Bibliografia Ocultista – 01

Aproveitando que está chegando a grande data comercial do ano e como eu estava devendo uma bibliografia para vocês, vou separar abaixo por assunto e alguns livros em português que vocês podem encontrar facilmente nas livrarias para aprofundar os estudos:

Básico do ocultista
Estes três livros tem de ser lidos e ESTUDADOS (não adianta só ler por cima… qualquer um que queira ter um mínimo de base para começar qualquer estudo esotérico precisa conhecer as informações destes três livros do irmão maçom Allan Kardec – esqueça a parte religiosa do “kardecismo” que se instituiu no Brasil. Estes três livros trazem a base científica da pesquisa a respeito do Plano Astral e seus habitantes).
Livro dos Espíritos
Livro dos Médiuns
Céu e Inferno

Kabbalah
A Kabbalah Hermética, de Marcelo Del Debbio.

Astrologia
http://www.khaldea.com/rudhyar/
Dane Rudhyar é considerado um dos maiores astrólogos do século XX. Quando faleceu, doou toda a sua obra para o público, deixando disponíveis todos os seus livros para download gratuito neste site.

Astrologia na Maçonaria – A estrutura eterna e imutável da Maçonaria…, de Juarez de F. Prestupa

Arca da Aliança
Segredos Perdidos da Arca Sagrada, de Laurence Gardner

Tesla
Fantásticas Invenções de Nikola Tesla, As, de David Hatcher Childress, Nikola Tesla

Grécia
Pitágoras – Ciência e Magia na Antiga Grécia, de Carlos Brasílio Conte

Círculos de Pedra e Atlântida
A Máquina de Uriel – As Antigas Origens da Ciência , de Christopher Knight , Robert Lomas

Essênios
O Mistério do Pergaminho de Cobre de Qumran, de Robert Feather

Viagens Astrais
http://www.ippb.org.br/
Este site tem tudo o que você precisa saber sobre Viagens Astrais e Projeciologia.

Mundo Espiritual e Plano Astral
Livro dos Médiuns, Livro dos Espíritos, de Allan Kardec
700 experimentos em Conscienciologia, de Waldo Vieira
História da Radiodifusão Espírita, de Eduardo Carvalho Monteiro
Maçonaria e Espiritismo – As Relações de Allan Kardec e Léon Denis, de Eduardo Carvalho Monteiro, Armand Lefraise
Léon Denis e a Maçonaria, de Eduardo Carvalho Monteiro

Wicca e Bruxaria
Wicca, a religião da Deusa, de Claudiney Pietro
Significado da Bruxaria, O, de Gerald Gardner
Bruxaria Hoje, A , de Gerald Gardner
Feitiçaria Antiga – dos Hinos dos Hititas às Esculturas dos Celtas, de Laura Perry

Templários e Maçonaria
Hereges de Deus – A Cruzada dos Cártaros e Albigenses, de Audrey Burl
História dos Cavaleiros Templários, de Élize de Montagnac
O Livro de Hiram, de Christopher Knight , Robert Lomas
Templo e a Loja, O – O Surgimento da Maçonaria e a Herança Templária, de Michael Baigent, Richard Leigh
Sociedades Secretas da Idade Média, de Thomas Keightley
A Maçonaria e o Nascimento da Ciência Moderna, de Robert Lomas
Introdução à Maçonaria – Doutrina, História e Filosofia, de Rizzardo da Camino
Maçonaria – Escola de Mistérios, de Wagner Veneziani Costa (este é um dos melhores livros sobre maçonaria em português)

Nazismo e Ocultismo
A Estratégia de Hitler – Raízes Ocultas do Nacional-Socialismo, de Pablo Jiménez Cores
Reich Oculto – O Ocultismo na História de Hitler e do Terceiro Reich, de J.H. BRENNAN

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 25

  1. Olá Marcelo!

    Será que você poderia recomendar algum livro sobre abertura e desenvolvimento dos chakras??
    Além disso, você recomenda os livros do Franz Bardon?? Será que algum dia você pode falar mais sobre ele??

    @MDD – Sim, os livros do Franz são bons.

  2. Longe de mim querer criar confusão, mas achei “Pitágoras – Ciência e Magia na Antiga Grécia” um tanto quanto superficial, apenas jogando algumas informações e raramente citando fontes.
    Não que o livro seja ruim, muito pelo contrário, o livro me trouxe várias e valiosas informções. Apenas acho que, mesmo para alguém que tem um conhecimento extremamente restrito sobre o ocultismo (que é o meu caso), faltou ao livro um aprofundamento maior em vários pontos.
    Pode-se tomar como exemplo a parte em que o autor afirma que há uma relação entre a Tetraktis e a escala musical. Acredito que exista essa relação, assim como acredito que o autor conheça essa relação, porém, não há nenhuma explicação de como se dá essa relação. Não que fosse preciso discorrer exaustivamente sobre esse tema, contudo, uma explicação suscinta,mesmo que restrita a duas ou três linhas, enriqueceria o texto, evitando certos “saltos” no raciocínio. São esses “saltos”, ao meu ver, que impedem o livro de ser ainda melhor.
    Aproveito para dizer que sou um assíduo leitor tanto da coluna no Sedentário quanto aqui do blog e que, quando for realizada alguma palestra aqui em Floripa, com certeza estarei presente.

  3. Salve, Marcelo!

    Sobre Nazismo e Ocultismo, você conhece/recomenda os Livros :

    Hitler e o Nazismo Mágico – Giorgio Galli.
    Hitler e as Religiões da Suástica – Jean Michael Angebert.
    Os Filhos Místicos do Sol – Jean Michael Angebert.
    Sol Negro – Cultos Arianos, Nazismo Esotérico e Políticas de Identidade – Nicholas Goodrick -Clarke.
    Os Arcanos negros do Hitlerismo – 1848-1945: A História Oculta e Sangrenta do Pangermanismo” – Robert Ambelain.
    As Ciencias Secretas de Hitler – Nigel Penick

  4. Del Debbio,

    o Caibalion Não se encaixa ai?

    Outra coisa fora do tema: Já procurou algo antes sobre PNL? Recomenda ou abomina?

    Obrigado.

  5. Pelo que entendi, isto será uma série, não? Fiuco aguardando sobre uma bibliografia sobre tarô.
    Abraço.

  6. Magia Prática por Franz Bardon. Achei bastante didático e com um aprofundamento teórico que tive nas suas colunas e em outras literaturas, um livro interessante. Para o começo da jornada, vc recomenda? (Já lí os 2 principais de Kardec).

    Obrigado.

  7. Agora não entendo o porque o livro o evangelho segundo o espiritismo não tar na lista. Ocultistas em geral tem uma postura muito amoral (de não-moral) ou básicamente egóica. Espero estar enganado, até porque na cabala e no tarot até que se encontra alguma ferramenta que possa levar a uma busca pela moral (a moral do amor, harmonia da Divindade, etc). O que me dizes Marcelo?

  8. A discussão proposta pelo Tiago é bastante interessante.

    Eu não posso responder por ninguém a não ser por mim, portanta aí vai minha opinião.

    O lado moral do estudo do ocultismo parece realmente ficar em segundo plano, já que está mais preocupado com o estudo das leis cósmicas e a forma de utiliza-la.

    Contudo, a moral e o Amor não é excluído do estudo ocultista já que conforme se estuda verifica-se que a energia do Amor é a mais forte entre as energias existentes e que com ela que devemos nos conectar.

    Assim sendo pode-se estudar diversas leis cósmicas e tal, mas acredito que a finalidade deva ser o aperfeiçoamento da prática do Amor através do conhecimento dessas leis. Alias conhecer é uma forma de Amar, buscar conhecer suas potencialidades e desenvolve-las demonstra Amor e respeito pelo que lhe foi “dado” e o uso desse conhecimento para o que se ache “certo” também é forma de demonstrar o Amor pelo conhecimento lhe permitido ter.

    Entretanto, no meio desse emaranhado de estudos existem diversas Leis e técnicas que podem ser utilizadas de diversas maneiras e não deixa de ser estudo de Ocultismo, por exemplo: O pensamento tem força (pode interferir na realidade), isso pode ajudar você a perceber que deve evoluir sua forma de pensar para exalar amor de mais uma maneira (pensando) ou você pode utilizar isto para interferir na esfera de pensamento de outra pessoa para praticar uma “maldade”.

    O estudo do Ocultismo te ensinará (mostrará) que existe uma força criada com um pensamento que pode ser utilizada da maneira que lhe convir (Livre Arbítrio).

    Ao se estudar (viver) mais perceberá que o Amor e o engrandencimento moral é um caminho necessário a se percorrer e é sim objeto de atenção do Ocultismo também. Como se pode depreender quando se refere as transmutações alquímicas, onde um dos objetivos pode ser transformar um vício em virtude, conseqüentemente gerando evolução moral ; Além do estudo da Lei de Causa e Efeito que, salvo engano, não é negada nos estudos ocultistas.

    Acontece que o estudo pode ser feito de maneira menos “piegas”, por assim dizer, e se limitar ao estudo das Leis e técnicas puramente, colocando, sim, o estudo da Lei de Causa e Efeito, mas não adentrando muito na questão de definir o que seria moral e Amor, já que cada deve descobrir por si só.

    O Ocultismo não precisa expor parábolas, exemplos e histórias para demonstrar o que seria uma manifestação de Amor, o que seria uma forma de enobrecimento moral, essas coisas… ele estuda as Leis e técnicas que permeiam a existência, a forma que será utilizada esses conhecimentos está atrelada ao Livre Arbítrio de cada um.

    O espiritismo ao dar muito valor a Moral e ao Amor tem sua função, e muito importante, em estabelecer parâmetros morais auxiliando na conexão das pessoas com as vibrações mais trabalhadas e evoluídas existentes, mas difere do Ocultismo por querer Doutrinar, uma coisa que, para os Ocultistas, deve ser descoberta pela própria pessoa por ser extremamente relativa e subjetiva.

    Tipo… Praticar o Amor porque se busca recompensas descritas em um livro não é praticar o Amor, mas viver o Amor porque assim optou depois que por si só descobriu que conforme a Lei de Causa e Efeito e tantas outras o Amor é a energia cuja o Efeito mais te agrada como Ser humano e como parte de um Todo, é diferente.

    Não sei se me fiz claro. Mas é interessante pensar que o Amor permeia tudo, a maldade nada mais é que o bem manifestado de forma diferente. No estudo das Leis Cósmicas se perceberá, mais hora ou menos hora, a Lei do Amor e dela não se conseguirá fugir.

    O ocultismo só não empurra o Amor e a Moral goela abaixo de ninguém, faz um estudo mais instrumental deixando a finalidade do uso dos instrumentos ao arbítrio de quem os tiver.

    Neste texto o uso da palavra Ocultismo tem uma conotação mais específica do que a que pode ser dada a esta mesma palavra, espero que consigam entender e não se apeguem ao uso exato do termo neste texto pois pode causar enganos, já que o Espiritismo pode também ser considerado parte do ocultismo e tal.

    Abraços.

  9. Olá B … vc foi muito feliz nessas afirmações…

    (…)Alias conhecer é uma forma de Amar, buscar conhecer suas potencialidades e desenvolve-las demonstra Amor e respeito pelo que lhe foi “dado” e o uso desse conhecimento para o que se ache “certo” também é forma de demonstrar o Amor pelo conhecimento lhe permitido ter.(…)

    Procuro sempre estar alinhado a isso!

    Fraternalmente

    A.

  10. Olá, DD.
    Leio o blog há um bom tempo, mas esse é um dos meus primeiros comentários aqui.

    Queria saber se você recomendaria o seguinte site sobre viagem astral.
    http://www.viagemastral.com

    O site tem técnicas em áudio (uma dessas técnicas é até para abrir o Ajna Chakra) que, agora, estão com uma qualidade de som muito boa, que colabora nas visualizações.
    O que você tem a dizer o sobre o site?

    @MDD – Parece um site bem bacana. Testem as técnicas e me contem o que aconteceu.

    1. Eu conheço o site já tem uns 2 anos ou mais.
      Pelo menos comigo, os exercícios tiveram efeito, e fazendo todo dia eu cheguei a conseguir sair do corpo quase toda semana. Parei as práticas por problema pessoais..

      Fica a dica pra quem passar e ler o comentário, é um site bom mesmo sobre projeção da consciência.

  11. Saudações Fr. Marcelo.
    Sobre o livro Atlântida – Princípio e Fim da Grande Tragédia. De Roselis von Sass. Da Ordem do Graal.
    É um livro sério? O que está descrito lá é verdade?

  12. Se for PNL enlatada com história de positivismo e regrinhas práticas, fuja igual ao diabo da Cruz. Se forem bases teóricas, e principalmente um curso ministrado por alguém que seja iniciado, aí vale se dedicar.

  13. O Dane Rudhyar é.espetacular. Dá uma repaginada boa no simbolismo da.astrologia, trazendo-o para uma linguagem aplicada a vida moderna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas