O Beltane é celebrado por volta do dia 31 de outubro no Hemisfério Sul e 01 de maio no Hemisfério Norte. Beltane, que pode ser traduzido literalmente como “Fogo de Bel” ou “fogo brilhante” é a celebração máxima do fogo.
O Beltane é o mais alegre e festivo de todos os Sabbats. Esta festa celebrada no meio da Primavera coloca fim na metade escura do ano, e da início a época da luz. É a preparação para a chegada do Verão e é quando abrimos nosso coração para a comunidade, e nossas vidas voltam-se para a mesma. O mundo já pertence ao Deus Sol, e a metade Luz do ano tem início.
O Beltane é o Sabbat da fertilidade, em que se celebra o casamento dos Deuses. É quando as fogueiras de novembro são acesas, e os postes levantados. É uma festa alegre, em que as mulheres usam coroas de flores e todos dançam ao redor das fogueiras.
No Beltane também costuma-se escolher um homem e uma mulher para representar a Senhora e o Senhor da Primavera, em alusão a Deusa e ao Deus. Bel é um antigo Deus celta do sol.
Fogo para transmutar
Em Beltane se acendem duas fogueiras, pois é costume passar entre elas para se livrar de todas as doenças e energias negativas ao mesmo tempo que a fumaça assegura a fertilidade e bênçãos. Nos tempos antigos, costumava-se passar o gado e os animais domésticos entre as fogueiras com a mesma finalidade. Se não houver espaço, duas tochas ou mesmo duas VELAS podem ter a mesma função.
Neste período o Deus atinge a força e a maturidade para se unir à Deusa e juntos trazem calor, luz e germinação às sementes da terra que serão colhidas em Lammas.
É tempo de celebrar a vida em todas as formas. É o momento de dar boas-vindas ao Verão, momento de equilíbrio, no qual nos despedimos das chuvas e as colinas e vegetações atingem tons dourados e vibrantes.
A Deusa e o Deus, estão em plena vitalidade e amam-se com toda intensidade. É o momento da união entre os princípios masculino e feminino da criação, a união dos meios e de todos os poderes que trazem a vida à todas as coisas.
O Mastro de Beltane
Um dos símbolos mais conhecido associado a este Sabbat é o Mastro de Beltane, que representa o falo do Deus. Ele sempre é ornado com fitas e uma coroa de flores, que representa o ventre da Deusa.
As fitas multicoloridas são entrelaçadas pelos participantes, umas nas outras, até que todo o mastro esteja revestido por elas, representando a união da Deusa e do Deus. Outra das tradições de Beltane é colher 9 gravetos de árvores diferentes e enfeitá-los com lindas fitas e flores, queimando-o no fogo enquanto fazemos um pedido.