Curso de Tarot

Muita gente tem escrito emails pedindo mais detalhes sobre os cursos de Tarot que eu ministro. Bem, em primeiro lugar, se vocês estão procurando um curso para aprender a “prever o futuro”, esqueçam; podem pular fora e procurar esses milhares de “tarólogos” que tem aos baldes por ai no orkut. O Tarot é uma ferramenta magística e de auto-conhecimento nobre demais para ser usada dessa maneira tão simplória.
No curso de Arcanos Maiores, utilizo 15 tarots diferentes. Estudamos cada um dos 22 Caminhos da Árvore da Vida e sua correlação simbólica e imagética com cada Arcano do Tarot. Observe as 5 figuras acima, do Mago. O que elas têm de semelhante? no que diferem? por quê? O que representam estes objetos? e as cores?

Começamos pelo Visconti-Sforza, do século XIII, que une a simbologia dos Trionfi renascentistas à estrutura da Árvore da Vida. Em seguida, o tradicional Tarot de Marselha (1560), Rider Waite (1909), Golden Dawn (duas versões), Tarot de Papus, Tarot Egípcio e Tarot de Toth (Crowley). Isto nos dá uma noção muito clara de como os Arcanos se desenvolveram ao longo da história da magia e quais são as principais escolas; suas diferenças e semelhanças.

Também estudamos o Tarot Mitológico, Sephiroth Tarot (cabalístico), Tarot de Lenormand (que originou o que se conhece por “Baralho Cigano” e o Tarot das Bruxas (usado pelas wiccas) e mais quatro ou cinco tarots modernos que eu vario de curso para curso para exemplificar a visão de outras culturas (celta, africano, dos orixás, etc). Somente com esta visão de conjunto é possível compreender a magnitude do tarot e as maneiras como ele pode ser utilizado em rituais e no seu altar pessoal.
Eu também ensino a fazer a leitura do Tarot tradicional, pelo método da Cruz Celta, mas normalmente quando se chega nessa parte do curso, a maioria dos alunos já percebeu que existem usos bem mais interessantes e poderosos do tarot do que apenas o de fazer leituras.

Arcanos Menores
No curso de Arcanos Menores, eu recomendo que a pessoa tenha feito Kabbalah primeiro e, se possível, Astrologia Hermética, pois os Arcanos Menores são praticamente um curso intermediário destas matérias.
É possível fazê-lo sem ter estes pré-requisitos, mas como CADA Arcano Menor é a representação de uma Sephira de um Elemento (10 esferas x 4 elementos = 40 Arcanos menores) e ao mesmo tempo a combinação de um Planeta em um Signo, a compreensão de todo o conjunto da obra hermética, alquimista e astrológica se faz com os 3 cursos (ex. O “Dois de Bastões” é Hochma na Árvore do Fogo/Marte em Áries e os Arcanos da Corte são as energias intermediárias do Zodíaco: Áries-Touro é o Cavaleiro de Moedas, Escorpião-Sagitário é o Rei de Bastões/Ofiúco, e assim por diante, totalizando 12 Arcanos + as 4 Princesas/Pagens, que são as energias elementais puras).
Como a maioria dos tarots utiliza a representação literal nos menores, eu utilizo cinco decks para o Curso de Arcanos Menores (Marselha, Rider-Waite, Mitológico, Crowley e Sephiroth).

UPDATE: O Próximo curso será dia 27/08 (Maiores) e (28/08) Arcanos Menores

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 63

  1. Del Debbio, qual sua opinião sobre o Tarot jogado pela internet?

    Possuo a opinião de que as tiradas são válidas, mas podem pecar no posterior, a interpretação. Portanto, se a pessoa estudar a simbologia e a significação das cartas, o modo virtual seria uma boa opção?

    @MDD – Se voce estiver conectado com o seu SAG, qualquer jogada (mesmo na internet) é válida. O problema é que na net, as interpretações são toscas, genéricas e esquisotéricas, então não dá pra confiar em nenhuma. Mas o Arcano sorteado é válido e, se voce souber interpretar aquela mensagem, pode usar os engines sem problema nenhum.

    1. Marcelo, estou no Acre e impossibilitado de ir a SP fazer os cursos. O material de tarot e cabala de Robert Wang é bom? Me indique mais fontes confiáveis por favor.

      A conexão com o SAG é a manifestação da Verdade em nossa vida, o direcionamento do caos mundano, quem dera podermos estar sempre sentindo sua emanação… e assim será.

      @MDD – Sim, é um dos melhores livros sobre o assunto.

  2. Marcelo,

    Você esqueceu de dizer que tem Conhecimento, humor, conexões diversas entre os autores e suas épocas ao longo da história da humanidade, simbologia e geometria, geografia, psicologia, artes…

    😉

    Abraços,

  3. Reconheci logo de cara a quarta carta daquele documentário incrível sobre o Alan Moore…

    Let your mind escape!

  4. Olá Marcelo.
    Por coincidência (digo, providência) estou iniciando o estudo do livro CVA, de Franz Bardon, que inicia explicando a carta número 1 do tarot: O Mago. E quando vejo o seu post de hoje, me deparo com informações do seu curso de tarot.
    Obrigado e forte abraço.

  5. To de queixo caido!! Eu comprei ontem um tarot de Marseille para mim!! ONTEM. E logo hj vc ja da dicas para cursos. So tem um problema: estou na França!! Voce pode me ajudar nessa?

    Outra coisa, eu comprei o tarot revisado do Camoin e do Jorodowski, voce o recomenda? Estou lendo o livro dele que vem junto com o tarot, voce o recomenda tambem?

    Obrigadao pela ajuda!!

    abraços do pais do croissant,

    @MDD – Estes são dois tarots que nao tenho, mas o Jodorowski é bem conhecido, com certeza deve ter características bem pessoais dele nos arcanos de seu tarot.

    1. Marcelo. Muito obrigado pela resposta! Eu estou muito contente, pois as “coincidencias” (entre aspas claramente) tem me guiado muito.

      Marcelo, eu gostaria de te enviar um deck de cartas da ediçoes Camoin daqui.
      Voce poderia me dar o seu endereço, ou um em qual voce confie, para que eu o possa enviar? Voce pode usar o meu email (que esta no campo do comentario) para envia-lo.

      Por favor, nao diga que é demais, pois para mim seria uma grande satisfaçao.

      Abraços da terra do croissant,

      Felipe

    2. Onde eu encontro esse Tarot? Taí um dos decks que eu pretendo ter em breve, mas ainda não encontrei…

  6. gosto do modo que você aborda o assunto. há um princípio acadêmico que torna o estudo muito mais preciso e sério, purgando toda a “esquisoterice” que permeia o tema.

    só uma questão:

    parece ser muito conteúdo para ser explanado em um único dia. Todos os arcanos maiores de diversos tarôs… dá para ficar dias em cima de uma única carta.

    @MDD – Isso voces vao fazer depois do curso, com as instruções que eu passar. É um estudo para o resto da vida. Quem acha que vai aprender kabbalah, astrologia ou tarot em um final de semana (ou um curso de um, doi, tres meses) esta se enganando ou sendo enganado… Dependendo do deck que voces escolherem, voces terão de pesquisar outros assuntos dentro do hermetismo, alquimia, mitologia, folclore, ordens iniciáticas, etc, mas as bases para compreender o que deve estar representado em QUALQUER tarot voces terão. Eu estudo o tarot ha 15 anos, me dou de presente um deck a cada dois ou três meses (tenho cerca de 120 decks diferentes) e passo o mês estudando aquele baralho. E sempre encontro alguma novidade, uma visão diferente, um complemento, uma idéia interessante, um símbolo novo…

  7. Você já viu o Tarot do Mago: A Ascensão? O que acha dele? É válido ou as representações nas cartas estão incompletas?

    @MDD – É um deck baseado no Rider Waite, muito bem feito pois engloba ao mesmo tempo o simbolismo de Waite com o cenário do Mage.

    1. E diga-se de passagem que é um cenário muito bacana, principalmente se você entender algo de ocultismo

  8. MDD, bom dia.

    Eu vi em outro post seu que esse ano você pretende dar cursos no Rio de Janeiro também, mas que ainda não tinha fechado as datas. Essa status ainda permanece? Você teria pelo menos um período aproximado de quando seria o curso (por exemplo, entre agosto e setembro, ou algo assim).

    Além disso, você tem já um lugar específico ou isso também ainda está sendo agendado? Gostaria de saber apenas para poder me programar, pois tenho grande interesse em fazer diversos dos seus cursos (especialmente astrologia, Kabbalah e tarô).

    @MDD – Acredito que será lá pela metade do ano, sim.

  9. Não sabia desse deck do Mago: a Ascensão, que massa!

    Fiquei curioso agora

    @MDD – Bem… se tiverem muitos jogadores de RPG nesse curso, eu levo ele pra mostrar pra voces.

    1. Uma pena que não estou morando mais em São Paulo. Gostaria muito de fazer o curso.

      Marcelo, alguma recomendação bibliográfica para aqueles que desejam estudar a história do tarot ou, mais especificamente, o Taort de Raider Waite?

      @MDD – o Rider waite pode ser comprado junto com um livro do Edward Waite.

  10. Está nas bancas o Guia do Tarô, de Maria Cecilia Amaral, da editora escala. Você recomenda?

    @MDD – Me avisaram sobre um tarot que estava sendo vendido em bancas e fui conferir… achei que seria picareta, mas não que seria TÃO picareta !!! Acabei jogando 30,00 fora. É um lixo total. A criatura chamada Maria Cecilia Amaral pegou as imagens do Rider Waite, toscamente copiadas, e teve a cara de pau de trocar a Força com a Justiça (pra ficar no padrão que os esquisotéricos gostam, do tarô de Marselha) e chamar a Sacerdotisa de “Papisa” e o Hierofante de “papa”. As correspondências hebraicas e astrológicas são todas erradas (a infeliz coloca paus como Terra, ouros como Ar e espadas como Fogo) e faz uma mistureba completa em correspondências numerológicas. Eu não costumo espinafrar os esquisotéricos aqui no blog, mas essa porcaria ficou tão mal feita que chegou a me irritar. Quer fazer as merdas esquisotéricas pra vender no Alem da Lenda, ok… tem trouxa que compra… mas não vem ter a petulância de mexer no Rider Waite. Fora que não serve nem para usar o baralho, já que os Arcanos Menores NÂO TEM IMAGENS. É um baralho comum, sendo que ter o Rider Waite na capa induz o consumidor a esperar as figuras do Rider Waite nos menores… algum advogado saberia dizer se cabe uma ação no Procon contra eles?

    1. MDD, como advogada te digo que você pode sim ingressar com uma reclamação no Procon para que a pseudo taróloga e a editora devolvam seus R$30,00. Basicamente você, como consumidor, adquiriu um produto com vício. O problema é que eu duvido que eles apareçam na audiência do Procon e aí você seria orientado a pleitear seus direitos na Justiça Estadual…
      Beijos

  11. O DD, você conhece o tarot da vertigo, lançado pela dc? tem algum valor real?
    Abraços

    @MDD – Ele é mais bonito do que técnico. Eu acho ele um pouco sombrio demais para usar frequentemente, mas os desenhos do Dave Makean são espetaculares.

  12. haha eu tenho o Dicionário de Símbolos, que também é da Maria Cecilia Amaral, publicado pela Escala. É bem bem mediano, algumas descrições são boas e outras péssimas – talvez as boas ela tenha copiado diretamente de outro lugar.

    Mas valeu a pena, no caso, pelos textos do prefácio, que são escritos por outra pessoa que não se identifica direito (usa pseudônimo), mas que parece entender BEM mais do que ela 🙂

  13. Já fiz um curso de tarot aqui em salvador, foi muito legal, pois eramos só eu e a professora. Foi um processo muito interessante pra mim, pois ela me fazia vivenciar por uma semana cada arcano. Isso já faz alguns anos, e há muito tempo nao abro uma mesa nem pra mim!! Vou tentar me atualizar um pouco com os seus textos e quem sabe tiro da gaveta o tarô!
    bjos

  14. Voce falou sobre vários personagens de forma a mostrar a evolução histórica do tarot. Voce chega a considerar importante ou significativo os avanços e a remodelagem od tarot feita por Etteilla ?

    @MDD – Eu incluo no curso como curiosidade, porque afinal de contas, fez parte da história do Tarot, mas pessoalmente acho a organização que ele fez confusa e com pouca correlação hermética.

  15. Marcelo, todos os seus decks são consagrados?

    Aliás, vc tem algum deck consagrado em algum signo que não seja Escorpião ou Peixes?

    @MDD – Não… devo ter uns 3 ou 4 decks consegrados, apenas. O restante são decks comuns.

  16. Tio, tem algum outro livro sobre tarot que não os da bibliografia do site? Lembro que vc passou aqui pra galera de Brasilia um livro de astrologia muito bom para principiantes, o Curso Básico de Astrologia de Marion D. March e Joan McEvers. Tem algum nesse mesmo estilo voltado para o Tarot, para os que estão esperando o seu retorno em Brasília?

    Valeu

  17. Olá, Marcelo.
    Conforme suas postagens no Twitter, percebi que não gostou do baralho da Editora Escala, como eu também não gostei.
    Tomei a liberdade de responder aos seus comentários ofensivos ao meu trabalho no meu blog.
    Mas, ainda assim, obrigado pelo feedback.

    @MDD – Não são ofensivos ao seu trabalho pessoalmente. Normalmente eu já não gosto de cartomantes, tarólogos, astrólogos, leitores de buzios, pais de santo ou videntes em geral. Ocultismo e Religião não são empregos. Meu comentário foi “O mais triste foi ver os comentários dos esquisotéricos: Fui enganado e gostei“. Eu não gosto de ser enganado. Não gosto de comprar algo achando que é X e descobrir que é Y. Não me importa se o Y é bonitinho ou se eu consegui fazer algum uso para não ter de jogar o negócio no lixo. Não gosto de pessoas como Maria Cecilia do Amaral, que estragam um tarot fantástico como o Rider Waite com suas esquisoterices e maluquices de cartomante. O outro comentário foi “Dá aula de tarot, mas não conhece nem o Rider waite – é como um professor de matemática que não conhece álgebra” e foi baseado no seguinte trecho do post: “Não tenho meu Rider-Waite. Ainda.“. Oras… alguém que dá aulas de tarot tem OBRIGAÇÂO de ter pelo menos o RW ( tarot mais jogado no mundo), senão o que você está ensinando aos seus alunos?
    Como disse, não é nada pessoal contra você. Pelo seu blog, voce parece ser uma pessoa legal e provavelmente seu método é intuitivo, não científico. Eu admito que meus comentários foram rudes, por conta da criatura, mas eles procedem. Para mostrar que não há ressentimentos, escolherei um post seu sobre baralho cigano (que eu vi que você conhece) e publicarei aqui.

    1. DD, queria saber por que você considera que Ocultismo e Religião não são empregos, mas cobra pelos cursos que ministra? Não seria uma forma de lucrar bem próxima aos astrólogos, videntes, cartomantes, etc. que você criticou?

      @MDD – De maneira nenhuma. Eu tenho um emprego (muito bom, por sinal) como editor de uma das maiores editoras de RPG do país, trabalho de freelance como arquiteto e recebo direitos autorais de 42 livros publicados (e mais de 300.000 vendidos). Tenho uma vida modesta e tranquila, sem grandes gastos ou extravagâncias. Não tenho necessidade nenhuma de ministrar curso algum e poderia muito bem aproveitar os finais de semana com minha família. O dinheiro dos cursos fica em uma conta separada e serve exclusivamente para bancar o site, o blog, Projeto Mayhem, a Wikipedia, pagar pela manutenção e mensalidades de todas as Ordens e Fraternidades que eu faço parte, minhas iniciações, viagens e cursos (às vezes fora do país), pesquisas, material magístico e livros. Em resumo, meus alunos são os patronos deste projeto. O dia que eu me cansar ou não tiver mais ninguém interessado nos cursos, eu simplesmente deleto o blog, entrego o excedente para a caridade para evitar qualquer karma e meu padrão de vida não cairá um centavo sequer. Esta é a grande diferença.

      O problema desse questionamento é que ele pode se ampliar imensamente se considermos o Paulo Coelho, por exemplo: ele usou seus conhecimentos magísticos para fazer sua carreira, isso foi anti-ético? Ou alguém que usa suas habilidades mediúnicas para melhorar seu desempenho no trabalho, ele está trapaceando também? Como tudo isso funciona em termos de karma?

      @MDD – um médico que use suas habilidades mediúnicas não está trapaceando, está cumprindo sua missão. O Paulo Coelho escreveu sobre suas aventuras, tal qual Franz Bardon; e ainda de quebra abriu as portas para muitas centenas de milhares de pessoas para o mundo do esoterismo… donas de casa e pessoas muito abaixo da linha que eu conseguiria alcançar, por exemplo. Só isso o torna um mago muito melhor do que eu, por exemplo… Alan Moore usa sua magia para escrever, Mozart e Beethoven para compor. Não me lembro de ter lido sobre nenhum deles cobrando por amarrações ou para ler tarot e prever o futuro…

  18. É utilizado o tarô egícpio no curso?

    @MDD – Sim. Apesar dele ser meio “diferente”, faz parte da história do tarot e precisa ser estudado também.

  19. Quaria saber qual o tipo de baralho de tarot que Franz Bardon usava pois procurei nas imagens e não encontrei…

    @MDD – também não encontrei nenhuma referência. Se tivesse que chutar, acredito que fosse o do Papus.

    1. Bardon encomendou que uma artista fizesse essas cartas para ele, “não existe” um deck completo, em cada livro dele, ele revela uma carta que corresponde a todo o simbolismo presente no livro.
      Segundo o livro “Frabato, o mago” ele estava intitulado a revelar os 5 primeiros Arcanos Maiores para a humanidade, cada um corresponde a um sistema de iniciação completo, mas ele acabou revelando só 3.

  20. Oi adorei o seu post, moro no rj e gostaria de tirar uma duvida pra iniciante msm qual livro vc recomenda TARÔ DE MARSELHA autor: Godo, Carlos ou TARÔ DAS BRUXAS Autor: Reed, Ellen Cannon OU TARÔ MITOLOGICO Autor: Greene, Liz; Burke, Juliet Sharman

    @MDD – Desses 3, o Tarot Mitológico.

  21. Bom dia.
    Eu entrei em contato por email a pedido de maiores informações sobre os cursos pois tenho interesse em estar fazendo alguns deles mas não obtive retorno, poderia me enviar um resumo dos cursos disponíveis, como fazer inscrição e maiores detalhes por email? Agradeço desde já.
    Muito bom o material do site. Parabens.

    @MDD – http://www.deldebbio.com.br/index.php/cursos/

  22. Salve Mdd, tem um livro chamado “O Oráculo – Respostas Para As Perguntas Da Vida”, que basta abrir uma página aleatoriamente que terá as respostas que procura. Se estivermos conectados com nosso SAG e possível utilizar qualquer meio como oráculo, como o livro em questão?

    @MDD – (infelizmente ou felizmente) sim. Certa vez, utilizei em uma mesa de bar 22 pedaços de guardanapos numerados com caneta de 0 a 21 para ajudar uma amiga que estava com um problema sério. O importante não são as cartas (em um oráculo) mas sim sua conexão com seu SAG. É diferente, porém, do uso do tarot como Portais magísticos (que é um uso muito mais poderoso e interessante do que utilizá-lo como oráculo). Neste caso, os arcanos consagrados são importantes.

  23. Marcelo ,com o tarot mitológico , e´ possível utilizá-lo como ferramenta magística ou só podemos fazer leituras apenas?

    @MDD – Totalmente possível. Não só ele, mas qualquer tarot. O portal é o símbolo, não o desenho específico de um autor.

  24. Marcelo, você conhece o livro “A pirâmide iniciática” de Joan LLarch? É confiável? abraço.

    @MDD – conheço… é meio esquisotérico, pq a autora pega algumas coisas sérias e mistura com outras da cabeça dela, sem muito criterio…

  25. DD, fui para uma palestra de astrologia e me foi avisado de uma nova escola na cidade. Fala ser herdeira, através de Gemisto Pletão, da escolas pré-cristãs e ensinadas para platao. É uma escola pitagórica? Pode dizer alguma coisa sobre?
    http://templodehermes.org.br/

    @MDD – Gostei bastante do pdf que disponibilizaram no site. Vale a pena fazer uma visita.

    1. DD, o que me assustou foi a parte de “Servicos” voce olhou? Ve problema nessa parte ou isso existe pra suprimir a carencia de membros?

      @MDD – É um pouco tenso… terei de pesquisar pra ver se alguém conhece o pessoal. Como disse avaliei apenas a revista em pdf.

  26. Qual a relação do Tarot com o baralho comum?

    @MDD – o baralho comum veio dos Arcanos Menores do Tarot. Do as ao dez representam as dez esferas (Kether, Hochma, Binah, Chesed, Geburah, Tiferet, Netzach, Hod, Yesod e malkuth) vezes os quatro elementos (bastoes, taças, espadas e moedas); os Arcanos da Corte são os arquétipos intermediários entre os Signos (Rei, Dama, Valete vezes 4 elementos). No tarot existem ainda as 4 Princesas, que são representantes dos 4 signos daquele elemento.

  27. MDD o que você acha disso aqui xxxxxxxxxx , fala que jesus nasceu 8 setembro a meia noite no sábado no nosso calendário , é correto essa data ? se sim , agora você pode fazer um mapa astral dele ?..XD.

    @MDD – pelamordosdeuses… tenha paciencia com esses canalizadores de anjos da Fraternidade Branca, ne?

  28. Existem muitos “tarots da bruxas” por ai, vi um de Ellen Cannon Reed e Martin Cannon, no livro esta presente várias correlações com a cabala e parece bem sério o estudo deles, já ouviu falar sobre ele? recomenda?
    E para o usar como foco de meditação, qual deles você recomenda?

    @MDD – Na verdade, este é o único “tarot das bruxas” que eu recomendaria… os outros são basicamente cópias dele, muitas vezes sem nem um terço do simbolismo que ela colocou. Existe um tarot das bruxas do Além da Lenda que é bem simplezinho, ideal para crianças, feito com as idéias básicas deste tarot.

  29. Eu tenho estudado nesse site: http://www.learntarot.com/
    Parece-me bastante razoável. O que você acha?

    @MDD – É bem bonitinho e vale a pena a leitura mas, como o próprio autor do site coloca, é a visão de um curioso e leigo a respeito de como ele foi aprendendo a usar o tarot com a prática. Vale se voce quiser fazer uso oracular dele, mas muito provavelmente não vai encontrar nada ocultista no site.

  30. Olha, já disseram-me já que os seus cursos são excelentes. Então, eu tenho uma sugestão. Como sou de outro estado e não tenho meios para frequentar seus cursos MDD, eu sugiro que você pense na possibilidade de gravar as aulas que você ministra. Pode ser de grande valia, quem sabe, podem se tornar DVDs, já que eu não acredito que seja justo que seja gratuito os seus cursos. Abração.

  31. Marcelo, adorei o curso de Arcanos Menores.
    Achei excelente e recomendo a todos que estiverem a fim de fazer!
    Aproveito para perguntar se tens previsão de dares o curso de Arcanos Maiores em Porto Alegre?
    Obrigada..

    beijo

  32. E o tarot mostrado no filme “O nono portal” com o Johny Deep, você sabe algo sobre ele? Caso nao tenha assistido nesse link tem as imagens, abs

    http://www.filak.com.br/node/306

    @MDD – Não chega a ser um tarot, mas ilustraões adaptadas do Mutus Liber misturada com elementos do tarot (louco, enforcado, enamorados, etc…)

  33. Eu comprei o Taro Mitologico porque vi o paralelo que a autora faz com as teorias Junguiana.Ainda não li Jung e o Tarô uma viagem arquétipica mas pretendo em breve.Vi que frisou algumas vezes com desdem essa imagem oracular e farsante tão usada com o nome do tarot, isso não me interessa. Me interessa saber se o oculto que você diz se refere apenas ao inconsciente individual vindo a tona intuitivamente pela simbologia ou alguma outra coisa? As autoras desse livro não citam “magistica” em nenhuma parte ou ocultismo como algo “externo” ao homem. Não sei se fui clara. Minha pergunta é: O Tarô envolve algo alem de nós mesmos?

  34. Olá caríssimo Frater, estava eu a meditar sobre o tarot e sua magnífica estrutura esta noite e me veio a seguinte questão:
    Se os arcanos maiores representam os caminhos da árvore da vida e os menores as sephirot nos quatro mundos, então por certo não haveria de existir um tarot “reverso” para os túneis de set e as qliphot? Alguém já codificou o simbolismo deste “outro lado da moeda” em algum baralho?

    @MDD – Fiz um estudo sobre isso quando preparava o curso de Qlipoth; existe algo para os Arcanos Maiores no tarot Sombrio; para os Menores, eu preparei todo o texto e as correspondencias como parte dos meus estudos, mas meus mentores não me autorizaram a publicar (basicamente, a explicação é: “na Internet só tem retardado”, mas dito de uma maneira mais educada).

    1. Valeu a resposta Frater, agora saquei a mecânica da coisa… E pelo que tenho visto nos últimos tempos, seus mentores tem razão mesmo…
      Dei uma olhada agora no tarot sombrio e vi que ele se baseia nos sigilos do LIBER 231 do Crowley, porém neste Liber (em tempo: e no ótimo comentário sobre ele feito por Marcelo R. Mota) só temos os caminhos (trunfos), faltando os arcanos menores. Se possível, mais à título de curiosidade ou plano para um trabalho futuro, poderia me esclarecer se seria válido para compreender este simbolismo fazer as correlações de cada qliphot com seu respectivo mundo, usando algo como o liber 777 e realizar pathworking nestas esferas ou haveria um método mais “puramente intelectual” de se chegar à este simbolismo (correspondências astrológicas, etc…)?

      Um grande abraço fraternal e novamente meus agradecimentos

      1. Bom dia caro Frater, estava dando uma revisitada no assunto do tarot qliphótico e achei no site da Linda Falorio (criadora do Shadow Tarot) uma nova versão, extendida, que abarca os arcanos menores da árvore qliphótica.
        Dando uma olhada no material, achei meio “fraquinho” o trabalho com os arcanos menores, são praticamente só sigilos de entidades goéticas com alguns búzios coloridos em volta e a correspondência de número e signo abaixo, como neste link do site da autora : http://www.shadowtarot.net/minorArcana/web-dantalion-blue.jpg
        O Frater teria alguma opinião à respeito, será que vale a pena adquirir este material, fiquei meio que com uma má impressão…

        @MDD – É fraquinho. Supondo que ela quisesse fazer a adaptação dos 72 goecios seguindo a AA, o que eu já considero forçada de barra, seriam DOIS sigilos por arcano menor, e não há correspondência direta entre buzios e arcanos menores… os buzios permitem 256 caídas enquanto os menores são compostos de 40 arcanos… teria de ser um arredondamento impreciso demais e daria muito pau com as interpretações dentro do Candomblé.

    2. É compreensível. Mas existe a possibilidade de mais a frente, dentro da Arcanum Arcanorum, esse conhecimento ser difundido a respeito das Qliphoths e os Arcanos ?

  35. DD, tenho algumas dúvidas

    1Moro em Salvador, Bahia, mas quero aprender seu curso de tarot. como parece que não irei a SP ainda nessa vida, teria como você escrever um livro sobre tarot, para que todas as pessoas do Brasil, e por que não, do mundo, possam ter a oportunidade de aprender seu curso?

    @MDD – Acho que falta de tempo pra sentar e escrever.

    1,5 – Se a resposta for nao, então por que vc não publica seus conhecimentos de tarot aqui no TDC tal como vc fazia, publicando o significado de todas as cartas por vez? E, principalmente, solucionandoa s duvidas que aqui publicamos como uma introdução do curso…

    @MDD – tenho postado textos sobre tarot de tempos em tempos, na medida do possível.

    2 – Segundo tenho lido aqui no site, o responsável da leitura das cartas é o “sagrado anjo guardião”. Então a pessoa pode pegar qualquer baralho de tarot, tipo , o celta , o viking, o Llewelly, o fairy, etc, que a leitura vai ser correta?

    @MDD – Vai. Já usei pedaços de papel de guardanapo cortados e numerados como tarot, e funcionaram. As lâminas são apenas o veículo da informação, não a informação.

    3 – O tarot tem outros usos que não o oracular? Eu vi aqui no site o uso ocultista, ou seila….é certo? Entao quais sãos os baralhos de tarot que servem para serem usados em todas as ocasiões? Baralhos que nao tem os simbolos comuns das cartas, por exemplo os quatro elementos na carta do mago, podem ser usados?

    @MDD – tem vários outros usos, muito mais úteis do que como oráculo.

  36. legal….mas , tipo, se a leitura das cartas é responsabilidade de uma entidade, que não é você, e que é o anjo guardião,…. e se ele , seila, estiver de mau humor e não quiser colaborar? E se ele for revoltado, ou quiser me sacanear? tem como eu chamar o “broder” pro papo reto?

    @MDD – Se ele estiver de “mal humor”, certamente não é o seu SAG.

  37. MDD, no livro da Juliet Sharman-Burke, ela explica que, para se familiarizar com as lâminas do tarot, é aconselhável ver uma a uma, tocando elas de preferência. No entanto, no caso específico da lâmina do Mago (01), ela propõe um exercício semelhante aos de projeções astrais que vc coloca aqui no TdC.

    Ela sugere que devemos construir uma imagem na mente da lâmina, envolta por uma janela, e que devemos nos colocar nessa projeção, de forma a “conversar” com o Mago, fazendo perguntas e ele respondendo.

    De imediato associei esse exercício ao SAG e às maneiras que temos de entrar em contato com ele, e quando fui faze-lo, realmente obtive respostas “factíveis” para assuntos do meu dia a dia, nada de viagem na maionese não.

    É possível que, por meio desse exercício, eu possa ter entrado em contato com o meu SAG ?

    @MDD – este tipo de exercício faz parte do curriculo de muitas Ordens Hermeticas (inclusive o AA). Não apenas o Mago, mas todas as energias dos Arcanos do Tarot. Eu recomendo que voce faça os exercicios basicos de visualização, concentração, etc antes de fazer estes do tarot, seu aproveitamento será maior.

  38. Olá estou iniciando no tarot e estou adquirindo três Tarots, o de Marselha, o de PAPUS e o de Nei Naiff. Gostaria de saber sua opinião sobre estes Tarots qual o melhor para eu iniciar meus estudos, e se na AA terei a oportunidade de aprender sobre o Tarot pois o meu interesse pelo Tarot surgiu quando ganhei o livro Tarot dos Boêmios de PAPUS, portanto estou mais interessado no autoconhecimento, o conhecimento da Natureza e o conhecimento de Deus.

    @MDD – O AA Estuda a fundo o Tarot, mas temos nosso próprio Deck, que foi lançado ha pouco. Dos decks que escolheu, eu trocaria o de Papus pelo Rider Waite por enquanto. Depois você pode comprá-lo, mas o Waite é o melhor para começar.

  39. Gostaria de saber também qual tarot você indica para iniciantes?
    Quero também lhe parabenizar pelo Teoria da Conspiração, que muito rico e bastante esclarecedor, muitas de minhas dúvidas estou tirando aqui?

  40. Marcelo será que você poderia me dar um opinião sobre o significado dos arcanos menores dada pelo PAPUS(na parte do livro Taro dos Boemios que fala sobre o uso do tarot como ferramenta divinatória), achei bem interessante, porém bem diferente da interpretação de Waite. É boa a interpretação de PAPUS? ou pelo menos valida já que é diferente das outras interpretações?

  41. Oi Marcelo,

    Alguma chance de realizar curso de Tarot em Porto Alegre/RS?

    @MDD – Em breve terei o EAD, ai as pessoas de qualquer cidade poderão fazer os cursos. Em 2014, terei cursos em outras capitais novamente, minha agenda esta bem complicada de finais de semana em 2013.

  42. Salve Marcelo del Debbio! Como conheci seus escritos na revista Dragão Brasil, fiquei curioso ao me deparar com este site, não conhecia este seu lado esotérico. Sou apenas um curioso em relação ao Tarot, aprecio a arte pictórica e a simbologia envolvida.
    – Já ouvi falar da ligação entre o Tarot e as representações arquetípicas jungianas, vc já analisou algo a respeito disso?
    – Já percebi por alguns comentários seus que vc não aprecia o Tarot de Marselha. Por quê?
    – Quais são os principais decks de Tarot? Já percebi que muitos são variações do Rider-Waite, do de Marselha e do de Oswald Wirth.
    Qual é o mais antigo dos Tarots, ou pelo menos o deck mais antigo que se tem notícia?
    Tenho mais perguntas, mas fica para outra ocasião. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas