Breve ensaio sobre o Poder

“O poder não é algo que se veste e depois tira como se fosse uma jaqueta, isso não é Poder, Poder é algo que você é. – Xykon

Todas as diversas manifestações de poder que encontramos na existência tem maior ou menor grau de impermanência. Poder para comprar, poder para persuadir, para transformar. O tempo todo estamos manifestando nosso Poder ou ausência dele.

É complexo definir a palavra Poder, mas de uma forma simples podemos colocar que o poder é a ferramenta que possibilita a consecução da Vontade, afinal, Querer é Poder ?

Seria a Vontade, uma força suprema a qual poderia dobrar a tudo e a todos? Será que o ser quanto mais próximo de sua essência estaria mais apto a enfrentar as vicissitudes da manifestação ?

Creio que sim, quando pensamos em poder, estamos quase sempre nos referindo ao “Poder Sobre”, afinal o Poder só pode ser definido e mensurado quando posto a prova, Poder não utilizado ou que não pode ser controlado não é Poder.

Parece que a busca pelo Poder é a força que move grande parte dos buscadores, seja em qual caminho for. A princípio o buscador vai tentar dominar as forças contrárias que rondam sua existência, ou manipular as energias sutis para manifestar transformações, mas dinheiro, mais beleza, mais conhecimento, mais Poder.

No entanto, daqui nos parece que estes poderes envolvem sempre o paradigma do “Poder Sobre” e este poder é o mais efêmero de todos, pois sujeita o indivíduo as mesmas vicissitudes que o colocaram na busca, porém em um patamar superior. Mais dinheiro vai permitir a vocês adentar círculos sociais melhores que por sua vez continuarão a ser inferiores a outros. Ser mais belo, atraente ou inteligente culminará na mesma problemática. Exercer poder sobre o outro é um desastre esperando para acontecer.

A alternativa seria o “Poder Com” aquele que exerce o poder não em algo ou alguém ou através de algo ou alguém, mas sim em uma conexão de harmonia. Ao invés de compelir as forças elementais, cósmicas ou psicológicas, qualquer que seja o paradigma mágico, aqui o buscador tenta trabalhar com forças que tenham agendas parecidas com a sua para obtenção de seus “desejos”. Este caminho facilita a vida do buscador pois independente do esfera em que esteja atuando, inclusive quando se trata de questões financeiras, emocionais ou intelectuais, ele sempre terá algo ou alguém com quem e para quem trabalhar e congregar.

Por fim o que nos parecer ser a verdadeira fonte de Poder, é nada mais e nada menos do que  o Poder sobre si. Aqui reside a joia da Coroa, pois aquele que tem Poder sobre si tem poder sobre tudo. O conhecimento de si próprio e o desenvolvimento das próprias faculdades é de longe o mais complexo e mais recompensador caminho do autodesenvolvimento. Aquele que tem poder sobre si trabalha sem o medo de errar, pois conhece suficientemente a si mesmo para saber seus limites e como superá-los, não só, ao conhecer e desenvolver a si próprio ele não mais corre o risco de buscar aquilo que não lhe é verdadeiro, não esta mais tentando agradar aos outros ou buscando ganhos secundários. Diferente dos demais cenários, não há nada que possa retirar do buscador o Poder sobre si.

Quero crer que este breve ensaio possa causar alguma reflexão sobre qual poder cada um esta tentando desenvolver, e em especial qual poder você tem manifestado em cada decisão de sua existência. Lembre-se que o Poder Sobre é frágil, e qualquer manifestação neste sentido também será frágil, o Poder Com é poderoso e sua permanência é acentuada pela relação harmônica com outras energias, porém o Poder sobre Si é absoluto e quero crer que a busca pelo Poder sobre si seja a Força motriz de nosso desenvolvimento.

– Chay

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 4

  1. duas dúvidas:

    quem é Frater Alef? é o Emmanuel do Del Debbio? pra ele falar desse ponto de vista… parece que ele não está “aqui”, estou errado?

    outra dúvida: quantos tipos de poderes existem e quais são? ou são apenas esses 3 listados no texto (Sobre/Com/Si)?

    Ola irmão, eu não sou o Emannuel do Del Debbio… E estou aqui com vocês, errando e aprendendo.

    Me perdoe se pareço vago, mas a resposta é que existem poderes conforme seu sistema de crenças, Umbandistas creem nos poderes dos Orixas e suas manifestações na natureza, Hermetistas acreditam que só existe um Poder, você mesmo, já que até as forças contrárias são originadas de sua própria mente, Magos acreditam em uma infinidade de poderes, potências, energias, modelos… A proposta dos três poderes seria uma classificação de Genêro, que comportariam uma infinidade de espécies.

    -Chay

    1. a minha dúvida sobre vc estar “aqui” ou não surgiu da leitura de seus textos, uma vez que vc normalmente diz coisas como:

      “No entanto, DAQUI nos parece que estes poderes (…)”

      por isso inferi que vc não era “daqui” XD

      erro meu, é uma honra poder compartilhar de seus conhecimentos de qualquer forma

      Ola Cristiano, muito boa sua colocação… Ninguém havia me perguntado antes e acho a possibilidade de me explicar incrível. Quando escrevo “daqui me parece” o sentido externo é, do meu ponto de vista, no sentido interno quer dizer, dentro do meu paradigma ou no meu Universo particular. Como a minha consciência enquanto espectador e criador da realidade enxergo a situação.

      Daqui me parece é uma forma de colocar, esta é uma visão de mundo de uma única consciência e não uma verdade universal. Aprendi isso com um Grande Caoísta e adotei sem o menor pudor.

      – Chay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas