Texto do blog VITRIOL, de Sérgio Donaire, frater da AMORC e ir.’. de Maçonaria.
Baruch ata Adonai Eloheunu Melech Haolam, Asher kideshanu bemitsvotav vetsivanu leadlic ner Chanucá
Bendito sejas Tu, Eterno, nosso Deus , Rei do Universo, que nos santificaste com Teus mandamentos e nos ordenaste acender a vela de chanucá
Baruch ata Adonai Eloheunu Melech Haolam, sheassá nissim laavotenu baiamim hahem bazman hazé
Bendito sejas Tu, Eterno, nosso Deus , Rei do Universo, que realizaste milagres aos nossos antepassados, naqueles dias, nesta época
Baruch ata Adonai Eloheunu Melech Haolam, shehechianu vekiiemanu vehiguianu lazeman hazé
Bendito sejas Tu, Eterno, nosso Deus , Rei do Universo, que nos conservaste em vida, nos amparaste e nos fizeste chegar a esta época festiva
ENTENDENDO O SIGNIFICADO DE CHANUKÁ
Obtido do Rabino da Comunidade Israelita Beith Jacob, de Campinas-SP:
As luzes das velas que acendemos nestes dias contêm uma grande lição. Em primeiro lugar os nossos sábios não quiseram perpetuar a memória da vitória militar dos Hasmoneus sobre os gregos por várias razões.
Talvez a mais importante tenha sido que uma vitória militar significou prejuízo e morte, dor e angústia. Enquanto que acender as velas no candelabro que tinha sido profanado, e a reabertura do templo de Jerusalém, que estava em estado de abandono, representou um ato humano e positivo.
Igualmente, e seguindo essa linha de pensamento, lembre-se que D”s não permitiu ao Rei David ser o construtor do Templo de Jerusalém, pois ele tinha usado muitas vezes as armas durante o seu reinado, e isso era incompatível com o que o construtor da Casa de D”s devia ser, ou seja, um símbolo de paz e harmonia entre os seres humanos.
Os Hasmoneus, com sua fé inabalável e extraordinário valor, deixaram uma das paginas mais gloriosas e sublimes para a nossa história. Ninguém consegue explicar o sucesso de um grupo de pessoas numérica e fisicamente frágeis, contra uma superpotência, como eram os gregos. Nem há ninguém que possa revelar a fórmula química com que a combustão de óleo – suficiente para um dia – pôde queimar durante oito dias.
Assim, o foco da celebração de Chanucá incidiu sobre o acendido das luzes e a reabertura do templo de Jerusalém, evitando-se de enfatizar as realizações militares dos Hasmoneus.
Diante do exposto, podemos dizer que há uma pura fé, que está acima da razão. Uma fé que não precisa ser procurada, ela está inserida no coração, não importa qual seja a sua situação espiritual.
Em Chanuká, por meio do acendimento das velas celebramos o direito das minorias de serem diferentes, de expressarmos nossos sentimentos e de praticarmos nossos costumes e tradições.
Shabat Shalom y Jag Haurim Sameaj!!!!!!!
Rabino Dr. Jaime Rosenzweig
Agradecemos pela colaboração na tradução do texto original a Sra. Lilian Gamburgo.
——————————————————
Referências para maiores estudos:
Genesis 41:1- 44:17
Zacarias 2:14- 4:7
Chag Chanuka Sameach a todos,
Sérgio Rosvald Donaire
Respostas de 2
“Bendito sejas Tu, Eterno, nosso Deus , Rei do Universo, que nos conservaste em vida, nos amparaste e nos fizeste chegar a esta época festiva”
Obrigado pelo post.
Para deixar registrado: o Chanukah deste ano se iniciou no por-do-sol do dia 01 de dezembro, com o acendimento da primeira das 8 velas da chanukiah, e terminou no por-do-sol do dia 09 de dezembro.