As Umbandas dentro da Umbanda

Umbanda

Segue abaixo a série publicada no blog Autoconhecimento & Liberdade sobre algumas das diversas vertentes existentes na Umbanda, sua origem, fundadores, linhas de trabalho, orixás, entidades que atuam, sua ritualística e livros doutrinários utilizados.

Esta série foi originada a partir dos estudos realizados pelo médium Renato Guimarães, co-autor do excelente blog Registros de Umbanda, já recomendado aqui.

Parte IParte IIParte IIIParte IV

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 8

  1. por que você incluir como sendo Umbanda, diversas variações de rito que usam sacrifícios?
    na minha opinião é errado incluir como Umbanda, mais correto seria colocar como Candomblé. E misturebas, bem, misturebas são misturebas, não é uma coisa nem outra.
    Existem mais Umbandas digna de menção, vale a pena pesquisar e incluir. E excluir o que não é Umbanda.

    @Peterson: Como falei no post, o texto não é meu, e sim, de um dos autores do blog Registros de Umbanda. Particularmente, também não sou adepto de nenhuma vertente que inclua sacrifícios animais em seus rituais, porém, eles ainda são reconhecidos como Umbanda.

    A ideia da coluna é exatamente desmistificar essas questões e “separar o joio do trigo”. Não é defender uma vertente ou uma ideia, mas sim, esclarecer e desmanchar preconceitos.

  2. Vai haver algum post com seus comentários sobre as vertentes?

    Em que vertente você trabalha?

    @Peterson: Não é a ideia a princípio, mas se tiver algum membro de cada vertente que queira fazer um relato, pode aparecer sim.

    Sou adepto da Umbanda Sagrada.

    1. Já poderia começar com você fazendo um relato da Umbanda Sagrada, concentrando mais da magia e ocultismo, que é o foco do blog.

  3. Olá,
    Eu fui em um ‘centro’ de Umbanda Esotérica e teve gira de Exú no final? Será que era outra linha com o mesmo nome??

    Muita Luz!

    @Peterson: Renan, eu não vejo nenhum problema nisso. Essa mistificação que existia em torno de Exu está sendo derrabada a cada dia que passa, e uma prova disso é uma gira aberta de Exu sem preconceitos em uma vertente que antes tinha uma visão errôneo sobre esses trabalhadores.

    Se você se sentir a vontade com as entidades e perceber que elas estão em um trabalho sério pela luz, não tenha preconceitos e continue conhecendo a casa.

    Saravá!

  4. SÓ UMA COISA PETERSON, OBSERVANDO EM VÁRIOS TEMPLOS DE UMBANDA EXU NÃO É ESSA COISA TÃO ELEVADA ASSIM, JÁ CITEI VÁRIAS VEZES PRA VC E CONTINUO DIZENDO! EXUS SÉRIOS SÃO DO 3° CICLO, OS ERRADOS A “RABADA”.

    VÍ PESSOAS SÉRIAS EM UM TERRERINHO, E GIRAS DE EXUS SÃO UMA VEZ POR MÊS.

    TUDO BEM, QUE ELES NÃO SÃO CAPETAS, MAS A REALIDADE NA MAIORIA DOS TERREIROS SÃO OUTRAS DA SUA VISÃO.

    LEGAL TAMBÉM DISMITIFICAR ESSE IRMÃOS.

    @Peterson: Existem terreiros e terreiros, existem médiuns e médiuns, existem humanos e humanos, porém existe apenas UMA LEI MAIOR, não existe cumprir “METADE DA LEIA”. NENHUM espírito de Luz cumpre parte da Lei, e NENHUM EXU faz o mal. A realidade da Umbanda está mudando através daqueles que buscam conhecimento. Quem ainda acredita que Exu faz o bem e faz o mal está atrasado, ou sendo ludibriado por espíritos trevosos.

    Não se engane, EXU SÓ FAZ O BEM! Agora, se você acredita que aquilo que se manifesta nas igrejas neopentecostais é um Exu, o problema não está na entidade e sim na sua leitura… O plano dual É AQUI e não no astral…

    Se você convive apenas com maus terreiros ou professa apenas um escritor, sugiro rever suas fontes…

    Saravá!

  5. Quis dizer que os exus que fazem o bem é do 3° ciclo, os outros estão em evolução,. e sei o que se manifesta nas igrejas são estéricos, charlatões, ou Kiumbas. depende do caso.rrsss..

    Os exus guardiões do 3 plano são conhecidos como “exus batizados”, é falado muito em vários terreiros sérios, que dizer apenas um que conheci.

    @Peterson: Exatamente, ESSES são os Exus que se manifestam nos terreiros sérios, os Exus de Lei. Por isso que digo que sua visão sobre eles está distorcida, pois na época de Pai Matta isso ainda era muito novo, e provavelmente ainda se manifestavam muitos Exus de “baixo grau”. O que acontece nos dias de hoje é que na UMBANDA são esses os Exus que se manifestam como Guias e não os que estão abaixo desse grau. Pai Rubens inclusive usa a nomenclatura “espíritos em exunização” para esses “Exus” não batizados justamente para não criar essa confusão entre Exus-Kiumbas em Exunização.

    Eu tenho uma teoria sobre a raíz Guiné e os Exus de baixo grau, que me veio em um insight em uma festa de Exu que fui em um terreiro dessa vertente por aqui, mas não vou publica-la até ter uma confirmação do astral…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas