Correspondências entre Umbanda e Kabbalah

umbanda_kabbalah1

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 42

  1. Foi vc quem fez?

    @MDD – Na verdade, foi um Exu arranca-toco que é chefe-de-terreiro. Eu já tinha feito as correspondências “por conta própria”, só tinha trocado Ibeji por Oxalá, que eu achava que era “Deus” mas na verdade era Olorum; e Ibeji seriam os “gemeos dourados”, o que causaria esta confusão. Mas a associação Oxalá=Jesus Cristo e ibeji=Força geradora justifica a posição da Umbanda. No fundo, são apenas maneiras que nós temos de enxergar estas manifestações, e um nome é só um nome…

    1. Eu também tinha pensado em Oxalá como Kether devido ao trono da fé estar relacionado ao Chakra Coronário, concordo com a mudança mas na verdade, olhando mais de perto eu não entendi bem a ligação (kabbalah/chakras + tronos/chakras) mas me parece que as sephirot são os pólos passivos dos orixás de cada trono.

  2. Flawless Victory !!!

    Só falta agora estudarmos as correlações entre os caminhos e os Orixas

    Depois os anjos…

    Mas é um começo, belissimo começo !

  3. hum… já tinha tentado fazer essa correspondência.
    Oxossi, Ogum e Oxalá eu tinha acertado. Mas inverti Oxum e Yemanjá, tinha colocado Xangô no lugar de Exú /Hod (junto de Yansã também). No lugar de Xangô/Binah eu tinha colocado Omulu.
    valeu, DD!

    @MDD – Oxum = Venus… essa era fácil… Omulu é um dos aspectos de terra, com Xapanã também.

  4. DD deixa eu te perguntar uma coisa que me interessa muito ultimamente: as crianças índigo. Pesquisei sobre o assunto e li quase a mesma coisa em todo lugar, mas a questão é, eles são humanos? Seres inteligentes de outra dimensão?

    Obrigado! ^^

  5. Foi um texto que eu li em algum lugar que relacionava Yemanjá a Vênus, Oxum a Lua, Omulu a Saturno e Yansã e Xangô a Mercúrio. Daí a confusão.
    Enfim, obrigado pelo esclarecimento!

    @MDD – Ei… se está na internet, deve ser verdade hehehehe…

  6. Tio , olah
    Teria como vc explicar melhor esta associação , se Obaluaie – Xapanã- Omulu está na terra , não entendi pq de Nanã esta na arvore , teria como vc explicar as associações . Pax

  7. é … queria fazer uma pergunta , mas ela é meio fora do contexto .
    não sei se tem alguma seção aqui no blog pra “perguntas a esmo”, mas se tiver peço o desculpas por colocar minha duvida aqui.
    Comecei a ler um livro ontem , de autoria de Edward C. Peach , o chamado OPHIEL.(que ate escreveu um livro sobre a cabala intitualado :” A Arte e a Prática da Magia da Cabala “).
    O livro que estou lendo é sobre a visualização criativa(“A Arte e a Prática da Visualização Criativa” ).Esbarrei neste autor e livro enquanto estudava a febre KAOS MAGICK, e procurava alguma ferramenta sobre “conexão com os atributos divinos”.
    Queria saber se o autor e suas obras são confiáveis e serias ,se posso ler e praticar sem medo de charlatanice.
    Pesquisei sobre , mas achei bem pouca coisa sobre o mesmo.

    @MDD – Putz… não conheço.

  8. Já fiz essa correlação por conta própria, mas ficou diferente, pois foi sob o ponto de vista do Candomblé, e nós sabemos muito bem que os Orixás da Umbanda e do Candomblé só compartilham mesmo os nomes e alguns conceitos arquetípicos. No duro, é tudo diferente. Principalmente se for um Candomblé “isento” de sincretismos.
    Mas “Tudo é permitido”!

  9. Marcelo,
    Me tira uma dúvida por favor. Então o caminho da iluminação é chegar na Ibejada?
    Quem está em Oxalá tem que ir a Iansã ou Xangô?

    Nanã é o abismo?

    Entendo os Orixás tamem como complexos da personalidades, selfs distintos. Portanto, não consigo entender como alguém tem que chegar a vibração de Iansã para subir a iluminação.

    Sei das relações dos planteas com os Orixás e se o cumpadre falou que dá no mesmo pra árvore da vida não posso duvidar…

    Por favor, esclareça as dúvidas de um macumbeiro que não entendeu nada desse paralelismo.

    @MDD – Não… estes são os simbolismos correspondentes; não envolvem Caminhos nem do Trovão nem da Serpente, apenas as alegorias que possuem os mesmos tipos de energias a serem evocados nos rituais. Também ajuda a conhecer melhor que tipo de vibração estão os caboclos de determinados orixás. Mas os orixás são pontuais; você não “transita” neles, eles são como referências.

  10. Tb tenho uma dúvida, se dizem que sou filho de iemanjá, isso quer dizer que tenho este chacra mais desenvolvido?

    @MDD – De uma certa forma sim. São as características mais fortes dentro da Árvore da Vida de cada pessoa.

  11. Tio Marcelo,

    Também já havia tentado fazer umas associações, e cheguei a uns resultados diferentes, principalmente porque para mim ainda não é clara a associação direta entre uma determinada esfera e um orixá ou linha de trabalho, salvo alguns casos.
    A Umbanda não é unificada, e cada casa tem uma interpretação complementar à outra, mesmo que elas insistam que sejam diferentes. Assim, devido à grande diversidade dos tipos de trabalho das linhas, da mitologia dos orixás, e ritos, será que é possível fazer uma associação direta Esfera-Orixá ou Esfera-Linha de Trabalho?

    @MDD – O maior problema do que chamamos de Umbanda são as invencionices de pai-de-santo. Por isso que eu costumo pesquisar só com gente que tenha 30, 40 anos de terreiro, e normalmente falo só com os caboclos/pretos/orixás/exús, não com os médiuns.

    Creio que ao realizar tal associação direta cometemos o mesmo erro de Elyphas Levy, quando quis forçar uma associação do Tarot com a Árvore da Vida (mesmo que haja muitas semelhanças).

    @MDD – Calma… não são “semelhanças”, o tarot é BASEADO TOTALMENTE na Kabbalah. Não existe tarot sem o estudo profundo da kabbalah, todos os arcanos maiores e menores estão direta e totalmente ligados à Árvore da Vida. O Eliphas erra feio nas associações de letras, ao colocar alef=mago e troca TODAS as letras… exceto tav=Mundo; mas Papus troca teth por Lamed na posição da Força/Justiça, Crowley substitui heh/tzaddi e por ai vai… mas existe uma correspondência 100% fidedigna entre tarot, Astrologia e kabbalah SIM. Nos mínimos detalhes.

    O objetivo deste texto não é dar respostas, apenas levantar mais perguntas e possibilidades.

    Malchuth
    Esta esfera para mim foi a mais difícil de estabelecer alguma relação, porém, como Oxumaré pode ser representado pelo arco-íris, sendo “a ponte entre a terra e o céu”, acho que sua associação com Malchuth foi bem realizada.
    Porém, ao ser tal ponte, será que Oxumaré não poderia estar ligado à esfera de Tiferet? “Ninguém vai ao Pai senão por mim.”
    Será que Malchuth, por estar ligada mais ao plano Terra, não poderia ser associado à “uma” linha de trabalho que estivesse mais próxima deste plano, uma das partes do equilíbrio de Terra?
    Será que ele pode ser associado ao assentamento de um terreiro?

    Ai seriam os Arcanos Menores… o 10 de Bastões, 10 de Taças. Existem correspondências entre os Arcanos menores e detalhamentos dentro do terreiro… mais pra frente eu faço um post sobre isso… é que são 40 correspondências. Malkuth está simbolizada por Xapanã, Oxumaré, Ossain e Obaluaye, que são 4 aspectos do elemento terra. Por que 4 e não apenas 1? porque os 4 possuem partes específicas dos atributos de Malkuth

    Yesod
    Fundação. Como fundação, nada mais lógico do que associar à Iemanjá, orixá da geração (mãe de (quase) todos os orixás). Se não me engano, o astro que rege esta esfera é a Lua. Yemanjá é a Rainha do Mar, e quem controla as marés? 🙂
    Entretanto, a Virtude Capital que está ligada à Yesod é a Humildade. E qual linha de trabalho está mais ligada à Humildade? Será a dos pretos-velhos, que tiveram tolerância quanto aos outros, e paciência em relação aos fatos da vida que não podiam mudar, representando o arquétipo do “ancião”?
    Será a dos caboclos, que mesmo sendo majestosos, sempre se apresentam sob aquela roupagem de humildade?
    Segunda-feira é geralmente o dia dos pretos-velhos.

    @MDD – Excelente colocação!

    Hod e Netzach
    Nos seus textos, você diz que Hod está ligada mais ao aspecto “razão”, enquanto Netzach está ligada mais à “emoção”. Além disso, mercúrio está associado à virtude da paciência, e Vênus está associada à Temperança (e à Lust também). Então, baseado nisso e nos planetas podemos fazer uma associação direta a um Orixá?
    Exú sempre foi tido como o “mensageiro”, aquele que leva os pedidos aos Orixás. Logo, o tal “demônio”, logo, sua associação com Mercúrio é bem realizada. Isso também bate com algumas formas de manifestação de Exus, onde os mesmos utilizam muito da lógica para fazer o pessoal da gira pensar, literalmente quebrando conceitos pré-estabelecidos. Disse algumas, pois isto depende da forma de trabalho da casa, pois não é incomum vermos este papel sendo realizado por outra linha de trabalho, pois o raciocínio lógico é presente em diversas linhas, bem como o princípio “magístico” que você citou nos seus textos associado à linha de Exú.

    Entretanto, é correta esta associação?

    Sabemos que a Virtude Capital associada a esta esfera é a Paciência. Por acaso a linha do Exú representa a Paciência, que é o representado também nesta esfera, segundo aqueles textos do Sephirah ha Omer?
    Creio que você fez esta associação à Exu por Hod estar associado à Mercúrio, porém, ainda não entendi a relação entre o mensageiro com Paciência (muito pelo contrário!).

    @MDD – Nos aspectos Cabalisticos, sim, porque a Paciencia neste caso não significa “ir devagar”, mas “avançar na sua velocidade verdadeira”. Eu avanço em 5, 6 ordens esotéricas ao mesmo tempo. Tenho cargos de responsabilidade em quase todas Algum leitor diria que eu pareço descuidado ou desleixado com meus estudos? Cada pessoa vai na sua velocidade, a paciência de mercúrio (em oposição à Inveja) significa não dar passos maiores que as pernas.

    Sendo assim, se fosse realizada uma associação à um Orixá, não seria mais interessante associá-lo a Iofá (que está ligada à transmissão do conhecimento, e portanto ao aspecto racional. Ou será que Iofá estaria ligada à Daath?), ou se fosse associar a uma linha de trabalho, não seria bom associar aos pretos-velhos?

    @MDD – Ifá também está relacionada a Hod, mas nos Arcanos menores… é o 8 de Bastões.

    Mas os pretos-velhos também estão associados à tolerância (Lua), e não por acaso, em diversos terreiros, segunda-feira é dia dos pretos-velhos (e quinta, dos caboclos). Então será possível associar à esta linha?

    Netzach

    Netzach, por sua vez, está ligada à tolerância, segundo aquele texto sobre o Sephirat ha Omer, porém está ligada à emoção, como você também já escreveu.

    “Tolerância significa estar vivo, procurar objetivos saudáveis e produtivos. É a prontidão de lutar pelo que você acredita, de ir até o fim. Sem tal comprometimento, qualquer incumbência permanece plana e vazia. É uma energia que vem do interior e não se detém perante nada, para conseguir suas metas.”

    Este trecho acima não representa o arquétipo do Herói, representado pela linha de trabalho dos caboclos? Aquele que luta contra tudo e todos pelo ideal do que é correto?
    Porém, falando em linhas de trabalho, vejo duas linhas atuando sobre as “emoções”: marinheiros e pomba-giras (pombo-giras, bombo-giras). Cito só essas duas porque geralmente são essas linhas as que estão ligadas mais aos sentimentos.
    Entretanto, Oxum é a Orixá do Amor, e segundo algumas associações, Netzach estaria associada à Vênus, portanto à Oxum.
    Porém, repito à pergunta, podemos fazer a associação direta?

    @MDD – Bombo-Gira faz o paralelo do Exú assim como netzach faz o paralelo com Hod. Mas acho que você está confundindo o termo “caboclo”… pois um caboclo de Ogun ou Yansã é MUITO diferente de um caboclo de Yemanjá. Não esquece que há combinações de marinheiros, pretos-velhos, caboclos, etc etc etc com os orixás… combinações de duas energias (esferas)… as entidades são manifestações externas destas combinações, e o sefirah traz as manifestações internas… e qualquer semelhança com o sefirah NÂO é coincidência (ou é… e agora? ficou complicado usar esta palavra hehehe)

    Tiferet
    A associação levando em conta que Oxalá está associado ao Sol é boa. Porém, repetindo o que disse em Malchuth: será que não poderia ser Oxumaré?

    @MDD – O Arco-Íris é o Mundo, o Tav, o Dan, A Ponte-do-Arco Íris que liga a terra a aasgard. Não é uma esfera, é um caminho. Eu coloquei na imagem porque para mim é a manifestação mais elevada, outros magistas amigos meus acharam que Xapanã ficaria mais diretamente relacionado com Gaia, mas como disse, tem sempre uma parte pessoal em qualquer diagrama, dependendo de que palavras você vai usar para definir o que.

    E dentro das linhas de trabalho: quem representaria o estado “mais elevado” que um ser humano pode chegar em terra? Quem é o ser Crístico dentro da egrégora da Umbanda?

    Creio que já deixei claro meu ponto de vista. Pode-se continuar, chegando às esferas mais superiores. Pode-se fazer a associação com cada linha de trabalho. Pode-se também criar associações entre os caminhos, levando em conta orixás como Oxalufã e Oxaguiã (características de Oxalá).

    Poder pode, sempre. Mas é correto?

    Associar uma esfera da Cabala diretamente à um Orixá ou linha de trabalho, e esquecendo todo o resto dos ensinamentos que a Umbanda passa é algo perigoso e de certa forma um pouco forçado, na minha opinião. Principalmente face à grande diversidade atual do universo umbandista.

    @MDD – Mas transformar a Kabbalah em “bolinhas coloridas” também… só que as pessoas têm de começar de algum be-a-bá… Este é apenas um diagrama, temos anotações MUITO mais complexas do que isso. Eu recomendo, já que parece que você tem um grande conhecimento do assunto, a começar a fazer este tipo de pergunta mais profunda para as entidades no terreiro que você frequenta… vai ter umas surpresas bem interessantes.

    Abraços,

    Douglas Penna

    1. Interessante falar sobre as diferentes humildades…
      Quando estudamos a apostila do Sephirat ha Omer entramos em contato com uma outra humildade, que é a humildade de Hod, enquanto a Yesod é associado o Compromisso.

      A Humildade de Hod, no Omer, é ligada a ‘saber que não sabe tudo e assim fazer algo mesmo que não concorde, mas sabendo que pode estar errado e o outro estar certo’, e essa pra mim é a humildade dos pretos-velhos, que sempre transpassam essa mensagem de que ‘quanto mais sabemos, mais sabemos que sabemos pouco’. Nada mais justo que associar um dos aspectos de Hod a Obaluayê, o Orixá da transmutação, certo? (transformar o chumbo no ouro, transformar o milho na pipoca…)

      Já a humildade ligada a Yesod é a humildade de ‘fazer aquilo que tem que ser feito, respeitar as hierarquias’, ou seja, em outras palavras, honrar seus compromissos.

      Apesar de serem a mesma palavra, se referem a aspectos humanos sutilmente diferentes, por serem palavras que surgiram de culturas diferentes. Robert Wang em seu livro ‘o tarot kabbalistico’ fala muito destas ‘pegadinhas’ de se associar uma palavra a coisas diferentes.

  12. Saravá, Motumbá, Makuiú, Okolofé, Nasmatê, Marcelo…
    Entendi a correlação. Contudo fiquei curioso com uma resposta sua a um comentário.
    Oxalá é Deus no Candomblé? Desculpe-me, mas em qual Nação? No Alaketu o equivalente a Deus seria Olodumaré ou Olorum; na Angola, seria M´Zambi M´Pungu (o nosso Zambi de Umbanda); no Ewe-fon seriam Mawu e Lissá.
    Como a referência é para Oxalá, orixá nagô, acredito que a informação mereça pesquisa. Na Umbanda, entendo assim, Oxalá foi sincretizado com o Jesus católico e, em tese, por conta dessa aculturação, poderia conter a tríade “Pai-Filho-Espirito Santo”.

    @MDD – O erro foi meu… pensei Olorum e escrevi Oxalá. Já corrigi na minha resposta.

    Se formos tentar correlacionar a Kabbalah com os orixás de Ketu, desconsiderando Olodumaré, ainda restaria a incluir Obaluayê, Obá, Ewá, Ossayin e Logun-Edé (sem contar Ifá, Iroko, Iyami e Ori). Em tempo: Aprecio muito suas postagens, então, por favor não entenda como crítica negativa. É apenas minha forma de percepção ;^)

    @MDD – Obaluaye, Ossain e Xapanã entram como Aspectos de Malkuth, Orixás associados à Terra; Não achei correspondência direta entre Logun-Edé e Ewa e as Esferas, embora ambos estejam relacionados de certa forma a ciclos.

  13. O engraçado é que há uma lenda em que Oxum ajudou Exu a atravassar um de seus rios…
    E na cabala está uma linha sobre outra entre exu e oxum…
    Não entendo de cabala, tão pouco o que significa, mas achei essa coincidência engraçada, considerando que acredito que essas lendas sejam simbologias para algo maior.

  14. Hmmm…
    Cara, a bagunça já é grande quando se tenta encaixar os conceitos entre Umbanda e Candomblé, pois no Cand. já tem as questões das chamadas Nações, o que torna a coisa internamente complexa. Hoje em dia o negócio (sem trocadilhos) tá meio distorcido dos dois lados, chegando a existir terreiros que se auto-denminam “Umbandomblé”. Não quero ser purista, mas acho uma descaracterização das duas coisas, pois são infinitamente diferentes. Mas este não é o foro adequado para esse assunto. Nos portais sobre religiões afro a briga já é grande o suficiente. hehe
    Imagine tentar fazer uma correlação universalmente válida entre Orixás e Sfirot.

    @MDD – Faz o que eu falei… começa a chamar as entidades de lado e a fazer perguntas sérias pros Exus (de preferência os chefes-de-terreiro); vai ver como muitos deles estão de saco cheio do povão ir lá pedir marido ou emprego e quando acham um estudante interessado, podem te ensinar um monte de coisa útil. E alguns exús não são exatamente o que eles se apresentam para o terreiro; se você tirar a sorte grande, vai encontrar entidades bem interessantes para aprender.

  15. Quando uma pessoa ligada a Umbanda diz que “fulado” é “médium, e precisa trabalhar”. o que ela vê na pessoa, para dizer que ela é medium, os chackras mais desenvolvidos ?, e no que se refere ao “trabalho”, é trabalho bioenergético ou caridade ?.

    @MDD – Normalmente quem enxerga isso são as entidades, não as pessoas da umbanda. Só se a pessoa em questão tiver algum tipo de vidência, que também ocorre bastante nesses casos.

  16. Marcelo,

    Quando um médium incorpora a entidade, ele fica consciente durante o período incorporado? Por consciente considere “ele sabe o que acontece em volta? Lembra dos fatos ocorridos? Tem a capacidade de trocar as palavras da entidade pelas dele próprio?”

    O chefe do terreiro que fui disse que tenho uma energia verde-e-brando forte, e que sou de oxóssi. O que isso pode significar na prática?
    Realmente me identifico bastante com o caçador, no caso, de conhecimento.

    P.S. Quando volta pra SC?

    Abração.

    @MDD – Verde e branco é oxóssi, ele está correto. A maioria dos médiuns não lembra do que acontece quando está incorporado, mas cada caso é um caso; eu conheço vários médiuns que são conscientes, médiuns que conseguem inclusive conversar com a entidade ou escutá-la.

  17. Seria legal fazer uma correlação com os Deuses egípcios tmb MDD
    Eu tinha começado a tentar , mas não tenho domínio sobre nenhuma das duas ciências(mitologia egípcia e a cabala).
    Coloquei ATUM-RA como Keter ; Ptah como CHOCHMA;Ptha-ra como Bina;
    Thot em HOD, Néftis em Netzach, Isis em Yesod;Horus em Tipheret e paro por ai ,fico na duvida quanto as tres restantes.

    vlw o/

  18. Sei que sou filho de Xango com Yansã, já olhei algumas caracteristicas da pessoa regida por está dupla astral e os pontos postivos e negativos, só que tio não conheço muito a kabbalah e obvio não conheço muito bem os conceitos da árvore da vida, se possível meu tio poderia me dar uma luz quanto a possiçao desses astros ”Orixas” que eu referi quanto os aspectos de suas colocações na árvore da vida? Ficaria muito muito grato.
    Saudação DeMolay”
    Douglas Batistele Baptista – MC Cap.Luz do Universo 404 – SCODB

  19. Assisti ao filme “Besouro”, gostei bastante da narrativa, que além de elementos típicos de artes marciais, mesclou bem o lado místico das religiões afrobrasileiras.

    É até triste ver que uma mitologia tão rica tenha tão poucas imagens fora dos limites dos terreiros e lojas de turistas. ADOREI a caracterização do Exu, senti falta de mais presença dos outros Orixás, mas percebi o cuidado de deixá-los melhor caracterizados, e junto ao mundo espiritual.

  20. qual orixa rege a lua ? yemanja não é ! ogum tambem não. então qual ? gostaria de saber em qual lua nasci. 14-12-1968. e a influencia da lua sobre os humanos ? me desculpe se fui muito direto, é que tenho sede de saber alguns erros que ninguem me explica. aprendo sozinho, buscando livros e achei este sait. se puder ajudar muito obrigado ! !

    @MDD – Yemanja rege a lua. Nesta data, a lua estava no signo de Libra.

  21. Olá, boa noite!
    Vendo o seu aprofundamento, poderia passar-me, por gentileza, conhecimentos sobre a Cabala dos Exus?
    Também apreciaria saber se há alguma obra confiável para que eu possa estudar, com seguridade, o assunto.
    Sou grata por toda informação prestada e, desde já, também pela atenção.

    @MDD – E para que voce quer saber a Cabala dos Exus? se me convencer, eu te ensino.

  22. Olá, sei que ninguém gosta muito de passar ensinamentos, mas gostaria muito que me ensinasse sobre a cabala dos exús, um pedido que faço humildemente.
    Desejo que os orixás te abençõem, guie seu caminho. Gostei muito de todas as informações, parabéns.

    @MDD – Seria um prazer. Pra que você deseja ter e usar este conhecimento?

    1. Já que na Lei do Eterno não existe mentira, vou lhe responder sinceramente. Tenho grande amor e respeito por essa linha e devo muito à eles também. Não tenho intenção nenhuma de usar de forma negativa esse conhecimento, apenas para conseguir entender melhor as coisas que acontecem e me entender também. Se com esse estudo eu puder ser uma pessoa melhor e assim conseguir ajudar mais pessoas neste plano, estou buscando esse conhecimento, quero crescer como pessoa e evoluir cada dia mais. Acredito que por esse conhecimento vou conseguir ajudar mais pessoas. Busco à muito tempo esse conhecimento, mas só encontrei pessoas que não estavam dispostas à compartilhar ensinamentos e os que estavam, não sabiam realmente do que se tratava isso, não desmerecendo ninguém, mas quero aprender o correto e o verdadeiro. Agradeço muito a sua atenção e estou disposta de coração à aprender e trocarmos conhecimentos também, se eu puder te ajudar em alguma coisa, estarei a disposição também. Muito obrigada e seja sempre abençoado, aguardo sua resposta.

  23. Olá! Sou estudante de Cabala e me interesso mto pelas associações com os Orixás! Sr. “@MDD” será que poderíamos trocar e-mails sobre o assunto? Abraços

    @MDD – marcelo(at)daemon.com.br

  24. MDD,

    Em qual orixá vibra a falange dos pretos velhos? Seria da mesma forma dos caboclos?

    @MDD – Pretos-Velhos são os “Serafins” na mitologia católica. Eles normalmente trabalham junto com os Erês, crianças ou “querubins” e vibram próximo de Binah; os erês vibram na frequencia de Kether/Hochma.

    1. Entendi.

      Em breve pretendo transcrever minhas conversas sobre a morada dos orixás.Mas segundo Estrelinha da Mata, o vovô ainda não permite que ela me conte sobre seu lugar. Acho que eles querem que eu me aprofunde mais nos estudos…

      @MDD – Muito bom.

  25. Salve sua força Marcelo…To aqui desenterrando o tópico só para saber se a Cabala de Exús que disseram acima seria a “árvore da morte”???
    Se não for…o que é então??? Oõ

    Abraços
    P’.’P’.’

  26. Relendo estes textos depois de um tempo me ficou uma dúvida: se consideramos Malkuth como O Reino então o Orixá que corresponderia poderia ser Omulú, certo? Oxumaré tem sim ligação com esse faixa de vibração, mas mesmo no RmPU fazemos o ajuste de Malkuth para Omulú. Se formos utilizar a Árvore para analisar e pensar a relação entre os Orixás me parece que Omulú sendo o senhor da terra, no sentido físico mesmo, do denso, material, concreto – o título de senhor dos osso não vem a toa creio – seria mais acertado. Como lhe parece isso Marcelo?

  27. MDD, boa noite. Você disse em um comentário que a Umbanda trabalha a árvore inteira e mais dois caminhos e o espiritismo trabalha uns 8 caminhos. Você poderia dizer quais caminhos são esses que a umbanda trabalha e os outros 2 fora da árvore também?

    Muito obrigado, muita luz e paz profunda.

  28. Marcelo, me tira uma dúvida. Estava lendo sobre o odu e a cabala da Umbanda e Candomble e li que são 16 odu e que fazendo a cabala você descobre o seu exu de nascimento. Isso tem alguma coisa a ver com a kabala hermética ou são coisas diferentes? Também vi que existem duas formas diferentes de fazer a conta. É isso mesmo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas