilhoes de almas encarnadas hoje. Em 1960 eram 3 bilhões, em 1800 apenas 1 bilhão. A maioria das pessoas encarnadas hoje no planeta não teve a última encarnação como ser humano (mas olhe o mundo à sua volta… é mesmo tão estranha esta afirmação?). Eu vou dar uma dica de onde estas almas estão vindo… pense em que tipo de animal é extremamente evoluído e morrem em quantidades gigantescas todos os dias, fornecendo essas mônadas para habitar corpos humanos?
Sempre suspeitei: tudo espírito-de-porco. Ainda bem que acho porcos bonitinhos, senão seria difícil, provavelmente.
Passei até mal com esta afirmação Marcelo. As coisas aqui estão piores do que imaginei então.
Mas então, quem é marinheiro de primeira viagem (como humano) na terra, necessariamente tem uma desvantagem no prana? (e isso são os very very low level? psicopatas, etc?) eles não tem escolha?
@MDD – que nada, eles acham o mundo créu fantástico! Cheio de cores, com novela, futebol, Faustão… muito melhor do que só olhar a grama.
ahuhuauhauhhuah
Tinha que rir…
“A ignorância é uma benção”
Mas aí chega num ponto interessante, se o mundo materialista é o único que eles conhecem, percebem, é vantagem pra eles então? Por não poderem responder pelo que não conhecem?
@MDD – É só fazer as contas… temos 7 bilhoes de almas encarnadas hoje. Em 1960 eram 3 bilhões, em 1800 apenas 1 bilhão. A maioria das pessoas encarnadas hoje no planeta não teve a última encarnação como ser humano (mas olhe o mundo à sua volta… é mesmo tão estranha esta afirmação?). Eu vou dar uma dica de onde estas almas estão vindo… pense em que tipo de animal é extremamente evoluído e morrem em quantidades gigantescas todos os dias, fornecendo essas mônadas para habitar corpos humanos?
Muitos animais morrem em grandes quantidades (o gado é o mais obvio), mas achei que haviam restrições entre reencarnações em espécies (da Terra) diferentes. Achei que as almas extras vinham de outros mundos e até de elementais.
@MDD – a pessoa não vai nascer mugindo. A essência vital daquela entidade é que adquire consciencia plena e torna-se adaptada a pilotar um veículo melhor. Todos nós já fomos animais alguma vez (muitas vezes) na existência.
No caso é metempsicose livre mesmo, no caso as almas ficam trocando de espécie como na visão hindu? Ou aqui na Terra depois de chegar a humano não se volta mais a virar os outros animais?
Pergunto porque pela visão espírita e da AMORC depois da primeira encarnação como humano não tem mais volta, talvez só mudando de mundo.
Além disso lembro de você comentar que elementais andam aproveitando a super população humana para experimentar a vida material, fiquei curioso se devas fariam isso também?
@MDD – pelo que eu sei, não tem volta. Uma vez que fez o upgrade, está feito. O que foi visto não pode ser desvisto.
As almas dos animais irracionais da Terra vem de animais de mundos menos evoluídos, de plantas ou de outra fonte?
Marcelo, porque eu sempre tenho a impressão de que você não diz tudo o que realmente sabe sobre um determinado assunto? Quero dizer, eu sei que você faz parte de grupos onde você tem acesso a coisas que outros não tem e sei do seu juramento, bem como qualquer outro membro destes grupos, de não divulgar muitas destas coisas. Mas a idéia que tenho é que tais coisas “secretas” estavam mais relacionadas a rituais, procedimentos e afins. Não imagino que o conhecimento hitórico propriamente dito, o propósito de certas cosias serem do jeito que são também passarem por esta necessidade de não divulgação.
Para eu me explicar melhor e pegando como exemplo esta sua entrevista, você fala sobre Paulo e a egrégora que ele pertencia. Do jeito que você fala, as palavras que você escolhe e as respostas bem diretas, parecem levar a entender que há um propósito muito maior do que as pessoas comuns (e aqui coloco os espíritas, católicos, ubandistas, espiritualistas em geral) acham saber sobre toda a história da humanidade. A impressão que eu tenho é que tudo está perfeitamente controlado, as divesas impressões sobre Jesus e todos os outros Avatares que esta terra esquecida já teve a sorte de receber, todas as confusões e violências nascidas destas impressões, tudo está como deveria ser. E isto se deve para garantir um propósito maior que provavelmente você sabe mas não pode contar. E isto te obriga a seguir uma linha de raciocínio bem sintética, porque afinal você precsa falar, mas não pode falar tudo. Entende?
Bem, é isto. Este é o sentimento que eu tenho. Não sei se é impressão, mas não há um único texto de sua autoria que eu não tenha esta sensação de que falta coisas para ficar compleamente esclarecido.
@MDD – Faz assim… acostume-se a ler os meus textos e TAMBÉM os textos de um, dois anos atrás… verá que daqui um ano, os textos que estará lendo são “diferentes” de quando você os leu hoje… mais completos, talvez. E sem mudar nada neles.
Adorei as suas respostas!
Muito bacana. Gostei dos comentários sobre São Paulo, já que você nunca falou muito sobre ele aqui no blog. Eu fiquei dividido a respeito do cara e, confesso que, mesmo depois de ver sua resposta, continuo com um pé atrás. Até algum tempo eu concordava mais ou menos com o que dizia Nietzsche no “Anticristo”: Paulo era um fariseu fanático que logo depois se converteu em cristão fanático, moldando o cristianismo a seu bel prazer e suas paranoias, destruindo o conteúdo budista/essênio. Mas depois vi uns textos da Blavatsky e fiquei me perguntando se esse perfil combina com um cara que, como a bíblia demonstra, tinha cultura grega, cidadania romana, conhecia pensadores clássicos e termos iniciáticos. Para Blavatsky, Paulo era um dos poucos discípulos intelectuais e conscientes de Yeshua e seus escritos foram adulterados, além de se terem forjados epistolas com seu nome, o que explica o grau de fanatismo e exoterismo que se encontra ao lado de seus ensinamentos mais esotéricos e conscientes.
Cara… eu gosto mais da visão do Blavatsky. Mas saber qualé que é mesmo de verdade… quem sabe um dia…
Marcelo, Crack e Ayhuaska? Essa agora fiquei de cabelo em pé… Já não concordo com a utilização da maconha e muito menos a cocaina.. Agora crack, realmente fiquei impressionado.
@MDD – os profanos são especialistas em fazer merda com tudo o que colocam as mãos… é incrível…
Tio/ Frater, me ocorreu uma divagação lendo sua entrevista e depois da leitura do livro: “O Último Templário” – (já leu? vale a pena):
A Providencia Divina, o Cósmico, etc mantém essa visão do Jesus/Apolo como sendo a mais plausível aos profanos devida à falta de maturidade e auto conhecimento da massa em geral?
Grande parte do gado provavelmente não aceitaria uma versão histórica de Yeshua?
Concordo contigo em relação à associação do catolicismo ao espiritismo de Kardec, vejo muito disso no centro que faço parte.
@MDD – No Ocidente não vão aceitar nunca, porque estão presos ao Aeon de Osíris ainda.
A agenda é lotada mas entrevistas a la Critical Hit fazem falta hj em dia !
Já pensou em vloggar em prol da hospitalaria ?
“o Planeta estaria equilibrado em todos os sentidos… mas como todos podem perceber, ele NÃO ESTÁ… existem diversas razões perversas para isso, mas uma das principais razões é a criação de bovinos e suínos como “linha de montagem” para abate.”
“Mas por N motivos extensos demais para comentar agora, houve um desequilíbrio nisso (condenação de uso de anticoncepcionais, ignorância generalizada, criação matadouros industriais para animais em vias de adquirir consciência, etc) gerando esta série caótica que presenciamos dia a dia e que parece estar em uma espiral decrescente.”
Cara, de repente esses textos me parecem sombrios agora… eu achava, na época, que se tratava dos péssimos efeitos do consumo de carne de matadouro, e que o atraso vinha de não sermos todos um monte de vegetarianos comedores de mato… mas agora, ao que parece, se trata justamente do fato de termo sido comedores de mato, no passado recente…
Essas palavras agora parecem aterradoras de verdade, lermbra até personagem de HQ, com um ar de satisfação, como por deixar uma verdade cabulosa meio a descoberto, sei lá…
Mas, quer saber? acho que essa conversa já está ficando bizarra, impoliticamente correta e angustiante demais, mesmo para discutirmos num blog particular, pois ninguém espera a Inquisição Espanhola.
Vou abrir uma discussão no Fórum do Mayhem sobre o assunto, e espero que as pessoas aqui participem.
“o Planeta estaria equilibrado em todos os sentidos… mas como todos podem perceber, ele NÃO ESTÁ… existem diversas razões perversas para isso, mas uma das principais razões é a criação de bovinos e suínos como “linha de montagem” para abate.”
“Mas por N motivos extensos demais para comentar agora, houve um desequilíbrio nisso (condenação de uso de anticoncepcionais, ignorância generalizada, criação matadouros industriais para animais em vias de adquirir consciência, etc) gerando esta série caótica que presenciamos dia a dia e que parece estar em uma espiral decrescente.”
De que texto são esses trechos? Pensei que fossem da entrevista, mas não. Também já joguei no Google e nada. Se alguém souber, agradeço.
DD, dizer que a humanidade está evoluindo de animais não está em contradição com o que está escrito em O Livro dos Espíritos? A evolução realmente se dá do mineral, passando ao vegetal, animal e o homem? Estaria a “Era dos Homens” chegando ao fim, aos moldes de “The Lord of the Rings”, dando início à “Era dos Animais”?
@MDD – Observe o comportamento das pessoas ao seu redor, em jogos de futebol, nas ruas, em baladas, em programas de auditório… o que eles gostam? o que consomem? o que assistem? quais seus valores? e voce mesmo me responde à pergunta.
DD, os humanos macacos-velhos (cara, que piadinha mais infame…) tiveram uma evolução bem lenta, lascando pedrinhas, fazendo ferramentinhas, et etc até a Explosão Criativa do Paleolítico, há 70 mil anos onde segundo a pseudo-cética Superinteressante, “sem nenhuma mudança física detectável” eles passaram a produzir adoidado, com ferramentas dignas da NASA, colares e até braceletes, alepm de bancar Picasso nas cavernas e enterrar os mortos. Disso para o que somos hoje foi questãod e descoberta e experiência.
O que penso é: nossos amigos do abatedouro devem ser bem nerds, por que não precisaram passar por tudo isso. Por alguma razão, deixaram o pasto e adiquiriram no meio do caminho um upgrade tão f*da que lhes permitiu habitar um corpo que fala e cria de modo plenamente satisfatório. Nesse caso, de certa forma eles estão melhores que os veteranos, não é mesmo?
@MDD – Os caras que estavam no Egito lá atrás não estão mais nesse planeta ha muitos aeons, mas o que você falou é muito pertinente. Há um problema de conceito que eu tenho visto em vários comentários… voces imaginam que UM boi reencarna em UM humano, mas não é bem enssa proporção, porque a mônada de cada um não tem individualidade suficiente para preencher uma máquina como a nossa.O que vai acontecer é que quando um animal morre, a mônada vai pro astral, onde mantém sua forma, depois sobe para o plano mental onde esta mônada NÂO TEM FORMA. Depois desce até espíritos de padrão vibratório semelhante e se molda na forma fumana, durante a gestação.
E, para quem veio dos mundos menos evoluídos, nossa realidade de século XXI é fantástica, cheia de cores, barulhos, experiências… quem está de saco cheio do mundo créu são as pessoas que já não aguentam mais esse nível de consciencia e querem subir pro próximo… quem veio do nível anterior, acha este mundo (tosco) o máximo… Olhe ao redor… comportamento de grupo em todos os níveis, gosto por notícias sangrentas, idolatria em todos os lugares, falta de força de vontade, grupos pequenos controlando massas… o padrão é o MESMO, só que antes usavam (e ainda usamos) a CARNE e o CORPO daquelas entidades (Matéria, Terra), agora são egrégoras que usam a MENTE e as EMOÇÔES (Ar, Água) de indivíduos mais evoluídos (que bois).
Oi Marcelo, gostaria mesmo de ter acesso a maiores fontes deste tipo de informação. Onde posso pesquisar mais sobre o assunto?
Grande abraço!
Por favor Marcelo dá uma conferida na conclusão que chequei e vê se é mais ou menos isso.
O que eu entendi é que boi nenhum encarna como humano diretamente, mas como animais reencarnam quase imediatamente digamos que eles deixam seus duplos etéricos (ou até o perispíritos) para trás rapidamente e as amas humanas menos evoluídas (as mais próximas dos animais) que vão renascer usam essa matéria-prima para formar seu novo duplo etérico.
É por ai?
Bem, se for verdade, isso explica tudo. Mas o site da entrevista parece não existir mais… onde podemos lê-la? Se possível publiquem aqui mesmo, na página do Del Debbio.
Cristiano, pelo wayback machine voce pode ler a entrevista por aqui:
https://web.archive.org/web/20110604010652/http://animuslibertus.wordpress.com/2011/03/27/entrevista-com-marcelo-del-debbio/
Espero que seja util! 🙂