Bob Esponja e os 7 Pecados Capitais

Calma! Antes que algum Thelemita de grau 11 reclame no Facebook, devemos colocar que quem afirmou isso foi o próprio criador da série, Stephen Hillenburg, nos comentários de Audio da primeira temporada do DVD. Segundo ele, todos os 7 principais personagens do desenho foram moldados nos sete pecados capitais. Confira a seguir:

Patrick – Preguiça/Lua. Mora debaixo de uma pedra e nunca faz nada sem ser empurrado pelos outros. Em um dos episódios, recebe o título de “alguém que nunca fez nada por mais tempo do que ninguém”.
Plankton – Inveja/Mercúrio. Tenta roubar a receita do sucesso dos outros. sua existência é baseada em obter o segredo do sucesso do Siri Cascudo.
Bob Esponja – Luxúria/Vênus. “Luxúria” (Lust) no original, possui um significado diferente do que estamos acostumados (que tem a ver com sexo). Luxúria, em seu significado real e como defeito de vênus, quer dizer alguém que é levado e dominado pelas paixões e emoções, acima da razão. Nem preciso explicar por quê o Bob Esponja esta relacionado a esta planeta, certo?
Sandy – Orgulho/Sol. O autor coloca Sandy como sendo do Texas, além de ser a única criatura “do sol” vivendo debaixo d´água, o que a torna diferente de todos os demais. além disso, sandy não perde uma oportunidade de mostrar seus troféus e vitórias para os outros.
Lula Molusco – Ira/Marte. Este é muito fácil de perceber.
Gary – Gula/Júpiter. Segundo o autor, todas as ações ao redor do Gary lidam com ele estar com fome ou querer algo para comer, e sempre mostrado comendo alguma coisa.
Sr Sirigueijo – Avareza/Saturno. Outra relação muito fácil de perceber.

Este post tem 15 comentários

  1. Além disso Bob Esponja também foi criado como crítica ao “Continente de Plástico”. Fantástico.

  2. Franco-Atirador

    Tenho dificuldade de entender as qliphots como uma força reversa, “negativa”. As manifestações destas não estariam mais relacionadas com o desequilíbrio entre as outras?

  3. Yuri

    Muito legal, vou ficar mais esperto quando ver desenhos a partir de agora.

  4. Hamilton

    Muito legal!

    DD qual a relação entre Saturno-Daat e Saturno Binah?

  5. V.M.

    “Lula Molusco – Ira/Marte. Este é muito fácil de perceber.”

    Hahaha, excelente

  6. Lucas

    Realmente não consegui entender a relação entre o Bob Esponja e a luxúria, os demais eu consegui associar.

    @MDD – É porque voce esta confundindo “luxuria” com “sexo”. Luxuria é deixar-se dominar pelas emoções.

    1. Lucas

      Vdd.. Estava ligando luxúria somente ao sexo.
      Agora fez sentido!

    2. Marilia

      Oque eu entendi foi que, ele é movido nao pelo sexo e sim pela paixao, no caso,a paixão por trabalhar no siri cascudo, por fazer os hambures, no desenho o bob esponja faz todo o possível para aquela lanchonete

  7. Duende

    Nada como ter que ficar assistindo desenhos com os filhos hahahhahahah
    Daqui a alguns anos você vai “evoluindo” no que vai sendo interpretado. Vai vendo.

  8. Kauê Rodrigues

    Olá Marcelo, a minha pergunta não tem exatamente a ver com o post, mas vendo seu diagrama notei que você associa Saturno a Daath, no entanto, no post “Pequeno Resumo Astrológico” a associação é Saturno-Binah: “Saturno: representa Binah…”. Porque essa diferença? Neste exato momento Saturno está em Escorpião e Urano em Áries, como estas energias são bastantes diferentes, deve haver algum experimento para associar corretamente e sem dúvida estes planetas às Sephiroth, certo?

    @MDD – Simplificando: Daath é uma esfera não-esfera… quando você transcende Saturno, Saturno se torna Binah e Plutão se torna o próximo limite.

  9. L.Gabriel

    Já que estão falando de desenho, seria interessante uma analise sobre “Hora de Aventura”, sempre que vejo esse desenho acabo tropeçando em algo esotérico ou pelo menos curioso. Sem falar que tem uma certa atmosfera obscura no desenho. Sera que vocês poderia fazer uma analise sobre ele?

    Grato.

    1. Lucas Faria

      Eu apoio! Também adoro o desenho e em alguns episódios sempre tem alguma referência esotérica.

    1. anonimo

      Essa análise é sensacional. Só acho que a Gula se encaixa mais no Nhonho do que no Chaves.

Deixe uma resposta