Cientistas descobriram um Planeta que possui o tamanho correto, a densidade correta e a distância correta da estrela para abrigar vida tal qual a conhecemos.
Gliese 581 é uma estrela anã vermelha de tipo espectral M3V localizada a 20,3 anos-luz da Terra, na constelação de Libra. Essa estrela tem um terço da massa do Sol, e é a 87ª estrela mais próxima dele. Existem cinco planetas que orbitam Gliese 581: Gliese 581b, Gliese 581c, Gliese 581d, Gliese 581e e Gliese 581g.
Gliese 581 é famosa por ser a estrela em volta da qual orbita o provável primeiro planeta potencialmente habitável fora do Sistema Solar,Gliese 581c, que foi descoberto em abril de 2007. Gliese 581 tem aproximadamente um terço da massa do Sol e fica situada a 20,5 anos-luz da constelação de Libra.
“Pessoalmente, dada a propensão da vida como a conhecemos de brotar em qualquer oportunidade, eu diria que as chances de existir vida neste planeta beiram 100%” disse Steven Voght, professor de astronomia e astrofísica na Universidade da Califórnia ao Discovery News.
O Planeta G, sexto membro da família de Gliese 581, orbita no meio do que se chama de “Região habitável” na qual a água pode existir em forma líquida, e possui cerca de 1,5 vezes o tamanho da Terra, o que garante uma atração gravitacional para fazer com que esta água possa se acumular em lagos e mares. O Planeta tem sua rotação na mesma velocidade da translação, o que faz com que um dos lados do Planeta esteja sempre de dia e o outro sempre à noite. “Isso garante zonas com temperaturas estáveis, onde ecossistemas podem se desenvolver” disse Vogt.
A tecnologia que dispomos hoje em dia não permite ainda que os cientistas possam analisar os componentes da atmosfera do planeta em busca de químicas que indiquem a presença de vida, mas a largada foi dada em direção à busca de vida em outros planetas… e 20 anos luz é logo ali!
Fonte: Discovery
Respostas de 85
Já sei para onde ir se o Tiririca e Dilma ganharem…
3, 2, 1 – GO GO GO!!!!
Se for verdade ( nunca se sabe, né? ), será um chute nos grãos de muita gente. Dá até vontade de dizer : Eu sempre soube!
Qual o problema do Tiririca? (risos)
Fora que ele não sabe ler e escrever?
Fora que com os votos dele um monte de pilantra profissional irá ao congresso também. http://www1.folha.uol.com.br/poder/791706-saiba-quem-voce-pode-acabar-elegendo-ao-votar-no-palhaco-tiririca.shtml
Achei legal complementar com o que li no G1
Caça aos dados
O estudo dos planetas fora do Sistema Solar — já são mais de 200 os conhecidos hoje — ainda é uma tarefa delicadíssima. Como eles estão muito distantes, é impossível, com as técnicas atuais, visualizar o planeta — o brilho da estrela-mãe o acaba ofuscando. A estratégia mais comum para detectá-los é observar a estrela ao longo do tempo, tentando detectar, em sua luz, sinais de movimento.
A idéia é que, enquanto os planetas giram em torno da estrela, eles a atraem para um lado e para o outro, produzindo um bamboleio estelar. A detecção desse bamboleio permite deduzir que planetas seriam necessários para produzi-lo.
Foi essa a técnica usada por Mayor e seus colegas para detectar o primo mais próximo da Terra até hoje. O problema é que os dados, obtidos com um telescópio do ESO (Observatório Europeu do Sul) no Chile, não dizem tudo que há para saber sobre esse astro. Por exemplo, é possível estabelecer a massa, mas o diâmetro (grosso modo, a “largura”) do planeta ainda depende do chutômetro. Os cientistas estimam que o astro recém-descoberto tenha cerca de uma vez e meia o diâmetro terrestre (o que daria pouco menos de 20 mil quilômetros).
Dúvidas cruéis
Tudo mais sobre esse planeta permanece em aberto. O que inclui, naturalmente, as características mais essenciais sobre esse mundo. “Nós acreditamos que ele seja um planeta rochoso, parecido com a Terra, com alguns oceanos”, disse ao G1, por telefone, Mayor. “Entretanto, alguns modelos sugerem que ele pode ser o que se chama de ‘planeta-oceano’, com muito mais água do que a Terra.”
No Sistema Solar, não existe nenhum exemplo de planeta-oceano. “Mas os modelos teóricos mostram que ele poderia existir em outros lugares”, explica Mayor. O segredo para isso era que o planeta se formasse mais distante da estrela, onde há mais gelo, e depois migrasse para o interior do sistema. Uma bela porção da massa total criaria um oceano global, com muitos quilômetros de profundidade.
Com base nas informações disponíveis, é impossível dizer se o astro recém-descoberto é mais parecido com a Terra ou com um planeta-oceano, mas o fato é que, em ambos os casos, a presença de água líquida estaria garantida. Para a maioria dos cientistas, essa é a pré-condição básica para a evolução da vida.
Boas e más notícias
Claro, entre poder ter vida e tê-la vai uma longa distância. E os astrônomos dizem que ainda serão precisas algumas décadas de pesquisa até que os instrumentos sejam capazes de buscar “assinaturas” da vida na luz desses objetos.
A conclusão mais eloqüente, entretanto, é que a descoberta mostra evidências de que o Universo deve estar cheio de planetas parecidos com a Terra. A estrela Gliese 581 é uma das cem mais próximas do Sol. Ela está a 20,4 anos-luz de distância — o que não é tão longe; em termos astronômicos, é logo ali.
O fato de encontrarmos vizinhos tão parecidos já nos arredores mostra que eles devem estar em toda parte. Agora é só uma questão de achar.
Bastante interessante, embora não me surpreenda…
Mas o interessante, seria avaliar a idade desse sistema. Se as condições são mesmo favoraveis, a evolução deve ter tomado caminhos interessantes, e talvez mais longo que o nosso. Algo a se pensar, tratando de “alienigenas” logo ali a 20 anos luz.
Abraço e felicidades
Eu já sabia, hahaha =]
Sabia sim, já a algums anos soube por uma máteria pela discovery channel, o satélite Xandra que é um telescópio que na verdade não ve imagems e sim ondas e outras mensuras físicas como radiação e coisas do gênero confirmou que trata-se de um planeta 1/3 maior que a terra contendo 90% da superfície coberta por água no estado líguido em sua maior parte com temperaturas médias de 26 graus célcius, que é esplicitamente propicio a vida aguática, bom outra coisa interesante é que apesar de estar 20 anos luz e a gente ter descoberto o rádio a 60 anos se la tiver vida inteligente que ja tenha o rádio como um invento tecnológico eles ja poderiam começar a nos responder, 20 anos pra ir mais 20 pra voltar ” oi estamos aqui”, bom um estudo científico do SETI “Search Of Estraterrestre Inteligence” provou que toda e qualquer comunicação de rádio se perde vira ruído de rádio como um som de uma estrela depois de viajar 50 anos luz, como esse planeta se situa a 20 anos luz e é o único que podemos por nosas esperanças de que se tenha uma resposata de rádio podemos mesmo assim esperar por centenas de milhares de anos, ja que cada planeta tem um caso evolutivo diferente, a própria história da terra que veio a ser muito conturbada ja nos provou tal fato. Noso limite de comunicação via rádio é um ráio de 50 anos luz, a Via Lactea “nossa galaxia” tem um diametro de 86 mil anos luz, continuem esperando anciosos KKKKK.
“O Planeta tem sua rotação na mesma velocidade da translação, o que faz com que um dos lados do Planeta esteja sempre de dia e o outro sempre à noite”
A tendencia não é que aconteça isso com a Terra tambem, isso aconteceu com a lua certo?
Se for isso entao esse planeta é beeeeeem mais antigo que a Terra.
Se não me engano vi sobre essa tendencia que falei nesse post (nao estou com tempo pra ler agora =p )
http://www.ceticismoaberto.com/ciencia/2111/o-lado-escuro-da-lua-a-grande-coincidncia-csmica-e-uma-explicao-heterodoxa
A pergunta que não quer calar: será que o Tiririca sabe o que é Lei?
Nossa….. o Lula e o povo brasileiro são uma celebridade por la
Verdade, como o Lucas disse, dá até vontade de dizer: EU SEMPRE SOUBE! *-*
Já sei para onde ir se o Tiririca e Dilma ganharem [2]
Já parou para pensar que este planeta pode ser de onde esses dois vieram ?
20 anos luz? Da pra ir a pé.
Sol vermelho? Será que os habitantes de lá ganham super poderes se forem expostos ao nosso Sol amarelo? ><
Será que os aliens de lá falam inglês?
Dá para explicar onde fica? Vou dar um pulo lá mais tarde.
Pra min a pergunta que não quer calar é se eles seriam tão atrasados como nos moralmente se realmente existir algo lá ^^
o Tiririca e a Dilma vão ganhar, infelizmente, boa viagem!
ah, eu tb tenho vontade de dizer que já sabia, bem como existe vida em planetas com ecossistema diferente do nosso.
http://www.youtube.com/watch?v=F8bM8K7W_R8
@MDD – na verdade, fora do assunto, o que me deixou mais impressionado foi a possibilidade de se colocar legendas em ingles atraves de um tal de “google capture” de som… somado isso ao “google translator”… deixa esta tecnologia melhorar uns 3 ou 4 anos… Google é Deus!
mais um planeta para os alieniginas consumirem depois da terra !!!! axemplo, marte !!!!!
Podemos fugir pra lá se os Gamilons atacarem…
mas nego é mesmo tao bobin? um planeta nao tem que, necessariamente ,ser similar à terra pra ter vida. o povo que habita outras dimensoes na precisa dos mesmos elementos basicos que os terraqueos pra viver. né nao, tio?
Boa.
Mas pensa bem. Dá pra imaginar cientistas considerando essas possibilidades que você disse?
Por enquanto eles vão ficar com suas visões de mundo bobinhas mesmo. Fazer o quê?… :/
Quem serao os candidatos nesse planeta heim? Se nao forem ladroes e corruptos, poderiam vir pra ca num futuro proximo… Hahahahahaha
Nãoé de se duvidar mesmo não, o Espiritismo ja dizia que avia vida em outros planetas e no Livro dos espiritos eles falam em certa parte que existem planetas nas mesmas condições do q a terra, mas que suportam vidas de formas diferentes, eu sempre acreditei que num Universo infinito não estariamos sozinho… um grão de areia igual a terra, pq só ele teria Vida? “Na casa de meu pai a muitas moradas”. Isso foi o proprio Cristo quem disse… aqueles que ainda duvidam, tentem se exclarecer, ta chegando a hora da verdade… nós não estamos e nunca estivemos sozinhos na Casa do Pai
Essa reportagem é antiga, li algo no G1 em 2007, será que tem alguma novidade?
@MDD – É Outro planeta na mesma estrela.
Pronto, vamos alugar um ônibus (espacial, claro) e correr pra lá antes que a politicalha resolva ir se instalar lá também.
E, a proposito, Eu já sabia!! [nem sei mais o numero, mas alguém ainda tinha duvidas?]
Planeta Gliese 581c?!?!?!?!?!?!? Prefiro chama-lo de Planeta Bob. E se acontecer com o Planeta Bob o que aconteceu com Pandora????
Esse planeta está só 189216000000000 km de distancia.
considerando ainda que o que estamos vendo hoje é como ele estava a 20 anos atras. vai que eles brigaram pelo petroleo Glieseano, usaram uma bomba atomica Glieseana e acabaram com tudo.
hauehuaheuahuhea
Velocidade de dobra Sr. Sulu.
Estão preparando as cabecinhas dos terráqueos pra realidade de que existe vida inteligente fora da Terra! Ótimo!
Pior cara. Tem rolado muita notícia sobre vida extraterrestre nos últimos meses.
Ou estão nos preparando ou querem vender algum produto relacionado, hehehe.
Todo mundo sempre soube, isso e obvio, sem duvidas para aqueles que n se deixam ser levados por um mero ser superior chamado jesus ou deus dependo de cada religião…
Eu acho q existe muita coisa escondia da nossa sociedade, n seria a falta de interesse, e sim o medo de descobrir algum outro planeta com vida ou mesmo sem vida mas que possa vim a habitar, a descoberta e divulgação causaria transtorno para adeptos a religião!!!
Já sei para onde ir se o Tiririca e Dilma ganharem [3]
Quero ir pra este planeta e ficar no lado onde é sempre noite : P
Mas isso eu já sabia, lá é pandora… já rola d ir la extrair mineirio e caçar Navi’s!! bora p la…
Já sei para onde ir se o Tiririca e Dilma ganharem [3]
OMG!
Como ficaria a astrologia para uma pessoa que nasceu lá? E a Árvore da Vida? Será possível numa projeção astral alguém subir tanto até sair da Terra? E será possível também, alguém viajar pelo sistema solar?
Comentem.
Tenta pra ver e depois conta pra gente. 🙂
na real, a própria matemática prova que há vida fora da terra.
se o universo é infinito, e tratando de um tempo infinito, qualquer coisa que seja provável que aconteça, acontecerá. mesmo a coisa q for menos provável no universo.
digamos, 0,00000000000000000000000000000000000000001% de chances de acontecer, num espaço/tempo infinito, vai acontecer.
probabilidade: a chance, em cem (por cento), de acontecer.
o numero acima quer dizer que, em 100 vezes, há (1/41)% de chances de acontecer.
mas em mil vezes, seria (1/40)%
em um milhão, (1/37)%
em um quadrilhão, (1/28)%
portanto, aumentando cada vez mais ao infinito, a tendência é que a probabilidade seja de 100% 😀
e seria muito egoísmo achar q não há mais nenhuma forma de ivda inteligente vivendo ao mesmo tempo q nós no universo.
sério.
agente já passou do antropocentrismo faz tempo.
Legal… espero ainda estar vivo quando confirmarem vidas em outros planetas…
Imagino que os religiosos daqui “descobrirão” uma “nova” bíblia falando sobre este outro planeta… hahaha
mas isso era óbvio e só uma questão de tempo.
Já sei para onde ir se o Tiririca e Dilma ganharem [3]
Se um lado está sempre iluminado e o outro sempre escuro, um lado sempre iria receber calor e o outro não, o que faria com que um lado do planeta estivesse pegando fogo enquanto o outro está completamente congelado. Como pode existir vida?
Não necessariamente pegando fogo. Depende da distância do planeta à estrela e da intensidade da radiação dela.
E mesmo que o calor de um dos lados fosse grande, poderia existir vida na zona de crepúsculo constante, intermediária entre os dois lados.
E mesmo que nenhuma das duas alternativas anteriores fosse satisfeita, ainda existiria a possibilidade de o planeta ter possuído rotação mais rápida no passado.
.
.
.
n
.
.
.
foda-se o 2012 agora
– Jo 14: 2
Há muitas moradas na casa de meu Pai; se assim não fosse, já eu vo-lo teria dito, pois me vou para vos preparar o lugar.
Nunca estivemos sós !!!
Comico,mas um andarilho aqui da minha cidade diz que veio de “Gliesi” muito antes desta noticia… coincidencia?
http://www.youtube.com/watch?v=IIoNgEvN8AY
Não.
Em 2007 foi divulgada a notícia de Gliese 581c, que também pode ser capaz de abrigar vida.
Provavelmente o Jorel se baseou nela pra falar aquilo.
Mas pra falar que ele caça dinossauro com os cães e depois atira a carne para a Austrália, aí já nem imagino no que ele se baseou, kkkkk.
Todo mundo ansioso. Todo mundo feliz. Os próprios humanos mal se entendem, quem dirá possiveis “aliens”. Não querendo viajar na maionese imaginando guerras intergalácticas, mas a imagem de um degrau a mais na cadeia alimentar. Tenso.
bem legall
Perae, as matérias na net tão meio confusas.
São dois possíveis planetas habitáveis lá em Gliese?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gliese_581_c
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gliese_581_g
Sim. São dois.
Marcelo,
surgiu uma dúvida. Conforme manifestações espírita, sabemos q outros planetas são habitados em formas menos densa…Por acaso, existe clãs de espíritos q sabem ounde existe vida semelhante a nossa, digo , igual a esta matéria densa?
Claro, sei q isso não basta ao ponto de vista científico…Mas como vc diz, os ocultistas sempre possuem as informações antes.
Abraços
Legal…mas acho que isso é old news não é????
Já tinha ouvido falar sobre esse planeta há algum tempo…
Inclusive escrevi um conto sobre esse planeta, que foi habitado por seres semelhantes ao Homem, e vejam no link abaixo que triste fim tiveram todos os seres de Gliese 581 C…
http://leraiser.blogspot.com/2010/09/decadencia-do-planeta-gliese-581-c.html
Ahhh me empolguei com a notícia e lendo com calma logo vi que confundi C com G….enfim, my bad!!
Creio que seja redundante também dizer que eu sempre soube, afinal, sou fascinado desde criança com Astronomia, e até saber o quão trabalhoso é se tornar um astrônomo, estacionei em Física mesmo.
Uma vantagem da descoberta desse planeta é o chute no saco que os religiosos vão receber por alegarem que Deus criou a vida apenas na Terra.
Afinal: “Na casa de meu Pai há muitas moradas.”
Eu acredito que exista vida em outros planetas… e sou totalmente a favor da bíblia, sou batizado na católica mais frequento a evangélica (assembléia de Deus)… lá não diz nada de que não existe vida em outro planeta, simplesmente fala somente sobre o nosso, e como devemos caminhar aqui na terra. Abraço a todos.
Estou vendendo passagens, em suaves parcelas, dividido em 200 meses. Favor responder aqui mesmo, embarque imediato, taxas não negociáveis e pagamento em dinheiro.
Tio/Frater, seria possível estes planetas possíveis de abrigar vida, também os planos de existência defendidos pelo Kardecismo?
@MDD – Com certeza que sim. Mas se quer procurar vida em outros Planos de Vibrações, aqui no Sistema Solar mesmo tem pelo menos dez planetas, várias luas e um sol habitados…
Legal, agora o Stephen Hawking, pode começar a chorar pq os aliens assassinos vão todos nos matar…
Sinceramente, o que isso muda? 20 anos luz, bah, séculos ou milênios até conseguir confirmar a existência de vida, ainda mais inteligente.
Eles podem ainda não ter se desenvolvido.
Eles já podem ter se desenvolvido e aniquilado.
Só o planeta terra é habitado, Deus não enviou almas pra lá.
Até que alguém PROVE que existe vida, então estamos todos igualmente ERRADOS.
As aparencias enganam.
@MDD – que mistureba de raciocínio!!!
Direi aqui o que já disse no twitter:
Planeta habitável possui o mesmo tamanho da Terra e 3x a massa. É um planeta muito denso. Portanto, com a gravidade bem maior que a nossa. Possui temperatura entre -31 e -12 graus Celsius. Baixas temperaturas e provavelmente alta pressao = estruturas cristalinas? Talvez… muitas rochas…
Está a 20 anos luz de distancia, na constelação de Libra (hehe). Que tal enviar um sinal pra la ? Daqui a 40 anos temos resposta. 20 anos pra ir e 20 anos pra voltar, caso haja vida inteligente com nivel tecnologico de deteccao e interpretacao de sinais. Acho que vale a pena tentar…
Mto bom chará 🙂
mas bem não sei se já conhecem os programas de colonização espacial, talvez esses items citados por vc tiago possam ser contornados com uso de certa tecnologia exceto claro a gravidade… mas não sei o qual sério são esses programas…
no fim das contas concordo com vc Tiago qto ao vale a pena tentar!
É 20 anos-LUZ… as mensagens enviadas são por ondas de som… demoraria muito mais do que 40 anos para recebermos a resposta.
Ondas de SOM?!?!?!?!?!
Ok, ok, vamos recapitular:
1- o som não se propaga no vácuo;
2- as mensagens enviadas em programas como o SETI são codificadas em ondas de RÁDIO;
3- ondas de rádio se propagam no vácuo com a velocidade da luz;
4- como o planeta está há uns 20 anos-luz daqui, o sinal levaria 20 anos pra ir, e a resposta dos Irmãos Aliens levaria outros 20 anos pra voltar;
5- 20 + 20 = 40;
Podemos concluir que, se tentássemos nos comunicar com os habitantes do planeta, teríamos de esperar uns 40 anos pra receber a resposta.
Olha Krypton aí geeeeeeeeeeente!!! xD
finalmente mais concorrentes a miss universo!
Tudo bem que a vida biológica no qual estamos (mal) acostumados a usar como padrão de vivência necessita de um lugar propício para se desenvolver, com clima, temperatura etc… Mas no caso da existência da vida nos mais variados planos dimensionais, seria necessário um astro (sol, lua, planeta, cometa….) para que ela se desenvolva e fique ali atrelada? A “vida” não pode ficar vagando de uma galáxia para outra sem compromisso, sem um rumo certo?
11º mandamento: não interpretar a bíblia literalmente.
Na verdade 1,5 o tamanho da terra…e a gravidade de lá é 2,1 mais forte que aqui, teoricamente suportavel por humanos.
o SOL é habitado ? o.o
Que tipo de ser consegue viver em um Astro-Rei ?
Elementais do fogo ?
@MDD – Nenhum ser no Plano Material, obviamente.
Olha… a humanidade ja tem a milhares e milhares de anos… realmente não tenho ideia @.@…
A 100 anos atras devia ser impensável a idéia de se chegar na lua… 50 anos depois la estava agente caminhando na lua…. 50 anos se passaram… dias de hoje… e olha tudo que ja foi descoberto… A nossa tecnologia vem acelerando muito(dã, que novidade né).
Acredito que em pouco tempo ja vamos ter provas ( que provavelmente ja temos) da existência de outros seres no nosso plano… O problema é se vão esconder isso da gente @.@.
Mas do jeito que agente é curioso, e continuamos a explorar o universo, daqui a pouco agente acaba batendo na porta de algum vizinho… e se pah ele vem dizer oi ^.^
Não sei pq o homem teima tanto em acreditar que se for pra existir vida em algum lugar do universo além da terra, essa vida tenha que seguir os mesmos padrões que os nossos. Pra mim, em um universo gigantesco, senão infinito, podem haver milhares de combinações malucas de moléculas que gerariam vida, coisas que sequer podemos imaginar. Bom, seria legal também se perguntar como julgar se determinado ser é vivo ou não, quando o próprio conceito de vida é incerto. Só é ser vivo tudo que nasce, cresce se reproduz e morre? Se for, não podemos nos basear apenas nos nossos padrões de nascimento, crescimento, reprodução e morte. Temos que ir além, com uma imaginação equivalente a de um deus. Alguém aí é voluntário?
@MDD – Pensamentos são vivos. Eles obedecem às mesmas leis da Evolução de Darwin.
Matt Ridley tem ótimos exemplos disso no vídeo de seu TEDTalk. Está online, é só buscar no youtube: When ideas have sex, Matt Ridley.
(Não posto o link pra evitar os filtros anti-spam).
o problema é que é muito longe esse planeta e vai alem da nossa imaginaçao e 2012 ta chegando. uallllll
O mundo não vai acabar em 2012, se não já teria acabado em 2000,2001 como todos falaram. 😀
Com a nossa tecnologia vai sim demorar 20 anos pra chegar lá, mais NINGUEM disse que eles tem o mesmo grau de tecnologia que agente, ele podem ter menos, como também podem ter mais, dai é senta ou deitar e esperar, vai ver eles tem tecnologia superior a nossa e conseguem mandar em 10 anos, ou 5 ninguem sabe nada ainda afinal. Eu realmente acho que não estamos sozinhos, é muito egoismo falar que estamos num universo tão surpreendentemente grande né, afinal nos não somos quase nada perto do nosso sol, e perto da VY Canis Majoris (maior estrela conhecida) não somos NADA mesmo. Tem que apostar na sorte nessas horas, vamos vêr se eles vão enviar, e se eu tiver vida vo comemorar tendo ou não, mais pelo menos vou morrer sabendo alguma coisa importante.
O maximo que pode acontecer é mesmo haver por ai por fora um alien que está brabo com agente, que por mais que eu não acredite que eles possam nos visitar, vai que eles ja vieram que os idiotas das forças armadas foram lá e bombiaram ele como agente sempre ouve dizer que foi visto um ovn e alguem abriu fogo contra ele né, HAHAHAHAHAHA, vão nos explodi daqui a pouco,
PS: to brincando e nem acredito que eles possam nos visitar. 😀
Faço parte de um grupo religioso que não comenta muito sobre esses assuntos, e ainda por cima descarta essas possibilidades…
Estes temas muito me interessam, vou acompanhar vocês por aqui a partir de agora.
Só pra registrar minha opnião:
“conhecereis a verdade e ela vos libertará” …. então por que as pessoas tampam seus olhos para os fatos reais?
Acho que pra chegar na verdade deve se partir da premissa de que ambas probabilidades podem estar certas… senão a verdade pode ser adulterada.
Diante disso existe 100% de chance de haver vida em outros lugares e 100% de chance de não ter… quando alguém descobrir e quiser me explicar ouvirei prontamente…
🙂
Acredito no que vejo na terra,a vida neste maravilhoso planeta se extende desde a crosta de um vulcão,com organismos que vivem em condições alcalinas capazes de nos matar em minutos.na estratosfera com microorganismos que pairam pelo ar.
a mais de 3 mil metros de profundidade com uma pressão esmagadora ainda lá existem formas de vida.será que estamos aprendendo algo com nosso planeta?
muitas leis da fisica foram descobertas na terra,da mesma forma as leis biológicas seguem padrões semelhantes.devemos analizar o livro como um todo ,não fazer um resumo de sua capa.
pensem meus amigos ,pode uma ameba discernir oque é um carro?
da mesma forma temos nossas mentes deturpadas com aquilo que nos é cômodo admitir.
Não sou dotado de cultura superior ou algo do tipo,apenas tento olhar por uma janela aberta , não através das cortinas.