I Simpósio Brasileiro de Hermetismo
Aconteceu neste final de semana prolongado, nos dias 14 e 15 de Novembro de 2010 o I Simpósio Brasileiro de Hermetismo e Ciências Ocultas, organizado pela Associação Cultural Sirius-Gaia e contando com palestras, workshops e exercícios práticos sobre Ciências Herméticas, Kabbalah, Xamanismo, Sagrado Feminino, Umbanda, Ordens iniciáticas e magia prática.
O Simpósio começou bem cedo para mim. Cheguei às 8h00 junto com minha esposa Cynthia e com a pequena Lillith, mas alguns de meus irmãos da Sirius-Gaia já estavam de pé desde as 5h00. Quando cheguei, haviam acabado de finalizar o Ritual de Abertura dos Portais para a proteção do evento, um ritual fechado guiado pelos Mestres da Egrégora. A partir das 8h30 o Hotel Nikkey (Rua Galvão Bueno, 425) já estava lotado de pessoas pegando suas credenciais. Pelas inscrições, oficialmente compareceram ao Simpósio 185 inscritos, somados à imprensa, palestrantes e convidados, ultrapassaram 200 pessoas.
Os trabalhos se iniciaram precisamente às 9h, com a leitura da Carta de Boas Vindas escrita pelo frater Goya.
Em seguida, tive a honra de ministrar a primeira Palestra do Simpósio: “A Kabbalah e os Deuses de Todas as Mitologias”. Apesar de já ter feito esta palestra mais de 50 vezes, cada uma delas acaba sendo diferente por conta do tipo de público, duração e enfoques. No caso do Simpósio, a idéia era que fosse uma palestra de introdução ao Hermetismo e aos conceitos da “Árvore da Vida”, que está presente em praticamente todas as Ordens Herméticas. A palestra durou cerca de 1h30 e acho que foi uma das mais divertidas que já fiz, pois a cada deus, herói ou monstro que colocava nos slides, eu acabava me empolgando com o público e contando alguma lenda ou texto relacionado com aquela esfera ou caminho.
Após a palestra, às 11h, minha esposa Cynthia começou sua palestra sobre Florais e Ervas Mágicas. A Cynthia fez uma apresentação brilhante, relacionando as principais ervas e plantas usadas em rituais mágicos e também explicou sobre o que são e como funcionam os florais, apresentando também seus trabalhos já publicados, como um Trabalho sobre o uso de florais como complemento do tratamento da cinomose em cães no WSAVA 2009. A Cynthia foi a única pesquisadora a conseguir publicar um trabalho sobre florais no mais importante congresso de Veterinária do Mundo, tendo passado por uma seleção extremamente rigorosa, o que prova que as ciências herméticas estão cada vez mais próximas e validadas pela ciência ortodoxa.
Por conta de ficar batendo papo com os organizadores e inscritos, acabei me atrasando e consegui almoçar muito rapidamente em uma padaria próxima do hotel. Às 13h30 estávamos todos de volta ao salão para a Mesa Redonda sobre Ordens Iniciáticas. Nesta apresentação, estavam o Leandro Lousada (Léo) para falar sobre a Ordem Demolay e Ordens de Cavalaria; Carlos Basílio Conte, teósofo, maçom e autor dos livros: Magia Cerimonial e Pitágoras – Ciência e Magia na Antiga Grécia, para falar sobre Maçonaria e Sociedade Teosófica;o ir.’. Luiz Philipe de Oliveira (Caju) para falar sobre Ordens Templárias e de Aperfeiçoamento Maçônico; o frater Goya para falar sobre o Círculo Iniciático de Hermes, Sóror Sherazade para falar sobre a IOT (Illuminates of Thanateros) e sobre Magia do Caos e este que vos escreve para falar sobre Ordens Rosacruzes, Martinistas e a Dragon Rouge.
Foram duas horas que passaram muito rápido, pois cada um dos convidados tinha vasta experiência em sua área de estudos e além das explanações sobre cada Ordem, também respondíamos às perguntas do público. Não faltou sequer a tradicional pergunta “Por que as mulheres não podem entrar na Maçonaria?”.
Após o Coffee break eu precisei fazer uma entrevista para um jornal e dois blogs e acabei perdendo a palestra do frater Goya, mas pelas palmas que escutávamos de tempos em tempos, com certeza o público estava gostando. A palestra era sobre Técnicas de Projeção Astral, que é um assunto que sempre interessa aos estudantes de ocultismo.
Às 16h30 começou a palestra sobre “Jung e Ocultismo na Grande Mídia”, feita pelo Acid. O Acid (ou Siddharta… eu achei que era apelido, mas é o nome de verdade dele) é o autor do site Saindo da Matrix, que foi um dos primeiros sites em português a abordar o esoterismo de maneira séria. A palestra foi bem didática, abordando a experiência de Jung com a psicologia, sonhos e o inconsciente coletivo. Também abordou a Jornada do Herói e sua correlação com filmes como Matrix, Harry Potter e Star Wars.
As 18h começou a segunda palestra do frater Goya, intitulada “Como cultivar a energia vital usando o trabalho de energia (QiGong)” mas eu precisei sair para fazer uma reunião com o Rodrigo Grola a respeito do pôster que o Projeto Mayhem está fazendo com os lamens e divisões da Árvore da Vida, I-ching e Enochiano e não teríamos outro horário para fechar os detalhes das ilustrações e componentes do Lamen.
Só consegui terminar a reunião lá pelas 19h30, quando a Palestra de Fernando Maiorino sobre a Umbanda Natural já estava pela metade. Paralelamente ocorria também o workshop para 30 pessoas sobre Qi Gong, ministrado pelo frater Goya. Tanto a palestra quanto o workshop foram muito elogiados pelo público, por apresentar uma visão mais voltada para o auto-conhecimento do que para a religião no sentido de venerar uma entidade externa; a busca pelo sagrado dentro de cada um de nós.
As 20h, tivemos um Jantar de Confraternização no restaurante localizado no último andar do hotel, para 100 pessoas. Uma oportunidade sensacional de estar bem perto dos seus palestrantes favoritos e de conversar com os convidados do Simpósio. A organização teve uma idéia brilhante: dividiu todos os palestrantes em mesas separadas e, conforme as pessoas fossem confirmando sua adesão ao jantar, poderiam escolher na mesa de quem gostariam de ficar. Assim, cada um dos visitantes teve a oportunidade de bater papo de maneira mais informal com os palestrantes.
Lá pelas 23h, voltei para casa com a Cynthia e a pequena Lillith (já desmaiada de sono, depois de correr, brincar e dar risada o dia inteiro junto com todo mundo que estava no Simpósio).
O dia seguinte ainda seria longo…
Respostas de 18
Que lindo cara!
Queria muito ter ido, pena que moro tão longe… =/
@MDD – Teve gente de Recife que foi… morar longe não é desculpa…
Em BH nunca tem esse tipo de evento. /cry
(Ou eu sou desinformado mesmo…)
foi muito legal mesmo! Superou minhas expectativas…
off topic… MDD, vc pensa em postar sobre o ocultismo no 3º reich? acho que já li já faz um tempo que um dia vc disse que iria escrever a respeito.
on topic… pra mim não deu para ir, por causa da data. vamos ver se consigo ir no próximo.
Legal, não sabia que sua esposa também era “entendida”, parabéns..
Uma das coisas interessantes de florais é que é possível fazer experiências e comparações… E da-lhe “efeito placebo” haha 🙂
Brilhante o Simpósio. Espero q o próximo tenhamos mais assuntos, mais profundidade, e mais palestantres.
Só senti falta de um cardápio mais vegetariano no jantar… =/
O lokooo DEl Debbio,eu também queria ir mas moro mais longe que qualquer um dai. Epitacio
meu problema nao foi morar longe, foi money mesmo (estava desempregado)… mas estou arrependido de nao ter dado um jeito de ir
93!
Obrigado por dividir conosco as experiencias do dia, mestre. Não deu para ir mas já notei q foi muito bacana. No próximo estarei presente. Parabéns à todos da organização e para os palestrantes.
93,93/93
só uma duvida, ano que vem erá de novo? Este ano aconteçeram varios imprevistos, mas já estou querendo me organizar para o proximo, se tiver (vai ter né!!!!)
Um aparte sobre a pequena Lillith: num dos intervalos ela pegou o microfone e cantou e dançou ao som de muito rock! Um show impagável!!! Privilégios somente aos que foram – nem CD nem YouTube poderá transmitir e revelar o que realmente importou durante os dois dias de simpósio.
O orgnização merce aplausos!!!
Bjs
Pessoal, já vão se programando para o próximo então. Porque foi sensacional!!!
Tinha gente de Fortaleza, Vitória, Porto Alegre, Recife, BH, Goiânia, Rio de Janeiro, etc.
Foi muito bacana conseguir conhecer tanta gente, de tantos lugares diferentes com suas visões dos temas. Sem contar os palestrantes….só gente muito boa e que dominava os assuntos.
E parabéns para a organização! Poucas vezes fui a um evento tão bem organizado.
E que junho de 2011 chegue logo para o próximo!!!
=~(
Eu não estou acreditando até agora que eu perdi isso. =|
O tanto de conhecimento e de duvidas que deixei de tirar.
Mas no próximo estarei lá com certeza.
abraços a todos
Eu estava lá. Foi muito bom mesmo. Deu pra sentir vários pontos de vista de ocultistas. Achei muito interessante a palestra sobre Iluminismo científico. Ano que vem irei denovo.
PP
Tio/Frater, pergunta besta mas aí vai:
? Vai ter o 2º né?
? Congressos com este naipe não podemos faltar!!!
Paz profunda!
Salve a Egrégora!
Me endividei para ir no Simpósio, mas assim que cheguei, me apareceu um serviço inesperado pagando EXATAMENTE aquilo que gastei na viagem, alimentação, hospedagem, inscrição, etc.
Que baita “coincidência”, heim? ahahaha
Ah, e a Lillith é mesmo uma gracinha, incrível como ela estava à vontade lá. Parabéns!
Salve a Egrégora!
Frater Goya showman. =)
com certeza hehehehehhe