Por Jonatas Lacerda
Faze o que tu queres deverá ser o todo da Lei.
Sem sombra de dúvidas um dos maiores centros de controvérsia no cenário Thelêmico Brasileiro é o conjunto de onze palavras que formam o axioma que é a base central de toda a nossa Lei: “Do what thou wilt shall be the whole of the Law”. Em algumas situações é difícil dizer se a busca é pela forma mais correta de traduzí-lo para o português ou apenas para diferenciar um grupo do outro. É fato que a tradução deste axioma envolve diversos fatores individuais que por fim devem resultar em um único e exato sentido. Devemos notar que uma tradução exata é quase impossível de ser feita, já que este axioma está envolto em uma série de elementos antagônicos e duais. É de extrema importância ressaltar que a primeira iniciativa Thelêmica, declarada em terras brasileiras foi realizada por Marcelo Ramos Motta (1931-1987), com a publicação, em 1962 e.v., do livro Chamando os Filhos do Sol, por este motivo irei encarar a tradução de Marcelo como sendo a primeira.
A intenção deste texto é tentar levantar o máximo de fatores que possam levar a uma conclusão simples, clara e objetiva. De forma alguma quero atacar qualquer pessoa ou grupo, mas sim, avaliar a tradução deste axioma.
Continue lendo em Thelema.com.br
Respostas de 8
Textos do Marcelo Ramos Motta são muito esclarecedores, ótima dica =)
Embora veja agora que o ensaio consiste em um desdobramento de seu texto ;D
Cara Urania,
93.
Realmente, os textos do Motta são extremamente esclarecedores. No entanto, este meu texto trata mais da tradução do axioma “Do what thou wilt shall be the whole of the Law”. No entanto, o Espaço Novo Æon tem alguns textos do Motta publicados, fora outros ensaios de grande valor para a difusão da Lei de Luz, Vida, Amor e Liberdade.
93.93/93.
Jonatas Lacerda
Caro Marcelo,
93.
Ainda não agradeci, mas quero agora agradecer as publicações de textos de minha autoria na seção Thelema de seu site. Fique à vontade para publicar o que achar importante do Espaço Novo Æon.
Muito obrigado, de verdade!
93,93/93.
@MDD – Jonatas, voce pode contar com todo o apoio e divulgação do blog TdC. 93!
Aproveitando…
Jonatas, o Espaço Novo AEon não vai ter mais a sessão de podcast, como fiquei sabendo?
Abraços
93
93.
Sobre o podcast: ainda está no radar, mas somente vamos fazer quando pudermos manter, não é a ideia criar algo que pode morrer rápido. Ainda temos muito conteúdo a divulgar, por isso o tempo está bem curto.
Grande abraço.
93,93/93.
Jonatas
Obrigado Marcelo, 93,93/93! 🙂
“Ao passo que assim percebemos que a nossa Verdadeira Vontade é nada mais que a nossa Obrigação, ou a nossa Obrigação é fazer a nossa Vontade. Não importa como seja traduzida, será sempre “toda a Lei”.” Obrigado pela lição!