Einstein foi um excelente aluno na Escola

Hm… todo mundo já ouviu falar nesse sujeito, o Einstein? Um físico famoso? Relatividade e esse papo todo? Um gênio até?
Ao contrário da crença popular, Einstein era um dos melhores alunos de sua classe durante todo o período escolar, tirando praticamente só notas “4” (que na escala alemã daquela época, de 1 a 4, era a nota mais alta), o que levou os americanos a acharem que se tratavam de “D”s (nas escolas americanas, as notas vão de A a F, em uma escala contrária à alemã). Mas Einstein, apesar de tímido, estudava derivadas e integrais com 12 anos.

A idéia “pegou” porque todo mundo ama a idéia de que ser um estudante fraco pode ainda assim levar a grandes coisas, até se tornar presidente! A mentalidade de “estudar não é importante; assista mais TV” não é uma coisa nova.

Do site do Manolith (em inglês)

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 50

  1. “estudar não é importante; assista mais TV”
    talvez o proprio o teria dito o mesmo ja que antes cogitasse uma frase semelhate:
    Educação é aquilo que fica depois que você esquece o que a escola ensinou.
    confuso não?_fnord

  2. Oxalá!

    Interessante a informação, não somente esta mas a maioria da lista Top 10, mas me permita fazer uma consideração: se o texto chama justamente a atenção para a necessidade do estudo, porque ele foi postado em português e não em inglês como no original.

    Pax et Lux!

    1. porque portugues é o idioma oficial do Brasil. se queria o texto em ingles vá para os EUA ou para Inglaterra.

      é cada gente que eu encontro!

  3. http://www.cracked.com/article_16101_5-most-ridiculous-lies-you-were-taught-in-history-class.html

    Einstein Flunked Math
    The story we heard:
    Motivational speakers love to tell this tale, inspiring underachievers with the story of this German kid who was just like you! Despite his sincerest efforts he could never manage to do well in his math exams, and struggled desperately with physics while working as a lowly patent clerk.

    That muddled kid grew up to be Albert Fucking Einstein! And if he can do it, then so can you!

    The truth:
    Well, no you can’t. As it turns out, Einstein was a mathematical prodigy, and before he was 12, he was already better at arithmetic and calculus than you are now. Einstein was in fact so fucking smart that he believed school was holding him back, and his parents purchased advanced textbooks for him to study from. Not only did he pass math with flying colors, it’s entirely possible that he was actually teaching the class by the end of semester.

    The idea that Einstein did badly at school is thought to have originated with a a 1935 Ripley’s Believe it or Not! trivia column.

    There’s actually a good reason why it’s a bad idea to include Robert Ripley among the references in your advanced university thesis. The famous bizarre trivia “expert” never cited his sources, and the various “facts” he presented throughout his career were an amalgamation of things he thought he read somewhere, heard from somebody, or pulled out of his ass. The feature’s title probably should have been: Believe it or Not! I Get Paid Either Way, Assholes.

    When he was first shown this supposed expose of his early life, Einstein allegedly just laughed, and probably went on to solve another 12 mysteries of quantum physics before dinner. By the time he finally kicked the bucket in 1955, it’s entirely possible that “failure” was the one concept that Albert Einstein had never managed to master.

    Of course, this just reaffirms what we have always suspected, deep down: success really is decided at birth, and your life will never be better than it is right now. Sorry about that.

  4. Além de tudo isso, Einstein fez seus estudos de Relatividade utilizando Análise Tensorial, que diga-se de passagem é uma matematica bem avançada e com certeza na época não era pra qualquer um. E ainda me vem com essa de que Einstein não sabia matemática.
    Tio MDD falando em física, você teria alguma referência ocultista de um livro de Newton para eu fazer um trabalho, pq to achando que todo o trabalho ocultista dele, está oculto mesmo, na AMORC hahah

  5. só não entendi uma coisa, qual o motivo do rpgquest na foto?

    @MDD – Mostrar que Einstein era inteligente, oras…

  6. Einstein era canhoto também… assim como Newton, Beethoven, Mozart, Paganini, Ravel, Gandhi, Leonardo da Vinci…

    Alexey Crowley era canhoto?

  7. Pois, assim como a coca-cola que dissolve dentes e ossos numa noite, a laranja que à noite faz mal, etc.

    O vergonhoso é que já li inúmeras vezes estes (e muitos outros) disparates em jornais e revistas que supostamente para a sociedade são donos da verdade.
    Experimentem dizer a 10 pessoas que o Einstein não era burro (ou o exemplo da coca-cola. Qualquer mito passado nos media serve) e contem quantas vezes vão ouvir «Mas isso até veio no jornal e deu no discovery channel. Deves saber mais do que eles, não?»

  8. Marcelo,mas e as críticas do César Lattes ao Einstein?
    Uma fez li que foi Poincaré que deduziu matematicamente a teoria da Relatividade e não Einstein,além de que seus conceitos básicos estavam com erros.
    http://www.alfredo-braga.pro.br/discussoes/cesarlattes.html
    Adoraria saber se essa entrevista é verdadeira.
    Bem,me parecia muita propaganda em cima do “famoso” cientista .
    Abçs.

  9. Tio,

    Não estaríamos no limiar do melhor horário do ano para consagração em Sagitário? Imagino que quando a Lua atingir Sagitário, Mercúrio já estará em Capricórnio.

    @MDD – Este ano não teremos nenhum ponto específico para consagrações perfeitas em Sagitário… quando a Lua chegar a Sagitário, Mercúrio estará em Capricórnio já. Mas dia 26/dezembro, das 5h55 às 6h05 teremos uma janela muito boa para Capricórnio e dia 14/jan/2010 das 4h55 as 5h06 teremos uma janela SENSACIONAL para Capricórnio (com 6 planetas + Asc. neste signo)… depois me lembra de postar a respeito.

  10. É o DD acabando com as ilusões de muita gente ^^
    ” Ele estudava… nãooooooooooooooo T_T “

  11. E eu me incluo no meu comment acima, para falar a verdade, eu conheci um cara que acho o mais inteligente e honrado de todas as pessoas que passaram pelo meu caminho, morei e estudei com ele na E.A.F.A. (Araguatíns) e ele só tirava notas baixas e sempre ficava p/ recuperação, o negocio é que ele estudava se esforçava para ficar na média, nunca vi uma pessoa tão dedicada para estudar e ler, fazer exercícios igual o Maurão era para poucos, e ele ficava indignado comigo por estudar o mínimo e tirar notas melhores, ele me ensinou uma grande lição, só fui notar a pouco tempo lembrando do que ele falou “eu tenho dificuldade de aprendizado Edson por isso preciso estudar muito mais que você” hoje eu digo… é Maurão você é muito mais inteligente que eu…

  12. Olha que coincidência! terça 01/12 postei um texto no Anoitan sobre Einstein e sobre a teoria da relatividade e a física quântica.

    … e hoje quando entro aqui, vejo sobre Einstein. Muito bom!

  13. Olá tio……..

    estou com uma pulga atras da orelha……

    tenho duas versões para a parábola ANDAR SOBRE AS ÁGUAS……

    A primeira diz respeito ao simbolismo da água, que remeteria a conhecimento. Então, andar sobre as águas seria caminhar sobre o conhecimento, domina-lo.

    Já numa segunda interpretação (a minha), acredito que, tendo em vista a parábola bíblica do Mestre Jesus-Oxalá, trasmite uma idéia de encorajamento espiritual, de equilíbrio entre o mundo material e o mundo espiritual.

    Gostaria de sua opinião a respeito desta duvida, pois estou montando um pequeno “dicionário de parábolas” que, quando ficar pronto, enviarei a você para (se quiser) publicá-lo em seu blog.

    Grato pelo espaço.

  14. Na verdade, ele era fraco em grego, especificamente. Mas em matemática e física, era um gênio inconteste. Como ele largou o Gymnasium, conseguindo somente uma espécie de “certificado que é bom em matemática”, as opções dele ficaram bem restritas. Eventualmente, ele terminou empregado no Escritório de Patentes, onde trabalho durante quase toda a década de 1900.

  15. É que é difícil associar inteligência científica desafio à autoridade, com Einstein tendo problemas na escola devido à esse quesito, não à falta de dedicação aos estudos. Então foi fácil colocarem ele como um burro que depois “despertou” ou “gênio incompreendido”ao invés da real imagem do trabalhador intelectual contínuo e dedicado.

  16. “…dia 14/jan/2010 das 4h55 as 5h06 teremos uma janela SENSACIONAL para Capricórnio (com 6 planetas + Asc. neste signo)…”

    Que tipos de objetos podem ser consagrados e para que vão servir? Vou começar a me organizar agora para não perder a consagração…

  17. Preciso falar nada…
    Os 10 MANDAMENTOS, por Richard Dawkins.
    do livro “Deus, um delirio”

    1.Não faça aos outros o que não quer que façam com você
    2.Em todas as coisas, faça de tudo para não provocar o mal
    3.Trate os outros seres humanos, as outras criaturas e o mundo em geral com amor, honestidade, fidelidade e respeito
    4.Não ignore o mal nem evite administrar a justiça, mas sempre esteja disposto a perdoar erros que tenham sido reconhecidos por livre e espontânea vontade e lamentados com honestidade
    5.Viva a vida com um sentimento de alegria e deslumbramento
    6.Sempre tente aprender algo de novo
    7.Ponha todas as coisas à prova; sempre compare suas idéias com os fatos, e esteja disposto a descartar mesmo a crença mais cara se ela não se adequar a eles
    8.Jamais se autocensure ou fuja da dissidência; sempre respeite o direito dos outros discordar de você
    9. Crie opiniões independentes com base em seu próprio raciocínio e em sua experiência; não se permita ser dirigido pelos outros
    10. Questione tudo

    @MDD – O Dawkins é show de bola!

  18. salve salve

    bacana a lista… aprendi o lance dos hemisférios x água da privada… eu achava que girava em sentidos opostos!!

    também tinha essa idéia de que o descabelado não ia bem na escola… mas nunca pensei que ele era ‘burro’ e depois ficou ‘inteligente’… eu tinha como idéia que ele não se ajustava… o que talvez seja verdade!

    estudar é importante, importantíssimo… mas o sistema de ensino como é atualmente está inadequado… penso eu!

    todo o pai e mãe devem avaliar conscientemente qual escola e qual sistema didático e quais atividades extra-classe que sujeitarão seu filho a vivênciar!

    mas esse é assunto pra outro post! =)

    a pergunta que realmente pode fritar nossos miolos é: ‘seria einstein o einstein se ele não tivesse frequentado a escola/universidade’??

  19. É Marcelo, esta do Einstein eu não sabia.. sempre acreditei na história de q ele não ia bem na escola.. Minha interpretação é de que ele era tão inteligente que a escola era chata pra ele.. dai ele nem se preocupava com.. heheh

    Mas o que eu queria saber mesmo, alias estou a dois dias pensando se pergunto ou não.. hehehe.. Li um comentário seu no twitter onde vc dizia “Cansei de falar que não existem OVNIS no Plano Físico” dai minha curiosidade ficou enorme em saber qual é a sua ideia.. Será que vale um post sobre isto?

    Mas vou deixar uma pergunta. Quando vc diz que não existem Ovnis no plano fisico, vc não está negando a possibilidade de haver outras civilizações no universo como a humana, né? E até civilizações mais avançadas tecnologicamente que a nossa, que talvez, digo um talvez bem grande aqui, consigam viajar pelo espaço, talvez ate chegar aqui…

    Estou te perguntando por causa desta troca de “plano” que os Ets andaram fazendo nos ultimos tempos. Tem uma galera grande que acha q os Ets não estão mais encarnados, etc, etc.. bom vc deve ter lido a teoria por ai né? O que pra mim é estranho, imaginando que existam vários planetas habitados por ai e que os seres que morem lá façam a passagem, pra mim se eles estão no plano de cima deixaram de ser ets.. viraram só espiritos desencarnados, não importa qual é a aparencia deles ou onde eles viveram quando encarnados. Et pra mim ser existir tem que ser algo no mesmo plano que a gente, no fisico.. se eles já ascenderam.. ai são espiritos e só…

    Bom vou parar por aqui.. eu gostaria de saber sua opinião sobre.

    @MDD – Não há dúvidas que existem outras civilizações espalhadas pela Galáxia. MUITAS e MUITAS civilizações… algumas estão até neste sistema solar, mas em frequências vibratórias que não conseguimos captar ainda. Agora, ET no Plano Material, espremidos em latas de sardinha espaciais, isso não existe…

    PS PARA O EDSON… adorei os 10 mandamentos, gravei aqui no meu HD..

  20. Desculpe nada a ver com o post mas é revelante…
    adorei ao ler esta materia Arruda expulso da Maçonaria
    da época on line:

    quarta-feira (2), cerca de 40 integrantes da Soberana Assembleia Federal Legislativa da Maçonaria se reuniram em Brasília para discutir a situação de Arruda. A assembleia é uma espécie de Congresso Nacional da organização, da qual Arruda participa com o grau de “mestre”. Um dos integrantes da assembleia fez um pedido de expulsão de Arruda. A decisão sairá em 15 dias, sem possibilidade de recurso.

    A maçonaria é uma organização internacional formada exclusivamente por homens. Entre seus objetivos está “construir uma sociedade humana, fundada no Amor Fraternal, na esperança com amor a Deus, à Pátria, à Família e ao Próximo, com Tolerância, Virtude e Sabedoria e com a constante investigação da Verdade”. Em tese, antes de entrar para a maçonaria, qualquer um passa por uma espécie de investigação para atestar sua honestidade. Os preceitos da maçonaria envolvem hierarquia rígida e um forte simbolismo. Dentro da hierarquia, a ascensão de Arruda é considerada meteórica. Em apenas um ano, ele partiu de “aprendiz”, grau mais baixo da organização, passou por “companheiro”, grau intermediário, e chegou a “mestre”, posição que goza de prestígio e interfere nas decisões mais importantes da maçonaria. “A evolução geralmente leva três anos. Essa rapidez foi objeto de contestação”, afirma um maçom. De acordo com as regras, os maçons não podem se identificar ou dizer quem é maçom. Também não podem cometer deslizes éticos.

    @MDD – Um ano de aprendiz a Mestre é um absurdo… deve ser de uma dessas lojas picaretas, mas fico feliz que ele seja expulso. Mas estas regras que eles mencionam são das “Old Charges”, do tempo em que a Maçonaria era secreta e servia para esconder Templários, cientistas e rosacruzes da inquisição. Hoje em dia esta regra não existe mais. Se ainda estivesse em vigor, este blog não existiria!

  21. Tio, estava estudando no bardonista e me deparei com a área de perguntas e resposta ( http://bardonista.blogspot.com/2008/08/perguntas-respostas-prophecy-e-veos.html )…….Gostaria de ver sua opnião a respeito de duas perguntas feitas ao frater Prophecy e as respectivas respostas dele referentes a AMORC…Na primeira ele diz que não existe mais uma razão para ser rosacruz afirmando que o rosicrucianismo provavelmente não existirá mais daqui a cem anos, e na segunda ele diz que a AMORC será tão boa quanto qualquer outra Ordem, quando o carinha pede uma sugestão de alguma ordem pra saciar a sede de conhecimento….pô, confundui mais que elucidou! Seguem as perguntas e respostas…Abração

    ps: tô postanto aqui no tópico sobre o Einstein pelo fato de esse ser o post mais recente e acho que será visto por mais pessoas…

    (03/07/09) 6. Sou rosacruz (AMORC), pratico a castidade e li em livros da gnose-Samaeliana sobre o Karma-saya, porém como não há muito na literatura esotérica sobre ele, gostaria de saber se ele existe da forma como é ensinado, mesmo porque a definição dada por Swami Sivananda parece ser totalmente diferente. Se puder indicar algum livro que não seja gnóstico-sameliano sobre o tema eu ficaria muito grato.

    A tradição Karmasaya dos gnósticos foi desenvolvida nos últimos 150 anos, e é baseada em escrituras orientais daquela época pobremente interpretadas. Negligencie-a. O que Sivananda ensina é correto. Eu diria também para a pessoa que fez a última pergunta que não existe mais uma razão para ser rosacruz. Os mestres da Loja Branca, o templo interno da AMORC, estão retirando suas energias da Ordem Rosacruz. O rosicrucianismo provavelmente não existirá mais daqui a cem anos. – PROPHECY

    (08-07-09) 14. De posse, então, de tais informações, já que o Prophecy afirma que não existe mais uma razão para ser Rosacruz, qual ordem os buscadores deverão procurar para saciarem sua sede de Conhecimento, e encontrarem a Verdade?

    A AMORC será tão boa quanto qualquer outra Ordem. Ela ainda terá um templo interno cheio de adeptos rosacruzes, ela ainda ensinará as mesmas coisas etc, se eles escolherem não se retirarem do mundo em 2011 (coisa que eles devem fazer, mas provavelmente não irão). Portanto não existe razão para realmente se deixar a AMORC.
    O que tornou a AMORC um pouco melhor que outras Ordens na época era a ligação iniciática direta à Fraternidade Branca. Uma ligação iniciática que logo ela não mais hospedará. Até os Mestres do Templo da AMORC estão começando a notar isso. Eles estão tendo de recitar a invocação aos mestres por dez ou quinze vezes para sentirem as energias nas iniciações, em vez das três vezes tradicionais. É triste assistir isso acontecer, e quebra o coração do iniciador na maioria dos casos. – PROPHECY

    @MDD – Eu também prefiro o Sivananda do que o Samael, nisso concordamos; mas acredito que o rosacrucianismo existirá daqui 300 anos, assim como existia 300 anos atrás… pode mudar de nome, como já mudou ao longo da história, mas os ensinamentos serão os mesmos… e muito do que ordens como a OTO, GD, Pró-Vida e relativas ensinam foi tirado dos textos RCs antigos, então são apenas mutações das técnicas originais. A AMORC deveria fechar suas portas agora, pois o ciclo dela terminou, mas não vai fechar, e isso tem causado boas discussões entre os estudiosos antigos, mas sem nenhuma decisão tomada (eu acho que eles continuarão). Mas por via das dúvidas, se alguém pretende se filiar a AMORC, recomendo que o faça o mais rápido possível, porque existe uma chance deles fecharem suas portas em 2011. E a AMORC é tão boa quanto qualquer outra ordem, em seus aspectos mais exotéricos… pois nenhuma ordem que se preze vai abrir nenhum conhecimento mais sério antes de 5, 6 anos de caminhada na senda… o que para o mundo “de resultados fast-food” em que vivemos, pode parecer uma eternidade…

  22. Que significam os quatro cavaleiros do Apocalipse, que os pastores tanto exploram nas igrejas?
    (outro dia um pastor famoso que eu não vou dizer, recebeu um colega gringo em seu programa de televisão. o gringo citou o cavaleiro negro dizendo que a balança eram as finanças e que a crise atual era um sinal dos tempos. E ele usou isso para pedir na cara de pau R$ 900,00 de uma vez dizendo que os problemas financeiros seriam resolvidos em seis meses!)

  23. Caro Marcelo, não sei se já ouviu falar de um seriado chamado “Kyle XY”, em que a base do enredo é uma afirmação de que Einstein passou 10 meses de gestação no ventre de sua mãe, o que permitiu um desenvolvimento maior das conexões neurais, resultando no intelecto absurdo dele. E usam isso pra fazer o mesmo com o protagonista, mas em um tubo de ensaio, claro, e ele se desenvolve assim até os 16 anos de idade. Isso permitiu que a atividade cerebral dele fosse maior, aqueles “90%” que não são usados, que todo mundo fala, e permite a ele mimetizar qualquer conhecimento, motor ou mental (aprender kung-fu assistindo um filme do Bruce Lee e ficar tão fera quanto ele deve ser legal, né!), além de algumas coisas sobre-humanas, como andar sobre a água.
    Meu questionamento é: essa informação de que Einstein passou mais tempo que o normal em gestação procede? Ou é apenas marmota da série pra que eles tivessem o plot?
    Abraços. Beijão e muita saúde pra Lilith! E pra digníssima, claro! =D

    @MDD – a Lillith passou 39 semanas e meia em gestação, do normal que é 40 semanas (10 meses). Como a partir de 9 meses a crianças já poderia (teoreticamente) nascer sem problemas, a maioria dos médicos, por comodidade pura, já marca cesariana e tira o bebê antes dele estar 100% formado, o que acaba causando falhas no desenvolvimento do pulmão (que é o último órgão que se desenvolve), acarretando posteriormente menor irrigação de oxigênio no cérebro e problemas respiratórios diversos… não sei se o Einstein ficou 10 meses, mas teria sido o normal. O que eu sei é que a Lilly tem 1 mês e já tem reações que eu tenho visto nas revistas que são consideradas “normais” a partir dos 3 meses

  24. “se eles escolherem não se retirarem do mundo em 2011 ”

    MDD:Mas por via das dúvidas, se alguém pretende se filiar a AMORC, recomendo que o faça o mais rápido possível, porque existe uma chance deles fecharem suas portas em 2011

    Pq fecharem as portas em 2011,ou “sair do mundo”?se pudesse esclarecer isso ficaria mto agradecido .

    @MDD – Fecham as portas… quem está dentro está dentro, quem não está, estivesse…


  25. @MDD:Mas por via das dúvidas, se alguém pretende se filiar a AMORC, recomendo que o faça o mais rápido possível, porque existe uma chance deles fecharem suas portas em 2011

    Pergunta (se você puder falar, claro): Por que 2011? É só a AMORC que pode fechar as portas ou pode acontecer o mesmo com outras ordens?

  26. Marcelo,

    Quanto à AMORC, como assim “o ciclo dela terminou”? Tem algo a ver com isso abaixo?

    “Controvérsias religiosas e turbulências políticas sempre obrigaram a Ordem – em conformidade com determinadas leis enigmáticas – a contemporizar com uma regra antiqüíssima, que impunha o funcionamento das Lojas a períodos de atividade e a períodos de sonolência (inatividade), sendo cada ciclo composto de 108 (cento e oito) anos. Um ciclo completo de existência – do nascimento de uma Loja até seu renascimento – dura 216 (duzentos e dezesseis) anos. Esse número (108) é por demais significativo, bastando para esta exposição informar que se compõe de nove ciclos menores de doze anos[4]. Doze são os signos do Zodíaco, doze são os membros do ALTO CONSELHO, doze são os meses do ano, doze eram os Discípulos próximos a Jesus, e doze também são as consoantes simples do Alfabeto Hebraico. O quadrado de doze é um número altamente cabalístico e conhecido de todos os esoteristas. Para os não-Iniciados e para os historiadores mal informados, antigos ramos da Ordem foram tidos como desaparecidos, sem explicação coerente ou consistente que justificasse tal acontecimento. Observe-se, também, que doze pode ser entendido como resultado do produto de quatro vezes três. Quatro representa a Estabilidade e três (o Triângulo) a manifestação perfeita. Sendo perfeito – como afirmou Ralph Maxwell Lewis (Sâr Validivar), o Triângulo contém tudo. E tudo que Dele depende foi, é e será sustentado com perfeição, harmonia e certeza de adequação. Por redução, ainda se pode perceber que 108 (cento e oito) equivale a 9 (nove); outra indicação esotérica, já que nove representa o cubo de três, ou seja, três voltas completas em torno do Triângulo. Nove, sob outro aspecto, é a cifra da semente, da semeadura, do renascimento que requer nove meses. ATÉ SETE UMA COISA; OITO, OUTRA; E NOVE, OUTRA COMPLETAMENTE DIFERENTE. Deus Meu: possamos todos ultrapassar o SETE. ESTÁ SELADO. PAZ AO MUNDO. Assim, ao se multiplicar 12 por 9 ou 9 por 12, ou seja, quando se toma por padrão qualquer um destes dois números, o resultado é o número 108, sumamente KaBaLístico e esotérico. Por último, acrescenta-se que 12 por adição é equivalente a três: a Trindade. ALeF. 111 = 3.”
    http://paxprofundis.org/livros/simbolismorosacruz/simbolismo.html

    MDD, se sim, a AMORC foi fundada oficialmente em que ano?

    Abração,
    Gustavo

  27. MDD,

    Também achei essa fonte:

    “A ORDEM ROSACRUZ NOS EUA
    1693 + 108 = 1801
    1801 + 108 = 1909
    1693 – Início das atividades da Primeira Colônia de Rosacruzes no Novo Mundo.
    1801 – Fim do ciclo ativo e começo dos 108 anos de retiro, de dormência e de atividades secretas (privadas).
    1909 – A Ordem volta a atuar publicamente.”

    Se isso estiver correto, não deveria fechar as portas só em 2017?

    Abração,
    Gustavo

  28. MDD,

    Mas afinal,. quando se iniciou o Ciclo da AMORC?

    @MDD – Varia de acordo com quem você pergunta. De 1903 a 1915 (data oficial).

  29. Olá!

    Sobre a entrevista com César Lattes, de fato, teorias sobre a relatividade remontam desde Galileu Galilei quando ele relaciona dois referenciais distintos, e muito da teoria da relatividade realmente já estava pronta nos anos de Einstein. Poincaré tinha sim trabalhos na área, embora com um embasamento mais matemático do que físico e muitos outros cientistas estavam caminhando para as mesmas conclusões meio que simultaneamente. Só que isso não desmerece o trabalho de Einstein, já que foi ele que conseguiu ter uma luz sobre tudo o que tinha sido feito na época e ter chego na teoria da relatividade (geral e restrita). Ele ganhou o Nobel sobre o efeito fotoelétrico sim, um dentre os cinco trabalhos que ele publicou em 1905 e que revolucionaram toda a física moderna, e a dualidade onda e partícula hoje é aceita pois experimentalmente há bases sólidas para isso. Eu sou estudante (quase formado) de física e até em laboratórios de ensino se faz experimentos com isso. Ouvi dizer que Cesar Lattes em seus últimos anos até que tentou derrubar a teoria da relatividade, coisa que até hoje muitos tentam mas que ninguém consegue, reforçando ainda mais a credibilidade da teoria. Confundir números com medidas e outras afirmações da entrevista, na minha opinião não desmerece em nada os trabalhos de Einstein que como humano também errava bastante. Só que seus trabalhos até hoje estão aí. E a tecnologia desenvovida com tudo está a nossa volta, mostrando que funciona.

  30. Esse Cesar Lattes é uma piada.

    Um físico que se preocupa mais com o nome do autor do artigo que com o artigo em si.
    Um cara desses deve ser levado a sério?
    Mesmo se ele provasse que a teoria é um plágio, isso não muda nada, só o ego do sr. Lattes. Aliás, mudava. Antes ele do que eu.

  31. “tirando praticamente só notas “4” (que na escala alemã daquela época, de 1 a 4, era a nota mais alta), o que levou os americanos a acharem que se tratavam de “D”s (nas escolas americanas, as notas vão de A a F, em uma escala contrária à alemã).”

    Se os americanos acharam q Einstein só tirava Ds eles só podem ser muito tapados, duvido.

  32. O brasileiro César Lattes, com o descobrimento dos mésons, seria um dos ganhadores do Nobel e teria reconhecimento mundial se não fosse certas “forças externas” notadamente americanas…

    Há, inclusive, uma carta em um museu na Dinamarca, com os escritos “Por que César Lattes não ganhou o Prêmio Nobel – abrir 50 anos depois da minha morte”. Esta morte é referida à Niels Bohr, que faleceu em 1962.

    Somente em 2012 saberemos o por quê…

  33. A versão que eu li diz que Einstein não foi um aluno aplicado porque era um judeu inserido no II Reich.Quem conhece a história sabe que a Alemanha de Hitler não nasceu do dia para noite e havia sim,já na época de Otto Von Bismarck,uma propaganda extensiva sobre anti-semitismo e um nacionalismo bastante agressivo que se estendia por toda sociedade inclusive professores.Imagine você estudar em um colégio aonde todos seus “colegas” querem te espancar ou no mínimo de censurar e o que é pior,com o aval dos professores/coordenadores etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas