Texto do Mestre Huiracocha
Busca o Essencial.
Sabes tu, o que é o Essencial, Irmão querido?
Escuta: Todos os seres da Natureza, tudo quanto vês e não vês, todas as formas cristalizadas e mesmo aquelas que tua pobre retina não consegue espelhar, têm um ponto essencial, uma substância íntima, um espírito alado, inconsúteis pelos quais vivem e se desenvolvem.
Tudo o mais é secundário, acessório, mas não inútil.
A inutilidade não existe dentro da grande Obra do Universo.
Esses acessórios são meios, veículos, portadores, se assim se pode dizer, do Essencial.
O médio é mortal. Pertence à terra. O Essencial é eterno: pertence ao céu de nosso espírito.
Busca, pois, em tudo o Essencial.
Então, para buscá-lo, aprende estas sete regras e práticas. Tua Cruz far-se-á mais leve e tua Rosa emprestar-lhe-á seu sagrado perfume. Ouve:
1º – Põe em todos os teus atos uma finalidade e um alvo em todas as tuas coisas. Que elas sejam o desejo de descobrir o Essencial. Põe nisso toda a tua atenção e toma por armas o útil, e nobre, o bem e o belo. Desdenha todos os obstáculos que se interponham entre ti e tua busca.
Assim florescerão as Rosas sobre a tua Cruz.
2º – Sê alegre. Que a satisfação e a alegria brotem sempre de tua alma, até mesmo pelas menores impressões recebidas. Que as coisas mais insignificantes te encham de íntimo prazer. Tua essência é divina, pois Deus está em tudo que existe. É preciso, pois, perceber o Essencial mesmo no mais diminuto organismo.
Assim florescerão as Rosas sobre a tua Cruz.
3º – Aprende a respeitar a opinião sincera dos outros. Se os sente em erro, faze-lhes ver com doçura, sensatez e respeito a tua opinião autorizada, sem os magoar. O Essencial, o Divino fala também pelos demais homens, e, em breve, evoluindo, chegar-se-á à Verdade.
Assim florescerão as Rosas sobre a tua Cruz.
4º – Sai diariamente ao ar livre e admira a Natureza. Alegra-te e regozija-te com o Sol, o Céu, o Ambiente , as Flores, como humílimo verme que se arrasta pela terra. Observa que a Divindade existe em tudo e que a tudo dá o alento, o Essencial.
Assim florescerão as Rosas sobre a tua Cruz.
5º – Sê fiel aos teus amigos e assim terás amizades fiéis por isso, que no meio deles tu estarás. Embora sejas uma Entidade separada e isolada, sente sempre que não és mais que uma extensão do Divino. Medita nesse fato, compreende-o, ajusta teu comportamento a essa idéia e busca nela o Essencial.
Assim florescerão as Rosas sobre a tua Cruz.
6º – Relaciona-te com todos. Deves dar preferência, porém, àqueles que saibam mais que ti, para aproveitares a substância do que aprenderam. Assim, conhecê-los-ás e ama-los-ás. Tua observação te fará ver que são tal qual és. O Essencial, o Divino é o que sabem e é isso que deves buscar neles porque ainda não o tens.
Assim florescerão as Rosas sobre a tua Cruz.
7º – Concentra-te todos os dias. Verifica se detiveste a tua atenção em coisas acessórias, secundárias. Faze sempre um exame de consciência e responde à tua própria indagação. Se não te foi possível estares atento ao Essencial, trata de corrigir-te e busca, diariamente, essa essência divina que palpita em tudo o que existe. Assim progredirás, serás feliz e…
Assim florescerão as Rosas sobre a tua Cruz.
(Agradecimento ao Ir. Basílides, por ter digitado este texto).
Respostas de 26
O Essencial, sua Substância, e o seu Caminho, é (são) o Tao.
Merece ser impresso e relido todos os dias.
Nossa, acabei de pensar aqui vou imprimir e deixar no trabalho pra sempre reler. hehe
Esse texto é muito bom, é dificil agira dessa forma, mas, ninguém disse que a senda seria fácil de ser percorrida
Pequeno adendo
1 – Abra uma egrégora coloca os trabalhos relacionados dentro, faz e fecha a egrégora
2 – A felicidade faz bem, e deixa os chakras em atividade positiva
3 – Todos fazem parte do todo, respeite e enxergue a lição
4 – O conhecimento está em toda natureza, olha com atenção
5 – Seja verdade com todos, inclusive vc mesmo
6 – Os sábios falam porque têm algo a dizer. Os tontos falam porque precisam dizer algo.
7 – Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses
A vida é feita de tudo, todos os dias.
Belas palavras de sabedoria e entusiasmo! De todas as lições, premissas a que hoje me é mais complicada é a seguinte:
1º – Põe em todos os teus atos uma finalidade e um alvo em todas as tuas coisas. Que elas sejam o desejo de descobrir o Essencial. Põe nisso toda a tua atenção e toma por armas o útil, e nobre, o bem e o belo. Desdenha todos os obstáculos que se interponham entre ti e tua busca.
Como é que operamos, por exemplo em um campo como o profissional, quando sentimos que não é precisamente o local em que deveríamos estar? Quando almejamos uma realidade totalmente diferente? Devemos é óbvio, progredir e lutar para que possamos alcançar essa realidade que desejamos. Antes que as flores possam florecer na cruz, devemos erguer e mover a cruz para onde for necessário em direção às rosas!? Onde possamos buscar conforto quando o caminho parece longo demais?
Tio!
Eu tenho uma dúvida (não é a respeito do texto, mas não sei mais onde perguntar):
Existe uma alma, ok.
Porém, um ser com livre arbitrio, seria capaz de destruir sua própria alma?
Não no sentido terreno, e sim, no sentido “desencarnado” da coisa.
Em outros temos, é possível um ser deixar [b]completamente[/b] de existir e não simplesmente reencarnar?
Senão por pura e espontânea vontade, por alguma ação superior de destruição?
@MDD – Hmmmmm é uma excelente pergunta. Eu chutaria que não seja possível, mas não sei a resposta pra isso.
Respondendo ao Zombie: “Porém, um ser com livre arbitrio, seria capaz de destruir sua própria alma?”
Lembro de ter lido algo assim em textos do/sobre Walter Jantschik. E, se não me engano, sobre a FOGC. Essa FOGC é aquela mencionada em Frabato, do Bardon. Tem um texto sobre eles no Scribd. A idéia era desvincular-se de Deus. Seja lá o que isso signifique.
Lembro de ter lido um livro espírita que dava a entender que isso seria possível sim, mas não para seres com o nosso nível (de poder/conhecimento/vontade). Mas foi um livro só falando isso nas entrelinhas, contra uma série de psicografias falando explicitamente que você no máximo depois de muiiita revolta consegue se transformar em ovóide.
Grande texto do V. M. Huiracocha! Gostei mesmo.
Você, Marcelo, é realmente um cara cheio de surpresas. Acompanho teu blog desde o início e no sedentário a mais de dois anos e você sempre me surpreende.
Tenho uma grande admiração pelo trabalho que você faz, embora não concorde com 100% de tudo, respeito 1000% a sua pessoa.
Uma única coisa que seria interessante você mencionar qualquer dia desses é que os Rosa Cruzes de hoje não são os mesmos da idade média e muito menos os Maçons.
É interessante deixar isso claro pois quando você revela que Newton e Galileu eram iniciados, as pessoas acham que eles eram da AMORC, por exemplo, mas nós sabemos que a AMORC, apesar do nome (antiga e mística), não é a antiga e sagrada Rosa Cruz e sim uma manifestação da loja negra na sabedoria oculta.
Lembremos sempre que TODOS aqueles que NÃO pregam o GRANDE ARCANO A.Z.F são MAGOS NEGROS e não trabalham no processo de evolução da humanidade e na eliminação de nossos demônios internos para recriarmos nossos corpos crísticos, que é o nosso objetivo de vida nesse planeta e sim para afundarmos no abismo cada vez mais.
Nós vemos que diversas dessas ditas instituições, se dizem trabalhar para a loja branca, mas isso não passa de mentiras. Ensinam coisas parecidas como a caridade, o respeito pelo próximo e parecem ser grandes sábios, mas dentro de si moram demônios que corrompem ensinando a falsa alquimia que prega o derramamento do sêmen.
Me admirei muito quando você divulgou aquele belo documentário chamado “O jardim secreto do Éden” que fala claramente que aquele que derrama seu sêmen, desperdiçando assim sua energia vital e sagrada, converte-se em demnio e aquele que não derrama converte-se em deus.
Devemos sempre lembrar dos dizeres de um mestre que disse: “A única religião é a VERDADE”.
Me desculpa por me prolongar tanto, é que acabei me empolgando. 🙂
Abraços fraternos!
Esteja em paz, grande irmão!
Olá Flavio, tudo bem?
Gostaria de saber mais sobre a questão da AMORC que você postou, pois estava pensando em ingressar em uma aqui na minha cidade. Onde encontro mais informações sobre o que você disse?
@MDD – http://www.amorc.org.br
Del debbio, off topic .:
Astrologia, cabala, geometrial sagrada, rituais, ritos , energias teluricas. Foram descobertas por pessoas nas antigas escolas de misterios egipcias? Ou quem sabe vieram de uma civilização anterior (sumerios)? E se não, atlantes, lemurianos?
Ou nos foram dadas? E pervertidas pelos homem.
Belo texto, irei imprimí-lo pra colocar aqui no mural.
Obrigado pelo compartilhamento.
Grande abraço!
“Magos negros”.
Tem Cada uma!
“Magos negros”.
Tem Cada uma! (2)
” “Magos negros”.
Tem Cada uma”
quem sou eu para dizer algo? Mas cada um tem seu mundo
“3º – Aprende a respeitar a opinião sincera dos outros. Se os sente em erro, faze-lhes ver com doçura, sensatez e respeito a tua opinião autorizada, sem os magoar. O Essencial, o Divino fala também pelos demais homens, e, em breve, evoluindo, chegar-se-á à Verdade.
Assim florescerão as Rosas sobre a tua Cruz.”
@Flávio
“Lembremos sempre que TODOS aqueles que NÃO pregam o GRANDE ARCANO A.Z.F são MAGOS NEGROS e não trabalham no processo de evolução da humanidade”.
Afirmar categoricamente que só um caminho leva a evolução da humanidade, excluindo todos os outros, lembra um pouco o fanatismo de algumas religiões.
Sobre Samael Aun Weor, segue textos do próprio (entre aspas) tirado do livro “Revolucao de Belzebul :
Samael Aun Weor se referindo a Samael :”Devemos afirmar solenemente que nem os demonólogos, nem os ocultistas, nem os magos, nem mesmo muitos estudantes das fileiras gnósticas, conhecem este Ser.”
Ninguem conhece Samael, só ele.Parece meio pretencioso, não?
“Esta sublime mensagem que eu, Samael Aun Weor, entrego à
humanidade,inevitavelmente será rechaçada pela maior parte dos “sabichões”
do rosacrucianismo, do teosofismo, do espiritismo e até por certos grupos de
castrados volitivos cheios de pietismo, tais como os denominados Irmãos
Herméticos de Lúxor, famosos por sua preguiça mental; os denominados
Martinistas, sequazes do mago negro Papus; os denominados budistas livres,
entre os quais abunda o homossexualismo; os partidários de Max Heindel,
famosos por sua ignorância; e os exploradores das distintas religiões do
mundo”
De novo, um grande generalização: todos outros citados são “sabichões”, “preguiçosos mentais”, etc.
Novamente, apenas ele tem a “verdade” e o “esclarecimento”.
“Para se chegar à Teurgia tem?se que primeiro ser alquimista e é impossível sê-lo sem uma mulher…”
Outra vez , caminho unico pelo ARCANO A.Z.F.
Outras passagens do mesmo livro:
“bodhisattva de Samael, sua humana pessoa,”
seus “livros foram escritos não por uma pessoa, mas pelas próprias forças da Natureza”
“Samael, além de ser o Embaixador supremo do planeta Marte na Terra e Avatar (Anunciador) da Era de Aquário”
sua “obra magnífica, ÚNICA EM TODA A HISTÓRIA DA HUMANIDADE”
“toda essa fauna de mentecaptos teosofistas,rosacruzes e espíritas da Colômbia lançarão uma vez mais suas difamações contra o Mestre da Fraternidade Branca, Samael Aun Weor”
Implicancia minha ou demonstra pretenção, falta de respeito com os outros e “um pouco” de ego?
Segundo a Monja Coen, todos podem ser bodhisattvas em algum momento de sua vida, porem , apartir do momento que o ego fala mais alto e se considera um bodhisattva, voce deixa de ser. Para se refletir.
Provavelmente, isso não vale para Samael, afinal, sua obra é magnífica e ÚNICA EM TODA A HISTÓRIA DA HUMANIDADE.
Se “A única religião é a VERDADE”, a interpretação desta verdade não é unica.
A titulo de curiosidade: Samael ,”Veneno de Deus”, Qlifot de Hod.
Minha conclusão sobre Samael Aun Weor: aprecie com moderação.
Sobre Magos Negros, acho que pelas definições dadas, 99,99% do mundo é.Samael disse. hehehehe
[]
Roberto “Mago Negro da Escola de San José California”
@MDD – tem de dar um desconto que o Samael é meio biruta. Mas os textos básicos dele são bons, ele se perdeu quando começou a ficar famoso. E, assim como no Pró-Vida, o problema maior são os devotos dele, não ele mesmo.
@Roberto
Sua avaliação da mensagem de Samael Aun Weor, além de ter sido elaborada com base em muitos erros básicos de interpretação de texto, está fundamentada apenas em frases tiradas de contexto, e por isso merece ser reconsiderada.
Em primeiro lugar, o texto que você cola afirmando ser uma definição de Samael Aun Weor por ele mesmo foi na verdade redigido por um editor anônimo da versão online da obra, e não pelo próprio autor. Este é um erro natural de quem não conhece a obra, o que seria aceitável se não viesse de alguém que pretende oferecer uma análise crítica do que não conhece.
Na mensagem colada em seguida, o autor não está dizendo que “todos os outros são sabichões” e que “apenas ele possui a verdade e o esclarecimento”, mas que entre os diversos espiritualistas de sua época, haveria entre os “sabihondos” (dic.: aqueles que se presume de sábios e não o são) muitos que rechaçariam a sua mensagem. Na verdade, é bem pouca gente, e a generalização distorce bastante o sentido original – e claro – da passagem.
Mais adiante, está colada a adaptação de um dos princípios de sua doutrina e a suspeita sobre a sugestão de que o Arcano AZF é o único caminho. Eu me admiraria se este tipo de crítica fosse feita à Jesus, que alega em João 14:6 ser ele mesmo (e não sua doutrina) não só o caminho, mas a verdade e a vida.
Ainda mais em seguida outros trechos colados da apresentação escrita pelo editor do PDF, mas que são tomadas como sendo do autor do texto, em mais um atestado de desconhecimento do objeto da crítica.
@Marcelo
Se não quiser continuar com informação de segunda mão, achando o autor biruta ou perdido, entra em contato comigo que eu te ajudo a compreender a obra dele, dentro do devido contexto histórico e ocultista e sem proselitismo.
Samael se intitulava o “Avatar da Era de aquário” , só me basta isso pra ficar longe.
eu sempre pirava nessas coisas, de os caras mais entendidos terem muitas viagens, de se acharem o tal, encarnação de não sei quem, avatar de não sei aonde, todos esses títulos que apenas pessoas muito orgulhosas fariam questão de usar.
essas dúvidas começaram a se esclarecer quando eu li os trabalhos completos do vivekananda, ele explica em um dos discursos dele que os místicos em geral, quando começam a ter experiências mais profundas, e não têm os defeitos eliminados, ou um ego muito inflado, começam a fazer projeções disso, e pela falta de discernimento e do orgulho, embarcam nas viagens dos subconscientes deles, gerando títulos como ‘o avatar da era de aquário’, ‘a besta’, etc.
o roberto disse tudo, aprecie com moderação, não apenas samael, mas todo mundo, poucos são os que vocês podem por a mão no fogo realmente em tudo.
vamos dar um exemplo, o marcelo fala muito bem do trabalho do crowley na parte de magia, etc. já na parte do taro e do baralho fala muito bem do waite. e é do conhecimento de qualquer um que tenha estudado a vida de ambos, que os dois brigavam que nem duas crianças pra ver quem sabia mais, tipo o pelé e o maradona, só se alfinetando. e no meio dessa briga você vai acreditar em quem?
@MDD – O Vivekananda é phoda 🙂 Gosto muito dos ensinamentos dele.
As plantas ensinam tudo que a televisão nos distorce.
Cada um acredita no que quer acreditar e acima de tudo isso devemos respeitar a opinião do próximo!
Del Debbio… Gostaria de uma ajuda…
Sou leitor da sua coluna há mais de dois anos, iniciando pelo Sedentário, e foi através dela que comecei a estudar o esoterismo… Há muito tempo vim me afeiçoando à AMORC, no intuito de, futuramente, me afiliar. Por meses fiquei estudando, e esperando a hora certa para tentar me afiliar à parte juvenil da Rosacruz. Hoje me aconteceu uma coisa muito estranha… Há quinze anos que eu moro nesse bairro, e hoje, fazendo uma consulta no Google Earth, descobri que há uma sede da Rosacruz Áurea (a única na minha cidade) exatamente ATRÁS do meu quarteirão!
Fiquei bestificado com essa coincidência, pois estou em contato com o rosacrucianismo, de maneira indireta, há anos… Fiquei muito impelido a tentar me aproximar, com o intuito de entrar no projeto deles de jovens dos 18 aos 25 anos (eu tenho 18). No entanto, bateu-me o receio. Lembro-me que você disse que a Rosacruz Áurea é BEM diferente da AMORC, e que para quem está começando, é mais complicado, e não muito aconselhável… No entanto, o fato da LR estar tão perto da minha casa está me tentando a um contato em breve…
É realmente desaconselhável tentar uma aproximação para um iniciado no esoterismo como eu em relação à Rosacruz Áurea? Gostaria da sua ajuda… Acho que ao menos vou ficar frequentando as palestras deles! rsrs
@MDD – Vai frequentar as palestras abertas e ve se voce gosta de lá.
Assim como escreveu o amigo VICTOR,temos que ler esse texto todos os dias.EXCELENTE LEITURA VALEU TIO DEL DEBBIO POR MAIS ESSA.
Paz profunda