Excelente texto de Homero Ottoni Jr publicado originalmente no Observatório de Imprensa.
Dois articulistas da Folha, Luis Felipe Pondé e João Pereira Coutinho, tentam defender a Igreja católica e o papa Bento 16 do que vêem como “ataques injustos e raivosos”. Mas erram demais no alvo e nos argumentos, em especial Pondé, em uma diatribe, essa sim, raivosa, contra as críticas à Igreja católica e seu representante máximo.
Os artigos em questão (links para assinantes): “Sade de batina”, de Luis Felipe Pondé e “Caridade cristã”, João Pereira Coutinho.
Sim, sabemos todos que pedofilia existe em todas as áreas da atividade humana. Não é esse, entretanto, o cerne das críticas à igreja e ao papa, mas o acobertamento dos casos denunciados, por décadas, em especial em relação às ações do atual papa quando responsável direto por esses casos.
Contra uso de camisinha
Ninguém fica “desapontado” em saber que existem pedófilos entre professores ou mesmo pais e parentes. Tristes, certamente, mas não desapontados, já que é evidente que esse problema pode surgir em qualquer ambiente ou instituição. O que desaponta, choca, horroriza, é que padres, cardeais e bispos tenham passado anos, décadas, a abusar de crianças, sendo movidos de uma paróquia para outra a cada denúncia, sem terem sidos denunciados à justiça comum, e tudo em nome da “imagem da sagrada igreja de Pedro”. E não uma vez, ou um caso ou outro, mas centenas, milhares, uma epidemia. Epidemia que só vem à tona a partir de corajosas denúncias das vítimas, não da ação da igreja ou de seus responsáveis! O que causa horror é que foi preciso que vítimas, centenas, surgissem e vencessem o muro sólido de proteção e acobertamento imposto pela instituição religiosa, pelo poder e terror por ela mantidos, para que algo, e bem pouco, fosse feito (ou prometido, pois ainda não passamos das promessas) contra esses criminosos!
A “lógica do arrependimento” não vale para a justiça dos homens, a única que sabemos ser real, e não imaginária. Se arrepender, pedir perdão, pecar novamente, se arrepender de novo, e assim por diante, não tem nenhuma validade para a sociedade laica, a sociedade humana, mentalmente saudável e racional.
Já Coutinho faz afirmações que nos fazem pensar, em que planeta, em que mundo ou sociedade ele vive. A igreja “prega apenas para quem a segue”? Mas como assim? E as campanhas mundiais de evangelização, fonte e base da Igreja, ação fundamental e primária de todo católico, padre ou não: pregar e levar o evangelho onde ele não está? E Madre Teresa, a pressionar e perseguir mulheres pobres na Índia para que não usassem camisinhas, mesmo sob risco mortal?
Haja pretensão e arrogância!
E todo esforço feito para impedir que cientistas, laicos, pesquisem células-tronco e todo esforço para impedir que postos de saúde, entidades governamentais e laicas, distribuam camisinhas? E as peças de propaganda, mentirosas, que “alertam” os jovens que camisinha não protege de doenças sexualmente transmissíveis (e que causam enorme dano em especial nos países africanos mais pobres e sem informação)? E a condenação/perseguição contra homossexuais e a hipocrisia de ordenar que nunca se relacionem, não façam sexo jamais, para evitar sua própria natureza, enquanto padres nem mesmo conseguem suprimir a própria sexualidade?
Em que planeta vive o autor do texto?
Claro que é “pior” condenar a camisinha e também apedrejar adúlteras. Mas, por exemplo, assassinato ser pior que estupro, não torna uma coisa melhor que a outra, apenas “menos pior”. Continua ruim, continua crime, continua a ser ingerência fora dos limites de sua crença e raio de ação. E não foi sempre assim. Apenas depois da separação Igreja/Estado é que a Igreja católica se civilizou um pouco e apagou suas fogueiras.
A Igreja católica, mesmo se desconsiderarmos o período da inquisição (e esquecermos Galileu e outros grandes homens), se pretende um “guia moral e ético” da humanidade. Não dos católicos e dos que assim desejam, mas de toda humanidade. Pretendem que seu deus especial seja o deus de toda humanidade. Haja pretensão e arrogância disfarçada de humildade cristã!
Um direito garantido por lei
Não-católicos não desejam “corrigir” uma instituição à qual não pertencem, como afirma Pereira. Desejam apenas que esta não interfira com suas vidas, não atrapalhe, não prejudique os que não pertencem a esta fé ou superstição.
As “patrulhas”, fantasmas e espantalhos que o autor parece ver por todo lado a atacar a santa igreja católica, viveriam, sim, sem o papa. Mas gastariam seu tempo em coisas mais interessantes, como viver a vida, estudar, aprender, amar, conviver com a família etc. Se estas pessoas se dispõem a protestar e sair às ruas é para defender esse direito de seguir suas vidas como desejarem e sem a interferência de instituições daninhas, como a igreja.
E é, sei que o articulista sabe disso, um direito dessas pessoas, garantido, não pela imaginária lei divina, mas pela racional, legítima, laica, lei humana. Nem o papa nem a Igreja estão acima ou fora do alcance dessa lei.
Respostas de 30
como contraponto:
o artigo do Pondé
http://www.gabrielferreira.com.br/index.php/luiz-felipe-pond-sade-de-batina/
e do
João Pereira Coutinho
http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/10610-caridades-cristas-fique-tranquilo-amigo-e-so-o-papa
Não-católicos não desejam “corrigir” uma instituição à qual não pertencem, como afirma Pereira. Desejam apenas que esta não interfira com suas vidas, não atrapalhe, não prejudique os que não pertencem a esta fé ou superstição.
Concordo plenamente, todavia a tolerância não é forte de instituição dogmática organizacional alguma infelizmente!
vou tentar melhorar essa sentença…
**Seres humanos livres** não desejam “corrigir” uma instituição à qual **graças ao criador e ao seu próprio esclarecimento** não pertencem, como afirma Pereira. Desejam apenas que **esta pague por todos os crimes já cometidos pelos seres humanos livres que dela fizeram seu ninho e dela usaram o nome como defesa e além do mais** não interfira com suas vidas, não atrapalhe, não prejudique os que não pertencem a esta fé ou superstição.
que a instituição se vá e que a descentralização da fé comece!
porque é assim que vai ser!
De todos os pecados, acho o mais cruel é a posição contra a camisinha.
A África é um continente aidético por conta de posições extremadas de religiosos, mais a obvia preferencia por intercurso sem proteção.
Bom, essa é uma posição perigosa de se defender…
Se por um lado os grupos religiosos pouco ajudam com relação ao uso da camisinha, por outro é inegável a grande falta de infraestrutura tanto de prevenção quanto de tratamento à AIDS nesse continente.
“aidético” é um termo que não se usa mais por ser pejorativo e estar atrelado a um passado de preconceitos e ignorância, o correto é dizer “HIV positivo” quando se referir a uma vítima dessa doença.
no resto concordo com a opnião do amigo.
Bem é aquela história, se ser católico é ir a missa todo Domingo ouvir as mesmas coisas, sem interagir, sem pesquisar nem fazer caridade alguma, então a religião já passa longe a muito tempo – ficou só a igreja mesmo.
DD, esperei muito tempo por suas palavras sobre toda a covardia praticada pelos membros da ICAR. É muito cinismo desses dois caras defender essa instituição que sempre encobriu as monstruosidades praticadas por muitos de seus membros, quando deveriam proteger e orientar as crianças sob sua guarda e frequentadoras de seus templos. Só sinto nojo. Por favor vamos falar mais desse assunto gente, precisamos mostrar para quem ainda se ilude a verdadeira face dessa igreja.
Qualquer instituição que já tenha, historicamente, condenado pessoas a morte sem nem ao menos dar lhes a chace de uma defesa justa, é indigna de proteção e compreensão por parte das pessoas formadoras de uma sociedade. Como alguém que já frequentou a igreja católica por muitos anos, posso afirmar com toda a certeza, que dentro desta instituição estão as pessoas mais arrogantes que já conheci na vida. (meu ponto de vista e não a verdade absoluta, que fique bem claro). Portanto afirmo por fim que a igreja católica é merecedora das ofensas a ela dirigidas atualmente e ouso ainda afirmar que, caso a igreja ainda detivesse o poder que detinha na idade média, estaríamos todos neste exato momento em algum feudo futurista ou digitalizado, implorando por misericórdia ou por compreensão ou ainda na pior das hipóteses por conhecimento que é um direito de qualquer ser humano que deseja evoluir como um todo.
Pensem nisso …
Desejando o bem a todos
Z.
Leio semanalmente as colunas dos dois autores, que de fato têm o hábito de defender pontos de vista podres. Esclarecido isso, digo que são polemistas inteligentes e de retórica fina e, acima de tudo, escritores tão talentosos que, mesmo que achemos que o mundo seria um lugar melhor sem a divulgação dessas idéias, sua leitura é muito prazerosa.
Padres pedófilos ou pedófilos “padres”? Eis a questão…
Acho que esse é o primeiro que admite que pedofilia exista em todas as áreas da humanidade.
Então a causa da pedofilia não é a batina, o celibato, a religião, a Igreja, a hierarquia, a Bíblia, o sacerdócio, o cristianismo, o catolicismo, Jesus, Maria, o Espírito Santo, etc.
Então a Igreja pelo menos desta acusação está liberada? Então existe uma outra causa para a pedofilia???
Vamos investigar, que tal? Sou a favor de investigar a fundo isso, pois quem não tem culpa não tem medo de investigação. Acho que quem não é a favor são OUTROS grupos, pois aí começaremos a ferir algumas consciências… Sem precisar sair da Igreja, já podemos tentar traçar o perfil psicológico dos padres pedófilos. Temo que as conclusões podem levar a um escândalo um pouco maior. Cuidado. Avisei.
Acusações.
Bem, acusações de que o Papa ajudou a acobertar os escândalos eu já vi mesmo em toda a imprensa. Onde estão as provas do envolvimento do Papa? Se provarem eu sou a favor que tirem o patife de lá agora mesmo. Enquanto ficar nesse lero-lero não vai adiantar.
“Ninguém fica desapontado”
Como assim campeão? Se o professor do seu filho for um pedófilo não tem problema? Se o seu irmão sodomizar o moleque você não vai ficar desapontado? Se for um assistente social da ONU abusando de um garoto africano desnutrido é apenas triste? Só existe horror e escândalo se for um padre? E a Igreja inteira e seus fiéis precisam ser penalizados?
NÃO amigão. Eu fico escandalizado com TODOS os casos de pedofilia. Que porcaria de moral relativista é essa?
A Igreja ser contra os anticoncepcionais eu acho ERRADO mesmo. Mas antes de tudo ela é a favor do matrimônio, da fidelidade conjugal e da abstinência. Medidas 100% eficazes contra as DST… num mundo IDEAL, no qual não vivemos. Por isso a Igreja está errada NESTE caso.
Mas usar camisinha é um pecadinho. Bem “light” na minha opinião. Por mim, faz o seguinte amigo católico: vai lá, usa sim. Depois confessa ao padre, pede perdão, reza bastante e está tudo certo.
Mas a questão original ficou sem resposta. E as OUTRAS religiões? Porque não são alvos de crítica com a mesma intensidade quando existem provas de que algumas são MUITO MAIS INTOLERANTES?
Achei curioso o autor descartar o argumento da Inquisição. Será que é porque o revisionismo histórico da Inquisição nos últimos 50 anos tem mostrado que a situação não foi tão ruim quanto é espalhado? Hmmm…
“Não-católicos não desejam “corrigir” uma instituição à qual não pertencem”
Para que corrigir uma coisa se é mais útil que ela seja destruída por completo? Por que não destruí-la por dentro (infiltrando-se) e por fora (com a mídia e ações judiciais)? Será que é isso que estão fazendo? Hmmm…
Achei interessante o seguinte: Luiz Felipe Pondé não é católico, como muitos outros defensores da Igreja. Os próprios católicos não defendem sua religião, só pedem desculpa e ficam se martirizando pelos erros dos OUTROS.
Parece que tem mais gente indo à missa por medo do Diabo do que por amor a Deus mesmo.
Mas enfim pergunto: Vale mesmo a pena destruir uma instituição de quase 2000 anos, guia espiritual de 1/6 da humanidade e responsável indireta pela fé de mais 1/6, que não tem poder político NENHUM em país algum do globo, só para que um pequeno grupo possa sodomizar, fazer aborto, praticar eutanásia, e usar camisinha, sem culpa?
@MDD – Vale totalmente. Já devia ter sido feito. E reveja esta sua última frase; essa do “não tem poder político” demonstra que voce nao conhece NADA sobre a ICAR.
Padawan,
Poder político NENHUM???
E estão dando treinamento aos diplomatas porquê?
http://religarenews.wordpress.com/2010/05/10/embaixador-brasileiro-fala-da-relacao-entre-diplomacia-e-religiao/
Fico no aguardo de sua resposta.
Pax et Lux.
@MDD – Vale totalmente. Já devia ter sido feito. E reveja esta sua última frase; essa do “não tem poder político” demonstra que voce nao conhece NADA sobre a ICAR. [2]
Mas enfim EU É QUE TE pergunto: Vale mesmo a pena destruir um número incontável de culturas, religiões, filosofias e linhas de pensamento das mais diversas, isso sem falar que para isso foram “necessários” outros incontáveis ASSASSINATOS, só para que um determinado grupo tenha o maior controle político e territorial possível? I dont think so…
A icar JAMAIS objetivou qualquer bem estar, aperfeiçoamento do conhecimento, evolução do ser humano, etc…
Seus olhos abrir você precisa, jovem Padawan…
Felipe,
Estou falando da Igreja Católica de 2010. De qual você está falando?
Ironicamente, durante a Idade Média a Igreja ajudou a preservar muito da filosofia clássica, absorveu muito da cultura e simbolismo “pagão” e influenciou decisivamente no desenvolvimento da ciência moderna.
É reconhecidamente até hoje (inclusive pelos críticos) uma das instituições que mais fazem caridade. Como não busca o bem estar das pessoas?
A Igreja continua tendo influencia espiritual / mental / moral e a maior massa de fiéis do planeta e por isso está dando tanto trabalho para os inimigos que não podem esperar numa boa pelo “apocalipse” (hahaha). Mas poder político?
Dsimon,
Quer dizer que a Igreja querer uma aproximação diplomática qualquer é PODER POLÍTICO? Se o Lula for para Washington conversar com o Obama é para dar ordens de como administrar os EUA?
MDD,
Bem, é transparente nos seus textos que você tem muita coisa contra a ICAR (eu também tenho), mas não sabia que tinha esse desejo de ver toda instituição destruída. (Até porque meus comentários foram com relação ao autor do artigo.)
Seria a ICAR, na sua visão, a única instituição religiosa perversa e digna de ser varrida da face da Terra? Ou todas as religiões são más (visão do Dawkins)? Ou você acredita que a ICAR precisa só de uma reforma mesmo?
@MDD – A ICAR e as Evangélicas precisam ser varridas do planeta, com máxima urgência se quisermos avançar espiritualmente e intelectualmente como um todo. Existe uma diferença enorme entre religião e essas “empresas” de estelionatários que se aproveitam da boa fé das pessoas para arrecadar. Existem igrejas cristãs que são muito boas e sérias. Um exemplo: A Igreja Anglicana aqui no Brasil, cujas finanças são auditadas pela Price.
“@MDD – A ICAR e as Evangélicas precisam ser varridas do planeta, com máxima urgência se quisermos avançar espiritualmente e intelectualmente como um todo”
Os erros de homens não tornam inválidos os valores e espiritualidade da Igreja.O próprio Jesus Cristo institui sua Igreja,”Tu és Pedro e sobre está pedra edificarei a minha Igreja”.Muitas atrocidades foram cometidas por homens que instrumentalizaram a fé e isso ocorre em todas as religiões.Cristo é a pedra que os construtores rejeitaram.Não há evolução verdadeira fora Dele, somente confusão e separação de Deus, pois o próprio Pai disse que Jesus é o Filho amado em quem Ele põe toda Sua afeição(Amor)…
a igreja católica vai deixar de existir no dia que não for mais necessária…
não adianta nada destruir a igreja católica…outra com as mesmas características vai surgir…quando o homem chegar no ponto de não precisar de uma instituição desse tipo, ela não terá razão para existir…
não é pela revolução…é pela evolução…
Viva a IURD!!! Pelo menos os pastores exploram as vítimas apenas no aspecto financeiro, e não no sexual!!!!! haheheaehaehaeah 😛
É… eu não chegaria a classificar a Igreja Católica de Roma como sendo uma instituição daninha. Em muitos aspectos, como os apontados no post, isso é verdade. Mas não podemos simplesmente fechar os olhos a obras como, por exemplo, as campanhas da fraternidade, a Pastoral da Criança e outras.
Não busco fazer contraponto para defender a Igreja que eu mesmo deixei de seguir, mas quero apenas que um outro lado seja visto.
Se a Igreja tem tantos defeitos é, na minha opinião, pelo simples fato de ter um pensamento extremamente arcaico. Isso acontece tanto nos casos em que ela nega o uso da camisinha como em casos em que ela encoberta crimes cometidos pelos padres para resguardar sua imagem. Ambos os casos são terríveis, mas não motivados pela crença cristã em si (talvez o caso da camisinha sim), mas em um posicionamento político quase medieval.
Não vai ser com este papa que a igreja vai se abrir, mas as pressões são grandes mesmo dentro da instituição e presumo que não vai tardar para que isso ocorra (quem sabe em um século).
Em tempo, considero que toda forma de religião (mas não de religiosidade) perigosa e até mesmo daninha para o pensamento livre do ser humano, independente se ela é mais aberta ou fechada ela sempre presime crenças inquestionáveis e o questionamento é um excelente caminho para o crescimento.
Maurício, a Igreja Católica não é mais tão daninha porque a sociedade e o progresso da moral humana não a deixam ser mais daninha.
Acredite, se não fosse isso, se não fosse a pressão da sociedade e a separação de Estado e Igreja, possivelmente ainda teríamos pessoas queimando nas fogueiras.
Quando à caridade praticada, bem, isso é um ponto positivo, mas não equilibra tudo de ruim que a ICAR fez. A igreja ainda tem que fazer muito bem para compensar o mal que praticou, muito bem mesmo.
O padre mexicano Marcial Maciel teve seus crimes de abusos contra crianças desvelados em documentário da emissora CNI Canal 40, em 1997. O programa, contudo, só foi exibido uma vez, visto que o canal sofreu duras retaliações, inclusive com fuga de anunciantes. Só hoje o caso finalmente veio a tona, com o sacerdote já morto. Saibam mais nos links:
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=583IMQ001
&
http://catolicosincensura.com/?tag=ciro-gomez-leyva
Não existe perdão para igreja! A instituição deliberadamente acobertou os atos hediondos de seus sacerdotes!
Marcelo, debate interessante que recomendo: http://mtv.uol.com.br/debate/naintegra/2004-castidade-e-celibato-sao-responsaveis-pelos-escandalos-na-igreja-catolica
Admito que os argumentos do Padre, com base nos fundamentos da doutrina e da concepção católica, me surpreenderam bastante.
(adianto, como em todos os debates – pra não perder o hábito, que há aqueles participantes desprovidos de qualquer cultura, informação ou senso crítico)
Ioannem 8:32
Padawan…Um sexto do globo…E DAÍ?! Uma linha de pensamento tão controversa, pra não falar falsa e hipócrita, que 99% seguem só por “Minha mãe me ensinou”. Humpf, a ICAR é de longe maior em vários sentidos que a Apple ou Microsoft. Eles tem campanhas de ajuda aos necessitados? Sim…E obrigando tudo e todos a viverem nos moldes do Deus bonzinho e que nos ama e queima bebês. A religião deve interferir na vida dos adeptos. FATO! That’s all. O máximo que concordo contigo é que pedofilia é um ato deplorável em qualquer situação.
http://haznos.org/2009/04/sexo-e-crime-no-vaticano/
Recomendo a todos o documentário nesse link acima que prova que os casos de pedofilia na igreja SÃO SIM reconhecidos e acobertados com direito a ameça de excomunhão a vitima que delatar o pedófilo. Tudo isso por documento escrito.
Nossa, ainda há discussão sobre isso? Se a ICAR deve acabar ou não? Acho que está óbvio que ela nunca deveria ter existido.
Bem meus irmãos, primeiramente, já aviso, não sou a favor da ICAR, acho que ela fecha os olhos de muitos de seus seguidores, mas sejamos TOLERANTES e principalmente LIVRES PENSADORES.
Se formos por em números, temos que admitir, a ICAR apesar de ser uma das mais velhas e uma das que mais tem sangue na sua história, atualmente NÃO É a PIOR linha religiosa!
Se pusermos a comparação entre as cinco maiores linhas religiosas, Catolicismo, Protestantismo(reuní todas as dissidências), Islamismo, Judaísmo e Budismo, bem, ela é uma das menos extremas atualmente!
Tudo bem a Inquisição foi abominavél, mas o Islamismo hoje ainda tem homens-bomba explodindo!
Ela já doutrinou e cegou milhares de pessoas sim, mas grande parte dos protestantes hoje são absurdamente doutrinados! E geralmente muito mais doutrinados que qualquer católico!
Como disse não sou a favor da ICAR, fui criado dentro das doutrinas dela e nunca concordei com inúmeras coisas, mas devo dizer, existem males piores que temos que combater! E o principal deles é o FANÁTISMO!
Qualquer um que seja fanático, que não enxergue mais nada está no caminho errado! Não importa se ele é católico, protestante, islámico, budista, judeu, kardecista, umbandista, ateu ou o que for!
E ao menos boa parte dos católicos que conheço conseguem ser um pouco mais tolerantes e ter a mente um pouco mais aberta que muitos de outras religiões!
E bem, não querendo defender os autores dos textos, mas acho que alguns trechos foram interpretados de forma equivocada.
Não vou citar todos, até por que não estou defendendo ninguém aqui, mas por exemplo quando ele diz:
“Para um não católico, a igreja será apenas uma instituição entre várias, que legitimamente fala para quem a quiser ouvir. Um não católico não lhe reconhece autoridade especial; e não perde um minuto do seu precioso e laico tempo a tentar corrigir uma instituição a que não pertence.”
Ele quis dizer que os que se opõem fanaticamente a igreja católica não são não-católicos, e sim extremistas! E que um verdadeiro não-católico não está nem aí pro que a Igreja fala ou deixa de falar! E que aqueles que sentem que tem que combater com todas as suas forças todas as opniões da ICAR acabam estando sob o julgo dela! Como um adolescente rebelde, que foge pra ir a um show só por que os país proibiram ele de ir!
Não é com rebeldia e oposição cega que vamos melhorar as coisas, não é com ódio, é com superioridade, com tolerância!
É mostrando, através do esclarecimento e da compaixão, não é combatendo e xingando, é buscando evoluir todos aqueles que ainda são cegos! É tirando eles da caverna!
E bem, concordo parcialmente com algo que eles disseram, muitos só se opõem e gritam contra os padres pedófilos pelo simples prazer de ver alguém “ir pra fogueira!” Eu acho nojenta a pedofilia e acho pior ainda ela ter sido acobertada, acho que todos esses padres deveriam ir a julgamento, assim como qualquer outro criminoso!
Acho vergonhoso a ICAR ter acobertado, mas acho que as vezes dão essa visibilidade toda só por ser a ICAR, acho que as vezes simplesmente a acusam por ser ela!
Não estou defendendo, nunca recomendaria ninguém a segui-la, acho que da forma como ela está não pode continuar, mas acho que sem justiça, imparcialidade e principalmente TOLERÂNCIA, acabaremos nos tornando iguais a Inquisição, que acusava alguém simplesmente por ser diferente!
Não é flagelando de volta que apagaremos as marcas dos flagelos que recebemos, mas sim mostrando que somos superiores a tudo isso!
Não tenham ódio, tenham compaixão, pois eles, tanto os que controlam quanto os que são controlados, se encontram num estado muito mais involuído, eles tem muito que aprender, não no sentido de conhecimento esotérico, mas no caminho da iluminação!
Amor meus irmãos, lembre-se do texto sobre os niveis do ser humano, quanto mais violento, menor o seu nivel! Só o verdadeiro amor pode nos libertar das muletas da intolerância e da violência!
Abraços!
Vinícius Weinschütz”,
“Negar tudo e acreditar em tudo são duas verdades igualmente convenientes, te liberam de ter que pensar a respeito.”
Henri Poincaré
Fica mais claro, que o fato de uma organização se especializar em “dar respostas” para tudo e para todos, de maneira afirmativa, dogmática e unilateral, sem nem mesmo recuar ante a erros reconhecidos de outrora, é o que faz disto algo tão pernicioso ?
Se “Deus” eh por nós que será contra nós!
“Que o mel eh doce eh coisa que eu me nego afirmar mas que parece doce isso eu afirmo plenamente”
esqueci o link:
Se “Deus” eh por nós que será contra nós!
http://bit.ly/bowDPe
se Deus quiser, vou viver o suficiente para ver o fim da Igreja Catolica! A mascara ja caiu e o fim deles està proximo!
também torço pela queda das igrejas catolicas e evangelicas, seria um passo importante para desenvolvimento.
Pra ter ideia as igrejas evangelicas abrangem em sua maioria pessoas sem escolaridade alguma, que não sabem escrever, mais sabem decorados trechos da biblia. Bizarro.
Nossa, que lindo esse blog, amei o artigo, estão de parabéns irmãos! Vou estar sempre acessando esse site, até marquei nos favoritos! kkk