Dia do Maçom


Por Adelino Lorenzetti Neto
No dia 20 de agosto comemora-se o Dia do Maçom. Para os obreiros da arte real, trata-se de um dia muito importante, visto reforçar o comprometimento daquele que jurou respeito à Lei ao próximo e, sobretudo, ao Grande Arquiteto do Universo, criador de todas as obras. O verdadeiro maçom não defende sua causa, mas a causa de todos aqueles que visam a incansável construção do edifício social mais justo e perfeito.

Defende a justiça contra a tirania. Jamais mergulha suas mãos nas águas lodosas da corrupção. Clama, constantemente, pela prevalência do espírito sobre a matéria. Ser Maçom é ser amante da virtude, da sabedoria, da justiça e da humanidade. Ser Maçom é ser amigo dos pobres e desgraçados, dos que sofrem, dos que choram, dos que têm fome e sede de justiça; é propor como única norma de conduta o bem de todos e o seu progresso e engrandecimento. Ser Maçom é querer a harmonia das famílias, a concórdia dos povos, a paz do gênero humano. Ser Maçom é derramar por todas as partes os esplendores divinos da instrução; a educar a inteligência para o bem, conceber os mais belos ideais do direito, da moralidade e do amor; e praticá-los. Ser Maçom é levar à prática aquele formosíssimo preceito de todos os lugares e de todos os séculos, que diz, com infinita ternura aos seres humanos, indistintamente, do alto de uma cruz e com os braços abertos ao mundo: “Amai-vos uns aos outros, formai uma única família, sede todos irmãos”!
Ser Maçom é olvidar as ofensas que se nos fazem, ser bom, até mesmo para com nossos adversários e inimigos, não odiar a ninguém, praticar a virtude constantemente, pagar o mal com o bem. Ser Maçom é amar a luz e aborrecer as trevas; ser amigo da ciência e combater a ignorância, render culto à razão e à sabedoria. Ser Maçom é praticar a tolerância, exercer a caridade, sem distinção de raças, crenças ou opiniões, lutar contra a hipocrisia e o fanatismo. Ser Maçom é realizar, enfim, o sonho áureo da fraternidade universal entre os homens.
Portanto, meus amados irmãos Maçons, a história da Maçonaria Universal tem “O HOMEM COMO FONTE INESGOTÁVEL DE SABEDORIA, IMBUÍDO DA VONTADE FÉRREA DE ATINGIR OS SEUS OBJETIVOS, MESMO COM O SACRIFÍCIO DA PRÓPRIA VIDA”. E nem é preciso lembrar (ou relembrar) que dezenas — ou quiçá milhares — de irmãos nossos tiveram as suas vidas ceifadas lutando por uma causa nobre, isto é, a de difundir, de propagar, no Universo, os fundamentos da nossa notável instituição Maçônica, que se assentam nos princípios de: liberdade, fraternidade e igualdade.
Diante de tudo isso, rendo-me, de joelhos, a tantos quantos foram e têm sido os irmãos que participaram e ainda participam, direta ou indiretamente, da história da Maçonaria universal, ao tempo em reconheço sua efetiva luta, sacrifício, dissabor, incompreensão, censura dos governos déspotas e de falsos pregadores, além de outros setores retrógrados de hoje. O verdadeiro maçom tem a MAÇONARIA UNIVERSAL como instituição séria, respeitada, admirada e consagrada como uma sociedade secreta, na qual se pratica o bem sem olhar a quem; forja-se masmorras ao vício; nutre-se o ideal de melhor servir à humanidade; pratica-se filantropia na última acepção da palavra; dignifica-se o homem; inspira-se confiança aos obreiros; levanta-se templos à virtude; reúne-se em nome da democracia, da liberdade, da fraternidade e da igualdade entre todos os povos; exalta-se o nome do Grande Arquiteto do Universo – G.A.D.U., como inspiração divina e como proteção de nossos trabalhos; leva-se à compreensão de todos os homens livres e conscientes a certeza plena de que é possível se viver sem os princípios da Maçonaria, nunca sem praticar nenhum ato maçônico.
Concluo, afirmando, peremptóriamente, que ser Maçom é um estado de espírito; é viver em paz com sua consciência; é, essencialmente, praticar o bem à humanidade. Que sejamos bons e verdadeiros Maçons!

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 11

  1. Parabéns a todos aqueles que a muitas vidas se esforçam pelo bem à humanidade! E que hoje suas finalidades e preceitos possam se reforçar ainda mais.

  2. A maçonaria é um fato e um fogo da natureza, a todo setilhão de segundo acontece e acomete a toda ela renovando-a, dai o paradigma INRI.
    Começou com o aparecimento do primeiro homem ou da primeira humanidade neste pequeno orbe e vai se extinguir, neste pequeno orbe, quando o último homem ou humanidade daqui se for, digo melhor, quando tudo entrar em pralaya, para depois recomeçar de novo, um novo manuântara, quando um novo pramanta entrar em atividade, friccionando um novo arami, e os homem de hoje, que seram os homens de antanho, neste novo manuântara ja serão os novos arquitetos do universo, pajeando a humanidade incipiente, com C e com S, em uma nova ronda e por todas as 7, como tudo na natureza.
    Do sútil ao denso e do denso ao sútil, nisto se constitui a grande obra, e por causa dela HIRAM está internado, por assim dizer, dentro do denso, para dalí fazer frutificar o sútil que vai ser o GADU do futuro, sendo o GADU de agora as simples mônadas do passado, porque o que está em cima é semelhante ao que está embaixo para a realização do que está no meio.
    batta reis

  3. Olá Marcelo,
    Já mandei meu dados ontem para a realização do Mapa e Sigilo, veja no seu e-mail.
    Estive lendo sobre os Maçons e lembrei do meu Pai, que faleceu em 10-04-2010, ele foi Maçon, digo que foi, pq quando adoeceu de diabetes não frequentou mais a casa. Mas guardava os preceitos, não revelava nada do que acontecia nas reuniões. A gente ficava muito curiosa. Ele pertencia a Acácia Montesclarence, tinha aquele símbolo/adeviso no carro e assinava dando três pinguinhos no nome. Eu achava muito interessante, sentia orgulho do meu pai. Ele foi um homem extremamente bom. Só que sofreu demais em vida, sofreu com injustiças, com a saúde, com os irmãos de sangue. Enfim…Gostaria de saber se no outro plano ele está bem, e se precisa de alguma coisa, orações e tal. Como poderei saber?
    @MDD – Se ele foi um maçom de verdade, foi acolhido pelos outros irmãos do outro lado, temos templos em todos os mundos.

  4. Olá paz a todos!
    Dr. Adelino tive o prazer de conhecer de perto, um homem que mereçe muita admiração pois é mais um filho do grande arquiteto que luta pela igualdade social e justiça.
    Parabéns pelo testo doutor, um grande abraço.

  5. O MAÇOM COM SUA INFLUÊNCIA OBTIVE, DIVERSAS IMPORTÂNCIAS DE FUNDAMENTO NAS CONQUISTAS DO UNIVERSO, O QUE NÃO É DIFERENTE EM FAVOR DO NOSSO PAÍS, COMO IREMOS EXEMPLIFICAR AS VITÓRIAS QUE OBTIVERAM: A ABOLIÇÃO DOS ESCRAVOS, INCONFIDÊNCIA MINEIRA E A GRANDE CONQUISTA DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA ASSIM COMO TANTAS, CONSIDERAVELMENTE OS MAÇONS SÃO INCANSAVIS EM BUSCA DAS CAUSAS FAVORAVEIS AOS CARENTES, NA ATUALIDADE VEM BUSCANDO ALGO NO CAMPO QUE CONDIZ A POLITICA TENTANDO DISCIPLINAR NA FORMA DE CONTEMPLAR OS PRINCIPIOS QUE DEVERÃO SER DETERMINANTE NA DIREÇÃO AO PROGRESSO DO BRASIL ETC ETC.
    ANTECIPO PARABÉNS PELO DIA DO MAÇOM, QUE SÃO BALUARTES NA ARTE DAS CAUSAS EM BUSCA DE CONQUISTAS!!!
    .
    P/Ir.RENATO ROSA . .
    Loja Maçônica Luz e Redenção nº 2.125
    Rua Campo Formoso 64, centro
    Senhor do Bonfim-Ba.

  6. Parabéns pelo dia do Maçom !!!
    Que cada vez mais pessoas comecem a refletir antes de tomar decisões que possam afetar seus conterrâneos.Que a pirâmide nos liberte do plano terrestre e nos faça ascender rumo ao céu,ao sol dourado e,por fim, à fonte suprema da iluminação.
    “A consciência viva é,de certa forma, a influência que transforma a possibilidade de algo em algo real.O ingrediente mais essencial para a criação de nosso universo é a consciência que o observa.”

  7. Parabéns à todos os irmãos unidos pela fraternidade e igualdade!!!
    Viva o dia do maçom =D

  8. Sei que macons tem varios principios e admiro muito isso, mas gostaria de saber o porque ainda mulheres nao podem frequentar.
    Sei que ha varias outras irmandades e sei que a maçonaria segue esta regra devido a tradiçoes…mas se vermos bem antigamente a mulher era posta no mesmo nivel de bebados e homens mediocres: ” sendo vedada a admissão de mulheres assim como homens de comportamento duvidoso ou imoral.”
    Se ha tanta igualdade que dizem prevar..aonde esta referente a mulheres?
    Nem sempre, tradições são coisas boas e mudanças,as vezes,devem ser feitas.
    Ja vi homens que não prezam pela fraternidade e muito menos pela igualdade , serem membros da maçonaria, então se estão tendo membros falsos desse jeito, como podem ainda se refererir a mulheres no mesmo patamar de homens bebados e de comportamento duvidoso?
    Ja pensei sobre isso, pois sou justa, e pelo que li de mulheres, principalmente na década onde surgiu a maçonaria, erma realmente insuportáveis, bravas, fofoqueiras e logo, com certeza não conseguiriam calar-se referente as reuniões semanais…
    Mas como eu disse, hoje em dia as coisas mudaram.
    Mas parabens neste dia que passou, a todos os Maçons que praticam o bem e seguem a luz.
    @MDD – desde quando as mulheres deixaram de ser fofoqueiras? kkkkkkk
    Bem… brincadeiras à parte, a única razão pela qual mulheres não podem entrar na Maçonaria tem a ver com os rituais envolvendo chakras que realizamos lá dentro. eu recomendo o Martinismo e Ordens Rosa-Cruz para mulheres, pois possuem rituais mistos e contém todos os ensinamentos da Maçonaria, sem os maçons pra atrapalhar.

  9. O que mais me entristesse é saber que tem um candidato a presidencia que tem a ousadia de disser que a maçonaria faz sacrificio com criança e que é deve ser banida do país e o pior é que tem gente que acredita nele como se ele fosse dono da verdade tudo em nome de ”deus” .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas