Curso de Astrologia Medieval/Tradicional


“Ora, direis ouvir estrelas… certo perdeste o senso!”
Há milênios o ser humano vem estudando o Céu, observando o caminhar dos planetas e contemplando a luz das estrelas. Ao se abrir para os Mistérios do céu, aos poucos, a Astrologia foi se formando. Cada astrólogo conseguiu uma pequena dose do Conhecimento do Céu e agregou o que descobriu ao que aprendeu e passou adiante. Muito provavelmente a Astrologia é um dos conjuntos de conhecimento mais antigos que existe.
Diversas são as abordagens e reinvenções deste corpo de conhecimento: Astrologia Cármica, Cabalística, Hermética, dentre outras. A Astrologia Tradicional é um ramo que vive desde a década de 1990 um renascimento devido à tradução de tratados medievais na Alemanha.
Focada em um retorno às origens, a Astrologia Tradicional traz junto à vertente Oracular (divulgada na Leitura do Mapa Astral) fundamentos para a prática da Magia Astrológica e cálculos e outras ferramentas preditivas.
O Curso de Astrologia Tradicional e Magia Astrológica ministrado por Paulo T. Vasconcellos, por dois dias, trará os fundamentos filosóficos e práticos da astrologia, com a exposição dos conhecimentos básicos necessários para a leitura dos mapas astrais e as principais técnicas preditivas. Na noite do Primeiro Dia um Rito de Magia Astrológica será conduzido com a participação dos interessados.
O Curso ocorrerá nos dias 21 e 22 de abril de 2018, das 10h as 18h, na Vila Mariana-SP e é indicado para aqueles que desejam começar os estudos ou já possuem algum conhecimento da Astrologia Hermética e gostariam de aprender mais sobre a Astrologia Tradicional.
“(…) Amai para entendê-las, pois só quem ama pode ter ouvido capaz de ouvir e de entender estrelas.”

Cronograma do Curso.
Não existe produto dissociado de processo, portanto, o curso de Astrologia Tradicional e Magia Astrológica trará um pouco do caminho trilhado em sua concepção.
A Astrologia Tradicional é um dos ramos da Astrologia e que traz como marca principal o uso de elementos anteriores ao Século XIX, com notória referência aos textos árabes, gregos e babilônicos. Sua principal diferença da Astrologia Moderna é que a Astrologia Tradicional busca trazer uma visão mais mágica e menos metafórica, teorizada e racional da Astrologia. Os signos não trazem informações apenas sobre a psique humana, mas sobre a constituição física humana, tratamentos de saúde, destino, clima, movimentos sociais e políticos.
A manhã do primeiro dia está reservada para os fundamentos teóricos da Astrologia Tradicional, o modelo cosmogônico e o seu simbolismo e os principais textos sarados que apontam para a astrologia. O objetivo é que o aluno adquira uma noção simplificada de kaballah, numerologia, geometria sagrada e leis herméticas para entender a Astrologia e desenvolver os fundamentos de o que ela é, como e por quê funciona.
A tarde do primeiro dia pretende ser destacada para o estudo dos símbolos propriamente ditos: as duas polaridades, três movimentos, quatro elementos, sete planetas, doze casas zodiacais e doze signos. Trata-se do alfabeto astrológico enquanto linguagem propriamente dita, o conhecimento mais difundido da astrologia. Aqui as principais diferenças entre a Astrologia Moderna e a Tradicional serão esmiuçadas (por quê a Astrologia trabalha com Sete Planetas e não dez, por quê doze signos e por quê os doze signos não mudaram, por quê signos não regem casas, o quê são as regências e os erros mais comuns, etc.)
Munido do alfabeto, na segunda manhã o curso tratará da interpretação da combinação dos símbolos na prática. Aqui trataremos da disciplina mais difundida da astrologia: a interpretação de uma carta natal.
A tarde do segundo dia, se dedicará a esmiuçar aspectos mais específicos da Astrologia Tradicional e que foram deixados de lado pela Astrologia Moderna: Os Lotes Árabes, Firdarias, Astrologia Horária (a astrologia utilizada como oráculo), Astrologia Eletiva (princípios para a escolha dos melhores momentos para algo) e noções básicas de Astrologia Mundana (movimentos políticos e sociais) e Astrometereologia (previsão do clima).
O objetivo é que ao final do curso o aluno possua conhecimento suficientes para as o Estudo da Astrologia enquanto Magia (as bases ritualísticas e de combinações energéticas para a Astrologia Eletiva), enquanto Oráculo (a Astrologia Horária é uma ferramenta divinatória extremamente eficiente), e, especialmente, sendo capaz de encontrar os fundamentos Astrológicos que permitam identificar os indícios de um texto confiável ou não.
Prof. Paulo T Vasconcellos
informações e reservas: paulocastro82@gmail.com

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 3

  1. Alguma possibilidade de que esse curso seja disponibilizado na plataforma EAD num futuro próximo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas