Excelente texto enviado pelo músico Alvaro Coutinho
Astrologia e música são dois estudos que aparentam ser bem diferentes, afinal de contas, que relação há entre os astros celestiais e uma orquestra? Estranhamente, a correlação entre essas duas matérias sempre existiu, o que é de certa forma bem conveniente, ambas tratam de assuntos que sempre influenciaram o subconsciente do homem. A fascinação de uma pessoa ao olhar o céu estrelado pode se comparar a alguém escutando a Nona Sinfonia pela primeira vez.
Pitágoras, e a Musica Universalis
Esta associação vem de muito tempo, talvez o primeiro, ou mais notório filósofo a estudar isso viveu na Grécia cerca de 2.500 anos atrás, chamava-se Pitágoras de Samos, filósofo, matemático e místico que proporcionou grandes avanços para a humanidade em inúmeras ciências, matemática, astrologia, política, ética, geometria, metafísica… enfim, a lista segue. Todo mundo conhece por exemplo o seu teorema mais famoso (a² + b² = c²), mas essa equação é completamente eclipsada quando comparamos a importância dos estudos sobre música e sua magnum opus, a Musica Universalis.
Na época helênica clássica, não existia o conceito atual de notas, mas sim funções numéricas para cada relação de nota. Então, o que hoje seria, por exemplo, um intervalo de oitava (Dó a Dó) era antes uma função de 2:1, ou seja, a vibração emitida por uma corda é o dobro da frequência (Hz) emitida por uma outra coda afinada a uma oitava mais baixa, um intervalo de quinta (Dó a Sol) é 3:2, e por aí vai. Para fazer os seus estudos Pitágoras usava um instrumento chamado monocórdio, que era basicamente uma corda presa sobre uma caixa acústica e com uma ponte móvel, para assim formar notas diferentes.
Pitágoras percebeu então, que se ele dividisse a corda em diferentes regiões e tocasse ambas simultâneamente, ele teria uma combinação de notas que formaria a tal da consonância (do latim, soar junto, bem auto explicativo).
Mudando para a segunda área do assunto, os estudiosos da escola Pitagórica, tinham desenvolvido um conceito ancestral do héliocentrismo, ou seja, já sabiam que cada planeta possuia uma órbita padrão em relação ao sol que poderia ser expressada como uma razão numérica. Então, se ligarmos os pontos, podemos entender que cada planeta formaria uma consonância que influenciaria o comportamento humano e suas emoções. Para nós estudantes de astrologia isso soa bem familiar não?
Surgia assim a teoria da Música das Esferas. Seria Platão posteriormente que afirmaria, astronomia e música são estudos gêmeos em relação aos nosso sentidos: Astronomia para os olhos e Música para aos ouvidos. Claudius Ptolomeu seria o próximo a estudar e desenvolver novas ideias em cima da teoria de Pitágoras. E por fim, talvez o mais genial astrólogo e astrônomo de todos os tempos, Johannes Kepler [1].
Kepler, e a Harmonices Mundi
Porém, suas pesquisas não se limitaram somente a geometria, ele logo se deparou com a antiga ideia da Música das Esferas. Enquanto os pensadores da sua época utilizavam esta teoria de forma metafórica, Kepler descobriu a harmonia presente dentro do movimento dos planetas analisando sua velocidade angular (este estudo está presente dentro do seu Harmonices Mundi), criando assim a forma final e mais aceita da música das esferas.
Após analisar as proporções musicais e os padrões orbitais, Kepler atribui aos planetas tais intervalos:
(Tradução: Divisões Harmônicas de uma corda, Estas são razões matemáticas para se criar intervalos que Kepler encontrou experimentando ambas consonâncias a respeito de uma corda inteira e a cada outra.) (Notem que não há os intervalos de 2ª, 7ª e 5ª dimunuta, o motivo disso é que estes intervalos não eram considerados harmônicos dentro da divisão) (Na imagem acima a razão de 6ªm está incorreto, na verdade ela é 3:5, não 4:5)
Intervalo (razão) – Planeta, aspecto/função harmônica.
Terça Menor (5:6) – Saturno, aspecto negativo/mediante.
Terça Maior (4:5) – Júpiter, aspecto positivo/mediante.
Quarta Justa (3:4) – Marte, aspecto neutro/sub-dominante.
Quinta Justa (2:3) – Terra, aspecto neutro/dominante. [2]
Sexta Menor (5:8) – Vênus, aspecto negativo/super dominante.
Sexta Maior (3:5) – Mercúrio, aspecto positivo/super dominante.
Oitava (2:1) – Sol, aspecto neutro/tônica. [3]
Esta classificação pode variar de autor para autor, Kepler não foi o único que realizou este estudo, porém, por ter sido um astrólogo extremamente genial, eu considero esta como a mais aceita, devemos levar em consideração também, que ele foi mais fiel as ideias de Pitágoras.
Outra questão a ser levada em conta é o fato de que a afinação padrão atual (A=440hz) é diferente da utilizada nos tempos de Pitágoras e até mesmo de Kepler, antigamente era utilizada a afinação de A=432hz (que por sinal se chama afinação pitagórica), então sim, nem sempre a música feita pelo homem soou da mesma forma, mas esse é assunto para um outro dia…
Considerações Finais
A beleza do nosso universo não se limita somente em leis de física e equações, nem mesmo a luzes brilhantes no céu, planetas girando e estrelas queimando, há muito mais para se sentir no cosmo. O universo por sua totalidade canta uma ópera que nossos limitados ouvidos não podem ouvir, mas que agem sobre todos nós de uma forma misteriosa e silenciosa.
Procuramos na música feita pelo homem uma beleza que não se pode expressar por imagens ou toques, a música é a arte mais abstrata que existe, e talvez por esta razão, a que mais toca a alma das pessoas. Tentamos alcançar a perfeição feita pelo universo (ou criador, ou natureza, quem ou o que fez não importa) porque assim nos sentiremos mais reconfortados, nos sentiremos como uma parte mais expressiva desta imensidão.
Cada um de nós é, afinal, um amontoado de notas mudas tentando se encaixar na grande sinfonia cósmica.
[1] Kepler sem dúvida foi um dos maiores gênios da história da humanidade, recomendo a todos que se interessam por astronomia que assistam o terceiro episódio do programa “Carl Sagans Cosmos” disponível no youtube pelo canal TheScienceFoundation. Carl Sagans Cosmos – Episode 3 – The Harmony Of The Worlds
[2] Em algumas fontes o intervalo de quinta justa é associado ao Sol, enquanto a Terra em si não possui um intervalo definido.
[3] Também é comum associar a Lua ao intervalo de oitava.
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Respostas de 6
Venho aqui agradecer e parabenizar pelo texto. Adoro esses textos sobre música com sua beleza e simplicidade.
Sois Gratos
Poxa amigo, muito obrigado, logo logo estarei escrevendo mais textos sobre o assunto. Fico muito feliz que tenha gostado.
Um abraço!
“Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.”
http://www.youtube.com/watch?v=GWpSbTdNMjk
Muito impressionante o texto, eu sou músico então é uma coisa totalmente nova isso ! Muito interessante, virei adeptu já ! abraços
Estou lendo os textos sobre Música e Magia aqui do site; são muito bons. Vocês poderiam me indicar leituras sobre esse assunto? Eu ouvi falar do livro da juanita wescott, mas estou com dificuldade de encontrá-lo. Eu também fiquei com uma dúvida: Se os planetas teriam uma correlação com os intervalos consonantes o que seriam as dissonâncias? Tem um compositor, Eric Whitacre que usa dissonâncias de uma forma que só posso descrever como mágica. Segue uma das músicas dele que não consigo parar de ouvir. Obrigada pelo texto e abraços
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=HlzhYa9aG_k&w=560&h=315%5D
estou procurando um texto que fale da mudança sobre 432hz para 440hz,ouvi dizer que foi o “garoto propaganda” do hitler que mudou isso,gostaria de saber sobre o assunto com as devidas especificações ocultista e tudo mais,procuro aqui pois sei que a informação aqui é de confiança.help