Eu, Raph, que sou um estudante de poesia, fui convidado por Igor Teo e Rodrigo Ferreira, estudantes de psicologia e autores do blog Artigo 19, para participar de um bate papo descontraído sobre todas essas coisas que passam por nossa mente de vez em quando, e que por vezes refletimos também em nossos respectivos blogs.
Poderíamos estar num Café Parisiense, mas a conversa discorreu através das vias digitais. Esperamos que gostem deste que na verdade é ainda apenas o piloto da série. Com vocês, o Conversa Alheia:
Episódio #1: Homem-Aranha, Mitos, Religião, Deus.
Igor Teo, Rodrigo Ferreira e Raph Arrais batem um papo sobre os heróis do Universo Marvel, mitologia moderna e o lugar da crença na atualidade.
Citado no programa:
The Mindscape of Alan Moore
Alain de Botton
Texto de Psicologia Evolucionista “Por que discutimos tanto?”
Freud, Religião e Ciência
Xamãs, Heróis e Dragões
Música de fundo:
“Bolero” de Ravel, interpretação do maestro André Rieu.
***
» Ouça aos demais episódios no canal do Conversa Alheia no YouTube.
***
Crédito da imagem: roboppy (fotografia) + raph (logo)
Respostas de 9
Os momentos em silencio são são aqui? Ou é má edição? Bom cast.
@raph – Pois é foi apenas o piloto ainda. No próximo queremos fazer o áudio sair por igual das duas caixas de som (esquerda e direita), e também aumentar um pouco o som da música clássica nas transições, particularmente a primeira… Mas a ideia é que a música venha “surgindo” lentamente do silêncio inicial mesmo. Abs.
Na verdade, a música que está tocando ao longo do áudio é o Bolero de Ravel, e esse é o conceito da música. Ela parte do quase imperceptível (você só escuta se colocar o volume áudio bem alto) para chegar no estrondoso final.
Foi intencional da edição.
Qual programa vcs estão usando?
Para mim que ouço muito podcast, isso é a melhor coisa em termos de acessibilidade a informação que o TDC já promoveu.
Nota 11!
CONTINUEM POR FAVOR!
@raph – Legal. Como dissemos é só um piloto ainda, mas comentários como esse nos farão ter entusiasmo para nos adaptarmos cada vez melhor a esta novo formato 🙂
Parabéns pelo podcast, vcs poderiam disponibilizar o mp3 para download?!
@raph – Olha quem está gravando e editando o som é o Igor (ele pode te responder aqui em breve), mas se você usar um PlugIn/Complemento para o Firefox chamado Ant Video Downloader, poderá baixar qualquer vídeo do YouTube, inclusive este do Conversa Alheia: http://www.ant.com/video-downloader Abs.
Raph obrigado pela dica!
E mais uma vez parabéns, espero que dêem sequência no trabalho.
Depois de ouvir a terceira vez percebi que faltou um introdução ao podcast, entendo que é apenas um bate papo bem relax, mas seria muito legal uma apresentação de vcs para reconhecermos a voz de quem está falando:
Exemplo: ” Olá amigos começamos agora mais um Conversa Alheia com Igor Teo, Rodrigo Ferreira e Raph Arrais ( ai cada um se apresenta, falando seu nome, assim podemos reconhecer a voz de cada um) e hoje falaremos sobre o tema: “Homem-Aranha, Mitos, Religião, Deus””.
Também no final fazer um encerramento: “então galera encerramos assim mais um Conversa Alheia e até semana que vem”.
Acho que isso ajuda a criar uma egrégora legal para o podcast.
Bem se tudo isso que disse não estiver de acordo com a proposta do podcast por esqueçam mas não deixem de fazê-lo, muito interessante ouvir que o vcs tem a dizer.
Abs
@raph – Por um lado eu concordo inteiramente contigo, e já sugeri isso ao pessoal. Por outro, parece que devo confiar na ideia deles de fazer “um podcast que não é um podcast”, ou algo como “um podcast cult”, hehe.. Vamos ver, talvez as pessoas se acostumem a reconhecer as vozes, talvez eventualmente sejamos forçados a nos apresentar inicialmente mesmo 🙂
Aliás, muito obrigado por ouvir 3x, hehe.
Abs.
Escutei que Hércules nunca casou. Essa informação não é totalmente correta. Ele casou com Deyanira, anos antes de morrer. Ela foi raptada pelo centauro Neso e ele o matou. Morrendo disse a Deyanira: “molha tua túnica no meu sangue, bela Deyanira, e se ele um dia te trair dá para ele vestir”
Anos depois ela foi ficando velha e ele não, porque era filho de Zeus, sendo sempre jovem e bonito. Ela ficou com ciúmes e deu a tunica para ele vestir (ele a amava muito e fazia todas suas vontades) então a túnica envenenada começou a queimá-lo e ele, enlouquecido, fez uma imensa pira, ateu fogo e se jogou nela. Zeus teve piedade e o fez subir ao céu, onde hoje podemos vé-lo na constelação de Hércules.
É isso.
Parabéns pelo post.
@raph – Legal eu imaginei que o Hércules houvesse casado na Mitologia mesmo (provavelmente porque me lembrei daquele seriado de TV), mas o Hércules dos quadrinhos, um mito diluído como disse, não casou… Em todo caso obrigado pelo esclarecimento, aliás é bem capaz que falemos mais besteiras nos próximos episódios, pois não é tão simples “checar” as coisas numa gravação de voz, então nunca deem por totalmente certo o que estamos falando 🙂 Abs.
Ótima iniciativa, parabéns!
Gostaria também de ouvir o Marcelo explicar a série de posts que estão no “Por onde começar”, seria uma boa, porque poderíamos salvar os áudios e carregá-los conosco, durante alguma viagem, na ida ao trabalho, antes de dormir, etc.