Enochiano

A Magia Enochiana é um poderoso sistema mágico (não uma Tradição, visto que é utilizado em algumas tradições como a Golden Dawn ou Astrum Argentum) que utiliza uma antiga linguagem apresentada pelo mago John Dee e pelo sensitivo Edward Kelly no século XVI. Utilizando-se de técnicas de meditação especiais, Kelly comunicou-se com formas de inteligência angélicas, enquanto Dee coordenava os experimentos e anotava os resultados de cada seção. Desta forma a linguagem Enochiana – base deste sistema mágico – foi descoberta (ou para ser mais exato, RE-descoberta, já que o mesmo princípio aparece também na kabbalah e no I-Ching). Posteriormente este sistema foi ampliado por Aleister Crowley pela revelação de suas correspondências planetárias e numéricas, o que possibilitou a criação da Gematria Enochiana.

Dentro do sistema de magia Enochiano compreende basicamente dois tipo de operações mágickas: a invocação dos espíritos e a viagem astral. Ambos os tipos têm sido utilizados com a mesma eficácia. Deve-se lembrar que este sistema funciona por ser esta a Vontade do magista; ou seja faz-se aqui necessária uma intensa disciplina de forma a que a determinação da Vontade possa ser separada do capricho.

O Sistema Enochiano define que em cada um dos planos existe a presença de uma chamada Torre de Vigia. As quatro Torres de Vigia correspondentes aos quatro elementos (terra, água, ar e fogo), cada uma em um diferente Plano Cósmico. Por sobre estas Torres há uma área chamada de Tableta da União, que ocupa o Plano Espiritual acima do Abismo.
De forma a permitir o estudo das Torres e sua hierarquia, Dee e Kelly criaram um tábulas quadrangulares, representativas de cada uma das Torres e da União. Estas tábulas representam o fio condutor do sistema de magia Enochiana, sendo uma representação do Cosmo, tal como a Árvore da Vida. Todos os nomes de todos os Anjos e suas hierarquias podem ser encontradas nestas tábulas. Os Aethyrs podem ser vistos como quadrados concêntricos circundando as Torres, sendo que cada quadrante possui uma complexa representação interna dos entrelaçamentos dos elementos físicos.
É importante ressaltar que as entidades enochianas com as quais se lida não correspondem per si nem à concepção popular de anjos nem à cabalística. Não podemos pensar nos Anjos Enochianos como as figuras contemplativas que são os anjos cabalísticos. E sob hipótese nenhuma pode-se pensar neles como as criaturas patéticas ditas “anjos” de certos ramos dos movimentos “New Age”. Para todos os meios e fins são consideradas entidades particulares com cuja lida deve ser cuidadosa. Um Anjo Enochiano é uma inteligência antiqüíssima,.estas entidades representam energias poderosas as quais não se devem tratar levianamente.
Alfabeto Enochiano
Esta tabela que postei acima representa a linguagem angélica que foi transmitida a Dee e Kelly, sendo tão poderosa que teve seus nomes anunciados de trás para diante, de modo a prevenir a conjuração acidental de algumas entidades. Acreditava-se que a simples pronúncia do nome desta entidade seria suficiente para conjurá-la, ou pelo menos algum aspecto seu. Esta linguagem foi denominada “Enochiano” por causa do patriarca bíblioco Enoch, o qual dizia-se ter “caminhado com Deus”. Este também era o nome de um grupo de adeptos que praticavam o ocultismo durante a Idade Média.
Agradecimentos ao Frater Horus Episkopos.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 47

  1. Marcelo, Dee e Kelly se utilizavam de um espelho negro para ver essas entidades…bom pelo menos é isso que conta a historia referente a esses dois.Alguma ordem iniciatica que lida com o sistema enochiano ainda utiliza o espelho negro como foco pra visualizar esses anjos como Dee e Kelly fizeram no passado

  2. Quem exatamente são os Anjos Enochianos, e como não é falado deles até DEe e Kelley começarem a trabalhar com eles?
    @MDD – É falado sim, mas não com este nome. Estas entidades já tiveram vários nomes.

  3. A Magia Enochiana não seria meio “perigosa” caso um satanista de Orkut ou misticóide resolvesse conjurar esses nomes de modo incorreto, ou sei lá, tentar evocar uma dessas entidades? Não parece muito inteligente.
    @MDD – Seria.strong>

  4. Uau, então isso é enochiano!
    Sempre me perguntei se deveria estudá-lo ou não.
    Magia Enochiana é um sistema completo por si só, como a cabala?
    É possivel ser um magista bem sucedido lidando somente com este sistema?
    Existe problemas aos se lidar com enochiano e goetia, digamos, na mesma semana?
    @MDD – É impossível lidar “somente” com este sistema, porque para entendê-lo direito você precisa obrigatoriamente conhecer os outros (Kabbalah e astrologia).

  5. Uhm…. os “demônios” da Goetia não são demônios mesmo, e os “anjos” Enochianos não são verdadeiros anjos….
    O que raios são eles afinal ?
    Deuses antigos ? Espiritos de magos poderosos e antigos ? Elementais de grau superior ? Forças do cosmo ?

    1. Consciências ou inteligências antigas… Ajudou…
      Ps. Fantásticos os seus textos e trabalhos D.D., espero que continue com esta luz em um verdadeiro mar de ignorância e onde a pilantragem infelizmente é regra e não exceção.

  6. DD, esse blog é um espelho do TDC ou trata-se de “mera coincidência”?
    http://ponteoculta.blogspot.com/2010_09_01_archive.html
    @MDD – Não, mas não me importo de usarem todos os meus textos desde que dados os devidos créditos. Normalmente quem fica bravo quando copiam os textos são os blogueiros que vivem do adsense e acham que vão “roubar links” deles… eu não dou a mínima. Avisando que o texto veio do TdC, todos os leitores podem usar todos os meus textos onde desejarem. Este Blog “Ponte Oculta” é bem-vindo na lista.

    1. Valeu DD! Como há outros textos com material interessante lá, surge a dúvida acerca da seriedade. É que já vi teus textos circulando em sites carregados de abobrinha, mas nesse blog o material estava legal. Abraço.

  7. Muita vontade de fazer o curso, mas seria por pura curiosidade ;D
    Provavelmente preciso amadurecer muito antes de aprender essas coisas…

  8. Entidades tão antigas e tão poderosas, quando contatadas, que tipos de questões o mago levaria para elas?
    Que tipo de trabalho e influência eles tem em relação com os humanos encarnados?

    1. RU, não conheço o assunto o suficiente para argumentar, até porque só estou começando a estudar alguma coisa de magia agora; mas, pela lógica, acredito que sejam assuntos realmente relevantes, principalmente no que diz respeito à evolução moral e espiritual da humanidade. Acho que comunicar-se com uma dessas entidades para tratar dos nossos assuntos mundanos individuais seria o mesmo que conversar com o presidente do banco aonde você tem conta sobre um problema trivial na sua poupança, ao invés de tratar de negócios numa visão macro ou de economia mundial… Ele pode até não punir você, mas com certeza vai ficar muito puto de você fazer com que ele perca tempo por causa de um motivo menor.
      Quanto à influência, acredito que devam exercer muita, mas indireta. Eles muito provavelmente estão num estágio muito mais elevado do que o nosso; caso queiram interferir nos nossos assuntos por algum motivo, ordenariam espíritos “hierarquicamente inferiores” para fazer o serviço. É como numa empresa: o trabalho do office-boy é tão importante quanto o do diretor-executivo, apesar de possuírem funções completamente distintas. Pelo menos aqui na Terra deveria ser encarado dessa forma. Uma pena que nessa linda bola azul e verde, a qual dança o seu balé cósmico ao redor do Sol, a humanidade seja tão atrasada e não enxergue ainda certas verdades tão evidentes.
      @MDD – Sua alegoria foi perfeita.

      1. Eu também não conheço o assunto específico para argumentar, mas acredito que o presidente irá conversar com um cliente se este for um cliente importante $, às vezes até mesmo um assunto trivial da poupança, aproveitando para falar sobre um bom investimento para o futuro.
        No mais, embora eu acredite em palavras de poder, as palavras REALMENTE poderosas, não podem se quer ser pronunciadas aqui na forma original, e mesmo a forma adaptada não estaria disponível de abertamente. Também não consigo crer que um ser de elevada estatura possa ser “conjurado” por repetições de palavras.

        1. Se você está fazendo uma analogia entre dinheiro e desenvolvimento espiritual, concordo plenamente contigo. Não existe problema algum em consultar um espírito antigo se você possuir algum problema realmente sério de caráter moral ou espiritual, e encontra dificuldades para vencer esta barreira. O problema reside nos desejos mundanos e mesquinhos do ser humano. Uma coisa é consultar um Espírito Superior para saber como se livrar de um defeito moral grave, o qual o atormenta a muito tempo. Outra coisa é consultar o mesmo espírito para saber como ficar bilionário, ter 500 carros de luxo na garagem, casar com a Scarlett Johansson e ter a Nicole Bahls de amante.
          Pensa no seguinte: vivemos numa Orbe de provas e expiações; e se estamos todos aqui, é por não sermos lá muito bonzinhos… E quando falo todos, são todos MESMO! (eu ia falar ” o DD inclusive…” mas tenho medo de levar um Hadouken nos fundilhos… Ops, falei! xD Mas ele sabe o que eu quero dizer). O nosso conceito humano do que é perfeito ainda está muito longe da perfeição. Logo, a vibração astral aqui é muito baixa. Os Espíritos Superiores estão em planos maravilhosos, de altíssimas vibrações; imagina o trabalhão que eles tem para irradiar suas vibrações até aqui. E aí o sujeito faz um espírito desse vir até aqui para falar abobrinha? Merece levar um peteleco, não merece? 😉

  9. Uma das atuais teorias acerca da “origem” do universo diz que os buracos negros se “reproduzem”, ou seja, 1 buraco gera outros que por sua vez geram terceiros e assim por diante. Ao fim de um longo período, o resultado seria semelhante a figura de uma árvore invertida. A pergunta: isso teria alguma relação com a figura tão recorrente da “árvore da vida”, que encontramos em diversas culturas ou seria só uma viagem minha mesmo ?
    Mais uma vez, parabéns pela coluna.

  10. DD, os cursos de Magia Enochiana só acontecerão em SP mesmo? Ou poderão acontecer fora, arrumada uma turma que preencha os pré-requisitos (Astrologia Hermética, Kaballah e quaisquer outros que tenha).
    Grato.
    @MDD – Se tiver alunos e local…strong>

  11. Bom, se me permite um comentário não relacionado ao tópico em si, mas com mais chance de ser respondido….
    Por que é passada uma certa sensação de que “tudo já foi descoberto” ? Quer dizer, dos grandes escritores, pesquisadores do assunto não existe mais?
    Vou tentar explicar melhor, porque as palavras em faltam: você já passou por uma situação “nova”? Algo que não estivesse em nenhum livro já escrito, que já não tenha sido formulado, pensado, deduzido, psicografado por alguém?
    Quem entra de cabeça nesse modo de vida [afinal, o que nós estamos fazendo é viver isso, não é um ‘hobby’], em algum momento deve sentir isso de que “não vai achar nada novo”. Não que o já existente seja pouco, ou mesmo, fácil.
    Você já passou por isso? Aliás, esses tipos de ‘descobertas’ ficam encobertas por egrégoras invisíveis até ser a ‘hora certa’ [igual à ciência ortodoxa, com suas pesquisas secretas, reveladas bem depois]?
    Abraços fraternos, Deldebbio o/
    @MDD – Várias. Aos poucos estou colocando-as aqui no Blog. Acho que o mais interessante que estou fazendo é compor uma tabela comparativa de TODOS os sistemas de magia, que tem sido feita em parceria com um artista sensacional do Mayhem chamado Rodrigo Grola. A nossa versão do Arqueômetro, modéstia à parte, ficou BEM melhor que a original. Também quero postar em breve uma sugestao de renumeração dos Anjos Cabalísticos para um sistema mais científico… por ai vai. Pode deixar que conforme eu for obtendo permissão para divulgar, devo colocar algumas coisas “novas” por aqui.

    1. Os desenhos do Grola são…. sem trocadilho… divinos.
      Demais.
      Muito bons mesmo. O povo no Mayhem fica bobo com os desenhos dele.
      Quanto a, por exemplo, renumeração dos anjos. Poxa, o que isso altera? Já que imagino que a numeração vigente, já está assim faz um bom tempo. Se você tiver certeza de que algo está errado.. alias, nem precisa estar muito errado mesmo, basta estar ‘meio certo’…com o pessoal mais “influente”, será que você não arranja problema?
      Vou colocar melhor… as evocações/invocações… toda a ritualística de um anjo que tenha a numeração ‘trocada’ por exemplo, como fica? Afinal de contas, mudanças dessas afetam coisas vivas…ou vibrantes…. Como elas se comportariam, por exemplo?
      @MDD – A sequência continua a mesma, mas a nova numeração vai mexer principalmente nas esquisoterices de “gênios da humanidade” ou os anjos dos anos bissextos entre outras baboseiras que inventaram por ai. O que se chama de “Anjos Cabalísticos” são antropomorfizações de energias celestiais e, portanto, não obedecem calendários arbitrários. a Numeração é baseada nas esferas da Árvore da Vida que cada um deles rege. Desta maneira fica fácil identificar com qual energia cada um dos anjos trabalha.

  12. O livro de Enoch é uma obra bem interessante, só que tem de ser lida varias vezes… as traduçoes são ruins. Parece estar falando sobre alienigenas… é um bom livro.

  13. Marcelo,
    sigilos pessoais têm a ver com enochiano? pois são nossa assinatura no plano espiritual, certo?
    se sim, o uso do meu sigilo por outra pessoa pode de alguma forma me influenciar?
    Grato pelo texto, acho que eu precisava tê-lo lido

  14. Supondo por absurdo, o que poderia acontecer se algum profano conseguisse rescitar os nomes das entidades ?

  15. @Marcos :
    Acho que recitar um nome ou sigilo, sem dele saber o significado, sem nele imprimir sua vontade, e sem a ele doar sua energia, de nada adianta em uma evocação….
    Não tenho certeza, mas faria sentido.

  16. XXXX
    MagoHellBlazer = DD ???
    @MDD – Não… eu sempre assino com meu nome em qualquer lugar onde estiver… quer dizer, o nome que voces acham que é o meu nome. Mas tanto ele quanto o Morpheus são bons. As explicações deles estao certinhas.

  17. Tio Del Debbio, vou ter que fazer como tu: ir pro Reino Unido estudar Ocultismo hehe. Infelizmente, moro no interior do RS e os seus cursos não chegam até aqui. Eu continuo estudando pela bibliografia do TdC, mas as coisas ficam um pouco mais fáceis quando se tem um Mestre… presente… fisicamente. A quantas anda o projeto de gravar os cursos em DVD?
    Fraterno abraço!

  18. Olá Marcelo,
    Faz algum tempo, lá no TdC, eu perguntei sobre J.J. Hurtak. e as chaves de Enoch. O que você poderia falar dele? Um abraço.

  19. ja recitei inumeras veses a conjuração ENOCHIANA DE LILITH e não aconteceu nada
    sabe o porque ?
    OL GOHE
    Eu invoco
    DO AO IP KI-SIKIL-UD-KAR-RA
    o nome de Ki-Sikil-Ud-Kar-Ra
    DAS I VAMAD BABALON BABALOND
    aquela que é chamada de prostituta perversa
    PI GIU EORS CORAXO
    ela é mais forte do que mil trovões
    PA MAZABA VAPAAH VOUINA
    ela vem com asas de dragão
    I TOLTORGI
    e com todas as suas criaturas
    BUTMONI PARM ZUMVAI
    de suas bocas jorra sangue
    PA BAHAL CINILA
    ela chora sangue em alta voz
    EOLIS OLLAG ORSABA
    fazendo os homens ficarem inebriados
    OD GOHIA CICELES TELOCHI
    dizendo os mistérios da morte e
    MALPIRGAY
    aumentando a chama da vida.
    MAZABA LILITH !
    Venha Lilith!
    ZAMRAN LILITH !
    Apareça Lilith!
    @MDD – Será que é porque lilith não tem absolutamente NADA a ver com Enochiano e essa “conjuração” mistureba não passa de baboseira de satanista de orkut? Isso seria uma boa dica do por quê não funciona…

    1. Gente, parem de bulir com essas coisas sem conhecimento e estudo prévios e/ou acompanhamento de alguém mais experiente… Não sei se o DD vai concordar comigo, mas é a mesma coisa que fazer ponto-de-fogo em posto de gasolina ou rezar quebranto com urtiga… Depois o sujeito fica chamuscado ou se coça todo, e não sabe por quê…
      Os ensinamentos que o DD coloca aqui no blog são excelentes, ele está fazendo um trabalho muito bonito, ajudando a expandir a mente daqueles que desejam uma expansão das mesmas. Para mim, muitos exercícios têm funcionado perfeitamente. Mas pelo amor da Inteligência Suprema, façam com consciência; leiam livros, estudem primeiro, não experimentem de qualquer jeito. Como está acima está abaixo; assim como tem muita gente boa no mundo, existem muitas pessoas ruins, e elas no momento são maioria neste planeta. Tanto os encarnados quanto os desencarnados. Se vocês usam a magia de forma irresponsável, coisas irresponsáveis acontecerão com vocês. Um mago realmente experiente, que usa magia para fazer o mal, sabe MUITO BEM o que ele está fazendo; sabe que enfrentará ordálias, e saberá os meios necessários de se proteger caso tudo dê errado. Igual a um traficante, ladrão de banco, ou qualquer outra espécie de malfeitor. Se vocês se expoem de peito aberto para o mundo espiritual, sem proteção e principalmente por motivos mesquinhos (na imensa maioria dos casos), ficarão vulneráveis a toda a sorte de espíritos zombeteiros, ímpios e malignos. Eduquem-se pelo amor ao invés da dor. É a recomendação que faço a todos.

  20. Hi, caro, o livro de enoch de j.j hurtak parece farofada, eu aindei lendo e estudando, tem umas coisas de esquisoterice radicais ou muito me engano mas acho que é truta, kk, mas serio ele fala até de reptilianos, pode?

  21. olá Marcelo, ei qual seria o proposito da magia enochiana no sistema progressivo de magia elemental da Golden Dawn ? ter influencia sobre os elementos já é conseguido nos pentagramas menores e maiores, acessar os reinos elementais já é feito nas praticas de Tattwas, logo qual era a utilidade dada no sistema enochiano dentro da GD ?
    @MDD – A resposta honesta é: pesquisa para entender mais sobre eles (e eles se aproveitam disso para entender mais sobre nós).

  22. relendo o texto deu a impressão que como se fosse oque na umbanda o Rubens Saraceni chama de tronos divinos, representações globais de certas energias atemporais e que em cada canto do planeta tem um nome diferente, magia enochaina seria a capacidade de comungar com esses tronos então ou eu me perdi no devaneio completamente hehehe
    abraço

  23. A descrição do Sistema me lembrou bastante um Almadel, cercado de quatro torres de vig.. opa, de quatro velas.

  24. Entendo que realmente pode ser uma prática perigosa para uma pessoa destreinada e newbie. Mas, realmente, não deveria haver livros sobre magia enochiana (como há em montes) ou então são todos superficiais o suficiente para alguém conseguir causar danos?
    Se isso atrai, que passos (mais ou menos) seguir para fazer isso de forma segura?
    @MDD – Livros sobre magia enochiana são como livros sobre cirurgia no coração. Para 99,9% das pessoas, vão servir só como leitura ou curiosidade. As pessoas que realmente vão conseguir utilizá-lo possuem meses de treinamento e equipamentos específicos para tal.

  25. É muito bom saber que a magia enochiana realmente funciona e que os magos Dee e Kelly nos deixaram um legado poderossísimo para as futuras, presentes e passadas gerações.

  26. Ér… sei q to caindo de para-quedas no bagulho, mas… gente, pelo amor dos deuses, peçam por favor, não custa nada.

  27. No livro “Magia enochiana para iniciantes” Donald Tyson diz que numa das conversações com os anjos enochianos eles aconselharam Dee e Kelly a não dirigirem as suas orações a jesus cristo e que não reconhecem a autoridade de jesus cristo.
    Desde a idade média já nos era avisado do caminho errado que seguíamos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas