Católicos e Espíritas

Escrito por Luiz Carlos da Silva

O católico vai à igreja para ouvir o sermão do padre.

O espírita vai ao centro espírita para ouvir o sermão do expositor.

O católico vai à igreja por obrigação, para ter a proteção de Deus.

O espírita vai ao centro espírita por obrigação, para ter a proteção dos Espíritos Superiores.

O católico vai a igreja tomar a hóstia porque simboliza o corpo de Cristo e isto purifica a alma.

O espírita vai ao C.E. tomar passe para purificar o Espírito livrando-o dos fluídos pesados.

O católico usa água benta.

O espírita usa água fluídica.

O católico reúne a família para cultuar os Santos.

O espírita reúne a família para o “evangelho no lar”.

O católico adora os Santos; São Judas Tadeu, Santo Expedito etc…

O espírita adora os espíritos superiores; Emmanuel, André Luiz, Joana de Angelis etc…

O católico lê a Bíblia antes de dormir.

O espírita lê o Evangelho segundo o espiritismo.

O católico vai à igreja se confessar ao Padre.

O espírita vai ao CE orientar-se com os trabalhadores (só falta confessar os pecados).

O católico morre de medo do inferno.

O espírita morre de medo do umbral.

O católico sonha em morrer e ir para o Céu.

O espírita sonha em desencarnar e ir para o Nosso Lar.

O católico diz que Deus criou o homem a sua imagem e semelhança quando que na verdade foi o homem quem criou um Deus a sua imagem e semelhança.

O espírita diz que o Plano Espiritual é igual a terra (teremos a nossa alimentação, banho, hospitais, transporte coletivo, vida política, poderemos até namorar) quando que na verdade foram os espíritas que criaram um Plano Espiritual a imagem e semelhança da nossa vida terrena.

O católico confia cegamente no que determina o Vaticano.

O espírita confia cegamente no que determina a Federação Espírita Brasileira.

O católico confia cegamente no Papa.

O espírita confia cegamente em tudo que Divaldo Franco diz.

Este é o Espiritismo brasileiro, ou seria “A igreja Espírita Brasileira”. Quando Kardec organizou o Espiritismo, ele era um cientista procurando investigar as causas e fenômenos espirituais e redigiu os livros dos Espíritos e dos médiuns como tratados que deveriam ser sempre questionados e revisados pelo método científico, aprofundando nos temas em que a ciência ortodoxa ainda não é capaz de compreender. Infelizmente, aqui no Brasil, um excesso de “católicos-não-praticantes” acabaram se tornando “ex-católicos que acreditam em fantasmas”…

Jesus disse “Meu reino não é deste mundo” o que significa “O mundo ainda não está pronto para recebê-Lo”

Allan Kardec também poderia dizer “O Espiritismo não é deste mundo” o que significa “O mundo ainda não está pronto para o Espiritismo”.

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Respostas de 14

  1. Creio poder dizer, desassombradamente, que aqueles espécimens citados como sendo espíritas não o são, não pelos critérios adotados por Allan Kardec. Em O Evangelho Segundo o Espiritismo “, capítulo XVII, ítem 4, há a seguinte definição do verdadeiro espírita: “Reconhece-se o verdadeiro espírita por sua transformação moral, e pelos esforços que faz para domar as suas más inclinações”; Em O Livro dos Médiuns, capítulo III – Do Método, Kerdec trata das três classes de espíritas: espíritas
    experimentadores, espíritas imperfeitos, espíritas cristãos ou verdadeiros espíritas, ou seja há espíritas que são VERDADEIROS, aqueles que você citou, Kardec também os identifica, são os espíritas exaltados, sobre os quais ele tratou no item 28, 4º parágrafo: “Em tudo, o exagero é prejudicial. Em Espiritismo, infunde confiança demasiado cega e freqüentemente pueril, no tocante ao mundo invisível, e leva a aceitar-se, com extrema facilidade e sem verificação, aquilo cujo absurdo, ou impossibilidade a reflexão e o exame demonstrariam. O entusiasmo, porém, não reflete, deslumbra. Esta espécie de adeptos é mais nociva do que útil à causa do Espiritismo. São os menos aptos para convencer a quem quer que seja, porque todos, com razão, desconfiam dos julgamentos deles. Graças à sua boa-fé, são iludidos, assim, por Espíritos mistificadores.”

  2. Ja nao sei em que mais acreditar e estudar, tenho que ser um super mega powere estudioso cientista do outro mundo? Achei que era pelo espiritismo que se conhece a base de tudo o que se deve estudar.

    1. O espiritismo possui sim muitas bases que será útil no ocultismo…mas é como o nome diz…bases….Querendo ou não….ele é muito limitado à época em que se originou….

    2. Sim, comece pela obras da Codificação, dispoíveis gratuitamente pela FEB através do site http://www.febnet.org.br/blog/geral/divulgacao/downloads-divulgacao/obras-basicas/. Leia as obras e comece a formar o seu pensamento. Tenha em mente que Kardec, antes de tudo, era extremamente culto,racional e responsável em seus estudos, e acredito que sua intenção não era a de fundar uma religião, e sim estudar os fenômenos à luz da ciência. Após ler as obras básicas, haverá uma necessidade natural de aprofundar ainda mais os assuntos. Quando esta hora chegar, você pode se valer das obras sugeridas na seção de Bibliografia do site da Teoria da Conspiração. O que percebo no texto acima é a questão do “espíritólicos” (como dizia a minha mãe), praticantes do kardecismo ainda muito presos ao catolicismo e à necessidade de apoiar em alguém, ao invés de procurar a verdadeira reforma íntima – caminho difícil e de prática diária.

      1. Isso é triste, realmente. Vejo isso todos os dias e isso me incomoda bastante no movimento. Mas, como estou nele para meu próprio desenvolvimento, sigo a postura do professor Kardec de cientista e o que meus irmãos fazem é problema deles. Cada um vai responder por suas próprias ações. Nós, que temos mais consciência do verdadeiro espiritismo do que eles, devemos servir de exemplo.

        Muita luz e paz profunda.

  3. MDD,

    Sempre estranhei essa “cópia ” do plano terreno no plano espiritual (banho, hospitais, transporte coletivo…)….

  4. Guardadas as diferenças de ritos poderíamos dizer o mesmo de budistas, wiccas, rosacruzes. Várias propostas bacanas de evolução espiritual e compreensão do Universo acabam virando mais um estilo de vida. Mas como temos dezenas de vidas para evoluir uma prática pouco ambiciosa não é ruim. O cidadão tenta fazer o seu melhor. No caso específico dos espíritas eles são mais inofensivos que a maioria.

  5. “O espírita vai ao centro espírita para ouvir o sermão do expositor.”

    Não posso falar por todos, mas ninguém no meu centro dá sermão em ninguém, tem muitas palestras sim que visam a reflexão de cada um, mas não tem nada parecido com “confessar”, e ninguém cobra nada de ninguém, nem conduta, nem nada.. a representante do meu centro sempre diz uma frase de Paulo que gosto muito: “Tudo me é licito, mas nem tudo me convém”

    “O espírita vai ao centro espírita por obrigação, para ter a proteção dos Espíritos Superiores.”

    Proteção todos tem, e todos da doutrina espírita sabem (ou deveriam saber) que nossas companhias espirituais dependem da nossa vibração.
    Mas sim, vamos ao centro pra nos conectar, para ter auxílio, mas muitas vezes, principalmente em reuniões mediúnicas, vamos principalmente para ajudar.

    “O espírita vai ao C.E. tomar passe para purificar o Espírito livrando-o dos fluídos pesados.”

    Sim, mas no caso dos católicos é um ritual bem elaborado, o passe é apenas fluído, eles não se assemelham muito.

    “O espírita usa água fluídica.”

    Realmente, qualquer um que estude as ciências ocultas sabe que não tem muita diferença entre água benta e água fluidificada, a diferença é que nós espíritas entendemos o mecanismo.

    “O espírita reúne a família para o “evangelho no lar”.”
    “O espírita adora os espíritos superiores; Emmanuel, André Luiz, Joana de Angelis etc…”

    Sim, é uma prática muito bonita o evangelho no lar, une a família, faz o ambiente mais harmonioso, instiga a reflexão, mas de nada tem em semelhança com o culto aos santos da igreja católica, nós espíritas não cultuamos imagens e nem santos.
    Os espíritos superiores que se manifestam através dos médiuns não são cultuados de maneira alguma, são como mestres que nos guiam a um “ideal espírita”.

    “O espírita morre de medo do umbral.”
    “O espírita sonha em desencarnar e ir para o Nosso Lar.”

    Nisso eu tenho que concordar com você, a nossa doutrina no Brasil tem muita herança católica, mas qualquer um que leu “céu e inferno” de Kardec sabe que não é bem assim as coisas… mas, quem não sonha ir pro Nosso Lar? aquele lugar parece ser incrível! rsrs

    “O espírita diz que o Plano Espiritual é igual a terra (teremos a nossa alimentação, banho, hospitais, transporte coletivo, vida política, poderemos até namorar) quando que na verdade foram os espíritas que criaram um Plano Espiritual a imagem e semelhança da nossa vida terrena.”

    Olha… não é bem assim, é mais complexo que isso, aconselho a ler “entre dois mundos” e “á caminho da luz” talvez te elucide mais um pouco acerca deste assunto.

    “O espírita confia cegamente no que determina a Federação Espírita Brasileira.”

    Não é bem assim, a federação em si é boa, trouxe diversos “avanços estruturais” para a nossa doutrina, há sim muita divergências, muitos egos… mas não podemos generalizar.

    “O espírita confia cegamente em tudo que Divaldo Franco diz.”
    Eu gosto do Divaldo, mas já houvi palestrantes dizerem que não gosta muito das palestras deles.
    A Doutrina Espírita instiga o discernimento sempre, pelo menos nos livros base…

    Finalizando, o espiritismo tem sim muita influência católica, concordo contigo sobre esse ponto, mas ele é tríplice aspecto. Se você olhar nas obras básicas verá que além da ciência, o espiritismo também aborda a filosofia e a religião.
    Há vários ramos do espiritismo que buscam mais o lado científico, e eu concordo com você que transformar uma doutrina em uma “religião fundamentada” (na falta de um termo melhor) tem seus contras, mas também tem seus prós, dessa forma ela é mais aceita pela comunidade, não sofremos tantas perseguições e com isso ajudamos a evolução e o esclarecimento acerca do mundo espiritual.
    Quando Kardec diz que o espiritismo é o futuro das religiões (ou a religião do futuro) eu acredito que não é que todo mundo vai virar espírita e sim que os princípios do espiritismo será aceito por todos, e viveremos em um mundo de paz, amor e tolerância, até um ponto onde não haverá religião.. como diria a música, You may say, I’m a dreamer, but I’m not the only one.
    🙂

  6. apesar de eu concordar com o motivo que levaram o artigo a ser escrito, existem pontos que eu não concordo:
    1) considerar que apenas os espíritas desvirtuaram a doutrina que eles seguem, sendo isso um problema geral: vide rosacruzes, maçons, umbandistas, etc. quantas lojas maçônicas sérias existem? eu sei que tem o marcelo e os parça dele que são ponta firme, mas uma catrefa dos que eu conheço, são maçons apenas porque pagaram a iniciação. isso é natural do ser humano, todas as doutrinas, filosofias, religiões são desvirtuadas com o tempo, e apenas uma pequena parcela que vai fazer jus ao nome.
    2) “O espírita diz que o Plano Espiritual é igual a terra (teremos a nossa alimentação, banho, hospitais, transporte coletivo, vida política, poderemos até namorar) quando que na verdade foram os espíritas que criaram um Plano Espiritual a imagem e semelhança da nossa vida terrena.”
    amigo que escreveu isso, você já leu um livro chamado o Livro dos Espíritos? Vejamos o que diz o item 85 de O livro dos espíritos: “Qual dos dois, o mundo espírita ou o mundo corpóreo, é o principal, na ordem das coisas? ‘O mundo espírita [ou dos espíritos], que preexiste e sobrevive a tudo.'” (KARDEC. Idem, parte n, cap. 1: Dos espíritos. Ed. FEB. Ver também itens 76 a 87). Se desde 1800 e lá vai pedrada ele já está lá existindo e evoluindo, é forçar a barra dizer que os atrasados que reencarnam vão lá e ficam repetindo ao que é aqui. E parece que você tem apenas o modelo de Nosso Lar, sendo que existe uma infinidade de outros locais, e Nosso Lar nem é tão evoluído assim.
    3) “Jesus disse “Meu reino não é deste mundo” o que significa “O mundo ainda não está pronto para recebê-Lo”

    Allan Kardec também poderia dizer “O Espiritismo não é deste mundo” o que significa “O mundo ainda não está pronto para o Espiritismo”.”
    Discordo totalmente, não é que o mundo não está pronto para recebê-los (como de fato a maioria não está pronta para receber muita gente), mas é o que está escrito: não é de Malkut que Cristo ele está falando. O ‘reino’ dele (ou reinos que eu acho que seria melhor colocado) fica do outro lado.

  7. Isso ae… poderia colocar também da salvação após se arrepender dos pecados com o padre (junto com uma boa doação para a igreja) ou algumas horas bônus com a compra de produtos para um sopão para os mais necessitados… pois todos estamos a procura de facilidades para a vida.. se ajeitando na religião do momento… mas nada de mudar internamente, nada de renovar atitudes… isso da muito trabalho…

  8. Bom dia MDD.
    Não sou muito conhecedor do espiritismo, assim fiquei em duvidas em muitos pontos, talvez algumas duvidas soem como provocação e enfrentamento, mas é por que não sei (ou entendi mal) é que montei essa série de perguntas e uma observação final.
    1. o texto condena tanto os espíritas da FEB como os seguidores da ICAR pela mistura de princípios religiosos, mas este sincretismo não é devido a formação da estrutura social e linguística da época (assim não há tanta escolha) do que um projeto de construção religiosa (como se imaginasse poder escolher o que fazer)?
    2. Se o espiritismo da FEB está preso a uma estrutura social e linguística que não podem (ou não querem) escolher, os espíritos não deveriam alertar para isso? Eu li o livro dos Espíritos há poucas semanas e o próprio Kardec está bem enraizado as ideias da sua época e lugar (os espíritos não o alertaram para isso?) Ou os próprios espíritos por mais evoluídos que sejam, não conseguem fugir a materialidade estrutural do mundo que entram em contato?
    3. Tem historiadores do Brasil que falam que o autoritarismo é uma das marcas da formação do povo brasileiro, os líderes católicos sabem disso e se aproveitam dessa “maldição” da sociedade. O espiritismo Kardecista consegue se livrar disto? Aparentemente no texto, os espíritas da FEB não conseguem escapar, aí eu pergunto, os kardecistas de cunho científico conseguem escapar desse autoritarismo sendo que a própria ciência é autoritária na sua busca por “verdades” comprovadas?
    4. A tradição espírita do Brasil é muito mais antiga que o próprio kardecismo e o sincretismo com a ICAR já vai para quase 500 anos. Se pudermos fala em tradição espírita brasileira, o espiritismo da FEB não seria mais legítimo pela nossa história do que pelo que defende os kardecistas de cunho científico?
    5. Esse texto, para mim, tem certa dosagem de magoa e arrogância, própria do fundamentalismo religioso cristão: pressupõe que tanto o comportamento dos católicos como do espírita ou é de engano ou de ignorância (tudo bem, falar isso é normal em qualquer igreja no Brasil), mas quando pressupõe o cientificismo de Kardec, o camarada não propõe uma leitura unilateral do espiritismo kardecista (unilateralidade própria dos fundamentalistas)?
    E ainda, no fim o camarada da uma “entortada” no evangelho de João usando da bíblia para justificar como a visão verdadeira e até de donos da verdade, elegendo-se como os preparados sobre o conhecimento do Reino de Deus e do Espiritismo, já que ele escreveu que “Jesus disse ‘Meu reino não é deste mundo’ o que significa ‘O mundo ainda não está pronto para recebê-Lo’. Allan Kardec também poderia dizer ‘O Espiritismo não é deste mundo’ o que significa ‘O mundo ainda não está pronto para o Espiritismo”. É exagero meu essa interpretação do texto ou na prática o espiritismo kardecista é mais brasileiro do que do Reino de Deus?

  9. Desculpa mas eu li algumas coisas que não combinam muito com o espiritismo, em especial na repetição da expressão “O espírita confia cegamente…”. Confiar cegamente é justamente uma das primeiras coisas que se aprende que não deve ser feito…

    Talvez eu esteja frequentando as reuniões erradas já que não percebo várias das citações feitas…

    @MDD – Sorte sua. Continue frequentando o lugar onde voce esta 🙂

  10. Olá MDD!Sou espírita e apesar de não concordar com alguns ítens do artigo(ex.existem muitos centros que não são afiliados à Federação Espírita,acho que a maioria);o que escreveu caiu como luva para mim!Sou palestrante em uma casa muito ,muito simples aqui em Uberaba MG. e sempre digo aos médiuns e frequentadores(passando um sermão,claro!)ESTUDO,espíritas precisam de ESTUDO,abrir a mente à novas idéias e possibilidades;mas não adianta,estamos nos transformando em mais uma igreja!Só uma informação;Chico Xavier,por discordar do Modus Operandi(vamos assim dizer) se desvencilhou totalmente da Federação;na porta fixou uma placa deixando bem claro que ali funcionava a casa da prece e que estava sob SUA exclusiva DIREÇÃO!Sinto que ainda tenho algo a passar para os amigos de nossa casa espírita,mas,sinto também que um dia irei voar mais alto quando sentir que chegou a hora!Obrigada pelo excelente texto,achei sublime quando dissestes:”O mundo ainda não está preparado para o espiritismo”;é a mais pura verdade!Agradecida!

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