@MDD – Antes de postar a notícia, é claro que não quero acusar os céticos de Má-Fé, já que eles apenas repostaram a notícia tendenciosa do G-1 (e ao contrário do que o termo “ceticismo” indica, nem se deram ao trabalho de pesquisar alguma autoridade dentro do espiritismo, que certamente também condenaria o tal charlatão). Mas é muito claro que o Rubens Faria não é nem nunca foi o verdadeiro Dr. Fritz.
Um dos maiores problemas dos ocultistas é que, além de ter de lidar com fanáticos religiosos, a quantidade de charlatões querendo ganhar dinheiro com mistificação beira a 90%, o que dá ampla margem para os céticos e pseudo-céticos se deliciarem quando estes cretinos fazem algum tipo de absurdos. Por mim, a polícia deveria simplesmente fechar todas as casas de pretensos médiuns que cobrassem por consultas.
Leiam antes:
http://www.richardsimonetti.com.br/pingafogo/exibir/91
E depois a notícia do G1:
O Tribunal de Justiça condenou na quarta-feira (6) o engenheiro Rubens de Faria Júnior, médium que diz incorporar o espírito do Doutor Fritz, médico alemão que teria ajudado inúmeras pessoas durante a 1ª Guerra Mundial, a pagar R$ 25 mil por danos morais ao serralheiro Guilherme Moreira.
Segundo o processo, Guilherme foi vítima de uma cirurgia espiritual malsucedida ocorrida em novembro de 96. Os desembargadores negaram recurso do médium e mantiveram a sentença.
A notícia foi dada pelo colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo nesta quinta-feira (7). À decisão cabe recurso.
Segundo o processo da 4ª Câmara Cível do TJ, Guilherme sofria fortes dores nas costas e por isso procurou atendimento no Hospital Geral de Nova Iguaçu. Como as dores não cessaram, o serralheiro se dirigiu então ao local onde Rubens costumava atender a milhares de pessoas.
Lesão permanente na medula, indicou laudo
De acordo com o TJ, o engenheiro pediu que ele levantasse a camisa, passou um líquido gelado na área dolorida e em seguida introduziu um objeto cortante na coluna do serralheiro, que, segundo testemunhas, tratava-se de uma tesoura. Guilherme ficou instantaneamente dormente da cintura para baixo, precisando ser amparado por outros “pacientes”.
Segundo laudo pericial, a coluna de Guilherme foi atingida na altura da 10ª vértebra, o que causou infarto da medula espinhal e tornou-o permanentemente incapaz para o trabalho.
“A culpa do réu resta provada diante dos fatos, laudos, testemunhos e documentos acostados aos autos. Os danos morais experimentados pelo autor são evidentes, na medida em que a dor, a vergonha e a frustração o fizeram constatar os efeitos negativos da incisão feita pela parte ré. Tais sentimentos são caracterizadores de intenso sofrimento de índole psicológica, passíveis de compensação pelo réu”, afirmou o relator do processo, desembargador Sidney Hartung. Pela decisão, além da indenização, Guilherme receberá também 70% do salário mínimo a título de pensão.
O G1 não conseguiu entrar em contato com o engenheiro.
Respostas de 26
E existe um “verdadeiro” Dr. Fritz? Marcelo, sei algo da história do “Dr. Fritz” e os muitos charlatães que usaram e usam tal mito. Nunca nada foi comprovado a contento, sendo que a questão de “cirurgias mediúnicas” é abordada em várias investigações pelo mundo (o Brasil não é nem de longe o epicentro de tal fenômeno).
E o que sei é que várias vezes, incontáveis vezes, charlatões foram expostos, causando mortes seja por ação ou inação.
@MDD – Mori, eu sou radicalmente contra qualquer tipo de “cirurgia” física, especialmente por estes charlatões que cobram. Minha mãe trabalhou 40 anos na FEESP e nunca autorizaram ou realizaram qualquer tipo de cirurgia física durante o tempo que ela ficou lá. A posição dos que estudam seriamente é que a interação espírito/matéria é grosseira demais para permitir qualquer tipo de cirurgia. E mesmo se o médium estivesse incorporando um médico alemão, ele estaria fisicamente limitado às leis naturais, ou seja, nada de hocus-pocus. Eu, pessoalmente, nunca vi uma dessa operações carniceiras ou com facas enferrujadas ou seja lá o que for, nem conheço ninguém que tenha sido “operado” por nenhum desses “médicos”. Todas as operações envolvendo espíritos que eu já vi/tive contato envolvia apenas acompanhamento da equipe médica para facilitar a localização dos tumores, deixar a equipe tranquila, evitar cortes errados, nada que não pudesse ser classificado como “sorte” ou “coincidencia”.
Eu perguntei por aqui e disseram que apenas o tal do Zé Arigó incorporava o tal do dr. Fritz e que quando ele morreu, adios, mas não tenho nenhum detalhes sobre esse arigó ou se ele era ou não confiável.
Como você sempre ressalta, é esse tipo de gente que alimenta o preconceito.
Daí, umbanda vira macumba, espiritismo vira picaretagem e mediunidade vira coisa do capeta…
Esse tipo de coisa me deixa puto da vida. Esse cara não passa de um imbecil indigno de qualquer piedade. Valer-se dessa forma da crença das pessoas e fingindo ser um médium…Tomara que reencarne como um coliforme fecal!
Complicado… mas o outro lado da moeda também vale. Eu estudo Direito e alguns professores já relataram casos em que uma das partes ganhou usando como testemunha espíritos.. Teve um cara no Rio Grande do Sul que para tentar inocentar o cliente procurou algum médium confiável, mas como o Chico Xavier já havia falecido, e ele não encontrou nenhum outro, decidiu ele mesmo incorporar o morto… e ganhou.
Olá tio Marcelo,
Já que não conhece médiuns ou trabalhos assim, gostaria de lhe apresentar um trabalho aqui na minha cidade, Uberlândia, MG. Existe aqui um médium que canaliza um espírito chamado Dr. Hansen. Já fui muitas vezes lá principalmente receber passe. Existem “cirurgias” e todas que já vi se assemelham muito a sessões de acumpuntura, uma vez que ele utiliza agulhas para “operar”. A operação ocorre só em casos extremos, e das últimas vezes que fui, não vi operações. O grande forte de lá é o tratamento com remédios homeopáticos e “cirurgias em casa”, ou seja, em determinada hora marcada o paciente deve se recolher no quarto, em repouso, e receber o tratamento espiritualmente.
Para conhecimento, http://www.doctorhansen.org/Casa.html
Paz Profunda.
Yuri, eu sou de Porto Alegre e também sou estudante de Direito e nunca ouvi falar de um caso assim. O que já aconteceu aqui (no RS, o caso é de Viamão) foi de terem utilizado cartas psicografadas da vítima como prova em ação penal por homicídio. Um dos advogados que trabalhou no processo foi palestrar na PUCRS. A ré foi absolvida, mas disse o advogado que o juiz se baseou em outras provas para inocentá-la, e não somente na carta.
@Felipe Metal
Quem é você mesmo pra dizer se ele é digno de alguma coisa ou não? Julgar alguém assim deve causar um Karma negativo enorme…
Bom, deixo aqui meu testemunho.
Aqui em minha cidade, existe um senhor que “recebe” um médico que alemão (pelo menos é o que transparece). Claro que existe o poder da fé meio aos tratamentos por ele (e por muitos outros) oferecidos… Mas eu próprio presenciei diversos casos onde o tratamento espiritual superou o tratamento “normal”.
Meu avô tem o que a comunidade médica chama “úlcera varicosa” na perna. O caso dele é crônico… alguns médicos disseram sobre a possibilidade de amputação, sendo esta, pra eles, a melhor saída. Como a família inteira é espírita (entenda isso como quem lê e acredita naquilo dito por Kardec, Leon Denis, Gabriel Delanne etc.) e meu avô é daqueles turrão, que não gosta de médicos normais, optamos pelo tratamento espiritual. Acreditem, o caso dele melhora a cada dia. Mesmo que ainda longe de uma cura, o retrocesso está MUITO acima do que qualquer médico esperava… EU podeira descrever casos e mais casos aqui, como o de meu pai com sua depressão, aneroxia nervosa e síndrome do pânico superada em pouquíssimo tempo e sem remédios… de minha tia com um nódulo da virília… entre outros. Mas o fato é que há o tratamento SIM, e ele possui um efeito que vai além de qualquer controle de nossas mentes perantes nossos corpos.
Diga-se de passagem, o senhor que recebe o médico alemão é uma pessoa humilde, que descobriu sua mediunidade depois de muito tempo e quem concede o espaço para as sessões é um MÉDICO (de verdade, encarnado) conhecido da cidade… visto tamanhas “façanhas” que foram alcançadas.
Eu particularmente já constatei um cirurgía espírita (não nesse mesmo médium), feita em minha tia. Foi a retirada de pequeno tumor em suas costas, realizada por um médium e alguns enfermeiros capacitados para dar suporte. Segundo ela, tratava-se de algo muito além de um tumor com princípios somente físicos, mas aqui entramos em outro assunto que não acho, agora, cabível.
O fato é que existe. Eu já constatei… e funciona. O problema é que realmente existem os charlatões para atrapalhar tudo. Acreditem ou não, mas quem quiser mais detalhes deixe aqui seu comentário.
Um abraço
“. So pra tentar acrescentar um pequeno comentario , charlataes existem
Em toda. Eu mesmo. Ja. Vi pastores gritando e fazendo “show” prometendo
Milagres de todo tipo e fazendo. Coleta de dinheiro aos baldes , e ainda sao isentos de impostos , por que esses nao sao. Processados?? “”
99% provavelmente são charlatões, mas entre os que nada cobram existem alguns que podem produzir realmente fenômenos incompreensíveis a ciência, como atesta o estudo da Associação Médica Brasileira sobre João de Deus:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302000000300002&lng=en&nrm=iso
Ver também:
“João de Deus: Charlatão?”
http://textosparareflexao.blogspot.com/2009/02/joao-de-deus-charlatao.html
“Reações a João de Deus”
http://textosparareflexao.blogspot.com/2009/05/reacoes-joao-de-deus.html
Os fenômenos que João de Deus efetua são aparentemente do mesmo nível dos de Arigó…
Dito isso, como fica BEM CLARO no meu blog, também sou CONTRA cirurgias físicas, ainda que gratuitas… Mas isso não INVALIDA o fenomeno em si.
Também vale lembrar: “segundo o espiritismo cirurgias físicas e “incorporações” totais são amplamente descaconselhadas e não fazem parte dos estudos originais da doutrina, com Kardec”.
@MDD – Valeu grande Raph.
“Teve um cara no Rio Grande do Sul que para tentar inocentar o cliente procurou algum médium confiável, mas como o Chico Xavier já havia falecido, e ele não encontrou nenhum outro, decidiu ele mesmo incorporar o morto… e ganhou.”
Isso é ABSURDO… É porisso que tanta gente fica indignada com o “espiritismo”.
o que eu conheço por cirurgias espíritas eu vou relatar em histórias, do tipo acredite se quiser.
tinha um conhecido meu, de uma cidade próxima, que tem diabetes daquele tipo mais complicado, que você nasce com ela e afeta diversos órgãos, como a visão. ele tinha miopia desde cedo, e nos últimos tempos estava gravíssimo, quase não enxergava, não podia nem dirigir, quanto mais trabalhar na frente do computador.
desacorssoado, alguém indicou a ele procurar um centro espírita, mandou uma carta e falaram a respeito da cirurgia espírita, ele deveria ter um local especialmente preparado, com toalha branca, copo com água, e talvez mais algum enfeite, ele deveria entrar sozinho nesse quarto na hora indicada. ele organizou isso, e na hora que ele deveria estar lá ele entrou, e de repente, começou a sentir muito sono e dormiu. acordou um tempo depois, a toalha estava suja de sangue, ele não possuia marcas visíveis, e estava com a visão quase perfeita. ele conta essa história completamente perplexo, já que era um cético.
esse centro, é de são paulo, mas o cara é de sc. palhoça/sc diz que tem um centro muito quente, quem atende é um tal de sr. nilton. diz que o cara faz coisas do arco da véia…como eu acredito, não me preocupo em ir atrás, mas se alguém for de lá de perto e quiser pesquisar…histórias como essa existem aos montes.
outro exemplo presenciei faz pouco tempo, a mulher do babalaô do centro de umbanda que eu frequento estava com um problema no seio esquerdo e foi fazer uma cirurgia na cidade natal dela. ai uma noite eu pedi, mas sr. xxx, pq o sr não cura ela? ele me respondeu: fiote, seria muito simples eu chamar o povo do oriente pra fazer isso, mas nesse caso, é uma prova que a nossa família tem que passar.
na umbanda, uma das linhas de trabalho é o Povo do Oriente, eles são especialistas em cura e conseguem realizar façanhas desse tipo.
agora pra quem fica apenas atrás de um pc especulando, sinto dizer-lhes senhores, mas vossas senhorias nunca presenciarão nada, existe um mundo imenso de mistérios lá fora, eu que o diga.
Já ouvieste falar de João de Deus, la de Abadia Goias ?
O que teria a falar sobre ele, é alguem serio ?
Já ouvi varias noticias dele parece ser quente…
Abs
Olá Deldebbio,
gostaria de saber qual a sua opinião a respeito da apometria, trabalho tão controverso no meio espírita.
Obrigado.
Bom apesar de vídeos impressionantes como esse do Dr. Fritz http://www.youtube.com/watch?v=QgYrm4j3ccM
Não tenho opinião formada sobre as cirurgias físicas feita por médiuns..
Já as espirituais.. bem, minha mãe se livrou de um câncer com esse tipo de cirurgia.
e apesar do “pós-operatório” sentir algumas dores como se tivesse sido uma operação física.. o câncer simplesmente desapareceu sem nenhum corte.
Acredito ser perda de tempo tentar provar isso ou aquilo, existem pessoas aptas e não aptas. Assim como existem pessoas de fé e outras sem, mas posso afirmar sem medo de errar, que de qualquer forma o assunto mexe com as pessoas que se prestam a escrever qualquer opinião. O que não pode, é se deixar ludibriar pelo charlatanismo que também existe.
sao tantos os comentarios , mais vejo que sao pessoas que nao tem conhecimentos sobre este assunto.Sou medium e trabalho com o Dr. fritz, Bezerra, Kallazans,claudio e aluisio e suas equipes.A distancia e presente, cuando tive esta bençao de falar com o Dr. fritz eu falei que eu terya receio de trabalhar com senhor, por que nao sou cirururgiao para cortar o corpo de um ser humano. Resposta eu atuo no corpo astral e este no corpo fisico. Em se tratando assim aceitei e um ser de esfera superior que trabalha para a caridade, ja vi tantos benefiçios vindo do mais alto e que a mais das vezes o recebedor nem fica sabendo que foi um ser do alem-tumulo que trabalhou para que isto ocorrese. Entao se alguem que tiver conhecimento espiritual ou que trabalhe com alguns destes seres cuiser fazer algum comentario.
eu quero um medico espirita de verdade pois eu já fiz uma operação com dr fritez e fui curada não conseguia evacuar e os medicos não encontrava problema nenhum em mim e graças a deus e dr fritz eu estou curada isso ja faz 10 anos graças a deus ai ele não esta mais em urbelandia recife. agora procuro um indereço dele ou de outro medico espiritual para poder me curar a distancia como dr fritz fez obrigado deus por vc nos mandar medicos iluminado por ti…….
Respeito todas as opiniões das pessoas com seu livre arbitrio de pensar, porém seria mais importante procurassem se inteirarem melhor do assunto abordado,pois é digno do respeito de todos. Para emitir-mos qualquer que seja um comentario à respeito não podemos somente( achar), na realidade temos que saber e pra isso temos pelo menos que estudar um pouco mais a doutrina espirita que trabalha intermediando o meio fisico e espiritual dando oportunidade atravez de pessoas com aptidões mediunica com o respeito devido, oportunidade de irmãos desencarnados continuarem suas obras aqui iniciadas. Trabalho num centro espirita em Uberaba MG. que recebe atraves da mediunidade de uma medium o Espirito do Dr. Fritz na sua encorporação e temos feito trabalhos de tratamento espiritual muito importantes porém encaramos isso com muita naturalidade pois colocamos nossa fé com razão, acima de qualquer duvida que pudesse atrapalhar os andamentos de nossos trabalhos. Obs. Esse negocio de algumas pessoas dizerem que somente esse ou aquele medium recebe esse ou aquele espirito é coisa de medium vaidoso ou inculto que precisa buscar um pouco mais de conhecimento da doutrina, espirito trabalha onde for necessario e utiliza o instrumento em melhores condições de trabalho nesse caso o medium melhor preparado. Que Deus ilumine a todos.
Minha esposa esta com cancer no seio e metasteses .
Alguem me recomenda um sério cirurgião espiritual ?
@MDD – Eu recomendo um cirurgião no plano material; se a doença já evoluiu para um câncer no plano físico, é tarde demais para qualquer remediação no Plano espiritual/mental. O máximo que eles podem fazer agora é ajudar a diminuir o impacto do tratamento físico na psique da sua esposa/família.
http://www.gruposocorrista.com.br
Trata-se de uma instituiçao maravilhosa, dirigida pelo medium William Neto Candido.
Eu tinha Doença de Chron, que pela medicina convencional não há cura, fiz a cirurgia espiritual e segui a risca o tratamento que me foi passado.
Agradeço muito a Deus, ao William e a familia Grupo Socorrista pela cura obtida.
eu fui curada com jõao de deus, não sei se vc chegou a ver mas ja teve até reportagem no sbt sobre ele, la fiz a cirurgia invisivel, sem cortes mas na epoca pra quem prefere tinha a visível eu tive osteomielite aos 5 anos, meus pais tentaram até os 6 anos os tratamentos convencionais com muitos antibióticos via oral e injetaveis, por fim os médicos recomendaram a amputação da minha perna direita, a principio até o joelho, foi então que minha mãe soube desse médium em abadiani – Dom Inácio de loiola, após uns 3 dias da “operação” invisível em minha perna apareceu uma ferida da qual saía pus o tempo todo, depois de uns 3 meses assim começou a aparecer um pedaço de algo duro que foi saindo até que descobrimos ser um pedaço em formato de raio de osso meu de uns 5 cm de comprimento e 1cm de espessura, a ferida fechou nunca mais tive nada, hoje tenho 28 anos, e o osso esta guardado comigo dentro de um vidrinho até hoje, ja não possui mas o mesmo tamanho. tive um primo que na época tinha 16 anos q foi curado de cancer nas nádegas. mas o principal é ter fé, na operação, pois sem ela poderá ir ao maior de todos os médios q nada acontecera.
quanto oa Rubens faria fui cerca de umas 8 vezes levar minha mãe nele , ela estava com tendinite avançada no joelho, fez tratamento e uma cirurgia com ele, após a cirurgia ele disse q ela deveria continuara o tratamento, mas como a dor e o inchaço desapareceu ela não voltou, após uns 6 anos a tendinite voltou, quando fomos era no início estava recem estalado no antigo curtume carioca na penha, não cobrava pedia colaboração, na ultima vez q fomos já estavam cobrando = ou – $10,00. Acho q ele se perdeu na ganância e com isso o dom também se foi, mas quem frequentou e viu as operações, viu milhares indo lá pra continuar o tratamento e ouviu muitas historias de quem estava la sabe que durante um tempo ele realmente curou.
@MDD – Sempre acaba sendo assim. O infeliz acaba achando que vai usar o dom para ganhar dinheiro e os espíritos simplesmente vão embora, largando o picareta pra trás. E depois chegam os sempre atrasados pseudo-céticos para “desmascarar” o sujeito.
Meu ponto de vista é o seguinte, como qualquer profissão ou qualquer coisa no mundo de hoje existe os charlatões, no mundo espiritual nao é diferente, quem viu o globo reporter quando falou da vida do Chico Xavier, e o filho dele dando entrevista disse que nao acreditava nas mensagens q muitos diziam ter recebidos dele, pois antes da morte dele ele tinha avisado que quando ele fosse enviar mensagem eles iam saber pois tem uma marca q so o filho dele sabe. Entao quer prova maior que esses povo q falou q recebeu mensagens são tremendo charlatões, mais ae q esta o grande problema, existe muitas pessoas q fazem coisas por dinheiro e por conveniencia, mas tem muitas pessoas que nao acha justo cobrar, pois eu acho justo cobrar sim, eles comem, vivem tem suas vidas normais, agora quando as pessoas foram submeter a essas cirurgias espirituais eles tem q ter a certeza q sao pessoas certas,e nao ir no primeiro centro espirito q verem na frente. Na minha cidade em um centro onde fazem cirurgias espirituais muito conhecido e q vem gente de todo lugar do Brasil.
Minha filha não podia dar dois passos que inchava o joelho. No ortopedista, após radiografia, ele disse que ela estava com uma fissura na patela e teria que fazer cirurgia. Fui num médium no Gama/DF. Em 3 sessões, sem qualquer corte, ela ficou curada sem precisar de cirurgia, atualmente, ela joga vôley e futebol e nunca mais teve problemas nos joelhos. Eu mesmo, estava com uma úlcera no esôfago em adiantado estado, fiz exames que recomendavam cirurgia, segundo a médica. Em outro médium, desapareceram as queimações que eu tinha no tronco todo e fiquei curado.
Há uma semana, fui operado pelo dr.fritz, através do médium rubem faria jr., em jacarepaguá – rio , onde atua. Não sou místico nem crédulo sem pesquisar, e isso venho fazendo há mais de trinta anos. O meu problema era de rompimento de ligamento, que, por falta de cuidado acabou me destroçando o joelho direito, causando muitos entorses e dores. Devo acrescentar que trabalho c peso e isso ainda me causava maiores dificuldades. Como moro no mesmo bairro, assim q soube por uma amiga, dirigi-me ao local apenas p um atendimento. Chegando a minha vez, o espírito aplicou, para minha surpresa uma injeção no coração, no exato local, onde um mes antes, me havia sido diagnosticado por médico cardiologista, através de eletrocardiograma, bloqueipo de rede lado esquerdo do coração. O problema foi superado de cara, sem dor alguma e assepsia convencional. Em seguida foi marcada cirurgia para a semana seguinte no já referido joelho. Senti um pouco de medo e a minha fé não foi suficiente p abrandar dor alguma, coisa, que aliás não houve mais uma vez. Uma senhora, amiga, esteve todo o tempo ao meu lado e VIU!!! Meu joelho direito foi aberto, martelado e mexido c bisturí durante uns 15 minutos. Quem aguentaria uma dor dessas, não houpvesse anestesia e assepsia espirituais< Enfim, levei 6 pontos e amanhã completa uma semana e vou retirá-los. Sugestão? Absurdo! São centenas de cirurgias por dia, muitas delas, acompanhadas por cirurgiões da Terra, que as atestam como verdadeiras, sem, no entanto, conseguir explicá-las. Quanto ao processo, foi tudo uma grande farsa, o "doente" q ficou paralítico, apenas argumentou c testemunhas falsas, o q realmente não houve, porque, convenhamos, depois de milhares de cirurgias c êxito, não é estranho q um único e isolado fato viesse à tona? E mesmo, admitindo a hipótese q fosse real, qupantos pacientes morrem por ano nas mãos de cirurgiões desse lado? E para terminar, o médium continua curando milhares de gente pobre q não tem recursos para pagar planos duvidosos de saúde ou morrer nas filas do SUS, por falta de tudo? E não me venham com essa conversa fiada q o tratamento não admite doações, porque quem ajuda, não pode receber algo q permita custear material cirúrgico e hospitalar? Pior q isso, é o dízimo imposto por alguns segmentos religiosos q enriquecem seus cobradores e adulteram as palavras do mestre Jesus, q quiz dizer para q déssemos um pouco de n[ós mesmos em favor de terceiros.Quando ele pronunciou a palavra dinheiro? E quanto a Kardec, ele mesmo disse em uma época diferenciada q outras habilidades surgiriam e que ele, não houvera tido tempo , porque seu trabalho essencial era a codificação. Para os descrentes, digo, finalmente: estudem a mediunidade porque cada indivíduo tem aquela q lhe é própria. Uns cortam c bisturis, outros c mãos sem cortes, outros, à distância, e por aí vai……