Mudei a diagramação para facilitar. A lógica de organização é simples… coloque os dados/dominós em ordem numérica e os arcanos também.
Mudei a diagramação para facilitar. A lógica de organização é simples… coloque os dados/dominós em ordem numérica e os arcanos também.
Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.
Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido
Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior
Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas
Liber I – O Livro da Hora Zero é um verdadeiro mapa, um guia que auxilia o leitor a percorrer os meandros do Novo Æon.
Respostas de 35
Faltou so O Louco =)
Diego C. a peça que representa o LOUCO é aquela que não tem marcação nenhuma, (nada em cima nem em baixo.);
Minha cabeça explodiu :p
E o Tolo?
Woa, então ,pode-se ler as peças!?
very very cooooooooollll!!!!!!!!!!!
Já havia pensado numa possível correspondência entre Tarot e dominó.
E as peças todas brancas ? (desculpe se o nome está errado,não entendo nada de dominó). Será apenas uma invencionice ou tem algum significado especial?
A propósito, o senhor vai abrir cursos para iniciantes lá pro final do ano?
Amei! vi algumas vezes meu tio “ler” as pedras de domino, mas ele nunca deixava a gente ver as pedras q a gente tirava e ele escrevia primeiro e depois fazia alguns comentario.pena q era muito pequena pra me lembrar muita coisa ..
mas não sabia q tinha haver com o tarot.
Marcelo, existe alguma relação entre o dominó e as runas?
@MDD – Não diretamente, mas sim. Ambos nasceram de um ancestral oracular comum.
0/1 é o louco?
Tem cigano que tira a sorte assim… mas acho que eles num sabem desses significados.
MDD o que acha da O.T.O. e da Astrum Argentum, elas realmente praticam?
abraços
Nossa mt bom!!!
E “O Louco” onde fica?
Mas, tinha que ter faltado justo o Papa e o Sacerdote no Dominó? Magoei!
e “O Louco” ?
@MDD – Já li duas teorias sobre o louco: uma era que ele não estava presente mesmo, daí vem aquele lance de falarem que este arcano não tem número, que pode ser colocado em qualquer posição, etc. A segunda é que ele aparecia quando algum dominó caia fora do círculo de leitura.
Um dia desses eu encontrei uma pecinha de dominó, uma carroça de às (O Mago, nesse caso…).
E ainda encontrei um “A” metálico. Esses de chaveiro.
Seria um sinal “coincidente” do Universo para mim?
Grande Deldebbio!
Mas Marcelo
E as peças Zero/Zero até Zero/Seis?
Elas não entram nos jogo divinatório?
O Zero/Zero não poderia representar o Louco?
Abraços
Israel
Tio, teria como explicar melhor a respeito do louco? E do círculo de leitura? E aproveitando o embalo, poderia me dizer qual (quais) metodo (s) de tiragem de tarot vc utiliza?
@MDD – Cruz celta. Só existe esse, todos os outros são variantes dele ou invencionices.
não esqueça do símbolo de gêmeos, por favor! meu aniversário é amanhã e queria vê-lo pra pensar no meu “caso”!!
Obrigadão.
Tio!
Como funciona a ligação entre as peças e qual a lógica por trás?
Existe alguma relação entre os números das pedras e as sefirot?
@MDD – Não… apenas correlação direta na ordem numérica/arcanos. 1-1 = mago, 1-2 = sacerdotisa, etc etc etc… o louco aparecia quando algum dos dados caia fora dos limites do círculo onde eram arremessados.
Eu entendi a ideia da substituição dos dados e tal. Mas retirar as peças com “Zeros” não mudaria o efeito? Já que você citou que quando o dado caia fora era porque ele não ficava dentro dos limites do circulo, e pelo que eu entendi não tem circulos no dominó. Explica melhor isso, MDD.
@MDD – Os zeros nao foram retirados, foram ACRESCENTADOS ao jogo, muitos séculos depois (século VI, quando o zero foi inventado, pra ser mais exato). E o círculo não esta no JOGO de dominós, está no uso oracular (traça-se um círculo no chão para delimitar a área de jogo) envolvendo dados, não dominós.
Olá MDD,
Na linha do tempo temos então:
Dados surgem na mesopotânia: 5000 A.C.
Dados são usados na India: 1000 A.C.
Dados viram Dominós: ?
Dominós e dados são disseminados pelos budistas na China: ?
Os Europeus conhecem ambos: ?
Uma coisa que lembro ter me chamado a atenção foi a quantidade de pinturas com a presença de dados e dominós principalmente na renascença. Obras como “A Crucificação” de Solario ou de Mantegna (as duas têm o mesmo nome) apresentam pessoas jogando dados (3 dados) aos pés da cruz de Cristo.
Aliás, este é um campo de estudos que permanece ainda muito fechado, o dos símbolos nas obras de arte. Dificilmente se encontra fontes confiáveis sobre o assunto. Ou é cristão demais, ou peca pelo místico sem fundamento.
Pax et Lux.
DS
Marcelo qual a diferença entre o tarot frances de 78 laminas e o cigano de 32 cartas fora o numero ??
@MDD – Toda a diferença do mundo hehehe… o baralho “cigano” veio do tarot de Lenormand, da madame Lenormand, originalmente com 36 cartas, depois reduzido para 32 cartas (chamado “petit Lenormand”). Mas adianto que de cigano o baralho nunca teve nada, ele foi criado nas cortes parisienses. Suas cartas são agrupamentos de cartas com significados semelhantes no tarot original.
Bom, sei que a maioria dos que vem aqui já conhecem o blog e tal, mas se alguém chegou por acidente nos últimos meses ou perdeu o carro, há uma explicação mais detalhada do processo tarot/dominó/runas aqui:http://www.sedentario.org/colunas/teoria-da-conspiracao/geomancia-runas-e-lost-2-16220
Cara, vi agora a data… esse texto foi de exatamente um ano -1 dia atrás…
@MDD – nenhum post está na data/horário que está à toa… rsrsrsrs
Marcelo então o “petit Lenormand” é uma re-interpretação dos arcanos maiores com com uma iconografia diferente e com leves adaptações simbolicas ? e porque esse tipo de tarot acabou sendo chamado de cigano se não foi criado por eles ??
Otimo post, ei oque ficou planejado no mayhem depois do termino do sephirat ha omer ?? tam tam tam … hehehe
Uma coisa que quase ninguém para para prestar a atenção (eu incluso) é que jogos que conhecemos hoje como lúdicos vieram da antiguidade como algo divino, até mesmo nosso futebol teve “origem divina”. Se eu não tivesse de manter meu foco mais disperso, vendo o todo, iria com certeza só me focar neste assunto, muito bacana, tanto pelo lado histórico como esotérico.
Marcelo, por um acaso tem algum material semelhante com as correspondências entre tarô e o Ifá africano?
DD já tentou por curiosidade usar peças de dominó no lugar das suas laminas?
@MDD – Já. Funciona perfeitamente 🙂 Já usei pedacinhos de guardanapos numerados de 0 a 21 e funcionou. O que faz este oráculo (todos os oráculos) funcionar não são as cartas, é a conexão com o seu Sagrado Anjo Guardião.
sim, e como já dito por vc, é ideia do tarot é “não precisar” dele com o tempo, devido a essa conexão.
intuição rules.
,)
Marcelo,
O que acha do Tarô Mitológico de Juliet Sharman-Burke?
@MDD – Muito bom.
Marcelo, você saberia me dizer se o material de estudos do tarot elaborado pelo tarólogo Nei Naiff é recomendável? Abraços.
@MDD – O Nei Naiff faz uma pesquisa histórica bem feita e tem muita coisa bacana, mas ele ignora qualquer correlação da Kabbalah com o tarot, agrupando os arcanos de maneira bem esquisita e com pouco embasamento iniciático (na palestra que eu assisti dele em campina Grande, pelo menos). A visão que ele tem é que o tarot representa arquétipos universais e por isso pode ser aplicado a qualquer cultura, e que as pessoas podem inventar novos tarots e fazerem o que quiserem… quando o inverso é que é verdadeiro… por representar a Árvore da Vida, as outras culturas é que buscaram imagens nas mesmas fontes do tarot. Inventar modismos ou tarots próprios faz com que a pessoa crie um OUTRO oráculo, bem fora da organização de 78 arcanos do tarot, que está correlacionado com kabbalah e astrologia hermetica (que ele também nao relaciona em suas obras). Enfim… dá pra ler para aproveitar as descrições, mas não como base de estudos. Para isso eu recomendo que vc use a wiki que estamos desenvolvendo http://www.daemon.com.br/wiki
Venho usando esse método com dados a vários meses. É realmente muito bom, tanto que dispensei o tarot de cartas comum.
É interessante notar que usando 2 dados ao invés das lâminas, os resultados podem se repetir, por exemplo, um mesmo arcano pode sair mais de uma vez (já aconteceu de um mesmo arcano cair 4 vezes, e a pessoa me confirmou que a interpretação estava ok, foi o eremita, e de fato era uma pessoa reclusa, passando por uma fase de introspecção profunda).
Para incluir o louco, eu preparei um tabuleiro especial, onde jogo os dados. Trata-se de uma pequena caixa de madeira com um circulo do diâmetro de uma moeda de 1 real. Se um dos 2 dados cair completamente dentro do círculo, eu ignoro os resultados e assumo que o louco deu as caras…
Eu tbm criei um modo de jogar a distância. Descobri que simuladores de dados online tbm funcionam, ao invés de dados comuns. Pode parecer até loucura, mas acredito que as correntes astrais são um pouco análogas aos padrões da internet, na internet tbm tem fluxo astral, sincronicidade…
De qualquer forma os resultados estão aí, já joguei pra inúmeros amigos e pretendo testar metodos divinatórios com outros tipos de dados multifacetados.
@MDD – Funcionam sim, DESDE QUE voce esteja conectado com seu SAG quando faz a “jogada”. Uma vez eu consultei o tarot usando pedaços picados de guardanapo numerados de 0 a 21, sem problema algum… conhecendo o significado do oráculo e estando em sintonia com o SAG, todos os oráculos são válidos.
Esse é o agrupamento “tradicional” do dominó em relação aos arcanos? Ou é um agrupamento possível de muitos?
Tentei utilizar o dominó e pareceu fazer mais sentido agrupá-lo na forma:
(1/1) Mago
(2/1) Sacerdotisa (2/2) Imperatriz
(3/1) Imperador (3/2) Hierofante (3/3) Enamorados
(4/1) Carro (4/2) Força (4/3) Eremita (4/4) Roda da Fortuna
(5/1) Justiça (5/2) Enforcado (5/3) Morte (5/4) Temperança (5/5) Diabo
(6/1) Torre (6/2) Estrela (6/3) Lua (6/4) Sol (6/5) Julgamento (6/6) Mundo
@MDD – O diagrama é o formato tradicional, organizando as energias do menor para o maior (acompanhando os Caminhos da Árvore da Vida) e é utilizada em praticamente todos os livros que eu já vi (do Lon Milo Duquette ao Thomas Karlsson). Mas voce pode inventar a associação que quiser; se concordar com a associação e se entender com o seu SAG, vai funcionar para você.
Duas perguntas:
1) No lançamento de dados, os números diferentes (1-3, 4-6, 2-4…) têm 1/18 chances cada um. Já os números duplos (1-1, 2-2, 3-3…) têm metade da chance, ou seja, 1/36.
Assim o mago, carro, enforcado, torre, sol e mundo têm metade das chances das outras (olhando a probabilidade de cada uma separadamente).
Tirando algum poder sobrenatural envolvido, essa mudança de probabilidades em relação às cartas não atrapalha o processo?
@MDD – Não. Como não há registros escritos, pode-se apenas especular, mas minha opinião é que os Arcanos associados aos números duplos fossem arcanos mais “fortes” ou com impacto maior na leitura (os arcanos que voce citou).
2) Em outro artigo (http://www.sedentario.org/colunas/teoria-da-conspiracao/geomancia-runas-e-lost-2-16220) você disse que a combinação 1-1 era o arcano do diabo (e fez menção aos olhos da serpente). Aqui você a apresenta como 3-6. E aí, qual a certa?
@MDD – Depende da Escola. E se voce fizer uma lista completamente diferente e aceitar isso com seu SAG, criou uma terceira lista…