Parabéns a todos os irmãos que acompanham este blog.
Data muito cara ao Grande Oriente do Brasil e a todos os maçons brasileiros passa hoje, 20 de agosto – Dia do Maçom – tradicionalmente comemorado pelos Irmãos em suas Lojas, no seio da Instituição e em seus costumeiros contatos fraternais.
Instituições da Republica como o Senado Federal e Câmaras Federal, Estaduais e Municipais celebram oficialmente o evento do Dia do Maçom, lembrando os feitos da Maçonaria nos momentos decisivos da nacionalidade, quando o povo brasileiro, demonstrando o seu valor incontestável, sob a liderança maçônica, transformaram a seu tempo, o sistema político e econômico então vigente.
A maçonaria prepara o homem para os grandes embates da vida Nacional, aos quais se entregam os maçons de corpo e alma, sem medir sacrifícios nem levar em conta as perdas eventuais decorrente de sua ação patriótica.
Por outro lado, os princípios maçônicos são levados, diuturnamente, à consciência humana através dos maçons que convivem na sociedade profana, em todos os escalões, inclusive naqueles que acumulam responsabilidades no desenvolvimento da nação e no aperfeiçoamento moral do nosso povo.
Daí por que a aspiração pela predominância da ética e da moral nas relações entre os homens e entre estes e as instituições, o que tanto se ressalta nesta fase da vida do Brasil, guarda sem dúvida alguma relação com as bandeiras da maçonaria.
Não se pode ignorar que hoje a luta contra a corrupção, por exemplo, ocupa lugar de destaque nas atividades os Três Poderes da República, além de percorrer páginas inteiras e diárias da mídia.
Os exemplos históricos dos Maçons atingem o âmago do coração vibrante em cada verdadeiro patriota do século XXI.
Salve a Maçonaria Brasileira!
Honra aos maçons brasileiros!”
Brasília, 19. 08. 2009.
MARCOS JOSÉ DA SILVA
Respostas de 17
Um TFA a todos vocês maçons.
Nossa não sabia que fasso aniversario no dia do maçom.
Parabéns a todos maçom e pra mim tambem rsrsrsr
Sim a maçônaria é FODA… que outro lugar você pode encontrar homens fraternos que fazem a “ação patriótica”? Olha só existe uma coisa chamada fronteira, os humanos modernos que inventaram e os amigáveis maçons ajudaram… aliás eles ajudaram construir muitas coisas no mundo… e mesmo assim tá esse lixo… mas tudo bem, 2012 vem ai, faltam 1220 Dias… e que deldebbio livre algumas pobres almas do sofrimento…
Um profundo (bem profundo) abraço a todos! Eu Amo Vocês… De coração…
Obs: eu sei que você vai censurar esse comentario, mas é só pra você mesmo 😉
opa.. parabéns…
MDD,
Conte nos mais sobre o ilustre Sir Sean Conery? Qual a relação dele com a maçonaria?
Parabéns à todos os tios maçons e obrigado por acreditar na juventude e criar, apoiar e patrocinar a Ordem DeMolay. Nós, jovens sobrinhos, devemos muito aos senhores.
Parabéns Tio Marcelo.
Saudações DeMolay
Victor Hugo, Capítulo Gonçalense nº209 – RJ.
Uma dúvida. Naquela post da “Carta a um Maçom”, o autor falar que é impossível ser marxista e ser maçom. Eu gostaria que você explicasse essa divergência de ideologias.
@MDD – Marxistas são ateus, e se não acreditam no Grande Arquiteto do Universo, não podem ser maçons.
Carissímo MDD,
Li um texto do Robert Ambelain (maçon) sobre a Doutrina Geral de Martinez de Pasqually**, conforme abaixo:
O Homem-Arquetípico não retomará a posse de seu primitivo Esplendor e de sua
Liberdade a não ser se separando dessa matéria que o engolfa por todos os lados. Para isso, é necessário que todas as células que o compõem (ou seja, os homens individuais) possam, após suas mortes naturais, reconstituir o Arquétipo, aí se reintegrar definitivamente, escapando assim dos ciclos de reencarnação.
Assim, os Microcosmos reconstituirão o Macrocosmo. Os Homens-Arquetípicos,
reflexos materiais do Arquétipo, são, portanto, igualmente (alguns degraus abaixo) reflexos divinos. Como o Arquétipo é, ele também, o reflexo de Deus, do primitivo Verbo Criador ou logos, do Espírito-de-Deus do qual fala o gênesis.
Nisto consiste portanto o “Grande Arquiteto do Universo”. Todo culto de adoração
dedicado a este último é portanto um culto satânico, porque prestado ao homem e não aoAbsoluto. É por isso que a Maçonaria o invoca sem adorá-lo.
Sobre o G.AD.U. é verdade o que ele coloca no paragrafo acima?
Um abraço Fraternal.
Carlos A.
Marxismo é a deturpação da filosofia de Marx, assim como as igrejas ditas cristãs são a deturpação do verdadeiro cristianismo, e assim por diante.
Marcelo, estava vendo a corrida de F1 hj de manhã (a qual Rubens B. ganhou) e no momento da filmagem da comemoração dele ainda no carro, pude perceber o brasão da Maçonaria no alto de seu capacete. A pergunta que ficou foi… Ele é iniciado? Abraços e Parabéns aos fratres…
@MDD – Que simbolo maçonico?!?!? meu sócio me disse que tem uma estrela de salomão no capacete do Rubinho.
Marcelo, desculpe tantos comentários seguidos, fiz uma busca e encontrei o capacete dele (http://correio24horas.globo.com/noticias/noticia.asp?codigo=33855&mdl=26) De fato o símbolo é a estrela de Salomão, devo ter me confundido de alguma forma vendo pela tv. Obrigado mais uma vez, Abração e PP!!!
Na verdade dizer que todo marxista é ateu chega a ser meio radical. Acredito que possa haver um deturpação do pensamento marxista, levando subentender um ateísmo, mas acho que não chegue a tanto.
Olá MDD,
Gostaria de saudá-lo pelo dia do maçom, mesmo que já tenha passado, merece sempre a lembrança de grande instiruição que é.
Gostaria de compartilhar com os demais, mesmo que este post não exatamente discorra sobre a instituição, a experiência que tive hoje. Estou morando em Londres e hoje realizei a visita guiada pela Grande Loja Unida da Inglaterra (que possui em seu interior 25 salas e realiza semanalmente 800 reuniões).
Não gastarei teclas com a descrição do local em si, mas sim em compartilhar a mudança de humor que em mim se suscedeu hoje após a visitação das principais salas, incluindo o salão principal e o museu maçonico. Ainda estou adormecido, mas somente por estar um um lugar sagrado já produziu internamente em mim uma transformação formidável.
Em primeiro lugar, me senti parte importante e atuante na minha cominudade, o hostel onde vivo. Me senti mais alerta as necessidades daqueles ao meu entorno, em, mesmo nas pequenas coisas, construir um ambiente sadio.
Em segundo lugar, senti fisicamente e mentalmente mais disposição. De início achei estranho, quase não relacionado, mas cada vez que respondia de maneira cortez mesmo aos que encontrava de mal humor, parecia que ganhava mais energia e disposição.
Uma linha de pensamento mais aprumada, mais centrada, me acompanhou durante o restante do dia após a visitação.
Por fim, o mais interessante e a lição que Deus me permitiu aprender hoje foi que havendo algum tipo de mudança no meu interior, o universo ao meu redor não mudou instaneamente. Não. Eu continuava a me defrontar com o mesmo plano que sempre esteve ali. Nada mudou. Porém conforme eu agia, interagia e respondia ao ambiente de maneira mais digna e positiva, por sinal mais alegre e dedicada, o ambiente começou a responder da mesma maneira. Pessoas que eu nunca tinha conversado vieram até mim e compartilhamos bons momentos. Quando mais eu respondia ao universo da maneira que descrevi, mais ele respondia da mesma forma. O que ainda me deixou espantado foi a velocidade e a intensidade que isso ocorria.
Se eu pudesse até pensar nos meus erros, eles foram quase que rejeitados pelo universo em resposta. Antes de eu cometer algumas coisas indelicadas hoje, algo acontecia e modificava claramente o curso das ações subsequentes. Mesmo que eu estivesse tentando errar, essa, no fundo, não era minha Vontade.
A única pergunta que gostaria de fazer é: Essa foi a primeira vez que visito uma loja maçônica, então não possuo outras referências, mas alguem mais já sentiu algo parecido, ou diferente, quando apenas visitou uma Loja?
Audi Vedi Tace
DS
MDD, me lembro de vc ter dito uma vez que a afiliação de uma pessoa a maçonaria não era tido como secreto e poderia se pesquisado , sendo de domínio publico(me perdoe se eu estiver equivocado ).
SE for assim gostaria de saber se vc poderia informar se Charles T. Russel, fundador da religião TESTEMUNHAS DE JEOVA , foi de fato , iniciado.
Eu pertenci a essa denominação a tempos atras, e ha uma ampla discussão sobre tal possibilidade.
Usam como base para a alegação o seguinte discurso de Russel que teri a sido feito pra uma plateia composta de maçons:
“Estou muito contente em ter esta oportunidade particular de dizer umas palavras sobre algumas coisas de comum acordo com nossos amigos maçons, pois estamos falando em um edifício consagrado à Maçonaria, e porque, ademais, nós também somos maçons. Eu sou um Franco-maçom livre e aceito… Eu creio que todos somos… Não vou falar nada contra a maçonaria… De fato, alguns de meus melhores amigos são maçons e eu reconheço que há certas verdades preciosas que são sustentadas em parte por nossos amigos maçons.”
E tmb por certas imagens em algumas publicações da sociadade TORRE DE VIGIA como essa:
http://setimoportal.files.wordpress.com/2007/12/watchman005007.jpg?w=319&h=404
Onde dizem que a “Cruz e a coroa” e a Amadura comas armas seriam simbolos maçons.
E tmb o fato da tumba de Russel ser uma piramide :
http://setimoportal.files.wordpress.com/2007/12/watch_tower-freemasons.jpg?w=300&h=199
.
se vc poder responder fico agradecidissimo.
@MDD – Olha, o Simbolo que está no tumulo dele é o Simbolo dos Cavaleiros Templários do Rito de York, que é maçônico sim. Embora ele não tenha sido maçom, Charles gostava e respeitava muito a maçonaria e seus ensinamentos, tanto que adotou muitos de seus símbolos em vida e até mesmo em seu túmulo. O discurso dele deixa claro que ele não se considera “freemason”, mas um “construtor dos ensinamentos bíblicos, da mesma forma que nossos irmãos maçons”. No texto na integra ele deixa claro que não faz parte da maçonaria, mas admira muito os ensinamentos e estudos desta.
http://www.cephas-library.com/jw_was_russell_a_mason.html
Marcelo,
Tenho uma tia que é maçom, e ela comentou se eu não gostaria de fazer parte, mas não conversamos mais a fundo sobre o assunto. Uma mulher pode fazer a “indicação” de um novo membro, por assim dizer? Sendo ela mulher, faz parte da “maçonaria oficial” ou de alguma dissidência? Seria uma boa pensar neste convite?
@MDD – Bem… se é uma mulher e “maçom”, posso garantir que é uma loja não reconhecida. Mas não fale isso pra ela, ela vai ficar chateada. Quanto a você se filiar ou não, é como eu já disse: existem irregulares que são ótimas lojas e regulares que são uma droga, não é critério. O único problema é que você não vai ser reconhecido em nenhum outro país e em nenhuma loja regular, não podendo participar de suas palestras, eventos ou reuniões.
Você sabia dessa notícia?
“O governador (Arruda) se licencia da organização, mas não evita investigações sobre suposto favorecimento do governo do DF a uma fundação ligada aos maçons”
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI114585-15223,00-ARRUDA+E+A+CRISE+NA+MACONARIA.html
“O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes, afirmou durante visita a Cuiabá que o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) passa por um momento difícil. E definiu o afastamento dos 10 magistrados acusados de desvio de recursos públicos para beneficio de maçons, por determinação do CNJ, como um processo doloroso que causa constrangimento.”
http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?edt=33&id=87860
Misturar profanos, que o interesse na fraternidade é apenas um, o mais óbvio, da nisso. A maçonaria devia pensar 10 vezes antes de deixar um político entrar para ela.
E já que não é assim na justiça, (um político que renunciou pra nao perder o mandato por corrupção pode se reeleger, não perde os direitos políticos, etc) Poderia ser pelo menos na maçonaria. Onde todo político que tem antecedentes de crimes de improbidade admistrativa e corrupção deveriam ser sumeriamente exclusos da ordem e nem aceitos.
@MDD – e o pior de tudo é que essa “loja” de MT nem faz parte da maçonaria regular, é uma expúria tosca que usa o nome da maçonaria.
Quero parabenizar os Ir.?. pelo trabalho realizado por meio desta página.
Um fraterno abraço.
Leandro Cunha.
Samuel Herbert Jones – 134