Criação de Sistemas na Chaos Magick

Mais um livro brasileiro de Magia do Caos! O Grimório da Insolência pode ser adquirido no Clube de Autores. Para quem não pode comprá-lo, aviso que disponibilizo muitos outros materiais caoístas totalmente de graça na internet.

Peço desculpas por lançar um livro de caoísmo tão seguido do outro. Quis aproveitar que eu estava com tempo para escrevê-lo, e também porque achei importante acrescentar neste informações que não constavam no meu primeiro livro de MC: Agracamalas, O Grimório das Casas.

Em Agracamalas eu apresento um sistema mágico criado por mim, que possui diversas aplicações, especialmente visualizações que promovem efeitos mágicos diversos. Já a proposta do Grimório da Insolência é ser um guia para que você mesmo crie o seu sistema. Afinal, a Magia do Caos é sobre isso: que você mesmo desenvolva seus próprios feitiços e mundos (o que é diferente da magia eclética, que mistura sistemas preexistentes).

E como se faz? Primeiro é bom você ter alguma base de magia tradicional, embora, como diz Phil Hine, você possa encontrar inspiração mágica em muitos outros lugares. Ele mesmo afirma que aprendeu mais sobre magia em outros tipos de livros do que propriamente em livros de ocultismo. Aqui vai um pensamento interessante de Hine:

“Há um equívoco comum de que antes de praticar magia apropriadamente, você tem que ter lido um monte de livros. Enquanto não há nada errado em ler amplamente sobre magia, isso pode levar a problemas. Um deles é que você passa tanto tempo lendo que nunca chega a tentar nada por si mesmo. Outro é que você pode inconscientemente adquirir todos os tipos de opiniões/limitações sobre o que você pode ou não pode fazer a partir deles”

Na MC você é incentivado a realizar suas próprias experiências e anotar os resultados, utilizando o que funciona para você e descartando o que não lhe serve. Para descobrir isso, nenhum livro será melhor do que a experiência própria. E para atuar livremente com uma magia totalmente sua, nada melhor do que desenvolver um sistema mágico fortemente seu do que utilizar algo já pronto. Eis uma boa colocação de Stephen Mace:

“Nós trabalhamos como deuses para criar nossos próprios universos, de acordo com nossas vontades, ao invés de brincar com os detalhes da criação de Outro Alguém, numa patética tentativa de ganhar um pouco de vantagem”.

A criação de sistemas trabalha com alguns truques da mente humana para promover resultados deliciosos, muitas vezes difíceis de alcançar com sistemas já prontos. Você realiza os ajustes, tornando-se o arquiteto do seu universo.

Alguns leitores do Agracamalas estranharam a proposta exótica do livro e seu formato incomum, repleto de metáforas artísticas. No Grimório da Insolência prezamos uma maior clareza e objetividade de informações, apresentando importantes conceitos da Magia do Caos, que prometem agradar tanto caoístas iniciantes como avançados. Por ser um livro pequeno, foquei-me nas dicas para você montar os seus sistemas, mostrando apenas alguns exemplos. Em compensação, comento brevemente alguns outros escritos meus, que pretendem demonstrar essa aplicação criativa de forma mais intensa e abrangente.

Quem quiser saber mais sobre Magia do Caos ou busca dicas de livros de caoísmo para ler, sugiro checar algumas resenhas que fiz nesse link.

Não é fácil escrever um livro de ocultismo e lidar com as críticas. Tenho a certeza de que esse livro não está perfeito, nunca irei chegar à perfeição e não a busco. No entanto, eu espero que este livro possa ajudar algumas pessoas e torço para que muitos continuem apoiando a produção nacional de material de caoísmo, para que possamos ter cada vez mais escritores dessa linha de magia no nosso país.

Confira também o Liber PPP de Ian Morais, mais um livro brasileiro de Magia do Caos!

Este post tem 12 comentários

  1. Tim Marks

    Uau!
    Tantos livros de MC nacionais em tão curto espaço de tempo!
    Tks
    Só alegria…hehehe
    Parabéns e SUCESSO a todos esses autores!
    @Wanju – Muito obrigada!! O Ian é um autor fantástico, acabei de ler o Liber PPP, recomendo a todos!

    1. Francisco Narde

      Muito obrigado, @Wanju.

  2. raph

    Parabéns Wanju! Eu mesmo já estou jogando Agracamalas, li as primeiras 40 pgs. de uma vez, nem senti o tempo passar 🙂

    @Wanju – Nossa, que legal! Agradeço muito! ^^

    @raph – Os capítulos 19 e 20 (que acabei de ler há pouco) são particularmente bons. Me parece que se você fosse escrever algo mais generalista, tipo “O que diabos é magia?” ou “Magia para noobs”, poderia ficar bem legal também.

    @Wanju – Ah, no Grimório da Insolência eu falo um pouco mais a fundo dos assuntos abordados nos capítulos 19 e 20. Ainda penso em escrever um livro introdutório, obrigada pela sugestão (pois quanto mais gente me sugerir isso, maior a probabilidade de ele sair, haha)

  3. Marcelo Zini

    acabei de baixar o Liber PPP, e logo depois de ler, comprarei o Grimório da Insolência!
    @Wanju – Obrigada, Marcelo!

  4. Tim Markx

    Esqueci de comentar: o desenho da capa é simplesmente SENSACIONAL!
    Seus desenhos são muito maneiros!
    []’s
    @Wanju – Valeu!!

  5. Allan

    Show, hein?
    @Wanju – Obrigada!

  6. Allan

    Ei, Wanju!

    Show, hein! São os autores mesmo que fazem as capas?

    Estou com o Agracamalas que falei que iria pegar uma exemplar. Na ocasião foi dito que era tinha alguns conceitos complicados para quem está começando. Realmente, em algumas partes fica mais difícil. Mas estou começando a curtir cada vez mais a Magia do Caos. Tenho que dar umas estudadas a mais.
    @Wanju – Oi Allan! Sim, as capas são feitas pelos autores. Eu fiz os desenhos da capa do Agracamalas e do Grimório da Insolência. Fico contente que esteja se empolgando com a Magia do Caos, é realmente outro universo, repleto de possibilidades!

  7. octavo777

    Parabens Wanju!
    Aqui vai mais uma lista para quem quer se aprofundar mais na Magia do Chaos 😉

    1.Read Liber Null and Prometheus Rising
    2. Read the Collected Works of AO SPARE
    3. Read everything by Jan Fries and Phil Hine
    4. Practice Sigil Magick
    5. Practice Trance States
    6. Practice Sorcery
    7. Learn about Dynamic Systems Theory, Catastrophe Theory and Strange Attractors
    8. Build your own models
    9. Practice what you Preach
    10. Develop your own Sorcery

    1. William

      Ótima lista. Participar do Arcanorium College também ajuda a estar por dentro do cenário atual.

  8. Fábio Santos

    Aonde posso comprar seus livros ?

  9. André Centeno

    Desde que comecei a estudar magia, tive o ímpeto de criar meus próprios rituais. Então ia lá, estudava o ritual pronto, entendia os simbolismos dele e criava algo para mim. Depois de um tempo, comecei a fazer rituais cada vez mais pessoais, mais próximos de mim e da forma que eu penso. Porém nunca me interessei por magia caótica, até ontem.

    Ontem estava dirigindo, e do nada minha mente deu um estalo e eu pensei: “Por que não magia do caos?”

    É uma grata surpresa um livro com princípios para se criar os própria rituais.

    Muito obrigado. 🙂

Deixe uma resposta